Fontes de vitamina c
Vitaminas

Vitamina C – Ácido ascórbico – na gravidez

  • A vitamina C também é conhecida pelo nome de ácido ascórbico.
  • Devido à evolução, o organismo humano não consegue mais sintetizar a substância hoje.
  • Alimentos vegetais, em particular, servem como fonte de ácido ascórbico.
  • O escorbuto é uma doença conhecida por deficiência de vitamina C.
  • Fumantes e mulheres grávidas e amamentando estão particularmente sob risco de deficiência.

Vitamina C – o que é?

A substância vital solúvel em água é uma das vitaminas mais conhecidas hoje  . Ela ocorre em frutas (principalmente em frutas cítricas) e vegetais e é particularmente importante para o sistema imunológico.

A vitamina C também é chamada de ácido ascórbico e, no entanto, é relevante para um grande número de outras funções do corpo e tem algumas características especiais em comparação com outras vitaminas. Não funciona principalmente como uma coenzima, mas como um antioxidante. Além de interceptar os radicais livres, também apóia o desenvolvimento do tecido conjuntivo.

O organismo humano precisa de  cerca de 100-200 miligramas de vitamina C todos os dias . Isso o mantém em forma e saudável.

Funções da vitamina C

A vitamina C (ou ácido ascórbico ) tem inúmeras  funções no corpo humano. Podemos corretamente chamá-lo de um polivalente. É essencial para otimizar as funções do sistema imunológico, manter a saúde da pele e melhorar a absorção de outros nutrientes  . Especialmente nas estações mais frias, a  vitamina C  desempenha um papel decisivo na prevenção de resfriados .

A vitamina C também é principalmente importante como antioxidante para o organismo humano  .

Aqui, por meio de sua própria oxidação (= eliminador de radicais), evita que outras substâncias (por exemplo,  ácido fólico ) ou, por exemplo, a retina dos olhos e o DNA os oxidem e danifiquem. A substância vital essencial também  desempenha muitas outras funções:

  • Participação no desenvolvimento da  L-carnitina
  • Participação na degradação do colesterol
  • Função de proteção para as paredes internas dos vasos
  • Participação na desintoxicação e excreção de substâncias nocivas (estimulação do sistema enzimático do fígado)
  • Favorecendo a absorção de ferro
  • Influenciando a síntese de colágeno, neurotransmissor e hormônio
  • Controle do conteúdo de histamina no sangue
  • melhor absorção de  ferro  dos alimentos
  • melhor proteção celular
  • Formação de colágeno
  • Reduzindo o risco de contrair infecções
  • relevante para tecido conjuntivo e de suporte, bem como cartilagem, ossos e dentes em humanos
  • Cicatrização de feridas e cicatrizes benéficas
  • produz substâncias mensageiras para o sistema nervoso (cérebro)
  • ativa, por exemplo, hormônios de crescimento (crescimento corporal ou celular)
  • fortalece o sistema imunológico para que as infecções possam ser melhor combatidas
  • previne resfriados e, assim, ajuda com os primeiros sinais de tosse, coriza e dor de garganta
  • componente essencial na produção de colágeno

O tiro certo

Essa  absorção de vitamina C deve ocorrer de forma contínua , pois não é possível armazenar vitamina C no corpo. A vitamina C combina proteínas com outras substâncias. Também melhora a absorção de ferro e cálcio .

Não importa o quão alta seja a dose diária de vitamina C tomada: o corpo  pode  absorver uma certa quantidade de cada vez . O excesso de vitamina C é excretado pelos rins. Portanto, não faz sentido tentar preencher os estoques de vitaminas por meio da ingestão concentrada!

Um suprimento regular de vitamina C ao longo do dia tem um efeito melhor   . Para permitir a absorção mais eficaz possível, as frutas ou vegetais devem ser consumidos em até cinco porções.

Porque a  taxa de absorção da vitamina C depende da respectiva ingestão . Com uma dose de 1500 mg, apenas 30% é absorvido pelo corpo, enquanto 300 mg de ácido ascórbico podem ser absorvidos até 90%. Por outro lado, isso significa: quanto mais alta a dose de vitamina C, menos ela pode ser usada no corpo. E: É melhor tomar vitamina C em várias doses pequenas ao longo do dia do que uma dose particularmente alta.

A vitamina é  armazenada principalmente em órgãos como a glândula adrenal, o cristalino, a glândula pituitária, o baço e o cérebro . Além disso, a vitamina C é encontrada no sangue humano (leucócitos, plasma sanguíneo).

Necessidade diária de vitamina C.

O organismo humano não é capaz de produzir vitamina C (ácido ascórbico) por conta própria. Ele pode  não armazena vitamina C quer . Por esta razão, é necessário introduzir esta vitamina importante no  corpo todos os dias com a  dieta .

A Sociedade Alemã de Nutrição recomenda cerca de 100 miligramas de vitamina C por dia. Isso varia de acordo com as faixas etárias. É verdade que esse requisito pode ser obtido por meio dos alimentos. Mas isso geralmente não é fácil. Especialmente para certos grupos de pessoas que:

  • são mais propensos a infecções
  • são mais velhos (idosos)
  • estão grávidas ou amamentando e
  • estão cronicamente doentes
  • pratique muito esporte e se esforce fisicamente
  • fumaça

Além disso, as pessoas que sofrem de úlceras do intestino delgado ou do estômago às vezes têm problemas com a absorção de vitamina C. Porque a úlcera existente dificulta o transporte e a utilização dos alimentos fornecidos.

Possivelmente para esses indivíduos, é aconselhável aumentar a ingestão recomendada e de vitamina C em altas doses e na forma de  suplementos dietéticos  a tomar . Por exemplo, na forma de preparações vitamínicas. Essas medidas devem ser discutidas previamente com um médico ou nutricionista.

Alimentos que contêm vitamina C.

 A necessidade diária pode ser suprida com o consumo de um pimentão ou de dois  kiwis . Mas mesmo um copo de  suco de laranja espremido na hora é suficiente para absorver a quantidade diária recomendada de vitamina C.

Os alimentos vegetais são particularmente ricos em vitamina C. Os vegetais até superam as frutas. Muitas vezes acredita-se que as frutas cítricas são a melhor fonte de vitaminas. Isso não está certo. Existem vegetais que acomodam muito mais vitamina C do que laranjas e co. Especialmente as espécies de repolho, como  couve , couve de Bruxelas ou mesmo brócolis, estão lá muito mais aptas a suprir a vitamina C necessária para cuidar dos alimentos. Além hippophae  e  cinorrodo , a acerola tem valores particularmente elevados de vitamina C  . Na Alemanha, entretanto, esses alimentos vegetais são consumidos relativamente raramente.

Mas as frutas exóticas também fornecem vitaminas em abundância. As mangas, por exemplo, são ricas em vitamina E , riboflavina,  vitamina B1  e ácido fólico além da vitamina C. Outra fruta exótica com alto teor de vitamina C é a  papaia . Impressionantes 82 miligramas estão contidos em 100 gramas de frutas. A  goiaba também impressiona  . Pode ser comido com casca e miolo. Depois do  frequentemente subestimado  camu camu , ele tem o maior teor de vitamina C de todas as frutas exóticas que podemos comprar.

A vitamina C também é encontrada em alimentos de origem animal, mas aqui em quantidades significativamente menores, de modo que z. B.  Carne ,  peixe ,  leite  e  ovos  podem dar apenas uma pequena contribuição para atender às necessidades diárias de vitamina C.

Nota: Algumas vitaminas não resistem ao calor e à luz solar. Aqueles que dependem de frutas e vegetais frescos devem, portanto, armazená-los na geladeira e comê-los rapidamente. Também foi comprovado que frutas ou vegetais congelados são freqüentemente mais ricos em vitaminas do que alimentos frescos desse tipo.

ComidaTeor de vitamina C por 100 g
Maçãs12 mg
Laranjas50 mg
Morangos 65 mg
Chucrute20 mg
Limões50 mg
colorau140 mg

Overdose de vitamina C

Como a vitamina C é uma vitamina solúvel em água, uma overdose dificilmente é possível. Grandes doses são eliminadas pelos rins. É muito mais perigoso quando há falta de oferta no corpo.

Se você não pode cobrir suas necessidades diárias com alimentos, deve contar com suplementos dietéticos. Essas medidas devem ser sempre discutidas com um médico.

Teor de vitaminas de suplementos dietéticos

De acordo com o estado atual dos estudos, os especialistas recomendam a ingestão de 500 a 1000 miligramas desta importante vitamina ao tomar suplementos alimentares adicionais, que estão disponíveis gratuitamente no mercado em pó, entre outras coisas.

Um aumento da ingestão de ácido ascórbico é inofensivo.  Se o corpo receber um teor muito alto de vitamina C, ele a excreta na urina e, se a dose for extremamente alta, nas fezes.

Grupos de deficiência e risco

Em primeiro lugar: devido à boa situação de abastecimento, dificilmente se encontra deficiência de vitamina C  na Europa Central .

O fato de que uma deficiência temporária ou permanente de ácido ascórbico pode ter consequências graves era particularmente evidente até o século XVIII. Durante esse tempo, a chamada doença do escorbuto era particularmente comum entre os viajantes do mar (que muitas vezes tinham um consumo limitado de alimentos frescos por semanas) e – como o escorbuto geralmente leva à morte – muito temida.

Uma leve deficiência de ácido ascórbico é inicialmente caracterizada por  sintomas inespecíficos, como fadiga, fraqueza ou maior suscetibilidade a várias infecções  .

A deficiência de vitamina C põe em perigo o corpo.  Se o organismo humano não recebe ácido ascórbico suficiente, falta um antioxidante importante  . As consequências disso são:

  • Os radicais livres no sangue e também no cérebro
  • Doenças associadas à aterosclerose
  • retardou a cicatrização de feridas e
  • uma liberação de hormônio desregulada

A deficiência de vitamina C (doença de Moeller-Barlow) também pode ocorrer em bebês. É caracterizada por formação óssea prejudicada, bem como distúrbios de crescimento, sangramento da mucosa e sangramento dos órgãos internos.

A deficiência de vitamina C não ocorre apenas com uma dieta muito pobre em vitamina C. Outros  fatores que podem promover uma deficiência de vitamina C  são os seguintes:

  • idoso
  • doenças crônicas ou estresse físico, como febre ou queimaduras
  • Fase de crescimento
  • gravidez e período de amamentação
  • Tomar medicação (especialmente: aspirina, anticoncepcionais à base de antiestrogênio ou durante a menopausa)
  • Fumante

NOTA: Os fumantes em particular devem observar que sua necessidade de vitamina C é geralmente cerca de 50% maior. Uma vez que mais toxinas entram no corpo através do fumo, que por sua vez precisam ser decompostas ou excretadas com a ajuda do ácido ascórbico, o consumo normal de vegetais e frutas costuma ser insuficiente.

Vitamina C como suplemento dietético

Diabéticos, atletas de competição, idosos e fumantes têm uma necessidade diária aumentada. Portanto, os suplementos dietéticos podem ser usados ​​para atender ao aumento da necessidade. Eles estão disponíveis como pastilhas ou cápsulas, entre outras coisas.

No entanto, o ácido ascórbico não está disponível apenas na forma de pó, que se dissolve em água ou como comprimido. A seleção de produtos adequados é diversa e varia de comprimidos e supositórios a bebidas e sprays nasais. Uma quantidade de 500 a 1000 miligramas de vitamina C é suficiente para cobrir as necessidades diárias.

O aumento do consumo deste é normalmente inofensivo, uma vez que o organismo humano excreta a quantidade de ácido ascórbico de que não necessita. Erros ao tomar o pó não podem, portanto, ser cometidos. No entanto, é aconselhável consultar um médico ou nutricionista antes de tal medida.

Absorção retardada com cápsulas retardadas

Há algum tempo, existem preparações especiais com um efeito retardado no mercado de suplementos dietéticos. Eles foram feitos com a ideia de que o corpo só pode absorver uma quantidade limitada de vitamina C por vez.

As cápsulas retardadoras  liberam vitamina C muito lentamente e, assim, garantem a melhor absorção possível  no corpo. Isso é especialmente recomendado para pessoas com necessidades aumentadas de vitaminas.

Perguntas frequentes sobre a vitamina C.

De quanta vitamina C eu preciso e onde ela está?

Ao contrário dos humanos, as plantas e vários animais podem produzir ácido ascórbico independentemente. Como nós, como espécie, perdemos a capacidade de se sintetizar por meio da evolução, temos de ingerir a vitamina importante em quantidades comparativamente grandes por meio dos alimentos.

De acordo com a Sociedade Alemã de  Nutrição  e. V. as mulheres precisam em média 95 mg de vitamina C por dia, enquanto os homens devem consumir 110 mg da substância vital.

Bebês, crianças, adolescentes, gestantes e lactantes e fumantes têm necessidades diárias diferenciadas.O que acontece se houver muita vitamina C?

O efeito tóxico da vitamina C não pôde ser determinado mesmo em altas doses.

Os efeitos colaterais típicos ao tomar preparações de ácido ascórbico afetam principalmente o trato gastrointestinal e se manifestam, por exemplo, na forma de diarréia, flatulência e náusea. O desenvolvimento de pedras nos rins em conexão com a alta ingestão de vitamina C também é discutido.O que um antioxidante faz?

Como antioxidante, o ácido ascórbico absorve oxigênio (óxido), que é prejudicial a outras substâncias (por exemplo, hormônios).

Devido à sua própria oxidação, evita a oxidação de outras substâncias e pode então (por meio de outras etapas de reação) ser convertido de volta à forma normal de vitamina C.

Vitamina C na gravidez: o que observar

A necessidade de vitaminas aumenta durante a gravidez. Uma ingestão suficiente de vitamina C é importante para o desenvolvimento da criança.

Vitamina C na gravidez: importante para a criança

Sua dieta como uma futura mãe afeta seu bebê. Durante a gravidez, a necessidade de vitaminas e oligoelementos aumenta. A vitamina C é importante para o desenvolvimento do cérebro da criança. Acima de tudo, a memória é influenciada por essa vitamina.

  • Nosso corpo não pode produzir essa vitamina sozinho. Tem que ser ingerido através dos alimentos.
  • Faça uma dieta saudável e balanceada e obtenha vitamina C suficiente de sua dieta. Alcance frutas cítricas. Paprika e brócolis também são ricos em vitamina C.
  • Se você usa suplementos vitamínicos, não precisa se preocupar com uma overdose , desde que seus rins estejam funcionando normalmente. O corpo absorve apenas a quantidade de vitamina C de que necessita. Qualquer excesso é excretado.
  • Se você consumiu uma grande quantidade de vitamina C, na pior das hipóteses, pode ocorrer diarreia temporária.
  • No entanto, lembre-se de que esses produtos não contêm apenas vitamina C. Normalmente, você encontrará ingredientes adicionais aqui, como intensificadores de sabor, adoçantes e amidos.

Fumantes grávidas e vitamina C.

Se fumar durante a gravidez, isso afeta o desenvolvimento dos pulmões do feto, entre outras coisas. 

  • Um estudo americano descobriu que a vitamina C tem efeitos positivos em crianças de mulheres que fumam.
  • O estudo descobriu que filhos de mulheres grávidas que fumam nascem com melhor função pulmonar se as mães consumirem 500 mg de vitamina C por dia.
  • A vitamina não pode compensar completamente os danos causados ​​pelo fumo. Os valores pulmonares das crianças ainda eram piores do que os dos recém-nascidos cujas mães não fumam.
  • No entanto, houve uma melhora clara em comparação com o grupo de comparação em que as grávidas fumavam e não receberam administração de vitamina C específica.

Suplementação de vitamina C: inútil para mulheres grávidas

A vitamina C é um nutriente essencial com muitos aspectos positivos: fortalece o sistema imunológico, promove a cicatrização de feridas e garante um tecido conjuntivo forte, bem como ossos e dentes fortes. As mulheres grávidas têm uma necessidade maior. Uma revisão da Cochrane investigou se a suplementação de vitamina C com comprimidos poderia prevenir complicações em gestantes.

Vegetais verdes, espinheiro-mar, batatas: todos esses alimentos são ricos em vitamina C. As sociedades internacionais de nutrição recomendam uma ingestão de 100 mg, para mulheres grávidas cerca de 150 mg por dia. De acordo com alguns especialistas, mesmo 1000 mg em forma de comprimido é a dose ideal para futuras mães. Uma revisão da Cochrane examinou se um bom suprimento de vitamina C pode prevenir complicações em mulheres grávidas, como pressão alta, inchaço ou edema das mãos, pernas e rosto – os médicos chamam de pré-eclâmpsia – ou anemia. Também foi investigado se a deficiência de vitamina C da mãe retarda o desenvolvimento físico do bebê.

A fórmula da vitamina C

Uma revisão da Cochrane incluiu 29 estudos de 17 países nos quais participaram 24.000 mulheres grávidas. Em 15 estudos, as mulheres receberam uma dose diária de 1.000 mg de vitamina C em forma de comprimido, principalmente em combinação com vitamina E. Em 7 estudos com evidências de alta qualidade, foi demonstrado em mais de 15.700 mulheres grávidas que a administração de vitamina aumentava o risco de descolamento prematuro da placenta em 36%, mas não está claro se foi devido ao aumento da ingestão de vitamina C ou a outros fatores, como a combinação com vitamina E, porque na maioria dos estudos foram administradas combinações de vitaminas C e E com medicamentos simulados ( Placebo). Estudos em que mulheres grávidas receberam vitamina C adicional apenas mostraram que a ruptura prematura da bexiga ocorreu com menos frequência do que em estudos

Tablets que não funcionam

Os autores concluem que os suplementos de vitamina C não podem prevenir complicações durante a gravidez. Eles também não reduzem o risco de parto prematuro, natimorto ou pré-eclâmpsia, e não têm efeito sobre o baixo peso do bebê ao nascer. Mais estudos são necessários para examinar o efeito da vitamina C no descolamento prematuro da placenta ou na ruptura prematura da bexiga. Em qualquer caso, os resultados até agora não fornecem nenhuma evidência convincente para apoiar a administração de vitamina C com ou sem a adição de vitamina E.

Mesmo que os benefícios de um suplemento de vitamina C para as mulheres grávidas não possam ser comprovados, elas ainda podem ser aconselhadas a comer uma dieta saudável, equilibrada e mista que inclua vegetais e frutas ricas em vitamina C, como pimentão, repolho, brócolis e frutas cítricas. E uma bebida ocasional, bolo ou iogurte com espinheiro-mar é delicioso e uma verdadeira bomba de vitaminas.

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