Fontes de biotina
Vitaminas

Vitamina B7 – Biotina – na gravidez

A biotina, anteriormente também conhecida como vitamina H e vitamina B7, é considerada a substância vital para a pele, cabelo e unhas, especialmente na indústria de cosméticos e suplementos dietéticos.

Em vez disso, a relevância particular da vitamina surge do fato de que, como uma coenzima, ela está envolvida em processos metabólicos importantes, como o metabolismo dos ácidos graxos.

A designação desatualizada como vitamina H refere-se à eficácia particular da substância no cabelo. O termo vitamina B7, por outro lado, marca o fato de que a biotina faz parte do grupo da vitamina B.

A vitamina é solúvel em água, não pode ser armazenada e contém enxofre.

Biotina – funções no corpo

Vitamina B7 / Biotina / Vitamina H pertence a um grupo de enzimas que desempenham tarefas metabólicas particularmente importantes.

Para utilizar com eficácia as pequenas quantidades contidas nos alimentos, o organismo desenvolveu um mecanismo semelhante ao da reciclagem.

Para que a biotina possa ser incorporada ao corpo, um resíduo especial de lisina é ligado a uma molécula de biotina por uma enzima. Isso cria holocarboxilases funcionais.

Se essas carboxilases, que contêm biotina, são quebradas novamente, elas deixam para trás a biocitina, que é uma combinação de  vitamina B7 , ou seja, biotina e  lisina , um  aminoácido .

A biocitina é então dividida por outra enzima (biotinidase) para que a biotina seja recuperada.

EXEMPLO

Nesse contexto, estudos demonstraram que a qualidade das unhas em 91% dos pacientes com unhas quebradiças (= sintoma específico de deficiência de bioton) melhorou significativamente após cerca de cinco meses após a ingestão de 2,5 µg / dia. Sintomas específicos, como perda de cabelo ou doenças de pele, também podem ser melhorados ou eliminados com a ingestão de biotina.

Biotina em alimentos

A biotina atua como um fator nas reações de carboxilação de enzimas importantes. Estes, por sua vez, são necessários para a produção de ácidos graxos e a utilização de aminoácidos importantes. Essas enzimas também desempenham tarefas importantes na produção e conversão de glicose (gliconeogênese).

Alimentos com biotina têm efeito direto nas raízes do cabelo. Aqui, ele estimula os processos metabólicos. Também contribui para a formação de novas células da pele e das unhas.

A vitamina pode ser encontrada em ambos os alimentos vegetais e animais em forma livre ou – no caso de alimentos de origem animal – na forma de proteína-ligado. Embora a substância seja relativamente insensível aos efeitos do calor, temperaturas muito altas não devem ser utilizadas ao preparar alimentos que contenham biotina. Para evitar a perda de vitaminas, também é aconselhável armazenar os alimentos onde não entrem em contato com os raios ultravioleta ou a luz do dia.

Boas fontes animais de biotina são:

  • Fígado de vaca ou vitela
  • salmão
  • Peixe vermelho
  • (cozidos!) ovos de galinha

Boas fontes vegetais de biotina são:

  • Amendoim  e produtos de amendoim, como manteiga de amendoim
  • Soja
  • Farelo de trigo
  • aveia
  • Cogumelos
  • Milho
  • Bananas
  • espinafre

Outra fonte muito boa de alimentos é a  cerveja – representa e além do padeiro, existem outros animais e vegetais. Os  alimentos , têm níveis mais baixos de biotina. Isso inclui, por exemplo,  linguado ,  ervilha ,  abacate ,  leite de vaca ,  arroz  e  alface .

ATENÇÃO: Ovos só devem ser consumidos cozidos, pois contêm a glicoproteína avidina. No estado cru, a avidina e a biotina formam um complexo que não pode ser decomposto no trato gastrointestinal, o que significa que a vitamina não é mais usada no metabolismo, mas é excretada sem ter cumprido suas funções reais.

Biodisponibilidade da vitamina

No entanto, o conteúdo total de biotina em um alimento é frequentemente secundário, porque em alguns casos o corpo não pode usá-la de todo ou apenas em pequenas quantidades.

Isso se justifica pelo fato de ser quimicamente ligado, principalmente acoplado a certas proteínas. Mas também pode estar presente de forma livre em certos alimentos.

Dependendo da disponibilidade e usabilidade, os alimentos podem conter muita biotina, mas de uma forma inútil. Estudos mostram que 62% da biotina em sementes de beterraba , por exemplo , pode ser aproveitada . Apenas 5% disso é feito de trigo .

Onde ocorre a biotina?

A substância vital é sintetizada em pequenas quantidades pelas bactérias intestinais do organismo humano. No entanto, é principalmente consumido externamente através dos alimentos.

A vitamina B ocorre em alimentos vegetais e animais em diferentes formas: a maioria das plantas contém biotina na forma livre, enquanto nos alimentos de origem animal ela está principalmente ligada às proteínas.

Para que a vitamina seja absorvida, a biotina ligada à proteína deve primeiro ser extraída no trato gastrointestinal.

Para fazer isso, as proteínas são divididas e a biotina é convertida em biotina e lisina livre por uma enzima. No intestino delgado, a biotina liberada pode então ser absorvida por proteínas transportadoras e atingir as células ou tecido alvo, onde é, por sua vez, acoplada a várias carboxilases.

Nessa forma acoplada, é de particular relevância para o metabolismo dos ácidos graxos, bem como para o acúmulo de carboidratos (gliconeogênese) e certos processos de crescimento.

Até agora, há pouco conhecimento sobre o metabolismo posterior. O que é certo, entretanto, é que o nutriente é decomposto no fígado em bisnorbiotina e tetranorbiotina e depois excretado na urina.

Biotina durante a gravidez – como obter vitaminas suficientes!

A biotina é boa para a pele e o cabelo. Toda mulher provavelmente já ouviu isso. Mas o que exatamente é biotina e por que ela é importante para mulheres grávidas?

Biotina – o que está por trás disso?

A biotina é uma das vitaminas essenciais. Isso significa que o corpo não pode produzi-lo sozinho, mas deve absorvê-lo por meio dos alimentos. Outro nome é vitamina B7. Ela costumava ser chamada de vitamina H. OH porque a vitamina tem um efeito positivo no crescimento da pele e do cabelo. A biotina também é boa para as nossas unhas: torna-as mais fortes e melhora a estrutura da superfície. O que muitos podem não saber: a biotina também está envolvida no metabolismo. Ajuda a quebrar gorduras, colesterol, proteínas e carboidratos. O requisito geral de biotina para adultos é entre 30 e 60 µg por dia. Em bebês, o valor fica entre cinco e dez µg por dia. No entanto, essas são apenas estimativas da DGE (German Nutrition Society). É assumido

Quais são as consequências da deficiência de biotina?

Se o corpo não for fornecido adequadamente com biotina, ocorrem sintomas de deficiência. Mulheres grávidas e amamentando não devem, portanto, ignorar os seguintes sinais:

  • Perda de cabelo
  • Dores musculares
  • unhas quebradiças
  • Inflamação da pele e da língua
  • pressão sanguínea baixa
  • depressões

Se um ou mais desses sintomas ocorrerem, um médico deve ser consultado. Afinal, só pode ser esclarecido por meio de um exame de sangue se há deficiência de biotina. Estudos em animais demonstraram que uma deficiência de biotina pode levar ao desenvolvimento anormal do embrião.

O que devo considerar durante a gravidez e amamentação?

A pesquisa mostrou que o corpo decompõe a biotina mais rapidamente durante a gravidez e a amamentação. Portanto, é importante ter uma alimentação equilibrada. Boas fontes de biotina incluem nozes, aveia, ovos e bananas. Além disso, a biotina também pode ser ingerida por meio de suplementos dietéticos. A sobredosagem com biotina e as consequências negativas resultantes não são conhecidas. No entanto, o BfR (Instituto Federal de Avaliação de Risco) recomenda tomar no máximo 180 µg por dia.

Biotina durante a gravidez – é segura?

O feto é totalmente dependente da mãe para nutrientes e vitaminas, razão pela qual as mulheres grávidas são aconselhadas a seguir uma dieta saudável. As mulheres grávidas devem garantir que sua tabela alimentar inclua todos os nutrientes e vitaminas essenciais necessários para manter a gravidez. Uma dessas vitaminas essenciais é a biotina. É uma vitamina do complexo B solúvel em água que desempenha um papel importante na conversão dos alimentos em energia. A biotina é necessária para formar as enzimas que ajudam na quebra de proteínas, carboidratos e gorduras. É por isso que os médicos aconselham as mulheres grávidas a tomar suplementos essenciais como comprimidos de biotina e ácido fólico durante a gravidez

Você pode tomar biotina durante a gravidez?

A biotina também é conhecida como vitamina H ou B-7 e, sim, a ingestão da biotina prescrita é segura durante a gravidez. Biotina suplementar pode ajudar a curar a deficiência de biotina, mas o excesso pode aumentar as chances de um aborto espontâneo. Estudos realizados em animais mostram que a biotina é teratogênica e pode resultar em aborto espontâneo. Portanto, você deve consultar seu médico antes de começar a tomar qualquer suplemento de biotina.

Por que você precisa de biotina durante a gravidez?

A biotina ajuda na conversão de alimentos em energia. É uma coenzima necessária para o metabolismo da glicose e dos aminoácidos. Mas, como é solúvel em água, a biotina extra simplesmente passa pela urina. Aconselha-se o consumo de biotina porque ajuda a fortalecer as unhas e os ossos e também auxilia no crescimento do cabelo. Também ajuda a manter o fígado, a pele e o sistema nervoso saudáveis. Ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue.

Deficiência de biotina durante a gravidez

Muitas mulheres grávidas sofrem de deficiência de biotina porque seu corpo decompõe a biotina mais rapidamente durante a gravidez. De acordo com estudos, 33% – 50% das mulheres grávidas são deficientes em biotina, e isso ocorre principalmente durante o final da gravidez.PROPAGANDA

A deficiência de biotina pode ser causada devido a vários problemas de saúde, incluindo:

  • Aumento do risco de dermatite seborréica
  • Má saúde das unhas e cabelos
  • Neuropatia periférica
  • Diabetes
  • Apetite reduzido
  • Fadiga
  • Insônia
  • Depressão

Qual é a dosagem recomendada para mulheres grávidas?

Mulheres grávidas devem ingerir pelo menos 25-30 mcg de biotina por dia. Os sintomas de toxicidade não ocorrem nesta dosagem. Suplementos de biotina com esta dosagem podem ajudar uma mulher grávida a prevenir os problemas causados ​​devido à deficiência de biotina.

Quais são as fontes alimentares de biotina?

1. Produtos lácteos e ovos

Diz-se que a gema de ovo é rica em biotina. Os produtos lácteos como leite, queijo , etc. também contêm boas quantidades de biotina. Essas fontes de alimentos podem ser facilmente incorporadas à sua dieta regular.

2. Nozes e grãos

Nozes e produtos de grãos inteiros como nozes, nozes, amendoins e amêndoas são considerados ricos nesta vitamina.

3. Peixe e Carne

Sardinhas, carnes orgânicas e salmão são considerados ricos na concentração de biotina.

4. Legumes

A ervilha-preta, a soja e outras leguminosas também são fontes ricas em biotina.

5. Frutas e vegetais

Muitas frutas e vegetais frescos são excelentes fontes dessa vitamina. O abacate, a couve-flor , a framboesa, o cogumelo , a acelga, a cenoura, o pepino , a cebola, etc. têm uma boa concentração de biotina.

A biotina pode causar defeitos congênitos?

Em alguns casos, a deficiência de biotina em mulheres grávidas também pode levar a defeitos congênitos. Em um estudo realizado em animais, foi comprovado que a deficiência de biotina pode resultar em defeitos congênitos em animais, particularmente problemas como fenda palatina, deformidades esqueléticas, lábio leporino, etc. É possível que esses efeitos também apareçam em humanos .

Tomar suplementos de biotina é considerado seguro durante a gravidez, mas apenas se tomado nas quantidades recomendadas. Você deve seguir o conselho de um médico para saber se precisa ou não tomar suplementos de biotina. O excesso de biotina durante a gravidez pode causar várias complicações e também pode levar a um aborto espontâneo.

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