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Vitaminas

Vitaminas P – Flavonoides – na gravidez

  • Os flavonóides são substâncias vegetais secundárias que cumprem várias tarefas botânicas.
  • Eles desempenham um papel importante no metabolismo celular de muitas plantas e são encontrados em um grande número de frutas e vegetais.
  • Eles incluem mais de 6.500 substâncias diferentes.
  • Estas são substâncias vegetais secundárias com tarefas botanicamente diferentes.
  • Diz-se que têm um efeito antioxidante e anticancerígeno.

Flavonóides – Informações Gerais

Na década de 1930, os flavonóides foram descobertos pelo Prêmio Nobel Albert von Szent-Györgyi Nagyrapolt. A substância aumentou a permeabilidade dos vasos sanguíneos e a resistência dos capilares. Foi inicialmente denominado como vitamina P (P = permeabilidade) .

Ele descobriu isso em limões . Outras pesquisas mostraram que é um grupo separado de substâncias com mais de 6.500 substâncias ativas conhecidas – os flavonóides. Em um nível superior, eles pertencem aos polifenóis e são subdivididos em flavonóis, flavonas ou antocianinas .

  • Além dos ácidos fenólicos (por exemplo, ácido caféico), eles pertencem aos polifenóis.
  • Os flavonóides são subdivididos em flavonóis, flavonas ou antocianinas.
  • Os flavonóis e flavonas dão às plantas uma cor amarela, os antócitos uma cor vermelha, azul e roxa.

No mundo das plantas, eles têm uma infinidade de funções, que servem principalmente para colorir e proteger as plantas. Alguns desses efeitos também podem ocorrer no corpo humano, especialmente o efeito antioxidante e as propriedades inibidoras do câncer que estão sendo intensamente pesquisadas.

É assim que funcionam os flavonóides

  • Inibição e estimulação de enzimas

Dois tipos de enzimas são ativas no metabolismo celular e são influenciadas pelos flavonóides. Por um lado, você inibe a enzima de fase I , que pode converter substâncias em uma forma prejudicial às células. Por outro lado, entretanto, promovem a formação de enzimas de fase II , que por sua vez iniciam a remoção de poluentes como ” enzimas de desintoxicação”.

  • Efeito no DNA

As substâncias podem se acumular na fita de DNA sem causar danos a ela. Desta forma, você ocupa locais de ligação nos quais substâncias cancerígenas podem se acumular . No entanto, isso só foi determinado em laboratório sob certas condições, mas esse efeito ainda não foi observado na prática.

  • Inibição da divisão celular e morte celular programada

Um mecanismo das células cancerosas é a divisão celular desenfreada e, portanto, a reprodução rápida e descontrolada. Os flavonóides podem retardar essa divisão celular.

Eles também promovem a morte programada de células danificadas (apoptose). Cada célula pode iniciar o “suicídio” se estiver prejudicada e, assim, proteger o corpo de células sem função.

  • Efeito no sistema imunológico

Os flavonóides naturais têm um efeito inibitório sobre o sistema imunológico e, portanto, deveriam teoricamente promover a formação de tumores. No entanto, isso não foi provado.

No entanto, espécies produzidas sinteticamente podem estimular a formação de interferons, que por sua vez promovem a destruição de células tumorais . No entanto, não são os próprios flavonóides que atuam aqui, mas seus produtos celulares, que estimulam o sistema imunológico a formar células assassinas.

  • Efeito antioxidante

Nas plantas, os flavonóides protegem as células da oxidação e dos radicais livres. Eles também têm o mesmo efeito nas células humanas.

Presume-se aqui que eles protegem principalmente vitaminas inibidoras do câncer importantes para que possam desempenhar sua função.

No geral, a defesa física deve ser significativamente fortalecida pelos flavonóides. A substância vegetal também tem um efeito antibacteriano e antiviral. Por exemplo, estudos sugeriram que flavonóides em cranberries podem ajudar a prevenir infecções do trato urinário.

Efeitos positivos dos flavonóides no coração e vasos sanguíneos

Efeitos protetores e antioxidantes do câncer

Em relação ao desenvolvimento e tratamento do câncer, os flavonóides podem influenciar o equilíbrio enzimático das células. Por outro lado , eles inibem a enzima fase I , que pode converter a polpa em uma forma prejudicial. Por outro lado , você simultaneamente promove a formação da enzima de fase II , que por sua vez tem um efeito desintoxicante e inicia a eliminação de substâncias nocivas.

Os efeitos antioxidantes dos flavonóides também são frequentemente mencionados, tanto na prevenção quanto no tratamento do câncer. Aqui, as substâncias são consideradas ” eliminadoras de radicais ” com efeito protetor contra a oxidação prematura das células. Pode-se presumir que os flavonóides protegem principalmente outras vitaminas inibidoras do câncer. Estes são então capazes de desempenhar sua função “sem serem perturbados”.

Além disso, as substâncias podem ter um efeito protetor sobre o DNA, ocupando locais de ligação para substâncias cancerígenas. O sistema imunológico também pode ser estimulado por flavonóides.

No entanto, essas descobertas ainda não foram totalmente confirmadas ; a pesquisa sobre os flavonóides e seus efeitos ainda não foi concluída.

Efeitos negativos possíveis

Isso ainda não foi suficientemente pesquisado! No entanto, há evidências de que a substância aumenta o risco de desenvolver leucemia em crianças pequenas. Portanto, as gestantes devem evitar o alto consumo da substância durante a gravidez .

Efeitos positivos dos flavonóides no coração e vasos sanguíneos na gravidez

O resultado final é que vários estudos epidemiológicos sobre o tema do coração e dos vasos sanguíneos, a exceção e o efeito dos flavonóides no corpo, mostraram que essas substâncias naturais em certos alimentos têm efeitos positivos na saúde do coração. A ingestão de flavonóides foi calculada por meio de protocolos nutricionais e correlacionada com a ocorrência de doenças cardiovasculares. Melhores conhecimentos e pesquisas futuras sobre a saúde, especialmente os efeitos antioxidantes dos flavonóides no coração e nos vasos sanguíneos, podem servir de base para recomendações para uma dieta saudável otimizada.

Quanto aos efeitos antioxidantes dos flavonóides

Basicamente, os efeitos dos flavonóides na saúde do corpo são atribuídos principalmente ao efeito antioxidante. Também se suspeita de efeitos antiinflamatórios, antimicrobianos e até anticarcinogênicos contra o câncer. Os flavonóides são considerados capazes de desencadear a apoptose, o programa suicida das células cancerosas. Em relação à saúde do coração e aos vasos sanguíneos, presume-se que, além de seus efeitos antioxidantes, os flavonóides também tenham efeitos neuroprotetores e outros efeitos positivos no coração, no sangue e nos vasos. Assim, eles poderiam ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas e derrames.

Flavonóides no chá, cebola e maçãs

No conhecido estudo Zutphen Elderly de 5 anos (1985), os cientistas analisaram os efeitos da ingestão de flavonóides em homens mais velhos com idade entre 65 e 84 anos na saúde cardíaca. A ingestão diária de flavonóides de 25,9 mg adquirida trouxe uma diminuição na taxa de mortalidade por morte cardíaca e uma diminuição na frequência de ataques cardíacos. Os depósitos mais importantes eram chá, cebola e maçã. Aliás, os chás verde, branco e preto são fontes ricas em flavonóides.

Os indivíduos com a menor ingestão de flavonóides tiveram um risco 2,3 vezes maior de doenças cardíacas do que aqueles com a maior ingestão. Mesmo depois de considerar fatores de risco como idade, peso corporal (IMC), tabagismo, lipoproteínas, colesterol LDL e HDL, hipertensão (hipertensão), atividades físicas e possíveis deficiências de energia, vitaminas e oligoelementos (como vitamina D, vitamina C, vitamina E. , Beta-caroteno e fibra), o risco dos indivíduos com maior ingestão de flavonóides ainda era menor. Em geral, o consumo de chá, cebola e maçã teve vários efeitos benéficos na saúde do coração.

Benefícios para sobreviventes de ataques cardíacos

Em um sensacional estudo italiano de sobreviventes de ataque cardíaco com menos de 79 anos de idade na década de 1990, os cientistas examinaram o uso de flavonóides específicos em conexão com o risco de ataque cardíaco. O estudo comparou os dados de 760 pacientes com infarto do miocárdio não fatal com os de um grupo de controle. À medida que a ingestão de antocianidinas aumentou, o risco de ataques cardíacos diminuiu, assim como a ingestão de flavonóis. Antocianidinas e flavonóis estão entre os flavonóides .

Flavan-3-ols e os flavonóides totais resultaram em uma redução de risco menor, que não foi significativa. Isoflavonas, flavanonas e flavonas (outros flavonóides) não mostraram redução de risco. Uma alta ingestão de antocianidinas reduziu o risco de ataques cardíacos, mesmo com o consumo de álcool.

De 1986 a 1992, o risco relativo de infarto do miocárdio não fatal ao tomar flavonóis e flavonas foi investigado em 34.789 participantes do estudo do sexo masculino com idades entre 40 a 75 anos, levando em consideração os fatores de risco. Não houve um efeito claro da ingestão de flavonóides, embora os autores do estudo suspeitem de um efeito protetor.

Efeito dos flavonóides no coração e vasos sanguíneos em mulheres pós-menopáusicas

Em 1986, pesquisadores nos Estados Unidos conduziram um estudo com 33.492 mulheres pós-menopáusicas de Iowa. Os autores examinaram o efeito dos flavonóides na frequência de derrames e doenças cardiovasculares. A ingestão total de flavonóides foi associada a um risco decrescente de doença arterial coronariana após levar em consideração a idade e o consumo de energia. O resultado final foi a diminuição do risco em cada grupo em comparação com o grupo com a menor ingestão de flavonóides.

No entanto, não houve associação entre a ingestão total de flavonóides e frequência de AVC. O resultado final era que os brócolis eram os principais contribuintes para a absorção de flavonóides. E, portanto, também reduz o risco de morte por doenças cardiovasculares.

Outro estudo prospectivo com 34.489 mulheres na pós-menopausa também foi baseado no estudo Iowa Women’s Health. Além disso, havia registros completos do consumo de alimentos corretos contendo flavonóides. Os pesquisadores também examinaram a relação entre a ingestão de flavonóides e a ocorrência de doenças cardiovasculares e mortalidade por todas as causas.

Os cientistas descobriram uma relação significativa entre a ingestão de antocianidinas e as doenças coronárias, bem como entre as doenças cardiovasculares e todas as causas de mortalidade. No entanto, nenhuma relação pode ser estabelecida entre a ingestão de flavonóides e morte por acidente vascular cerebral.

Finalmente, alimentos ricos em flavonóides, como farelo, podem reduzir a mortalidade relacionada a derrames e doenças cardíacas. Por outro lado, toranjas e morangos foram associados a efeitos positivos nas doenças coronárias. Por outro lado, maçãs, peras, vinho tinto e chocolate geralmente mostraram efeitos positivos nas doenças cardiovasculares.

Esses alimentos são boas fontes de vitamina P

Quando se trata de processar saladas e frutas ou vegetais , quando se trata de flavonóides, a regra do preparo na hora é sempre melhor. Porque os alimentos frescos contêm cerca de 50% mais flavonóides do que os alimentos processados.

Para garantir frescura, os alimentos também não devem ser armazenados por muito tempo. O teor de flavonóides diminui significativamente com o tempo de armazenamento, mesmo em alimentos não processados , pois a penetração da luz e do oxigênio destrói rapidamente esse ingrediente. A partir disso, o princípio também pode ser inferido de que o armazenamento deve ocorrer idealmente no ambiente mais escuro possível, se não puder ser evitado.

Além disso, a época do ano também pode ter influência. O conteúdo da substância nas saladas é até cinco vezes maior no outono do que na primavera.

Para consumir o máximo possível da matéria vegetal, é aconselhável consumir sempre frutas e vegetais de cor vermelha . Além de uvas vermelhas e maçãs, há também repolho roxo e beterraba.

Porém, a substância vegetal nem sempre pode ser reconhecida pela cor do alimento, pois ocorre em diferentes compostos . Esses são

  • Flavanols
  • Flavanones
  • Flavones
  • Flavonóis
  • Isoflavonas

Todas essas formas diferentes ocorrem em uma ampla variedade de alimentos. Os humanos podem ingerir flavonóides consumindo o seguinte:

  • Damascos
  • Maçãs
  • vinho tinto
  • Chá verde
  • Toranja
  • Limões
  • Laranjas
  • colorau
  • salsão
  • cebolinha
  • tomates
  • Cebolas

Esta lista não está completa, mas dá uma visão geral do que é comum e conhecido em nossa parte do mundo.

Alimentos como o ginkgo também contêm flavonóides. Com uma dieta saudável, ninguém precisa temer a falta de oferta.

CUIDADO

As substâncias valiosas estão concentradas na casca ou no tecido diretamente abaixo. Muito pode ser perdido com a descamação.

Vitamina P (flavonóides) no vinho tinto e no chá

Um alto teor de vitamina P e flavonóides no vinho tinto também é conhecido . Eles têm um efeito protetor contra as alterações vasculares e o desenvolvimento da arteriosclerose.

Mas alguns tipos de chá também contêm substâncias protetoras, especialmente o chá verde e o chá preto. Aqui, no entanto, você deve evitar adicionar leite, se possível .

Segundo estudos, isso pode reduzir os efeitos positivos dos flavonóides. No entanto, as relações exatas ainda não foram totalmente esclarecidas.

Flavonóides e o paradoxo francês

Estudos mostraram que os homens franceses têm um risco significativamente menor de alterações arterioscleróticas do que os homens americanos. E isso apesar do fato de sua dieta ser muito rica em gordura e também fumarem.

Esse fenômeno é conhecido como paradoxo francês e é justificado pelo efeito dos flavonóides no vinho tinto , que os indivíduos franceses consumiam regularmente.

Outras pesquisas mostraram que os flavonóides também têm um efeito antioxidante no colesterol LDL . Como resultado, ele não pode aderir às paredes dos vasos tão rapidamente e levar a alterações arterioscleróticas.

Flavonóides – suas tarefas no mundo das plantas

As substâncias são encontradas principalmente nas flores, na camada externa e na cobertura das plantas. Lá, eles são responsáveis ​​por diferentes funções.

Além da coloração, os tecidos são utilizados para:

  • proteção UV
  • Proteção contra predadores por meio de substâncias amargas não comestíveis
  • Proteção contra ataque de vírus, fungos e bactérias

INFO

Os valiosos flavonóides são encontrados principalmente na casca ou no tecido das frutas e vegetais diretamente abaixo. Uma grande parte das substâncias é, portanto, perdida no descascamento.

O que são flavonóides ou vitamina P?

Essas substâncias pertencem às substâncias vegetais secundárias e são usadas para colorir e proteger a planta.Onde eles estão incluídos?

Eles são encontrados principalmente em flores e camadas externas (casca / casca) de plantas, frutas e vegetais.
Eles também podem ser encontrados em alguns grãos de nozes e como ingrediente ativo em plantas medicinais.Por que os flavonóides são saudáveis?

Os flavonóides neutralizam o envelhecimento e a deterioração das células. Você também pode evitar o desenvolvimento de certos tipos de câncer.

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