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Vitamina B12 – Cobalamina – na gravidez

  • Como uma coenzima, a vitamina B12 ou cobalamina está significativamente envolvida em vários processos metabólicos do corpo.
  • Pode ser encontrada quase exclusivamente em alimentos de origem animal (exceção: alimentos vegetais fermentados, como chucrute).
  • Uma deficiência de vitamina B12 pode levar à anemia (anemia perniciosa) e distúrbios neurológicos (mielose funicular).
  • Como suplemento, a vitamina B12 é essencial para os veganos
  • A suboferta só é percebida tarde porque o corpo tem grandes reservas de B12

Vitamina B12 em resumo

designaçãoCobalamina (vitamina B12)
propriedadesPertence ao grupo da vitamina BSolúvel em água (é a única vitamina solúvel em água armazenada no corpo por um longo período de tempo)A única vitamina que contém um oligoelemento (cobalto)Tem a estrutura mais complexa
funçãoParticipação em três processos metabólicos importantes (sangue, digestão, metabolismo celular, movimento, sistema nervoso)Essencial para a formação de glóbulos vermelhos e a estrutura do DNA
OcorrênciaEncontrado quase exclusivamente em alimentos de origem animal (leite (produtos), peixes, mexilhões, carne)Apenas alimentos fermentados microbianamente, como cerveja ou chucrute, contêm pequenas quantidades de vitamina B12
Requisito diárioMenor necessidade diária entre as vitaminasValor de referência: 3 µg / diaUma vez que apenas esta pequena ingestão diária de cobalamina é necessária, as deficiências nutricionais ocorrem muito raramente

A vitamina B12 ou cobalamina é uma vitamina solúvel em água essencial para o organismo humano. Ele pertence ao lado de algumas outras vitaminas , como:

  • Vitamina B1
  • Ácido fólico
  • e  biotina

para o grupo da  vitamina B. É a única vitamina que contém um  oligoelemento  – cobalto.

Característica especial: a cobalamina é encontrada quase exclusivamente em alimentos de origem animal. Ele existe tanto na forma livre quanto na forma ligada a proteínas. De todas as vitaminas, é a que tem a estrutura mais complexa, muito semelhante à da hemoglobina do pigmento sanguíneo.

Outra característica especial da vitamina é seu armazenamento no corpo humano. Exatamente por quantos anos o armazenamento de B12 vai durar é controverso. Dois anos ou às vezes até 5-10 anos são considerados.

Quanta vitamina B12 precisamos por dia?

É difícil determinar a quantidade de vitamina B12 ou cobalamina que uma pessoa realmente precisa. O fígado tem um estoque potencialmente grande de B12. A Sociedade Alemã de Nutrição estima a  necessidade diária de adolescentes e adultos em cerca de 3 microgramas.

Durante a gravidez e a amamentação, a necessidade aumenta para 4 µg por dia. Isso faz com que as cobalaminas sejam uma daquelas substâncias que são usadas apenas em pequena extensão no corpo.

No entanto, a deficiência de vitamina B12 pode ter consequências graves. É importante para o crescimento, divisão celular e formação do sangue.

O que acontece se houver muito B12?

A ingestão diária real para dieters mistos é maior do que o valor de referência de 3 µg / dia.

  • Mulher adulta: Mais de 5 µg
  • Homem adulto: Mais de 6 µg

Um aumento diário da ingestão de vitamina B12 não representa nenhum perigo para os comensais mistas saudáveis. Mesmo com uma ingestão muito elevada de vitamina B12, não foram encontrados sintomas de sobredosagem ou efeitos tóxicos da substância.

Deficiência de vitamina B12

A vitamina B12 só é necessária em pequenas quantidades no corpo. No entanto, pode ser fatal se houver deficiência de vitamina B12 no corpo. Afinal, a vitamina está envolvida na divisão celular e no crescimento celular, mas também na formação de glóbulos vermelhos.

Na verdade, mesmo uma pequena deficiência de vitamina B12 pode ter consequências dramáticas. O Techniker Krankenkasse alerta, além da anemia, para falta de concentração e baixo desempenho. Além disso, a frequência cardíaca e o pulso aumentam em pessoas com suprimento insuficiente.

O Hospital Municipal de Braunschweig também assume graves consequências se houver fornecimento insuficiente de vitamina B12.

A deficiência de uma dieta balanceada rica em vitaminas é rara. No entanto, as consequências de uma oferta insuficiente podem ser graves. Isso ocorre inevitavelmente quando o organismo humano não tem suprimento de vitamina B12.

Seja por gastrite crônica ou após cirurgia gastrointestinal. Finalmente, uma deficiência de vitamina B12 pode, por exemplo, prejudicar a formação de glóbulos vermelhos (eritrócitos).

Uma falta de oferta, entretanto, raramente ocorre em adultos saudáveis ​​e também no grupo de risco de vegetarianos e veganos . A “Cruz Verde Alemã” – uma das associações de saúde mais antigas na Alemanha – cerca de 15% de todas as pessoas com mais de 60 anos sofrem de deficiência de vitamina B12.

Sinais de deficiência

  • Palpitações
  • pele pálida ou inflamada e membranas mucosas
  • Problemas digestivos
  • Icterícia
  • grandes eritrócitos (megalócitos)
  • distúrbios neurológicos (dormência, formigamento nas mãos e pés, confusão)
  • pressão alta
  • depressões
  • Cansaço e irritabilidade
  • Ataques de pânico

Na verdade, alguns especialistas consideram a deficiência de vitamina B12 um perigo subestimado . Uma verdadeira epidemia popular que causa uma série de doenças. Como resultado, muitos estados de exaustão ou até mesmo esgotamento podem estar associados a um suprimento insuficiente de vitamina B12.

Se houver sinais de deficiência, isso também pode significar que a absorção de B12 do próprio corpo não está funcionando corretamente. Este é o caso, por exemplo, em pessoas com doenças inflamatórias do estômago ou do intestino (por exemplo, doença de Crohn, doença  celíaca ). Uma tênia de peixe e vários distúrbios congênitos do metabolismo da vitamina B12 são outras causas possíveis de deficiência de cobalamina.

Consequências da falta de oferta

A necessidade diária agora é estimada em aproximadamente 1-2 µg; o valor de referência geral é de 3 µg por dia. A vitamina B12 (cobalamina) é, portanto, a vitamina que precisa de menos quantidade de todas as vitaminas .

No entanto, se não for ingerido em quantidades suficientes através dos alimentos ou não puder ser absorvido em quantidades suficientes pelo corpo, existe o risco de graves problemas de saúde.

Os humanos precisam apenas de uma pequena quantidade de vitamina B12. Para isso, a funcionalidade em todo o organismo é ainda mais importante.

O valor de referência da cobalamina é mais alto para levar esse risco em consideração. A taxa de absorção da vitamina B12 é significativamente mais baixa, especialmente em pessoas mais velhas . Presume-se que apenas cerca de metade da substância pode ser absorvida.

Mesmo com mulheres grávidas, amamentando ou pessoas com certas doenças anteriores, deve-se assegurar que uma quantidade suficiente de cobalamina seja consumida.

As mães veganas geralmente têm reservas limitadas de B12 sem suplementação. Uma quantidade insuficiente de vitamina B12 chega à criança através do leite materno, o que pode levar a sintomas de deficiência (danos irreversíveis nos nervos, distúrbios de crescimento).

Vitamina B12 em uma dieta vegana / vegetariana

Os produtos de origem animal são usados ​​principalmente para o suprimento principal de cobalamina. Por exemplo, vegetarianos e veganos podem pertencer ao grupo de risco de deficiência após um longo período de abstinência.

Para eles, bem como para outros grupos de risco, por exemplo, pessoas idosas ou pessoas com certas doenças pré-existentes (por exemplo, colite, doença celíaca), há agora uma ampla gama de opções e produtos que se destinam a garantir a ingestão suficiente de vitamina B12.

Por exemplo, pode ser fornecido na forma de:

  • Injecções
  • Preparativos
  • Pasta de dente com adição de vitamina B12
  • Aditivos de vitamina B12 em vários alimentos (à base de plantas), como vários produtos de soja e sucos de frutas

Muitos especialistas, portanto, aconselham os veganos em particular a usar suplementos dietéticos ou alimentos especiais fortificados com vitamina B12.

Pode ser usado para prevenir os sintomas de deficiência, de preferência em consulta com um médico ou nutricionista. “Com uma dieta não vegana, você pode obter vitamina B12 suficiente de qualquer maneira!”

Presença de vitamina B12 nos alimentos

A vitamina B12 ou cobalamina é produzida por microrganismos ou bactérias no intestino delgado de humanos e animais, bem como no rúmen de ruminantes.

Os animais absorvem a vitamina por meio da alimentação. Na pecuária convencional, a ração geralmente é fornecida com aditivos de vitamina B12.

Em animais que pastam, a cobalamina pode ser absorvida pelos microrganismos que aderem às plantas (por meio da fertilização de esterco, por exemplo).

Portanto, é encontrado quase exclusivamente em alimentos de origem animal, como carne e laticínios. Alimentos vegetais também contêm vitamina B12 – em certas quantidades. Especialmente quando sua ocorrência natural ou seu método de cultivo entrou em contato com os organismos da terra e do solo.

Alimentos com fermentação microbiana, como chucrute, sucos, bebidas à base de pão ou cerveja, são uma exceção.

Os alimentos ricos em vitamina B12 são:

  • Leite de vaca e  ovelha
  • iogurte
  • creme de queijo
  • Quark
  • queijo Camembert
  • arenque
  • cavalinha
  • atum
  • Ostras
  • Concha de caneta
  • fígado
  • rim

Por esse motivo, os vegetarianos e veganos em particular devem ficar atentos aos seus valores de vitamina B12. Se necessário, devem ser  tomados suplementos dietéticos . Essas medidas devem ser discutidas previamente com um médico.

Os onívoros (onívoros) encontram  ricas fontes de vitamina B12 na carne bovina e suína e especialmente nas  vísceras , como o fígado. Os pratos de peixe como  ostras  também são bons fornecedores.

As pessoas que são “apenas” vegetariano também pode aumentar seu saldo de vitamina B12 com  ovos  e  leite e produtos lácteos. A propósito, a necessidade diária de vitamina B12 é estimada em cerca de três microgramas, o que é comparativamente baixo.

Quando a suplementação de vitamina B12 faz sentido?

Os veganos, em particular, precisam apoiar seus corpos absorvendo a vitamina B12 na forma de suplementos alimentares. É o que presume a “Cruz Verde Alemã”. Mulheres grávidas, mulheres que amamentam, diabéticos e pessoas com uma vida cotidiana muito estressante também têm uma necessidade maior de vitamina B12. Também aqui o risco de deficiência é maior.

No entanto, pessoas saudáveis ​​na verdade cobrem a baixa necessidade diária de vitamina B12 sem problemas.

Suplementos de vitamina B12

Normalmente, a decisão é feita para corrigir ou prevenir a deficiência com uma cura de vitamina B12. Além de uma injeção, também podem ser usadas preparações na forma de comprimidos, ampolas para beber, vitaminas em pó ou sprays.

Tal medida deve ser sempre discutida com um médico . Principalmente no caso de gravidez.

Qual é a necessidade diária de vitamina B12?

A necessidade média diária é de 3-4 µg. Mas pode ser aumentado por doença ou gravidez e amamentação.

Como a vitamina B12 é absorvida pelo corpo?

Ao comer, a B12 livre liga-se inicialmente às proteínas (haptocorrinas) da saliva.

No estômago, a vitamina B12 ligada é liberada novamente pelo ácido gástrico (tripsina pancreática) e pode então ser ligada a uma proteína especial no estômago, o fator intrínseco.

A partir daí chega ao outro organismo em diferentes formas, como transcobalamina II (complexo) e adenosil ou metilcobalamina (coenzimas).

A importância da vitamina B12 na gravidez e amamentação

A gravidez é um momento emocionante, caracterizado pela antecipação e felicidade, mas certamente também com muitas preocupações e preocupações. Um aspecto pode ser o fornecimento adequado de vitaminas importantes – como a vitamina B12 (cobalamina). O nutriente vital desempenha um papel importante na divisão celular, formação do sangue e função nervosa ideal. Esses processos não são apenas de grande importância para você, mas também para o seu feto e seu desenvolvimento saudável. Descubra o que você pode fazer para fornecer a si mesma e ao seu bebê vitamina B12 suficiente durante a gravidez e posteriormente durante a amamentação, e assim dar ao seu filho um bom começo de vida.

Fornecimento de vitamina B12 durante a gravidez


Mulheres grávidas vivem por dois. Conseqüentemente, a necessidade do corpo por  substâncias importantes  como a vitamina B12 também é um pouco maior. Porque o  seu bebê  ainda não tem seu próprio estoque de nutrientes e, portanto, depende de seu estoque de  vitaminas . Além disso, o corpo da gestante está exposto a maiores necessidades metabólicas, que também requerem maior necessidade de B12. Se a quantidade de vitamina B12 recomendada pela Sociedade Alemã de Nutrição (DGE) for 4,0 microgramas para mulheres adultas, ela recomenda  4,5 microgramas por dia para mulheres grávidas . 1

Com o conhecimento dessa necessidade adicional de vitamina B12 durante a gravidez, a ingestão pode ser ajustada de acordo. Além de uma dieta balanceada com muitas frutas e vegetais, os produtos de origem animal também devem estar no seu cardápio. Isso inclui alimentos como peixe e carne (duas a três vezes por semana, fígado de boi, por exemplo, contém 65,0 microgramas por 100 gramas, carne 5,0 microgramas, atum 4,3 microgramas; é importante que as mulheres grávidas comam esses alimentos apenas bem Coma ovos cozidos ou fritos, ovos cozidos e laticínios (diariamente, um ovo tem 1,9 microgramas por 100g, Camembert 3,1 microgramas). 2

Vitamina B12, gravidez e dieta vegana

Devido à maior necessidade de vitamina B12, as gestantes já pertencem ao  grupo de risco  para  deficiência de B12 . O risco é ainda maior para mulheres que evitam completamente produtos de origem animal, ou seja ,  veganos  vivos. Você não tem as fontes naturais de vitamina B12 – peixes, carnes, ovos e leite. Principalmente em caso de gravidez, é aconselhável o  uso de suplementos dietéticos . Geralmente, essa é uma boa maneira de prevenir um déficit  . No entanto, o DGE aconselha mulheres grávidas e mulheres que amamentam contra uma dieta totalmente vegana, pois um fornecimento suficiente de vitaminas não é garantido.

A gravidez é um bom momento para examinar seu estilo de vida e dieta. Porque a partir de agora as mulheres grávidas não são apenas responsáveis ​​por si mesmas, mas também por uma criança e, portanto, devem se esforçar para viver da forma mais saudável possível.

Amamentação: vitaminas do leite materno


Finalmente chegou a hora: o seu sonho de ter um filho tornou-se realidade. Você está radiante e deseja que seu bebê se desenvolva e se desenvolva totalmente. Portanto, você deve continuar a prestar atenção especial à sua  dieta . Muito do que você bebe e come , incluindo vitaminas importantes, é transmitido ao seu filho através do leite materno durante a amamentação  .

Como mãe que amamenta, de acordo com o DGE, é aconselhável   consumir 5,5 microgramas de B12 por dia.1 Após o nascimento, o corpo, o cérebro e o sistema nervoso do seu filho continuam a se desenvolver rapidamente. A vitamina B12 é urgentemente necessária para o crescimento, mas os bebês ainda não têm estoques de vitamina B12 suficientes que seu organismo possa acessar, razão pela qual eles continuam a contar com o suprimento de vitaminas através do leite materno durante a amamentação   . Os adultos armazenam B12 principalmente no fígado, uma parte menor permanece no plasma celular. Essas reservas são capazes de compensar uma deficiência temporária de B12.

Agora, o mais tardar, quando você estiver amamentando, com o aumento da necessidade de vitamina B12 durante a gravidez, faz sentido tomar um  suplemento de vitamina B12  como suplemento dietético. Claro, apenas em consulta com seu clínico geral ou ginecologista. Você pode escolher entre diferentes formas de dosagem.

Vitamina B12 e o desejo de ter filhos


Vale a pena, como mulher, lidar com o suprimento adequado de vitamina B12 em um estágio inicial e preencher bem o estoque de vitamina, não apenas de uma gravidez segura, mas a partir do momento em que você deseja ter filhos. Porque o estado de saúde do seu corpo contribui significativamente para o desenvolvimento ideal do embrião desde o início – mesmo antes da gravidez.

Portanto, é altamente recomendável que você repense seu estilo de vida e hábitos alimentares: a partir de agora você deve evitar álcool e cigarros, evitar o estresse tanto quanto possível, praticar esportes e ter seu equilíbrio nutricional verificado com uma amostra de sangue colhida por um médico e atender às suas necessidades de B12. Desta forma, você pode garantir que seu bebê seja bem  cuidado desde o primeiro momento  . Porque o nutriente vital desempenha   um papel crucial na divisão celular, formação do sangue  e  função nervosa ideal .

Mesmo que o seu desejo de ter filhos esteja prestes a se tornar realidade ou se você já estiver segurando a sua sorte nos braços: Antes, durante e também imediatamente após a gravidez, certifique-se de ter vitamina B12 suficiente durante a amamentação. Desta forma, você dá ao seu bebê a maior chance possível de se desenvolver de forma plena e saudável.

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