7 Melhores alimentos para o crescimento do seu filho

A dieta do seu filho é importante para o seu bem-estar e crescimento e desenvolvimento saudáveis. Sabemos que uma dieta pobre pode levar à desnutrição, deficiências, retardo de crescimento, riscos de sobrepeso e até distúrbios alimentares. Assim, para evitar as consequências de uma alimentação descontrolada, deve ensinar absolutamente o seu pequeno a escolher os alimentos certos em cada refeição e a saber restringir-se aos alimentos “do prazer”, menos nutritivos. Que alimentos devem ser favorecidos durante as refeições do seu filho? PediAct diz-lhe tudo! 

Quais vitaminas seu filho precisa?

Como todo mundo, seu filho precisa de diferentes vitaminas encontradas nos alimentos: cálcio, vitamina D, ferro, zinco . Por isso, é importante escolher alimentos que contenham um pouco de todas essas vitaminas necessárias para o seu bom crescimento. 

Na verdade, o cálcio se instala nos ossos e dentes do seu filho . Também é essencial para o funcionamento de suas células. A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel . Em outras palavras, ele se dissolve em lipídios. Esta vitamina dá ao seu filho muita energia, o que também é muito bom para o moral dele. Existem alguns em chocolate amargo, não é à toa que recomendamos um pequeno quadrado de chocolate amargo quando você não está realmente com vontade! 

O ferro é essencial para o corpo e ainda mais para o seu filho em crescimento. Ser deficiente em ferro causa fadiga, dores de cabeça, tontura e pode arriscar crescimento atrofiado, dificuldades de aprendizado e um sistema imunológico mais fraco.

Por último, o zinco É um excelente aliado para as defesas imunológicas. Seu filho precisa dele para combater infecções em potencial com mais facilidade.

Como equilibrar a alimentação do seu filho?

Você vai ver, é simples. A cada refeição – e para que o seu filho não falte vitaminas – é importante escolher diferentes tipos de alimentos, nomeadamente: lípidos, hidratos de carbono, proteínas, água e sais minerais. 

Lipídios são gorduras. 

Carboidratos são açúcares , que fornecem energia. Eles são divididos em dois grupos: carboidratos simples (digeridos muito rapidamente) e carboidratos complexos (açúcares lentos). São carboidratos complexos que devem ser absolutamente favorecidos em relação aos carboidratos simples, pouco nutritivos e que em excesso podem causar doenças como obesidade ou diabetes.

As gorduras são essenciais para o organismo, mas deve-se ter cuidado para garantir uma alimentação balanceada. Graças ao seu teor de ômega 9 e vitamina E, o azeite é benéfico para a saúde e o crescimento das crianças. Você também pode usar óleo de colza para a preparação de saladas ou para variar as fontes de ácidos graxos. Deve-se saber que a contribuição das gorduras boas pode contribuir para a melhoria do desenvolvimento do cérebro.

As proteínas são uma fonte de energia para o seu filho e permitem manter a massa muscular em boas condições. 

A água é a bebida mais importante. Seu filho deve beber o suficiente todos os dias para que ele nunca fique desidratado. A desidratação também pode causar dores de cabeça, tonturas. Também fornece os sais minerais essenciais ao funcionamento da criança.

Os alimentos certos para o crescimento e desenvolvimento do seu filho:

  • Leite

O leite é uma excelente fonte de cálcio, é bom para o desenvolvimento dos ossos do seu pequeno. Uma tigela de leite pela manhã com cereais ou cacau é um dos elementos que compõem um bom café da manhã.

O cálcio também é encontrado em outros produtos lácteos (queijo, iogurte), bem como em certos peixes (sardinha, amêndoas, espinafre) e leguminosas (feijão preto, feijão branco).

Ricos em cálcio , os produtos lácteos participam ativamente do crescimento da criança. Necessários para a saúde óssea, esses alimentos não têm dificuldade em agradar os jovens e os pequenos. É aconselhável oferecer-lhes 3 porções por dia, pois também são fontes de proteínas e vitaminas. Na medida do possível, ofereça-lhes leite semidesnatado.

  • Grãos integrais

Nada melhor do que grãos integrais para a ingestão essencial de zinco do seu filho. Você também pode dar-lhe aveia em leite morno pela manhã, com algumas frutas frescas e frutas secas e alguns pedaços de chocolate amargo. Será um café da manhã muito nutritivo! O zinco também é encontrado em frutos do mar, carne (especialmente fígado de vitela), laticínios, nozes e sementes e até cacau!

Os cereais são ricos em oligoelementos como magnésio, potássio ou até zinco, que são essenciais para um bom crescimento. Eles também são ótimos fornecedores de fibra. Estrelas do café da manhã, os cereais podem ser consumidos de várias formas ou em uma tigela de leite. Da mesma forma, o pão pode ser consumido com queijo ou acompanhar a refeição para uma dieta saciante para evitar lanches, muitas vezes a causa da obesidade . Cuidado, no entanto, com cereais processados ​​que contêm muito açúcar.

  • Sardinhas e outros peixes

Sardinhas ou outros peixes (cavala, atum, etc.) são bons para o seu filho, pois são fontes de vitamina D. Você também encontra essa vitamina no chocolate amargo, ou mesmo na gema do ovo.

  • Massa

A massa é frequentemente recomendada para atletas! Eles são ricos em fibras alimentares e regulam o trânsito. Eles não são muito calóricos, e podem satisfazer o apetite do seu pequeno. Estes são açúcares lentos e rápidos de preparar!

Fontes de energia, carboidratos e outros nutrientes,  arroz e massas fornecem à criança calorias adicionais úteis para seu crescimento. Além disso, as crianças gostam de macarrão e é bastante fácil de preparar. Usando um cortador de biscoitos, você pode dar formas diferentes às porções de arroz para mais diversão. Para conseguir um cardápio equilibrado, não hesite em adicionar legumes e carnes. De preferência, opte por massas e arroz integral, você se beneficiará de uma melhor ingestão de fibras e minerais. No entanto, limite o uso de manteiga e creme fresco para pratos mais saudáveis.

  • Espinafre

Espinafre é muito rico em ferro! Eles permitem ao seu filho toda a energia que ele gasta diariamente. O ferro também é encontrado em outros vegetais verde-escuros, carnes vermelhas, peixes, leguminosas, cereais e até mesmo no cacau.

Nem sempre é fácil incluir vegetais no cardápio, mas você terá que ser criativo, pois ferro, fibras e vitaminas são essenciais. Servi-los como crudités com uma bela apresentação ou um arranjo divertido é uma primeira alternativa. Criar pequenos lanches com palitos de cenoura , preparar rosquinhas, croquetes ou gratinados com brócolis e abobrinha oferece outra maneira de fazer amor com os vegetais. Não hesite em variar o prazer e decorar os pratos com legumes. Você também pode preparar uma sopa, panquecas, cupcakes ou outras receitas para cultivar sutilmente o gosto das crianças por esses alimentos saudáveis.

  • Ovos

Os ovos são uma fonte de proteína e podem ser cozinhados de manhã, ao meio-dia ou mesmo à noite. De muitas maneiras e com diferentes especiarias. As proteínas certas ajudam a construir o tecido muscular do seu filho e a apoiar um sistema imunológico mais forte.

Bom para o desenvolvimento infantil, este alimento é rico em proteínas. É um alimento completo que oferece a vantagem de ser fácil de cozinhar. Você pode preparar o ovo em diferentes formas e seu filho pode até se divertir cozinhando o ovo sozinho ou ajudando você durante a preparação.

  • Maçãs

Não se esqueça de comer frutas! 5 frutas e legumes são recomendados por dia. A maçã é uma fruta muito boa para comer, o que acentua a sensação de saciedade no seu filho. Por isso, é ideal para petiscar!

Mais fáceis de integrar nos hábitos alimentares do que os vegetais, as frutas são alimentos ricos em minerais e vitamina CA maçã pode servir como lanche durante os lanches ou ser oferecida em uma torta enquanto as demais frutas podem ser preparadas em uma salada. O suco é uma maneira muito fácil de consumir frutas, mas comê-las cruas é ainda mais benéfica. Por exemplo, você pode apresentá-los na forma de espetos. Se tiver que introduzir uma fruta nova, o truque é servi-la com uma fruta que as crianças já gostam para evitar que a rejeitem.

Carne, frango e peixe

Fontes de proteína para incluir na dieta, carne, frango e peixe são alimentos a serem consumidos pelas crianças. Claro, eles devem ser oferecidos em uma quantidade razoável, pois outros alimentos, como os ovos , também fornecem esse nutriente. Se a carne pode ser servida em almôndegas, o frango é um alimento geralmente apreciado pela sua carne tenra e por conter muito pouca gordura. Para os peixes, é preciso ter muito cuidado com as espinhas e, de preferência, privilegiar os peixes oleosos.

O que você deve lembrar: 

UMA dieta balanceada permitirá que seu filho cresça bem, tenha toda a energia de que precisa e não desenvolva distúrbios alimentares mais tarde. Para isso, lembre-se de escolher um pouco de tudo em cada refeição: gorduras boas, açúcares lentos, um laticínio, uma fonte de proteína, legumes e frutas, claro!