Vitamina B5
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Vitamina B5 – Ácido pantoténico – na gravidez

O ácido pantotênico também é conhecido pelo nome de vitamina B5. É responsável pelas atividades metabólicas do corpo humano, razão pela qual não fazê-lo teria apenas consequências graves. Esse tipo de vitamina é bastante instável, por isso é geralmente encontrada em compostos com sais ou álcoois. Nos alimentos, também faz parte da coenzima A.

Assim que a vitamina chega ao estômago, ela é decomposta em seus componentes individuais, razão pela qual o ácido pantotênico pode frequentemente ser detectado no estômago . Além disso, a vitamina penetra na parede intestinal, chegando até as células individuais que precisam dessa vitamina. Quando atinge as células, os blocos de construção são adicionados novamente, e é por isso que ocorre a coenzima A.

O ácido pantotênico ajuda na estrutura celular , garante o crescimento normal e o desenvolvimento do sistema nervoso central . A vitamina solúvel em água também está envolvida na formação do sangue e na produção de anticorpos. É importante para o funcionamento das glândulas supra-renais, regula o metabolismo das gorduras, proteínas e carboidratos, é bom para a pele e os cabelos. O ácido pantotênico é encontrado em quase todos os alimentos.

Boas fontes vegetais de vitamina B5 incluem:

  • Brotos de feijão
  • leguminosas
  • sementes de girassol descascadas
  • Papoula
  • amendoim
  • Boletus, cogumelos
  • pumpernickel
  • Farinha de centeio e pão integral, geralmente produtos de grãos inteiros
  • Soja
  • Melancias
  • brócolis

Boas fontes animais de vitamina B5 incluem:

  • Carneiro, especialmente o fígado
  • Carne de porco, especialmente fígado e rins
  • Carne, por exemplo, coração e língua
  • Vitela, por exemplo, perna e costeleta
  • arenque
  • leite

A vitamina é extremamente sensível ao calor, então parte dela é perdida durante o cozimento, fritura, etc. Aqui, também, você pode continuar usando a água do cozimento e tentar cozinhar o mais delicadamente possível. 

O que é ácido pantotênico (vitamina B5)?

O ácido pantotênico também é conhecido pelo nome de vitamina B5. É responsável pelas atividades metabólicas do corpo humano, razão pela qual não fazê-lo teria apenas consequências graves. Esse tipo de vitamina é bastante instável, por isso é geralmente encontrada em compostos com sais ou álcoois. Nos alimentos, também faz parte da coenzima A.

Assim que a vitamina chega ao estômago, ela é decomposta em seus componentes individuais, razão pela qual o ácido pantotênico pode frequentemente ser detectado no estômago . Além disso, a vitamina penetra na parede intestinal, chegando até as células individuais que precisam dessa vitamina. Quando atinge as células, os blocos de construção são adicionados novamente, e é por isso que ocorre a coenzima A.

Como o ácido pantotênico atua no corpo?

A vitamina B5 tem inúmeras funções importantes no corpo humano. Portanto, é parcialmente responsável pelo suprimento de energia e pelo metabolismo do açúcar.

Sem a vitamina B5, nosso corpo não funcionaria. Isso ocorre porque a substância é uma parte importante do nosso metabolismo energético. A substância também está envolvida em 100 outras reações no corpo. Entre outras coisas, na síntese de muitas substâncias vitais, como nossos hormônios sexuais. Além disso, a substância auxilia na produção de diversos aminoácidos , proteínas e ácidos graxos como o ômega 3 . A vitamina também fortalece a glândula adrenal, da qual nós, humanos, não podemos viver. Externamente, a substância pode ser absorvida na forma de cremes.

Efeito no metabolismo

A coenzima A produzida a partir da vitamina B5 tem uma função central no metabolismo humano. Com efeito na cadeia respiratória, fornece energia. Também está envolvido na criação de hormônios esteróides. Seu efeito benéfico sobre o colesterol HDL , o chamado colesterol bom, o torna indispensável para um organismo saudável.

Também está envolvido na função de desintoxicação do fígado . O tecido conjuntivo e a cartilagem só podem ser formados se houver ácido pantotênico suficiente. Além disso, a vitamina tem efeito sobre o metabolismo do açúcar e é importante para o funcionamento da pele e das mucosas.

Em Regenrationsprozessen, como a cicatrização de feridas e formação de pele também ocorre usado. Como muitas vitaminas, está envolvido no sistema imunológico do corpo, apoiando a formação de anticorpos. O ácido pantotênico ajuda nas alterações inflamatórias nas membranas mucosas, nas células degeneradas do fígado e na desintoxicação.

Ajuda contra acne

Para combater a acne, o ácido pantotênico deve ser usado em altas doses. Se for administrado em altas doses, isso deve levar a uma redução na produção de sebo. A pele humana possui uma película de óleo natural, que garante que ela permaneça úmida e flexível. No entanto, numerosas bactérias também se acumulam neste óleo. Quanto mais oleosa for a pele, melhor será a multiplicação das bactérias.

eficácia da vitamina B5 em manchas graves da pele não foi comprovada . Muitas pessoas já testaram o tratamento com a valiosa vitamina B5.

Alguns conseguiram resultados muito bons, enquanto outros não tiveram sucesso com o tratamento. Por que isso ajuda com algumas pessoas e não com outras ainda não foi claramente explicado .

Se você quiser experimentar o ácido pantotênico para combater a acne , há algumas coisas a considerar:

  • A dose de vitamina B5 deve ser aumentada em passos lentos para que o corpo possa se acostumar com isso.
  • A tolerância aumenta se o comprimido for tomado após uma refeição.
  • Toda a dose diária deve ser dividida em três porções ao dia, isso também aumenta a tolerância.
  • Quaisquer efeitos colaterais, como dor de cabeça, diarréia e cansaço, são completamente normais no início do tratamento, mas devem desaparecer após um curto período de tempo. Se não for este o caso, deve procurar aconselhamento médico.
  • Também é recomendado tomar zinco .
  • Para o tratamento com vitamina B5, você deve optar por comprimidos, pois o pó que também está disponível é muito menos eficaz.

NOTA: Como precaução, também recomendamos consultar um médico antes do tratamento .

Produção de energia
O ácido pantotênico forma a espinha dorsal da coenzima A (CoA). Este, na forma de acil-CoA, desempenha um papel importante na combustão de ácidos graxos e, na de acetil-CoA, participa da metabolização de ácidos graxos de cadeia curta, açúcares e aminoácidos (no citoplasma como na mitocôndria).

Metabolismo de hormônios, produção de colesterol e vitamina D
O ácido pantotênico participa da síntese endógena de hormônios sexuais, hormônios esteróides (cortisol), colesterol e vitamina D.

Síntese de proteínas e lipídios O
pantotenato desempenha um papel essencial na síntese de vários aminoácidos, proteínas e acetilcolina, um importante neurotransmissor. Também é necessário para a síntese de ácidos graxos e sua integração na membrana das células.

Quais alimentos contêm a vitamina?

A vitamina B5 está contida em quase todos os alimentos , de modo que, com uma dieta balanceada, as necessidades diárias de ácido pantotênico podem ser atendidas. Na natureza, ocorre principalmente como coenzima A. Durante o processo digestivo, ele é dividido em ácido pantotênico. Depois disso, está envolvido em todo o metabolismo energético.

A necessidade diária de 6 miligramas por dia pode ser facilmente suprida pela ingestão desses alimentos. A deficiência de ácido pantotênico é, portanto, muito rara. Só ocorre com má nutrição ou desnutrição grave. Mas o ácido pantotênico também é rico nos seguintes alimentos:

ComidaConteúdo por 100 gramas
Sementes de girassol4 miligramas
batata doce0,8 miligramas
Melancia2 miligramas
Papoula3 miligramas
Ervilhas verdes0,7 miligramas

Os exemplos acima mostram que há um grande número de alimentos que contêm ácido pantotênico suficiente (vitamina B5) . No entanto, deve-se sempre lembrar que não sobra muita vitamina valiosa ao cozinhar, assar ou assar.

Ácido pantotênico em alimentos (por 100 g)

Fígado de vitela7,5 mg
Amendoim2,6 mg
Arroz natural1,7 mg
Melancia1,6 mg
Brócolis1,3 mg
Ovo de galinha (médio)0,9 mg

Aqueles que não conseguem atender às necessidades diárias de ácido pantotênico apenas com dieta têm a opção de usar suplementos dietéticos .

Estão disponíveis em farmácias, supermercados e drogarias. No melhor dos casos, entretanto , a ingestão de preparados vitamínicos deve ser discutida com antecedência com o médico assistente.

A necessidade diária de ácido pantotênico

As vitaminas são de extrema importância para o corpo humano. A necessidade diária pode oscilar fortemente. Afirma-se que está entre 3 e 14 miligramas . No mundo profissional, as opiniões divergem sobre o assunto da deficiência de Pantothen.

Embora possa ser lido em muitos lugares que deficiências raramente ocorrem, outros especialistas são da opinião de que deficiências podem muito bem ocorrer em nossa parte do mundo. Em vista dos tipos de preparação em nossas latitudes, esta última pode estar certa.

Isso ocorre porque a vitamina sensível pode evaporar rapidamente ao cozinhar e fritar. A adição de várias substâncias ao prato também pode causar perda de ácido pantotênico. Isso inibe drasticamente o efeito da vitamina B5.

Isso depende principalmente da idade e do sexo, bem como de várias condições de vida. Em média, os humanos ingerem entre 2 e 9 mg de ácido pantotênico por dia durante a ingestão de alimentos.

Isso normalmente deve ser suficiente. No entanto, se o corpo recebe constantemente muito pouca vitamina B5 por um longo período de tempo, isso pode levar rapidamente a uma deficiência dessa vitamina valiosa.

Vitamina B5 – As consequências de uma deficiência de vitamina B5

Uma deficiência severa é rara porque a vitamina é encontrada em quase todos os alimentos. Por ser tão difundido, dificilmente há déficits na oferta. As razões para a deficiência de vitaminas B5 devem-se principalmente a condições externas.

Por exemplo, o alto consumo de álcool, doenças hepáticas, bebidas que contêm cafeína, certos medicamentos e estresse constante levam à diminuição das substâncias. 

Se houver deficiência de vitamina B5, os seguintes sintomas podem ocorrer:

  • cansaço severo
  • Vomitar
  • uma dor de cabeça
  • insônia
  • cólicas
  • Distúrbios reflexos
  • Coceira no couro cabeludo
  • defesa imunológica limitada
  • humor depressivo
  • Perda de apetite
  • Inflamação das membranas mucosas
  • Perda de peso

Esses sintomas podem, no entanto, indicar outra falta de vitaminas, de modo que é melhor que isso seja esclarecido por um médico .Quais são as recomendações de ingestão?

Uma recomendação exata ainda não está disponível no estado atual da ciência. A razão reside na falta de compreensão das relações complexas. No entanto, é recomendável que você consuma cerca de 5 a 100 miligramas diários. Para fins terapêuticos, também pode ser consumido de 100 a 1.000 miligramas por dia.O que acontece em caso de overdose?

Não há sintomas conhecidos de sobredosagem. Mesmo doses muito altas de dez gramas só levam a um distúrbio intestinal muito leve e temporário.Quais são as propriedades da vitamina?

A vitamina é solúvel em água, sensível ao calor e sensível a ácidos e álcalis. Até 44% são perdidos durante o cozimento, à medida que a vitamina se decompõe em suas partes individuais.

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