Fontes de vitamina b3
Vitaminas

Vitamina B3 – Niacina – na gravidez

De acordo com a publicidade, a niacina, também chamada de vitamina B3, supostamente ajuda a saúde do coração, reduz o colesterol, promove a energia mental, a motivação, o bom humor e a concentração e garante uma pele e cabelos bonitos e saudáveis. Mas a maioria dessas promessas de publicidade não tem respaldo científico.

Após exame pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), a Comissão da UE aprovou as seguintes alegações relacionadas à saúde:

  • A niacina contribui para o metabolismo normal de produção de energia
  • A niacina contribui para o funcionamento normal do sistema nervoso
  • A niacina contribui para a função psicológica normal
  • A niacina ajuda a manter as membranas mucosas normais
  • A niacina ajuda a manter a pele normal
  • A niacina ajuda a reduzir o cansaço e a fadiga

A quantidade de ingestão é atingida ou excedida com a dieta usual na Alemanha e um suplemento adicional geralmente não traz nenhum benefício à saúde.

O ácido nicotínico, outra forma dessa vitamina, também é usado para tratar certos distúrbios do metabolismo da gordura e do colesterol. No entanto, são medicamentos , não suplementos dietéticos, e o uso terapêutico de tais medicamentos deve ser acompanhado por um médico.

Alguns produtos – a maioria anunciados na Internet – devem ser usados ​​na forma de um remédio por 6 semanas para “limpar” o corpo. No entanto, não há evidências científicas dos benefícios para a saúde desse regime. Pelo contrário: a dose diária entre 100 mg e 5000 mg de ácido nicotínico recomendada para a cura representa um risco para a saúde na opinião do Federal Institute for Risk Assessment (BfR).

O que devo observar ao usar niacina?

A niacina vem em duas formas, como nicotinamida (niacinamida) e como ácido nicotínico . O Instituto Federal de Avaliação de Risco (BfR) recomenda não mais do que 4 mg de ácido nicotínico ou 160 mg de nicotinamida por dia em suplementos alimentares. Os suplementos alimentares com uma dose diária superior a 16 mg de nicotinamida devem conter um aviso de que o produto não é adequado para mulheres grávidas.

Doses excessivas de ácido nicotínico (doses diárias de mais de 30 mg) podem causar problemas de saúde. Os sintomas frequentes de sobredosagem são os chamados “sintomas de rubor”. Estes incluem pele avermelhada, sensação de calor “ondas de calor” e urticária com pápulas que coçam muito.

Cuidado: Independentemente da dosagem, tais sintomas não são um sinal de eficácia, como afirmam alguns vendedores, mas um sinal de alerta para parar de tomar o produto imediatamente.

Doses muito altas de vários gramas de ácido nicotínico podem causar diarréia, náuseas e vômitos. No pior dos casos, as consequências de longo prazo podem incluir icterícia, danos ao fígado ou problemas com o metabolismo da glicose. Lesões oculares graves até cegueira (maculopatia induzida por niacina), hipertensão e aumento dos níveis de lipídios no sangue são conhecidas como consequências (reversíveis). Portanto, de acordo com a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), a ingestão total de ácido nicotínico não deve exceder 10 mg por dia. Os centros de aconselhamento ao consumidor e o BfR consideram os suplementos alimentares com recomendações de consumo de até vários gramas por dia como alimentos inseguros – e, portanto, invendáveis.

Alimentos convencionais com conteúdo natural de vitamina B3 não apresentam o risco de uma overdose de niacina. As interações com drogas  (por exemplo, com drogas antidiabéticas orais ou drogas anticoagulantes) também são problemáticas  . Portanto, você deve sempre discutir o uso de suplementos alimentares contendo niacina com seu médico com antecedência, pelo menos quando estiver tomando medicamentos .

Para que o corpo precisa de niacina?

A niacina é composta por vários compostos solúveis em água com estrutura química semelhante, incluindo ácido nicotínico e nicotinamida. O corpo pode produzir a própria niacina a partir do aminoácido triptofano, um bloco de construção da proteína.

A niacina é essencial para muitos processos no corpo. Além da acumulação e degradação de carboidratos, aminoácidos e ácidos graxos, a niacina também está envolvida na divisão celular e na transmissão de sinais. A niacina também desempenha um papel no funcionamento do sistema imunológico.

Como uma deficiência de niacina se manifesta?

Como o corpo pode produzir niacina a partir do próprio triptofano (60 mg de triptofano = 1 mg de niacina), a deficiência de vitamina B3 é relativamente rara. Ocorre principalmente em pessoas em países em desenvolvimento com uma dieta desequilibrada e uma alta proporção de milho e produtos derivados (a niacina contida nele não pode ser decomposta o suficiente no trato gastrointestinal).

Uma deficiência também pode ocorrer neste país se o corpo não receber proteína suficiente ou se houver deficiência de vitamina B6. Porque essa vitamina é necessária para converter o triptofano em niacina.

Doenças como anorexia , diarréia crônica , cirrose hepática , alcoolismo e distúrbio metabólico hereditário, síndrome de Hartnup, também podem prejudicar a utilização da vitamina B3.

Os sintomas de deficiência geralmente só aparecem com a ingestão inadequada de niacina e triptofano a longo prazo. Os primeiros sinais são perda de apetite, indigestão e fraqueza física. Mais tarde, podem ocorrer alterações na pele em áreas com forte exposição ao sol, depressão, demência , diarréia e alterações no revestimento do trato digestivo – sinais típicos da doença da pelagra, que é causada pela deficiência de niacina. Se não for tratada, pode levar à morte por falência de múltiplos órgãos.

Como um excesso de niacina é expresso?

Se quantidades excessivas de niacina forem ingeridas na forma de ácido nicotínico, isso pode levar, por exemplo, à vasodilatação com sintomas de rubor (sensação de calor, vermelhidão e coceira na pele), problemas gastrointestinais e danos ao fígado. Um excesso de niacina na forma de nicotinamida dificilmente causa efeitos colaterais.

No entanto, aqueles que comem normalmente e não tomam adicionalmente niacina através de alimentos fortificados ou suplementos dietéticos não precisam temer uma overdose.

Posso cobrir minhas necessidades diárias de niacina com comida?

Embora a niacina possa ser produzida pelo próprio corpo humano, a vitamina deve ser ingerida com os alimentos para cobrir as necessidades diárias.

A Sociedade Alemã de Nutrição recomenda uma ingestão diária de 11-17 mg equivalentes de niacina. Além da niacina em si, isso também inclui compostos como o triptofano, que o corpo pode converter em niacina no fígado.

A ingestão diária de niacina recomendada pela Sociedade Alemã de Nutrição é geralmente atingida e até excedida. Na Alemanha, a deficiência de niacina ocorre apenas como resultado de doenças como alcoolismo, anorexia, diarreia crônica ou cirrose hepática. Os suplementos nutricionais são, portanto, geralmente desnecessários.

A ingestão diária de niacina recomendada pela Sociedade Alemã de Nutrição é geralmente atingida e até excedida. Na Alemanha, a deficiência de niacina ocorre apenas como resultado de doenças como alcoolismo, anorexia, diarreia crônica ou cirrose hepática. Os suplementos nutricionais são, portanto, geralmente desnecessários.A niacina nos alimentos é relativamente insensível ao calor e ao armazenamento prolongado. No entanto, como a vitamina passa para a água quando é fervida, recomendamos que você continue usando a água fervida.


Estes compostos vitamínicos são aprovados para niacina em suplementos alimentares na Alemanha e em outros países da UE de acordo com a Diretiva da UE 2002/46 / EC, Anexo II (versão datada de 26 de julho de 2017):

  • Ácido nicotinico
  • Nicotinamida
  • Hexanicotinato de inositol (niacinato de inositol)

Dois outros compostos vitamínicos estão atualmente em processo de aprovação como um novo ingrediente alimentar. 

Os benefícios da vitamina B3 na gravidez

Anti-fadiga, reforço de energia

Na grande máquina que é o nosso corpo, a vitamina B3 é um pouco como o seu sistema inicial: ela vai transformar a comida em uma fonte de energia para o corpo .
Está envolvida nos fenômenos de redução da oxidação, que fazem parte do processo de respiração celular. Em última análise, esse processo produz ATP, trifosfato de adenina, que armazena e transporta energia.
Ao se encher de vitaminas B3, você recuperará o tônus ​​e se sentirá menos cansado. Beneficia até mesmo a sua moral: ao regular os hormônios do estresse, a vitamina B3 protege o sistema nervoso e ajuda a manter as funções psicológicas normais e, portanto, a não afundar na depressão, ou mesmo na depressão.

Luta contra o colesterol

A niacina melhora a circulação sanguínea e reduz a concentração de colesterol no sangue . Assim, reduz o colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos, em favor do colesterol bom (HDL).
Ao intervir na fabricação de hemoglobina no sangue, a vitamina B3 ajuda a tornar o sangue mais fino e a prevenir a formação de coágulos que bloqueariam as artérias. Assim, em altas doses, reduz o risco de acidente vascular cerebral (acidente vascular cerebral).

Beleza da pele

A vitamina B3 protege os queratinócitos , essas células da pele, contra os danos causados ​​pelos raios UV B do sol.
Estudos em andamento tendem a provar que a vitamina B3 até desempenha um papel na eliminação (apoptose) das células cancerosas: uma grande promessa para o futuro dos tratamentos do câncer.

A vitamina B3 pode prevenir malformações?

ma deficiência de vitamina B3 (niacina) durante a gravidez, desencadeada por defeitos genéticos na síntese do dinucleotídeo adenina nicotinamida (NAD), pode causar malformações graves. The in the New England Journal of Medicine ( 2017; 377: 544-552 ) levanta a questão de se uma substituição da vitamina B3 poderia prevenir malformações de forma semelhante à ingestão de ácido fólico no início da gravidez.

Mais de 2% de todas as crianças nascem com malformações congênitas, cuja causa geralmente não pode ser esclarecida. Uma rara exceção são os defeitos do tubo neural, como espinha bífida, que são causados ​​pela falta de ácido fólico durante a embriogênese. 

A chamada associação VACTERL foi uma das malformações sem causa conhecida. Esta doença congênita bastante rara – a incidência é de 1,6 em 10.000 nascimentos – é caracterizada pela presença de pelo menos três das seguintes malformações: defeitos vertebrais (V), atresia anal (A), defeitos cardíacos (C), fístula traqueoesofágica (T , E), malformações renais (R) e malformações dos membros (L).

Uma equipe liderada por Sally Dunwoodie do Victor Chang Cardiac Research Institute em Sydney agora foi capaz de rastrear a associação VACTERL em quatro famílias (não relacionadas) a defeitos genéticos no metabolismo da quinurenina. As mutações ocorreram em duas enzimas diferentes, nomeadamente ácido 3-hidroxiantranílico-3,4-dioxigenase (HAAO) e quinureninase (KYNU). As consequências bioquímicas foram as mesmas: há uma deficiência do dinucleotídeo adenina nicotinamida (NAD), que desencadeou uma associação VACTERL em um modelo animal da doença. A causalidade é, portanto, amplamente certa. 

NAD é uma coenzima extremamente importante em mais de 95 enzimas. Uma deficiência pode afetar o metabolismo energético com a glicólise e a cadeia respiratória e prejudicar a proteção contra o estresse oxidativo (sirtuin) e o reparo do DNA.

Para além da sua síntese na via metabólica da quinurenina, o NAD também pode ser ingerido através da alimentação, nomeadamente no precursor niacina, também conhecido por vitamina B3. A falta de niacina na dieta leva à pelagra, que antes era comum no México (porque o milho básico não contém niacina). As consequências são dermatite, diarreia, demência e morte. Uma doença relacionada é a síndrome de Hartnup, que inclui dermatite, bem como sintomas neurológicos ou psiquiátricos. A causa é um defeito genético que interrompe o fornecimento de triptofano.

Dunwoodie agora suspeita que a associação VACTERL é o resultado de uma deficiência intrauterina de NAD, que leva a um distúrbio de desenvolvimento do embrião. A patogênese exata não é clara. A associação em quatro famílias não pode descartar que a deficiência de niacina seja a única causa da associação VACTERL. Por outro lado, é possível que a deficiência de niacina desencadeie também outras malformações relacionadas.

Sabe-se que muitas mulheres grávidas não têm suprimento suficiente de vitamina B3. Um estudo anterior realizado nos EUA estima que a proporção de sub-oferta no primeiro trimestre (a fase embrionária com desenvolvimento de órgãos) seja de um terço, embora muitas mulheres nos EUA tomem multivitaminas (J Am Coll Nutr 2002; 21: 33 -7).

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *