Vitamina D
Vitaminas

Vitamina D – calciferol – na gravidez

Vitamina D na gravidez

Muitas mulheres – quase sempre inconscientemente – entram e passam pela gravidez com deficiência de vitamina D. As desvantagens de saúde resultantes não afetam apenas as mães, mas também o feto e podem levar a danos e prejuízos a longo prazo, mesmo em idade avançada. Dr. med. Edalatpour em sua aula de vídeo embutida no final do artigo, a que nos referimos neste feed de notícias.

Além do raquitismo da doença infantil bem conhecida, uma deficiência significativa de vitamina D também pode levar a problemas de saúde graves, como baixo peso ou uma abertura muito grande da fontanela no feto. Aqui está uma lista dos sintomas de deficiência de vitamina D mais comuns durante a gravidez:

  • Pré-eclâmpsia na mãe: é um estágio preliminar da eclâmpsia, cujos sintomas incluem pressão alta, proteína na urina e edema
  • Aumento do risco de diabetes gestacional: isso é favorecido por um déficit de vitamina D
  • O risco de uma cesariana necessária aumenta consideravelmente
  • Instabilidade do sistema imunológico de mãe e filho
  • Aumento do risco de parto prematuro

Crianças cujas mães recebem mais vitamina D têm menor risco de doenças auto-imunes , como asma, diabetes tipo 1 ou esclerose múltipla. Também há evidências de uma conexão entre o suprimento de vitamina D na época do nascimento e a ocorrência de doenças crônicas mais tarde na vida.


Quanta vitamina D devo tomar?

Dr. Bruce Hollis mostrou em um estudo com recém-nascidos que com uma dose de vitamina D de 400 UI / dia por 4 meses, o nível médio de vitamina D dos bebês aumentava visivelmente, ou seja,

  • em recém-nascidos com peso médio ao nascer de 3,4 kg – de 11 a 26 ng / ml e
  • em bebês prematuros com peso médio ao nascer de 1,3 kg – de 11 a 51 ng / ml.

Porém, se levarmos em consideração que o nível de vitamina D deve ser de pelo menos 30 ng / ml , uma dose de 400 UI / dia para recém-nascidos de peso médio acaba sendo muito baixa . Um nível ideal de vitamina D está entre 40-60 ng / ml .

Na seção seguinte, Dr. med. Edalatpour como base de vários estudos em adolescentes do sexo feminino , mulheres jovens e adultos geralmente pode ser demonstrado que a suplementação de vitamina D com 400 UI apenas um aumento de 4 ng / ml causa vitamina D no sangue. No entanto, as mulheres grávidas são particularmente afetadas pela deficiência de vitamina D. O mesmo vale para pessoas com sobrepeso. Usar doses infantis de 400 UI / dia para mulheres grávidas é, portanto, particularmente sem sentido, o que também foi comprovado em vários estudos de intervenção. Mesmo na dosagem de 2.000 UI, eles mostram que um nível adequado de vitamina D está longe de ser alcançado. Apenas para evitar o risco de raquitismo, é necessária uma dosagem de pelo menos 4.000 UI / dia.

De acordo com o Dr. med. Portanto, o Edalatpour é geralmente aconselhado a todas as mulheres grávidas a atingir e manter bons níveis de vitamina D antes e durante a gravidez – para seu próprio bem e para o seu próprio filho.

Um nível permanente de vitamina D entre 40-60 ng / ml é ideal – mesmo para mulheres grávidas. Na melhor das hipóteses, esse valor deve ser acumulado antes da gravidez. Você pode usar doses de até 20.000 UI / dia para um peso corporal de até 80 kg, por algumas semanas. Isso é tanto quanto com longos banhos de sol. Se você pesa mais de 80 kg, a dose deve ser aumentada de acordo com a calculadora Melz ou a  calculadora SonnenAllianz . Doses de manutenção em torno de 5000 UI / dia são bastante oportunas, dependendo do peso corporal.

A propósito, todos os efeitos positivos da vitamina D que não estão relacionados ao aumento da ingestão de cálcio só podem desenvolver seus efeitos plenamente se administrados diariamente.

Vitamina D e desenvolvimento infantil

Logo após o início da gravidez, o corpo começa imediatamente a otimizar o metabolismo da vitamina D. O nível de vitamina D e o hormônio calcitriol da vitamina D aumentam e moléculas especiais de transporte de vitamina D são formadas cada vez mais. (27) O nível de calcitriol triplica no primeiro trimestre e o número de moléculas de transporte duplica. Você já pode adivinhar o papel que a vitamina D desempenha na gravidez.

Ewta 4 semanas após o início da gravidez, a placenta é formada e o corpo da mãe começa imediatamente a transportar vitamina D para a criança. O nível de vitamina D no cordão umbilical depende diretamente do nível de vitamina D da mãe. (28)

Curiosamente, o hormônio ativo da vitamina D não é transportado diretamente para a criança, mas apenas a vitamina D3 livre e a forma de armazenamento (25-OH-D). A placenta e os rins do feto então trabalham juntos para regular o hormônio vitamina D independentemente da mãe.

A importância da vitamina D para a criança

A vitamina D é importante para o desenvolvimento da placenta e da criança, presume-se que a vitamina D desempenhe um papel central no caráter epigenético da criança. (32)

Influências da vitamina D: (31)

  • o desenvolvimento da placenta
  • o desenvolvimento do cérebro
  • o desenvolvimento do sistema imunológico
  • o desenvolvimento de órgãos e esqueleto
  • atividade do gene (epigenética)
  • o desenvolvimento do metabolismo
  • a composição dos tecidos

Um bom suprimento de vitamina D no útero estabelece bases importantes para a saúde da criança e as molda para o resto da vida.

Vitamina D, Gravidez e Saúde

Vários estudos têm demonstrado que a vitamina D afeta não só a saúde da criança, mas também da mãe: baixos valores de vitamina D foram associados à ocorrência de diabetes gestacional, hipertensão, infecções bacterianas vaginais e partos prematuros. (4)

Ainda não foi comprovado se esses sintomas são realmente causados ​​pela deficiência de vitamina D ou se eles ocorrem apenas ao mesmo tempo, mas existem modelos plausíveis que podem explicar todas essas relações bioquimicamente. (5)

Outros resultados mostram que níveis baixos e extremamente altos de vitamina D podem promover o desenvolvimento de alergias em crianças. (13). Na gravidez, mais do que em qualquer outra fase da vida, é importante atingir níveis ideais de vitamina D.

Isso é importanteMulheres grávidas devem ter seus níveis de vitamina D testadosNíveis entre 40-60 ng / ml são ideaisValores muito baixos ou muito altos abrigam riscos.

Vitamina D e diabetes gestacional

A relação entre vitamina D e diabetes gestacional é atualmente particularmente bem pesquisada. De acordo com vários estudos, níveis baixos de vitamina D abaixo de 20 ng / ml no início da gravidez quase dobram o risco de diabetes gestacional. (6 – 9)

Em vários estudos, o diabetes gestacional também pode ser tratado com sucesso com suplementos de vitamina D e cálcio. (10, 11)

A situação dos dados é, portanto, muito boa, mas devido aos estudos às vezes pequenos, esses resultados ainda não são considerados confiáveis ​​porque não há estudos de intervenção suficientemente grandes. Um estudo promissor a esse respeito quase certamente será capaz de produzir resultados claros nos próximos anos. (12)

Dosagem de vitamina D durante a gravidez

A dosagem de vitamina D durante a gravidez é uma questão muito individual: dependendo da exposição ao sol, peso corporal e estilo de vida, diferentes dosagens são necessárias para atingir níveis ideais de vitamina D.

As mulheres grávidas devem ter como objetivo um nível de vitamina D entre 40 e 50 ng / ml – uma vez que valores menores e maiores mostraram riscos à saúde em vários estudos. A dosagem de vitamina D necessária individualmente deve ser determinada por meio de exames de sangue.

Isso pode ser feito no médico, mas agora também existem kits de teste especiais para uso doméstico, onde o sangue é obtido com uma pequena picada na ponta do dedo.

Alergias: a vitamina D é prejudicial durante a gravidez?

Algumas mães ficaram inquietas com estudos recentes que sugeriam que níveis muito elevados de vitamina D materna aumentavam o risco da criança de alergias alimentares e asma. (13-15)

Uma vez que a vitamina D tem uma grande influência no desenvolvimento do sistema imunológico, há muito se supõe que a vitamina D é um fator crítico no desenvolvimento de alergias e doenças autoimunes. Supõe-se que isso se deva à regulação das chamadas células T reguladoras, que por sua vez são responsáveis ​​pela força da resposta imune.

Até agora, foi demonstrado que a deficiência de vitamina D em uma criança aumenta o risco de uma alergia de 5 a 10 vezes. (18-25). Muitos pesquisadores até acreditam que a queda nos níveis de vitamina D em crianças é a principal razão para a propagação de alergias. (26)

Os novos estudos sugerem agora que a relação pode ser em forma de U, o que significa que níveis baixos e muito altos de vitamina D aumentam o risco de alergias e asma. (16, 17)

Outra possibilidade é que a proporção de vitamina D para outros cofatores como a vitamina A desempenha um papel aqui – nesta área, as relações exatas ainda não são claras.

Conclusão Vitamina D na gravidez

Recomenda-se determinar o nível exato de vitamina D durante a gravidez e garantir que não seja inferior a 30 ng / ml nem superior a 50 ng / ml.

A dose necessária para isso varia de pessoa para pessoa e pode ser calculada individualmente se o valor sanguíneo atual for conhecido.

Demasiada vitamina D – é possível um excesso de oferta?

Se o corpo recebe vitamina D em excesso, essa dosagem muito alta  da  substância também tem consequências, porque, assim como na deficiência, o equilíbrio do cálcio-fosfato do corpo está desequilibrado.

No entanto, não há necessidade de temer um excesso de oferta através da ingestão de grandes quantidades de alimentos que contenham calciferol ou níveis particularmente elevados de luz solar. Na maioria dos casos, muito do nutriente só é absorvido por meio de, por exemplo, (muito) suplementos alimentares de altas doses

  • Os primeiros sintomas podem
  • Uma dor de cabeça,
  • Vomitar,
  • Fraqueza muscular

ou problemas digestivos. Com o tempo, outros sintomas aparecem. Mesmo se houver um excesso de oferta, os ossos desmineralizam gradualmente e mais cálcio é excretado pelos rins e pela urina, o que pode levar ao comprometimento da função renal.

São possíveis pedras nos rins e calcificação de outros órgãos (coração, pulmões, fígado) devido aos depósitos de cálcio.ATENÇÃO!Essa hipervitaminose só é concebível se mais de 100 µg de vitamina D forem ingeridos diariamente.

Quanta vitamina D o corpo precisa?

Como estamos expostos à mudança das estações em nossas latitudes, a produção de vitamina D do próprio corpo a partir da luz do sol sofre, especialmente nos meses mais escuros. Portanto, não é surpreendente que mais da metade dos alemães tenham deficiência de vitamina D no final do inverno. Embora a necessidade do nutriente dificilmente possa ser suprida por meio da alimentação, ainda existem maneiras de manter a dosagem correta  mesmo no inverno.

A necessidade diária de vitamina D é fornecida como uma estimativa e está relacionada à ingestão de vitamina exógena. Consequentemente, os valores indicam quanto calciferol deve ser ingerido com os alimentos se o corpo não o sintetizar suficientemente ou de forma alguma.

É recomendado:

  • Bebês 10 µg diariamente
  • todos os outros grupos de idade 20 µg vitamina D por dia

A recomendação original de ingestão da Sociedade Alemã de Nutrição (DGE) era antes de 2012 5 µg de vitamina D / dia. Para que possa surgir uma melhor percepção da importância do nutriente, as quantidades dadas aos bebês foram dobradas e quadruplicadas para todas as outras pessoas.

Nesse contexto, a Sociedade Alemã de Medicina Infantil e Adolescente aponta que a necessidade diária de bebês e crianças pequenas desde a primeira semana de vida até o final do primeiro ano de vida deve ser atendida com a administração de um comprimido de vitamina D para a profilaxia do raquitismo . Já no segundo ano de vida, é aconselhável tomar comprimidos no inverno.

Uma vez que os valores de referência são requisitos que excluem a autossíntese endógena, deve-se observar que a produção de vitamina D do próprio corpo só pode ser bem-sucedida em conjunto com a luz UVB. Se você quiser evitar tomar suplementos vitamínicos, é essencial passar regularmente algum tempo ao ar livre à luz do dia.

Se você deseja atender às suas necessidades principalmente por meio da síntese do próprio corpo, há várias coisas a considerar.
Fatores que tornam difícil atender às necessidades de vitamina D endógena:

  • Poluição do ar
  • Trabalhando no subsolo
  • Abuso de álcool ou nicotina
  • Pigmentação da pele escura
  • Escondendo / cobrindo o corpo
  • pouco tempo ao ar livre (por exemplo, devido à estação)

Vitamina D – quando faz sentido em altas doses?

Como medida preventiva e para apoiar o desenvolvimento da vitamina D, bebês e crianças pequenas geralmente recebem altas doses da substância vital. Porque ainda não tiveram oportunidade de criar a própria memória.

Se as doses forem muito altas, isso pode ser devastador. Uma perturbação do equilíbrio do cálcio não apenas enfraquece dentes e ossos, mas também estressa os órgãos e, em casos extremos, pode até levar à morte.

Portanto,  cuidado  e moderação são necessários aqui. Isso também se aplica a adultos. Consumir vitaminas D em altas doses por conta própria e sem diagnóstico médico não só não é muito útil, como também é perigoso. Portanto, é importante primeiro identificar um defeito. E isso, novamente, não é possível com base nos sintomas de deficiência. Mesmo no caso de doenças que dificultam a absorção ou a formação de vitamina D, altas doses de vitamina D devem ser tomadas somente após consulta com um médico.

Vitamina D para bebês

Os pais jovens costumam ouvir recomendações diferentes de médicos e nutricionistas sobre a administração de suplementos de vitamina D aos bebês.

Por isso, geralmente ficam inseguras e não sabem o que é melhor para o bebê, quais vitaminas são particularmente importantes e em que quantidades.

Então, vamos dar uma olhada em para que a vitamina D é usada em bebês e como eles podem absorvê-la.

Para que um bebê precisa de vitamina D?

A vitamina D na verdade não é uma vitamina, mas sim um pró-hormônio que é crucial para  o metabolismo do cálcio e do fosfato. A substância é necessária para construir cálcio nos  ossos  e  dentes  .

No entanto, se estiver ausente, pode causar raquitismo, amolecimento dos ossos com deformações do sistema esquelético e, às vezes, distúrbios metabólicos com risco de vida.

A maior parte da vitamina importante é produzida pelo próprio corpo. Para isso, porém, precisa do sol, pois a vitamina só se forma na pele com radiação UVB suficiente. No inverno, entretanto, isso é baixo ou inexistente. Os bebês também raramente são expostos ao sol, de modo que sua própria produção costuma ser insuficiente.

Suplementos de vitamina D para bebês – úteis ou não?

No primeiro ano de vida, um bebê precisa de cerca de 400 UI de vitamina D (= unidades internacionais, 1 UI corresponde a 10 µg) por dia . Bebês prematuros precisam significativamente mais por causa de suas reservas de vitaminas reduzidas no corpo e absorção reduzida de gordura. Os defensores da vitamina D, portanto, presumem que a necessidade diária de vitamina não é coberta com segurança em todos os bebês por estar ao ar livre.

A comida também cobre apenas uma pequena parte, porque  o leite materno  contém  apenas cerca de 12 a 60 UI de vitamina D por litro , dependendo da exposição ao sol e  da dieta da mãe. As mães que tomam suplementos de vitamina D  com 400 a 500 UI podem aumentar o nível de vitamina no leite materno em até quatro vezes.

No entanto, muitos especialistas recomendam  dar regularmente ao bebê 500 UI de vitamina D no primeiro ano de vida a partir da segunda semana de vida para  prevenir o raquitismo . No segundo ano de vida, a dose pode ser limitada aos meses de baixa luminosidade, de setembro ao início de maio. Se você não usar essa profilaxia vitamínica, o bebê deve ser examinado por um pediatra a cada seis semanas para a detecção precoce de raquitismo.

Suplemento dietético com vitamina D

Existem várias maneiras de fornecer vitamina D ao corpo por meio de suplementos dietéticos. Vamos examinar cada tipo aqui.

No entanto, assumir a suspeita pode fazer mais mal do que bem. Antes de tomar comprimidos, cápsulas e semelhantes, a deficiência deve ser confirmada  por um médico através de exames apropriados  .

Cápsulas de vitamina D 

As cápsulas de vitamina D  costumam ser uma alternativa mais barata a outras formas de dosagem. Mas também têm desvantagens, o que significa que não são o melhor remédio para todos. Portanto, eles não são exatamente fáceis de engolir e a divisão também não é possível. Ainda assim, eles podem ter algumas vantagens sobre o pó e as gotas.

Os benefícios das cápsulas de vitamina D

As cápsulas são uma das formas tradicionais de medicamentos e suplementos dietéticos e ainda são populares. Existem boas razões para isso.

Isso os torna fáceis e precisos de  dosar , muitas vezes em contraste com sucos, gotas e pós. Devido ao seu revestimento, eles continuam a liberar seu conteúdo líquido ou seco de forma retardada e direcionada no estômago ou intestinos.

Portanto, nada se perde no lugar errado aqui. Além disso, as cápsulas de vitamina D são baratas devido ao seu fabrico, armazenamento e transporte relativamente simples  . Mas não são apenas os benefícios que vêm com as cápsulas.

A cápsula de vitamina D e suas desvantagens

A dosagem diária precisa é fácil. Ajustar o valor, no entanto, não. Qualquer pessoa que acabou de tomar muito sol ou comeu alimentos ricos em vitamina D não pode simplesmente reduzir a dose. Isso é mais fácil com pó, comprimidos divisíveis ou suco. Além disso, as cápsulas são frequentemente muito grandes.

Crianças e pessoas com dificuldades de deglutição podem, portanto, ter problemas aqui. A cápsula não pode ser simplesmente quebrada e engolida em pedaços menores. Se houver distúrbios na digestão, diarréia ou vômito, a vitamina D em forma de cápsula pode continuar a ser perdida. A casca só se dissolve no estômago ou intestinos e, portanto, pode ser excretada antes que o ingrediente ativo seja liberado.

Cápsulas de vitamina D – critérios de seleção

Como já mencionado, as substâncias vitais costumam ser baratas como cápsulas. Claro, isso leva à compra. Ainda assim, a fonte da vitamina e dos aditivos devem ser considerados.

Fontes naturais , como plantas e fermento especialmente preparado  , são geralmente mais saudáveis ​​e também ideais para vegetarianos e veganos. Se também contiver outras vitaminas, como K, C e B, a vitamina D pode ser melhor absorvida.

Além disso, também atua com mais eficiência no organismo. No entanto, as cápsulas  não substituem  uma dieta saudável em geral  ou a luz solar.

Comprimidos de vitamina D

Os benefícios de um comprimido de vitamina D são parcialmente óbvios. Isso torna mais fácil tomar sempre a mesma dosagem. Parece um pouco diferente com pó e gotas. Além disso, os fundos podem ser facilmente armazenados e transportados.

Mas a  administração  é simples. O filme ou os comprimidos revestidos têm uma superfície lisa e são menos propensos a aderir à membrana mucosa. Deglutir é, portanto, mais agradável, também porque aqui não é necessário suportar um gosto desagradável.

Especialmente aqueles que muitas vezes têm problemas aqui devem tomar comprimidos em vez de cápsulas. Além disso, um comprimido, se for uma forma de liberação sustentada, pode atrasar as substâncias vitais e, assim, liberá-las de maneira mais direcionada. O revestimento só se dissolve no estômago ou intestinos. 

Mas deve-se prestar atenção à qualidade dos ingredientes, por maiores que sejam os benefícios. As substâncias vitais de leveduras  ou plantas, bem como combinações de diferentes vitaminas, são particularmente adequadas  . A vitamina K e a vitamina C em particular  são importantes substâncias que acompanham a vitamina D e fortalecem seu efeito.

Gotas de vitamina D

As gotas de vitamina D   como aditivo alimentar são uma das preparações mais econômicas. E também versátil.

Os benefícios das gotas de vitamina D

Tomar gotas de vitamina D é muito fácil. Dependendo do preparo, poucas ou até uma gota são suficientes para atender a recomendação de ingestão diária.

Em vez de engolir cápsulas grandes ou tomar comprimidos, basta uma gota na língua. Esta é uma grande vantagem, principalmente para crianças e idosos. Além disso, os colírios costumam ser muito  produtivos  e  baratos .

Isso é especialmente verdadeiro se eles contiverem outras substâncias vitais além da vitamina D. Gotas de alta qualidade, por exemplo, obtidas de fermento irradiado e misturadas com outros ingredientes ativos à base de plantas, podem fazer ainda mais.

Estes são adequados para vegetarianos e veganos e podem ser rapidamente absorvidos pelo corpo. Se já houver problemas digestivos, eles aumentam as chances de um abastecimento adequado.

Se uma gota por dia for suficiente para atingir a dose recomendada, 20 mililitros durarão muito tempo. Mesmo nas famílias. Se, por outro lado, o remédio tiver que ser tomado colher por colher – como  óleo de fígado de bacalhau  – leva um tempo correspondentemente menor. Uma comparação e um olhar mais atento valem a pena aqui. E não apenas em termos de carteira.

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