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Vitamina B1 – Tiamina – Na gravidez

O corpo precisa da vitamina B1 (tiamina) para a digestão, para obter energia dos alimentos, para o metabolismo dos carboidratos e para o coração e os rins. A necessidade de vitamina B aumenta em pelo menos 20% durante a gravidez; alguns especialistas chegam a presumir até 50%. A deficiência de vitamina B pode surgir se uma mulher grávida preferir comer produtos feitos de farinha branca, especialmente em combinação com açúcar – por exemplo, pãezinhos com pasta de chocolate ou bolos. 

A deficiência de vitamina B1 pode ser prevenida com sementes de girassol, nozes, gérmen de trigo, arroz integral e batatas, por exemplo. Durante a gravidez, a ingestão adicional de uma preparação vitamínica é recomendada especialmente para mulheres grávidas.

B1 (tiamina) é encontrado na carne de porco, peixes (especialmente atum), levedura de cerveja, gérmen de trigo, produtos de grãos inteiros, arroz com casca, frutos do mar, nozes, batatas e legumes. A deficiência – principalmente devido a uma nutrição inferior, como fast food – leva à falta de concentração, inquietação, irritabilidade e distúrbios do sono.

Funções e usos da vitamina B1

A vitamina B1 (tiamina) em sua forma original encontrada nos alimentos não é usada pelo corpo, mas primeiro é convertida em pirofosfato de tiamina. Este é biologicamente ativo e funciona como uma coenzima.

Vitamina B1 no metabolismo energético

A área de aplicação da tiamina estende-se, entre outras coisas, ao metabolismo do açúcar e da gordura, onde é importante para a produção de energia a partir dos alimentos. Catalisa a queima de carboidratos e os converte em gorduras. Além disso, a vitamina B1 é necessária para a produção de ácido gástrico, o que a torna parte da digestão.

Quanto mais energia o corpo necessita, mais aumenta sua necessidade de tiamina ao mesmo tempo, porque sem ela o alimento não pode ser suficientemente utilizado. As células nervosas em particular dependem da energia dos carboidratos, razão pela qual a vitamina B1 também desempenha um papel no desempenho da memória.

Ele decompõe os carboidratos no cérebro e nos músculos e, portanto, contribui para seu suprimento adequado. Além disso, a vitamina B1 garante que os estímulos possam ser transmitidos do nervo para o músculo e, assim, apóia a condução da excitação. Também influencia a síntese de vários neurotransmissores, que transmitem informações entre as células nervosas individuais.

Estresse, fadiga, esquecimento, TPM

A vitamina B1 está localizada nas paredes celulares dos cordões nervosos e está envolvida na transmissão dos impulsos nervosos. Também está envolvido na síntese de neurotransmissores. Não apenas a vitamina B1, mas todas as vitaminas B também são conhecidas como vitaminas anti-estresse . Os nutricionistas, portanto, recomendam uma combinação de altas doses de vitaminas B 2 para o estresse e a tensão mental . O ginkgo biloba e a coenzima Q10 também são recomendados neste contexto para apoiar o metabolismo energético e as funções nervosas.

Os sintomas da síndrome pré-menstrual (TPM), incluindo alterações de humor, irritabilidade ou tristeza, são muito mais comuns em mulheres com deficiência de vitamina B1. 

Síntese de proteínas e colágeno

A tiamina está envolvida no metabolismo dos aminoácidos e na síntese do colágeno.

Efeito desintoxicante da vitamina B1

Outra função importante da vitamina B1 é a eliminação de subprodutos prejudiciais do metabolismo. Eles devem ser removidos ou convertidos para que não possam desenvolver efeitos prejudiciais ao coração ou ao sistema nervoso.

Desta forma, a vitamina B1 também protege o sistema cardiovascular e reduz o risco de doenças como ataques cardíacos ou derrames. Como a aneurina também parece estar envolvida na síntese de colágeno, ela continua a ser essencial para a construção da maioria dos tecidos do corpo.

Repele insetos

A vitamina B1 em altas doses (mais de 100 mg por dia, portanto disponível apenas como medicamento) também é excretada pelo corpo através do suor. Os insetos não devem gostar do cheiro. A eficácia do repelente de insetos é, no entanto, controversa.

O que está por trás da propaganda de produtos de tiamina (vitamina B1)?

A vitamina B1 é freqüentemente anunciada como a vitamina do humor, dos nervos ou do “bom humor”. Na verdade, a tiamina é uma vitamina vital da qual o corpo depende. Porque: A tiamina não só desempenha um papel importante no sistema nervoso , mas também está envolvida no metabolismo energético e na saúde do coração .

De acordo com o regulamento para alegações de saúde (HCVO) , as seguintes declarações são permitidas para a tiamina (vitamina B1):

  • A tiamina contribui para o metabolismo normal de produção de energia
  • A tiamina contribui para a função psicológica normal
  • A tiamina contribui para o funcionamento normal do sistema nervoso
  • A tiamina contribui para a função cardíaca normal

Estas declarações cientificamente comprovadas podem ser usadas para anunciar suplementos alimentares que contenham pelo menos 0,17 mg de tiamina por dose diária (15% do valor de referência). No entanto, é importante prestar atenção ao texto exato: trata-se apenas de manter as funções normais do corpo e não de um aumento adicional no desempenho.

Repetidamente, você pode encontrar informações na Internet de que a tiamina ou a benfotiamina relacionada devem aliviar a dor nos nervos (dor neuropática). Na verdade, de acordo com a Sociedade Alemã de Neurologia (DGN), eles ajudam tão pouco quanto a vitamina E.

O que devo observar ao usar tiamina (vitamina B1)?

Não há efeitos indesejáveis ​​à saúde conhecidos por uma alta ingestão de vitamina B1 por meio de suplementos dietéticos. O excesso de tiamina é excretado na urina. O Instituto Federal de Avaliação de Risco decidiu, portanto, não definir uma quantidade máxima de tiamina em suplementos dietéticos.

Estes compostos vitamínicos são aprovados para tiamina em suplementos alimentares na Alemanha e outros países da UE de acordo com a Diretiva da UE 2002/46 / EC, Anexo II (versão datada de 5 de julho de 2017) :

  • Cloridrato de tiamina
  • Mononitrato de tiamina
  • Cloreto de monofosfato de tiamina
  • Cloreto de pirofosfato de tiamina

Produtos com benfotiamina também podem ser encontrados na Internet. A benfotiamina não está aprovada como ingrediente de suplementos alimentares / dietéticos porque tem efeitos farmacológicos.

Para que o corpo precisa de tiamina (vitamina B1)?

A tiamina tem muitas funções no corpo. É de importância decisiva na produção de energia a partir de carboidratos e proteínas. Como doador de fosfato, também está envolvido na transmissão de estímulos e, portanto, desempenha um papel importante no sistema nervoso.

Uma deficiência permanente de tiamina leva à conhecida doença de Beri-Beri. Isso ainda ocorre hoje em países onde a alimentação unilateral e o arroz branco são o alimento básico. Porque a vitamina está localizada na camada externa de grãos e grãos de arroz e, portanto, é perdida quando o arroz é descascado. Os sintomas de deficiência podem ser classificados principalmente nas categorias “danos ao sistema cardiovascular” e “distúrbios do sistema nervoso”. Você se expressa z. B. na fraqueza muscular, dormência nos braços e pernas, fraqueza do coração até a insuficiência cardíaca.

Na Europa, porém, o beri-beri não desempenha um papel importante. No entanto, existem grupos de risco na Alemanha. Isso inclui: alcoólatras crônicos, pessoas com certas doenças gastrointestinais ou hepáticas e mulheres com enjôo extremo da gravidez. Além disso, crianças amamentadas cujas mães sofrem de deficiência de tiamina (por exemplo, devido ao vômito durante a gravidez) estão em risco.

Posso cobrir minhas necessidades diárias com comida?

Em média, homens e mulheres estão acima da ingestão diária recomendada de vitamina B1. Um terço da população feminina não consegue, mas isso não significa que haja deficiência. Nas recomendações de ingestão diária, as diferentes condições metabólicas das pessoas e os diferentes hábitos de consumo, por exemplo, muito rico em carboidratos (requer mais vitamina B1) são levados em consideração com uma margem de segurança de 20%. Somente por meio de métodos diagnósticos significativos, como a concentração de difosfato de tiamina nas hemácias ou a excreção de tiamina na urina, é que se pode afirmar que a população alemã geralmente recebe um suprimento adequado de vitamina B1.

A quantidade da ingestão diária recomendada de tiamina é baseada no consumo diário de energia (calorias). Como os homens geralmente são mais altos e têm mais músculos, a recomendação de vitamina B1 de 1,2 mg de tiamina / dia é maior do que para mulheres com 1,0 mg de tiamina / dia. Pessoas mais velhas (a partir de 65 anos de idade) têm uma necessidade ligeiramente menor (homens 1,1 mg, mulheres 1,0 mg), pessoas mais jovens (15-19 anos) precisam de mais devido à sua vida diária ativa e seu alto desempenho metabólico à medida que crescem (meninos 1,4 mg / menina 1,1 mg).

A capacidade de armazenamento no corpo humano, especialmente no sangue, fígado, rins, cérebro e músculos, deve ser considerada baixa para a tiamina em 25-30 mg. A meia-vida biológica também é muito curta, de 9 a 18 dias. A ingestão regular é, portanto, necessária.

A tiamina é encontrada em todos os alimentos vegetais e animais. Uma dieta variada garante um suprimento adequado de tiamina. A carne magra (especialmente porco) é particularmente rica em tiamina. Uma vez que existem muito mais nutrientes nos cereais integrais (especialmente flocos de aveia) e arroz integral – incluindo vitamina B1 – do que nos tipos mais leves de farinha / arroz, estes são os preferidos. Legumes (ervilhas), sementes de girassol, amendoim, atum, solha, batata e muito mais também são ricos em tiamina.

A vitamina B1 é sensível ao calor, raios ultravioleta e oxigênio. Por ser também uma das substâncias solúveis em água, ocorrem perdas de cerca de 30% de tiamina no cozimento dos alimentos. Seu conteúdo nos alimentos pode, portanto, ser influenciado pelo armazenamento e preparação.

Causas e sintomas da deficiência de vitamina B1

A vitamina B1 armazenada no corpo é 50% consumida após 14 dias, de modo que um suprimento uniforme é importante. Portanto, tem o menor tempo de armazenamento no corpo de todas as vitaminas B. A deficiência de ácido fólico reduz a absorção de vitamina B1 e pode contribuir para a deficiência de tiamina.

causas

As principais causas da deficiência de vitamina B1 são

  • Desnutrição,
  • Alcoolismo,
  • Medicamento,
  • Perturbações na gravação e
  • Deficiência de magnésio.

Na velhice e durante a gravidez, a necessidade é de pelo menos 1,4 mg de tiamina por dia. O consumo excessivo de café ou chá também aumenta a necessidade de vitamina B1.

Sintomas

A deficiência de vitamina B1 (hipovitaminose) mostra seus sintomas principalmente na diminuição da energia e no humor irritável da pessoa:

  • Perda de apetite
  • Fadiga, insônia
  • Fraqueza muscular, desempenho físico reduzido
  • Pobre concentração
  • Distúrbios de aprendizagem e memória
  • Irritabilidade
  • Esquecimento, confusão
  • Associado ao diabetes: polineuropatia diabética e retinopatia

O beribéri é a doença clássica por deficiência de vitamina B1. Isso ocorreu cada vez mais no Sudeste Asiático, após a invenção das máquinas de descasque de arroz. Na Europa Ocidental, o alto consumo de álcool combinado com desnutrição ou desnutrição é a causa do beribéri. Estima-se que 20% a 40% de todos os alcoólatras sofram de deficiência de vitaminas B.

Alimentos ricos em vitamina B1

A vitamina B1 é encontrada apenas em alguns alimentos, mas está relativamente concentrada neles. O germe de trigo em particular contém uma grande quantidade de tiamina e pode ser ingerido na forma de óleo ou na forma seca. Sementes de girassol e soja também funcionam bem para atender a essa necessidade.

Vitamina B1 (tiamina) nos alimentos

ComidaConteúdo de tiamina em mg por 100g
levedura de cerveja12 mg
Germe do trigo2 mg
Sementes de girassol1,5 mg
carne de porco0,9 mg
Feijões0,8 mg
aveia0,6 mg
carne0,23 mg
Batatas0,3
ervilhas verdes0,32

Fonte: Gröber, Uwe “Micronutrients. A Guide for Pharmacists and Doctors”, 2ª ed., Burgerstein “Handbook Nutrients”, 12ª ed.

O fermento de padeiro e as sementes de gergelim torradas também contêm muita vitamina B1. A necessidade de vitamina B1 depende principalmente do gasto energético, uma vez que a tiamina está envolvida no metabolismo energético.

Vitaminas B: arma secreta para mulheres grávidas

A vitamina B1 (tiamina) é especialmente importante para o metabolismo dos carboidratos. Ele garante o fornecimento de açúcar e, portanto, é essencial para os nervos. As três vitaminas B do Nausema ajudam a manter o sistema nervoso e o metabolismo normal.

Ao tomá-lo regularmente três vezes ao dia, a mulher grávida recebe continuamente as vitaminas B necessárias. No entanto, a substituição nem sempre deve ser esperada até que uma gravidez bem-sucedida seja alcançada: mulheres que são vegetarianas ou veganas em particular devem estar cientes de seu suprimento de vitaminas e valores sanguíneos se desejarem ter filhos. A falta de oferta por meio de alimentos geralmente só é percebida quando é tarde demais e as reservas de longo prazo estão esgotadas. Aqui também, uma preparação combinada de vitamina B pode ser usada em um estágio inicial.

As vitaminas B também desempenham um papel especial na formação do esperma no homem: elas regulam o nível de homocisteína no sangue. Isso é importante porque, como um aminoácido prejudicial, a homocisteína pode afetar significativamente a qualidade e a quantidade do esperma. É por isso que você está fazendo algo de bom a si mesmo se certificar-se de que ingerir vitaminas B suficientes.

A necessidade diária de vitamina B1 e como atendê-la

Requisito diário : A Sociedade Alemã de Nutrição recomenda para adolescentes e adultos:

  • Mulheres: 1 mg; Mulheres grávidas (a partir do 4º mês): 1,2 mg, mulheres amamentando: 1,3 mg
  • Homens: 1,1 a 1,3 mg dependendo da idade

É assim que você cobre uma necessidade diária de 1 mg de vitamina B1 em média:

Por exemplo: 2 fatias de pão integral (100 gramas) + 150 gramas de atum + duas batatas grandes (aproximadamente 160 gramas) + cerca de 80 gramas de ervilhas

Para ter um bom suprimento de vitamina B1, é importante escolher produtos integrais e cozinhar delicadamente vegetais e outros alimentos para pratos quentes.

O que acontece se houver falta de vitamina B1?

Uma dieta balanceada geralmente nos fornece vitamina B1 suficiente, portanto, as deficiências não são muito comuns na Alemanha. O maior risco é com doenças metabólicas específicas ou dependência de álcool . Pessoas que têm uma dieta muito unilateral e comem principalmente produtos de farinha branca ou arroz polido também podem receber muito pouca vitamina B1.

Por exemplo, se você bebe muito café ou chá preto ou come peixe cru, pode não conseguir usar totalmente a vitamina B1 de sua dieta. Certos ingredientes desses alimentos inibem ou mesmo destroem a absorção.

Algumas doenças podem levar à falta de vitamina B1, entre outras coisas. Isso inclui distúrbios alimentares , certas doenças hepáticas e doenças intestinais crônicas, como doença de Crohn e doença celíaca.

Sintomas de deficiência de vitamina B1 : incluem cansaço , problemas de memória e diminuição do desempenho físico e mental.
Uma deficiência pronunciada e persistente pode levar à doença de Beri-Beri.

O que acontece no caso de uma overdose de vitamina B1?

Ingerir muita vitamina B1 através dos alimentos dificilmente é possível. Os sintomas de sobredosagem no caso de ingestão alimentar excessiva ainda não são conhecidos.

Nota importante :
consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar suplementos vitamínicos. Os suplementos dietéticos nem sempre são úteis. Uma overdose ou uma combinação incorreta de preparações pode causar mais danos do que benefícios. As recomendações do ginecologista aplicam-se às mulheres grávidas.

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