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Vitamina B9 – Ácido Fólico – na gravidez

Ácido fólico em resumo

  • O ácido fólico se refere à substância produzida sinteticamente, enquanto o folato se refere ao grupo de substâncias que ocorrem naturalmente.
  • Está essencialmente envolvido em vários processos metabólicos, especialmente na divisão e formação celular.
  • O ácido fólico é necessário para a estrutura do DNA nas células e também para a formação do sangue.
  • A função e a importância do ácido fólico são conhecidas apenas a partir da década de 1940.
  • O ácido fólico é particularmente importante durante e antes da gravidez. Uma deficiência pode causar malformações graves na criança.

Ácido fólico – o que é?

Se você perguntar o que o termo comumente usado ácido fólico (ou vitamina B11) realmente significa, primeiro observe que o ácido fólico é, na verdade, apenas uma subcategoria.

O termo ácido fólico é usado apenas para descrever a substância produzida sinteticamente. Todos os outros compostos de ocorrência natural com o mesmo efeito são chamados de folato.

Quimicamente, a vitamina B9 (também chamada de ácido fólico) é composta de um derivado de pteridina, ácido para-aminobenzóico e ácido L- glutâmico  . A vitamina apoia os processos de divisão celular e é responsável pela formação de novas células.

O nome ácido fólico ou folato foi derivado do latim “folium” (= folha) e, portanto, já indica em qual fonte a substância foi descoberta pela primeira vez ou em quais fontes ela ainda pode ser encontrada principalmente hoje.

Os papéis e funções do ácido fólico

A vitamina tem um efeito positivo principalmente no sistema nervoso e no cérebro humanos. Além disso, o ácido fólico é um poderoso componente do fluido da medula espinhal. A superposição entre a vitamina B12 e a vitamina B9, bem como a metionina, o bloco de construção da proteína, tem um significado decididamente substancial para a psique humana.

Isso se deve ao fato de que a vitamina B12 converte a proteína homocisteína no bloco de construção da proteína metionina. Os ácidos nucléicos devem ser construídos no núcleo da célula, pelos quais as moléculas de ácido fólico são responsáveis. A metionina tem um efeito de apoio aqui.

Este processo ocorre na medula óssea formadora de sangue do organismo humano. Como a produção de células sanguíneas ocorre aqui durante o dia e à noite, não é possível prescindir da divisão celular repetitiva.

O nutriente também desempenha um papel importante no metabolismo . O ácido fólico também é necessário para a produção de sangue. Também tem uma função importante e um efeito positivo no sistema nervoso e no cérebro humano. A função da vitamina é, portanto, muito importante para o corpo humano e não deve ser subestimada. Como o corpo humano não pode produzir a vitamina por si só, ela deve ser ingerida com alimentos.

É necessário para várias reações de transferência. A forma ativa do ácido fólico é chamada de ácido tetrahidrofólico. Nesta forma, atua como uma coenzima na transferência de várias unidades de carbono (por exemplo, grupos metil ou formil). Por exemplo, está envolvido no metabolismo da homocisteína, histidina, purina e serina.

O ácido fólico é essencial para:

  • Divisão celular e nova formação
  • Metabolismo de proteínas
  • Mudança genética (síntese de DNA e RNA)
  • Metabolismo de energia (crescimento)

Como o ácido fólico é sensível à luz, ao ar e ao calor, ele pode perder sua eficácia se os  alimentos forem processados, armazenados ou preparados incorretamente. Isso leva a grandes perdas. Um exemplo disso são as refeições prontas, porque contêm significativamente menos vitamina B9 do que as refeições preparadas na hora.

Ácido fólico e gravidez – o que considerar ao tentar ter filhos

De acordo com as recomendações da Sociedade Alemã de Nutrição , as mulheres que pretendem engravidar devem  complementar  sua dieta rica em folato com suplementos de ácido fólico (400 µg de ácido fólico) pelo menos quatro semanas antes do início da gravidez e durante o primeiro trimestre da gravidez .

A duplicação recomendada da ingestão deve-se ao fato de que, além dos processos metabólicos usuais, ocorrem outros processos para os quais é essencial mais ácido fólico: Não só o corpo da mãe aumenta de forma (placenta, tecido mamário, etc.), mas também o DNA do O feto precisa ser formado.

Nos primeiros três meses, a quantidade não deve cair abaixo de 600 microgramas. Após o segundo  trimestre de gravidez  (semana 13), por outro lado, não há necessidade de suplementos adicionais. No entanto, se continuar a ser tomado, nem o bebê nem a futura mãe serão prejudicados. Porque o ácido fólico é inofensivo em doses normais.

Além de tomar suplementos, você também pode prestar atenção a uma dieta que é particularmente rica em folatos durante a gravidez.

Hoje está provado que um aumento da ingestão de ácido fólico antes e durante a gravidez pode minimizar o risco de desenvolver defeitos do tubo neural em recém-nascidos .

Um defeito do tubo neural são malformações congênitas na criança que surgem quando o desenvolvimento do tubo neural é perturbado entre o 21º e 28º dia de gravidez. Esse distúrbio pode ocorrer, entre outras coisas, se muito pouco ácido fólico for consumido no período correspondente.

A medula espinhal e o cérebro da criança se desenvolvem a partir do tubo neural do feto durante a gravidez. A interrupção deste processo pode não só levar a abortos espontâneos, mas também a malformações (costas abertas ou espinha bífida, cérebro ausente / degenerado).

CUIDADO

aumento da necessidade de ácido fólico deve ser levado em consideração não apenas no caso de uma gravidez planejada, mas em todas as mulheres que possam engravidar . A ingestão profilática de preparações de ácido fólico apropriadas é fortemente recomendada pela Sociedade Alemã de Nutrição.

Ácido fólico em alimentos

O ácido fólico natural vem diretamente dos alimentos. Não é uma substância rara, e é por isso que você pode passar com segurança sem a ingestão de suplementos dietéticos . Os folatos são encontrados em alimentos vegetais e animais.

O folato é particularmente abundante em plantas folhosas , como  espinafre , todas as outras  alface – e vários tipos de repolho (  por exemplo, alface de cordeiro  e  couve de Bruxelas ).

Além disso, outros  vegetais  e  produtos de grãos inteiros ,  leite (produtos), ovos e  peixes ou produtos de carne servem como fontes de folato. A vitamina B9 também é encontrada em pequenas quantidades em produtos de grãos inteiros,  abacates , vegetais de folhas verdes  , brócolis,  beterraba ,  aspargos , cenouras , couve de Bruxelas , rabanete ,  rúcula ,  tomate , espinafre , nozes, gema de ovo, peixe , carne .

Existem vários aminoácidos na vitamina B9   , nomeadamente glicina, histidina e serina. Durante a gravidez, existe  um aumento da necessidade de ácido fólico, sendo também de grande importância para as células da medula óssea que frequentemente se dividem.

Na dieta diária, deve-se ter o cuidado de preparar os ingredientes o mais delicadamente possível . Frutas e  vegetais frescos  contêm muitas vitaminas valiosas  . Para poder aproveitá-los, você também pode dispensar completamente o aquecimento e o cozimento. Porque os lanches de alimentos crus nos fortalecem e nos fornecem uma grande parte de todos os nutrientes importantes.

Fontes vegetais com ácido fólico

Teor de vitaminaFontes vegetais
> 200 µg / 100 gGrão de bicoSojalevedura de cervejaFermento de padeiro
100-200 µg / 100 gcouve-florBrócolisEndíviaalface-de-cordeiroCouvesalsinhaCouve de bruxelasFeijão brancoErvilhasamendoim
<100 µg / 100 gBananasMaçãsBatatasCenouras

Fontes animais com ácido fólico

Teor de vitaminaFontes animais
> 200 µg / 100 gfígado
100-200 µg / 100 grim
<100 µg / 100 gLeite inteiroiogurtecreme de queijoQuarkatumovo

Como você pode obter ácido fólico nos alimentos?

Ao preparar e armazenar alimentos que contenham folato, deve-se observar que a substância é sensível à oxidação, bem como ao calor e à luz. Também é solúvel em água.

Para manter a perda de eficácia o mais baixo possível, devem ser evitadas altas temperaturas de preparação, longos períodos de armazenamento e armazenamento não embalado em locais iluminados.

O ácido fólico, que é produzido sinteticamente, tem uma taxa de eficácia significativamente maior do que o folato natural, de modo que já é  adicionado como suplemento dietético a vários produtos em países como EUA, Canadá, Austrália e Grã-Bretanha  . Também na Alemanha se discute se certos tipos de farinha – principalmente os usados ​​na indústria de panificação – devem ser enriquecidos com a substância sintética, a fim de melhorar o fornecimento de ácido fólico em todos os setores.

No entanto, uma vez que uma dieta mista variada, que não omite a ingestão de vegetais crus e alface, é suficiente para cobrir adequadamente as necessidades de ácido fólico, esta proposta não teve até agora êxito. Além disso, os alimentos fortificados com ácido fólico são suspeitos de promover câncer em pessoas que não estão mais em crescimento.

INFO

Ao preparar ou processar alimentos que contenham ácido fólico, em média 35-70% da substância é perdida. Portanto, é aconselhável consumir alimentos crus ou não processados, como saladas e vegetais crus, todos os dias.

Necessidade diária de ácido fólico

A Sociedade Alemã de Nutrição recomenda uma ingestão de 300 µg para o fornecimento diário de folato. Mulheres grávidas e amamentando têm uma necessidade diária maior de  modo que certos defeitos de desenvolvimento da criança possam ser prevenidos.

É bom saber: medicamentos como pílulas anticoncepcionais (contraceptivos) ou citostáticos podem causar uma absorção reduzida de ácido fólico.

O ácido fólico ou folato não denota uma única substância, mas compreende um grupo de substâncias eficazes com vitaminas que são absorvidas em diferentes graus no intestino, de modo que a taxa de eficácia difere em cada caso. Para levar isso em consideração, o termo equivalente folato (FÄ) é usado para informações de conteúdo em alimentos.

A fórmula a seguir serve como base para a conversão:

1 µg de folato equivalente = 1 µg de folato dietético (mono- e poliglutamatos) = 0,5 µg de ácido fólico sintético

IdadeEquivalentes de folato µg / dia
Bebê:
0 a menos de 4 meses4 a menos de 12 meses60
80
Crianças e adolescentes:
1 a menos de 4 anos4 a menos de 7 anos7 a menos de 10 anos10 a menos de 13 anos13 a menos de 15 anos15 a menos de 19 anos120
140
180
240
300
300
Adultos:
19 a menos de 25 anos25 a menos de 51 anos51 a menos de 65 anos65 anos e mais velhos300
300
300
300
Mulheres grávidas:550
Amamentação450

Nota: Mulheres que desejam ter filhos devem tomar 400 µg de ácido fólico adicional como suplemento a uma dieta rica em folato . O suplemento alimentar deve ser tomado um mês antes do início da gravidez e durante o quarto mês.

Tudo sobre suplementos de ácido fólico

Devido às propriedades mencionadas acima, é especialmente aconselhável para algumas pessoas prestar atenção aos alimentos ricos em ácido fólico ou tomar os preparados adequados.

Muitas preparações também contêm  iodo e / ou  vitamina B12 . Eles são particularmente adequados para atender às necessidades pessoais diárias. Porque os ingredientes adicionais garantem uma melhor absorção no organismo e, assim, tornam a preparação ainda mais eficaz. Você pode comprar bons preparados em farmácias, drogarias, clínicos gerais ou online.

Sintomas e consequências de uma deficiência de ácido fólico

Um suprimento adequado de ácido fólico não deve ser garantido apenas antes ou durante a gravidez. Também na vida cotidiana, a necessidade de ácido fólico é um aspecto importante da saúde, porque a maioria das pessoas hoje não consegue obter os 300 µg de folato recomendados por meio da dieta.

A deficiência pode ser reconhecida principalmente por distúrbios que afetam as células vermelhas e brancas do sangue, bem como as membranas mucosas intestinais ou urogenitais.

Sintomas de deficiência de ácido fólico

A deficiência de ácido fólico é perceptível em humanos, entre outras coisas, por meio dos seguintes sintomas:

  • Sentimentos de medo
  • Membrana mucosa inflamada ao redor dos lábios
  • Problemas de memória
  • desesperança
  • Inquietação interna
  • Sem alegria na vida
  • fadiga
  • confusão

Possíveis consequências da deficiência prolongada de ácido fólico:

  • anemia megaloblástica (perniciosa)
  • arteriosclerose
  • Defeitos do tubo neural, abortos espontâneos, malformações congênitas, distúrbios do desenvolvimento (no caso de deficiência antes e durante a gravidez)

Além das doenças secundárias mencionadas acima, são discutidos outros quadros clínicos que podem estar relacionados a uma deficiência de ácido fólico. Uma conexão com baixos níveis de folato não pode ser descartada em pacientes com câncer de cólon e Parkinson, bem como em pessoas que sofrem de certas deficiências cognitivas e humor depressivo.

Além disso, o consumo excessivo de álcool pode causar deficiência de vitamina B9.

CUIDADO

Demasiado ácido fólico pode tornar os medicamentos usados ​​para tratar a epilepsia menos eficazes!

O que acontece em caso de overdose

O que acontece quando há muito ácido fólico no corpo? Esta pergunta é respondida muito rapidamente: os efeitos colaterais do ácido fólico não são conhecidos. Estudos com a administração de altas doses por um período de anos não mostraram danos nem efeitos tóxicos.

Como o ácido fólico (vitamina B9) é solúvel em água, o ácido fólico pode ser excretado do corpo através do sistema urinário. Também não é armazenado pelo organismo.

Uma possível influência no seu efeito só deve ser considerada ao tomar medicamentos adicionais. Por exemplo, o ácido fólico pode causar efeitos colaterais no modo como os medicamentos atuam, como reduzir o efeito terapêutico dos medicamentos antiepilépticos e, assim, aumentar o número de convulsões.

No caso de tratamento medicamentoso básico, o médico assistente pode fornecer mais informações e recomendações de dosagem precisas.

Os adultos devem tomar pelo menos 300 µg, mas não mais que 1000 µg de ácido fólico por dia .

Uma dieta alimentar mista balanceada, em que se tenha o cuidado de utilizar também produtos crus e pouco processados ​​(saladas, vegetais não aquecidos), geralmente deve ser suficiente para que adultos saudáveis ​​cumpram esses valores de referência. Um suplemento com preparações sintéticas apropriadas não é, portanto, necessário per se.

As mulheres grávidas também precisam de ácido fólico?

Um bom suprimento de folato é particularmente importante para mulheres grávidas. A vitamina está principalmente envolvida na divisão e regeneração das células. Portanto, durante a gravidez, a ingestão recomendada aumenta em 83 por cento. Além de uma dieta balanceada e rica em folato, a rede Gesund ins Leben, iniciativa IN FORM do Ministério Federal da Alimentação, recomenda tomar 400 µg de ácido fólico (forma sintética da vitamina) diariamente pelo menos até o final do terceiro mês de gravidez. Mesmo se você quiser ter filhos, o ácido fólico deve ser tomado todos os dias para reduzir o risco de defeitos do tubo neural [2]. Depende de ambos: uma dieta balanceada com alimentos ricos em folato, como vegetais, leguminosas e produtos de grãos inteiros, bem como tomar ácido fólico como suplemento nos primeiros meses. A administração de ácido fólico complementa a ingestão de folato com alimentos naturais. Não os substitui.

Aumento da necessidade de folato durante a gravidez

Os compostos da vitamina solúvel em água encontrados naturalmente nos alimentos são chamados de folatos. A forma sintética encontrada em suplementos e alimentos fortificados é conhecida como ácido fólico. A vitamina é importante para o crescimento, formação do sangue e tecido nervoso e, portanto, para o desenvolvimento saudável do feto [3]. A partir do primeiro dia de gravidez, o valor de referência para ingestão de folato aumenta de 300 µg para 550 µg por dia [4, 5]. A ingestão média de folato por mulheres na Alemanha é significativamente menor, 184 µg por dia [6]. Muitas mulheres engravidam sem cuidados.

Previna defeitos do tubo neural em um estágio inicial

O folato e o ácido fólico desempenham um papel importante na prevenção de malformações congênitas, especialmente defeitos do tubo neural. O tubo neural, a partir do qual o sistema nervoso central se desenvolve no decorrer do desenvolvimento embrionário, geralmente fecha três a quatro semanas após a concepção. A essa altura, muitas mulheres ainda não sabem que estão grávidas. É por isso que é importante otimizar o fornecimento de folato e ácido fólico antes da gravidez. Pelo menos 50 por cento dos defeitos do tubo neural poderiam ser evitados dessa forma [1].

Comer rico em folato

As futuras mães podem melhorar a ingestão de folato com uma dieta balanceada e escolhas alimentares específicas. Os folatos são encontrados em alimentos de origem animal e vegetal. Os vegetais de folhas verdes como o espinafre, a alface de cordeiro e o repolho são ricos nesse nutriente. Mas tomates, legumes, frutas cítricas e bagas também são boas fontes de folato, assim como todos os produtos de grãos inteiros. Comer com alto teor de folato significa, portanto: comer 3 porções de vegetais e 2 porções de frutas por dia e escolher a variante de grãos inteiros para produtos de cereais. Visto que a luz, o ar e o oxigênio danificam a vitamina, os vegetais e as frutas devem ser preparados o mais delicadamente possível. Alimentos fortificados com ácido fólico podem facilitar o fornecimento dessa vitamina. Isso inclui, por exemplo, sal iodado com ácido fólico, que, como qualquer outro sal, deve ser usado com moderação [7].

Suplemento de ácido fólico como suplemento na gravidez

Para reduzir o risco de malformações infantis do sistema nervoso ou defeitos do tubo neural, as mulheres que desejam engravidar devem tomar um suplemento de ácido fólico com 400 µg de ácido fólico por dia, além de uma dieta rica em folatos. A ingestão precoce é crucial, pois leva cerca de 6 a 8 semanas até que uma concentração de folato preventivamente eficaz seja alcançada no corpo [8, 9]. A administração adicional de ácido fólico deve ser continuada pelo menos até o final do primeiro trimestre da gravidez.

Numerosos estudos demonstraram que a suplementação reduz significativamente o risco de malformações do sistema nervoso ou defeitos do tubo neural na infância [10]. Estudos individuais também indicam uma redução no risco de outras malformações, como cardiopatias e fenda labiopalatina [2, 8]. A quantidade recomendada de ácido fólico para a prevenção de defeitos do tubo neural pode ser administrada isoladamente ou em combinação com outros micronutrientes [2]. Em ambos os casos, as preparações devem conter 400 µg de ácido fólico [2]. 

O ácido fólico sintético é particularmente bem absorvido pelo corpo. Não há risco de sobredosagem. Como a dose de até 1.000 µg de ácido fólico por dia, a administração em longo prazo é inofensiva para a saúde, mesmo durante a gravidez [5, 9]. Se a mãe começar a tomar preparações de ácido fólico pouco antes ou logo após a concepção, uma dosagem mais alta deve ser usada em consulta com o médico. Qualquer pessoa que quiser usar suplementos de ácido fólico após o terceiro mês de gravidez pode fazê-lo, mas eles não podem mais prevenir defeitos do tubo neural.

De quanto ácido fólico as mulheres grávidas precisam?

Como posso fazer uma dieta rica em folatos?

Basicamente, você pode fazer isso com uma dieta balanceada: muitos vegetais e frutas, grãos inteiros e laticínios, legumes e às vezes salmão. Mas: “O folato é muito sensível à luz e ao calor e também solúvel em água. Isso significa que 50 a 70 por cento do folato pode ser perdido durante o preparo”, disse Antje Gahl da Sociedade Alemã de Nutrição em Bonn. Portanto: “Coma vegetais e frutas como vegetais crus. Para pratos quentes, pique os vegetais o menos possível e cozinhe-os apenas rapidamente”, aconselha Gahl. E atenção: um dos alimentos mais ricos em ácido fólico é o fígado. As mulheres grávidas devem tentar não comê-lo porque contém muita vitamina A – muito dela é prejudicial para o feto.

Por que a dieta sozinha geralmente não é suficiente para atender às necessidades de ácido fólico?

A necessidade aumenta significativamente durante a gravidez. É 550 microgramas diários (caso contrário, 300 microgramas para adultos). No entanto, o Estudo Nacional de Consumo de 2013 mostrou que as mulheres geralmente consomem apenas uma média de 184 microgramas de folato por dia em sua dieta. Portanto, as mulheres grávidas são aconselhadas a tomar 400 microgramas adicionais por dia na forma de comprimidos.

Por quanto tempo você deve tomar ácido fólico durante a gravidez?

Esse é um ponto crítico. O tubo neural fecha por volta do 28º dia de gravidez. Muitos então nem sabem que estão esperando um filho. Por exemplo, a rede de especialistas “Gesund im Leben” recomenda que as mulheres devem tomar um suplemento de ácido fólico ao planejar a gravidez e pelo menos no primeiro trimestre da gravidez – além de uma dieta balanceada. Que menos de quatro semanas as mulheres antes ou depois do início da gravidez começam a tomar devem tomar uma dose mais elevada de ácido fólico, a rede recomenda “vida saudável”. É melhor discutir isso com seu ginecologista.

O que deve ser considerado ao tomar ácido fólico?

É melhor tomar ácido fólico com o estômago vazio, então ele tem a maior biodisponibilidade: em sua forma sintética, quase 100 por cento dele pode ser usado pelo corpo. No entanto, certas drogas podem atuar como ladrões de ácido fólico e, assim, reduzir o nível de ácido fólico. Isso se aplica, por exemplo, a alguns antibióticos ou agentes para o tratamento de epilepsia e doenças autoimunes. Nestes casos, as mulheres grávidas discutem com o seu médico se a medicação alternativa está disponível ou se a ingestão de ácido fólico deve ser aumentada.

Algumas mulheres também sofrem de um defeito enzimático especial. Impede que o ácido fólico seja convertido em uma forma biologicamente ativa no corpo. Aqui, os preparativos com 5-MTHF devem ajudar. O ácido fólico já está em sua forma biologicamente ativa. As mulheres grávidas também devem perguntar ao seu ginecologista sobre isso.

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