Como praticar ioga com meu filho

Depois de um longo dia na escola ou após um período estressante, antes de dormir… O yoga em família é uma excelente maneira de liberar a tensão e relaxar facilmente. Namastê. Vamos lá ! 

Depois de um dia na escola ou após um evento estressante, as crianças precisam descomprimir… Embora sejam relativamente jovens, isso não significa que não possam ser submetidas ao estresse ou à ansiedade. Daí o facto de encorajarmos os pais a iniciarem o Yoga com os seus filhos.

Uma atividade familiar que permitirá que todos os irmãos liberem as tensões. Além disso, este será o momento perfeito para relaxar sem se concentrar nos aborrecimentos e caprichos da vida cotidiana.

Damos dicas neste artigo para integrar totalmente o Yoga em sua vida familiar. Namastê!

Os benefícios da ioga para crianças

Você achava que o Yoga só trazia benefícios para adultos? Pense novamente… Esta disciplina é igualmente benéfica para as crianças.

De fato, a prática do Yoga os ajuda a canalizar sua energia. Portanto, é a atividade ideal para uma criança que tem muita energia. Além disso, o Yoga tem o mérito de desenvolver seu senso de equilíbrio mental e físico.

Além disso, durante a realização das múltiplas posturas, as crianças se familiarizam com seu corpo e assim aprendem a tomar consciência de seu corpo no espaço.

Além disso, a prática de Yoga muito jovem é uma coisa boa. Por quê ? Simplesmente porque a criança aprende desde cedo a explorar o estado de atenção plena. É verdade que, ao contrário dos adultos, as crianças vivem no momento presente. Mas, praticando Yoga, eles manterão esse hábito à medida que crescem.

Finalmente, o yoga também é benéfico para o desenvolvimento de funções cognitivas, como a concentração. A cereja do bolo: promove o adormecimento e, portanto, melhora a qualidade do sono.

Dicas para começar o yoga em família

  • Planeje sessões com exercícios simples e divertidos: Para que todos os irmãos possam aproveitar a sessão, os exercícios devem estar ao alcance de todos. Não há necessidade de embarcar na realização de posturas complexas sob o risco de desmotivar certos membros da família.
  • Inclua poses divertidas para crianças: Brincar é como uma criança constrói músculos e aprende. Então, planeje posturas engraçadas para eles. Da mesma forma, ensine-o a tomar consciência de sua respiração com uma pena, por exemplo.
  • Planeje uma aula levando em consideração a disponibilidade de todos os membros da família: Se você planejar uma aula e seu filho não for receptivo por X motivo, a aula não será tão benéfica.
  • Evite improvisar: é melhor planejar as sessões com antecedência já planejando as diferentes posturas a serem executadas ou os exercícios. Se você não é um especialista no assunto, chame um treinador esportivo que poderá inventar uma sessão lúdica, divertida e divertida.
  • Opte por uma sessão curta de 15 a 30 minutos no máximo.

Yoga: a partir de que idade?

Como pais, esta é certamente a primeira pergunta que você se faz. Saiba que não existe idade para começar a praticar yoga. E isso é uma boa notícia! Até os bebês podem fazer pequenos movimentos. Claro, não será exatamente o mesmo yoga que você pode praticar na aula depois do trabalho. 

No jardim de infância, as crianças podem se engajar em posturas simples e lúdicas que passam pelo brincar. 

Finalmente, a partir dos 6 anos, você pode iniciar aulas de ioga reais. 

Yoga: os benefícios para as crianças

Quanto aos adultos, o yoga tem muitos benefícios. Por um lado, pode ajudar as crianças a canalizar sua energia. Também participa no desenvolvimento de seus senso de equilíbrio, seja mental ou físico, e tomar consciência de seu corpo no espaço. 

Obviamente, o yoga acostuma as crianças, desde cedo, a descobrir o que é chamado de estado de mindfulness. E como, ao contrário de nós, as crianças vivem sempre no momento presente, é muito mais fácil para elas. 

Por fim, o yoga traz benefícios diários, ajudando as crianças a adormecer ou despertando nelas uma melhor concentração.

Marque uma sessão de ioga em casa

  • Inicie a sessão com exercícios simples e divertidos, especialmente para os mais pequenos: imitação de animais, tomando consciência da sua respiração com uma pena ou uma bola;
  • Se seu filho não for receptivo, não entre em pânico. Tente novamente em outro momento da semana;
  • Não improvise e planeje sua sessão com antecedência: posturas, exercícios, etc.
  • Aceite também que nem todos os exercícios necessariamente agradarão seu filho;
  • Prefira uma sessão curta, não superior a 15 min;
  • Não hesite em acompanhar a sessão com uma lista de reprodução de música suave para mergulhar o seu pequeno numa atmosfera zen;
  • Não leve a sessão muito a sério e prefira o riso e um momento lúdico.

As diferentes etapas de uma sessão de sucesso

Para uma sessão bem-sucedida com seu filho, é importante seguir diferentes etapas. 

Primeiro, um momento em que seu filho pode se reorientar antes de iniciar a sessão, sentando-se em um colchonete e concentrando-se nas sensações do corpo e na respiração. 

Então é hora de respirar. Peça ao seu filho que imagine colher uma flor e inalar seu perfume para facilitar os exercícios de inspiração e expiração. 

O que seria do yoga sem os movimentos. Não muito, não é? Aqui, é hora de “mover”. Você pode tentar com ele a postura do gato, do cachorro de cabeça para baixo ou do macaco. Além disso, a ideia de imitar animais só pode encantá-lo. 

Por fim, finalizamos a sessão com relaxamento, colocando a criança de costas, pernas levantadas contra a parede, costas retas e relaxadas, braços separados do busto cerca de dez centímetros e mãos voltadas para o céu. . O objetivo ? Deixe-o ciente de sua respiração abdominal. Dê tempo ao seu filho para ouvir as sensações de seu corpo e rosto. E agora, acabou!

Algumas posições fáceis com uma criança

  • A bola :

Sentado de pernas cruzadas, seu filho deve fingir que segura uma grande bola nas mãos na frente do peito. Ele respira fundo, abrindo os braços, e infla a respiração como se estivesse inflando um balão, depois expira juntando as mãos. Para fazer 3 vezes!

  • A árvore :

A criança deve ficar de pé, perna direita dobrada, sola do pé esquerdo na perna direita, levantar os braços, palmas das mãos se tocando. Para torná-lo mais divertido, diga ao seu filho para tentar tocar o céu. 

  • Cão virado para baixo:

De quatro, a criança estica os braços e as pernas, empurrando as nádegas para trás. Com a cabeça nos braços, ele pode até olhar para trás e ver de cabeça para baixo. Se ele for muito pequeno, ofereça-lhe para imitar o latido do cachorro, o suficiente para fazê-lo rir. 

  • A cobra :

A criança deita de bruços, estende os braços e levanta o peito, orgulhosa.

  • A flor:

Sente-se com os joelhos dobrados, os pés se tocando. A criança deve agarrar os tornozelos abaixo dos joelhos. Ele levanta os tornozelos e se concentra em manter o equilíbrio.

Yoga: como terminar uma sessão

Depois de uma sessão de ioga com seu filho, você pode discutir sua sessão falando sobre seus sentimentos. Você também pode sugerir que ele faça um desenho para simbolizar os diferentes exercícios que acabou de fazer. Você também pode ouvir música ou colorir mandalas para acompanhar o tema. 

Como fazer ioga com uma criança?

Como fazer ioga com crianças? Quais são os benefícios do yoga para as crianças? Quando e como praticar para que seja uma atividade divertida? Magali, a mamãe yogini dá muitos conselhos e dicas para que você também possa praticar yoga com sua família.

Não sou professora de ioga, mas pratico muito, Tao, meu filho de 7 anos, sempre me viu estender um tapete e fazer minhas posturas de ioga. Quando criança, ele queria fazer ioga comigo, nunca o forcei a fazer como eu, sempre esperei que viesse dele.

Começamos com uma divertida saudação ao sol juntos, foram 5 minutos no máximo.

Então, com o tempo, foi mais procurado. Ele tem seu próprio tapete de ioga e acho que foi aí que ele clicou. Desde então, ele tem sido um verdadeiro pequeno yogi e às vezes fazemos 30 minutos disso. Aqui estão minhas dicas para fazer yoga com seu filho.

Yoga infantil: escolhendo um tapete de yoga infantil

As crianças gostam de “fazer como os adultos”, ter o seu próprio tapete de ioga é importante para elas.

Escolham juntos, eles ficarão felizes e assim que o tiverem, vão querer praticar. Se você já tem vários tapetes de ioga, pode dar a ele um porque ter seu próprio tapete os envolve mais, eu acho. Foi realmente quando Tao ganhou seu tapete de ioga para crianças que ele começou a ser mais requisitado para praticar.

Yoga para crianças: encoraje o seu filho graças aos diferentes suportes

As pessoas costumam me perguntar se uso suportes para fazer ioga com meu filho.

Começamos com livros, você encontrará vários livros para praticar yoga com seu filho. Há histórias para ler e ao mesmo tempo posturas de yoga infantil para fazer ao longo da história.

Gostamos muito da coleção “  Tales of Yoga  ”, você pode encontrar várias histórias.

Há também o livro intitulado “  Le Yoga des petits pour mieux nuit  ” ideal para iniciantes em yoga, especialmente indicado para os mais pequenos.

À noite, muitas vezes, em vez de ler uma história na cama, estendemos nossos colchonetes e praticamos nossa ioga enquanto lemos a história da noite.

Existem outras mídias muito divertidas para praticar, incluindo jogos de cartas. Tao gosta muito desse suporte, se divertindo enquanto faz Yoga.

E o último meio é o vídeo, embora eu ache difícil encontrar vídeos de sessões de yoga para crianças no Youtube. 

Acho que entre todos estes apoios encontrará a sua felicidade e aquele que mais lhe convém, para ajudar o seu filho a realizar melhor os exercícios de ioga.

Em relação à meditação, eu não faço, então é verdade que não praticamos com o Tao. Mas às vezes cantamos mantras ou depois de uma prática, eu mesmo lhe darei um relaxamento/meditação guiado. Eu invento uma história e ele está deitado com os olhos fechados.

Você também pode, além de cantar mantras, fazer a tigela tibetana . Trouxemos um da Índia e Tao adora o som. Ele tenta fazer sozinho, ou então gosta de ser vibrado e ouve enquanto relaxa.

Para torná-los conscientes de sua respiração de ioga ( Pranayama ), você pode pedir ao seu filho para colocar um edredom na barriga e fazê-lo se mover com respirações profundas, vê-lo subir e descer é muito popular entre os pequenos. É sempre melhor encontrar algo divertido.

Yoga com crianças: quando praticar e por quanto tempo?

Eu diria acima de tudo para não fazer um programa. O pedido sempre vem do Tao. Há momentos em que ele vai querer fazer ioga todas as noites, ou mesmo de manhã antes de sair para a escola! E às vezes por semanas ele não estende seu tapete de ioga. Eu deixo ele fazer isso, eu deixo ele querer.

Yoga para crianças: benefícios do yoga

A ioga, é claro, permitirá que você tenha um “momento tranquilo” com seu filho. Pode ajudar a canalizar a energia que eles têm. Além disso, acho que fazer ioga com seu filho permite que você passe tempo juntos, apenas nós e realmente se concentre no momento presente.

Aprender a “respirar” também permitirá que enfrentem certas situações, reorientem quando estiverem com dor, medo ou outra coisa. 

Já encontrei Tao no chuveiro sentado em posição de lótus com os olhos fechados. Perguntando-lhe o que estava fazendo, ele respondeu: “Mãe, medito, sinto a água quente correndo sobre mim e imagino cores bonitas”. Outra vez, quando machucou a mão, respirou fundo para tirar a dor. Vê-lo integrar esses exercícios respiratórios em sua vida diária me enche de felicidade.

O Yoga para crianças permite-lhes ter consciência do seu corpo, mobilidade, colocação no espaço e isso é importante para os nossos pequeninos.

Yoga com crianças: o que lembrar 

Fazer ioga com seu filho pode ser um momento divertido. É também um momento para desenvolver seu relacionamento com seu filho enquanto lhe ensina coisas essenciais para ser bom em seus tênis ao longo de sua vida.

Espero que este artigo e todas essas dicas ajudem você a desenvolver uma prática de ioga com seu filho.

Namastê,

O que você deve lembrar

Fazer ioga com seu filho é uma ótima ideia. Esta atividade, a partilhar com a família, trará muitas vantagens para o seu pequeno, potenciando o seu relaxamento, ajudando-o a sentir melhor o seu corpo, ou mesmo melhorando a sua concentração no dia-a-dia. Então, quando você está começando?