Fontes de vitamina A
Vitaminas

Vitamina A na Gravidez

A necessidade de certos nutrientes aumenta em mulheres grávidas. É muito importante ficar de olho na ingestão de vitamina A durante a gravidez, pois tanto a deficiência quanto o excesso podem ter consequências para a mãe e para o filho. Mesmo se você quiser ter filhos, a importância da vitamina não deve ser subestimada.

O que é realmente a vitamina A?

A vitamina A é uma vitamina solúvel em gordura e existe naturalmente em diferentes formas – dependendo se ocorre em produtos animais ou vegetais.

A forma de vitamina A encontrada aqui é conhecida como retinol. Ela ocorre em alimentos como leite, ovos ou carne e está ligada às gorduras. O retinol é separado no corpo e depois mesclado com a proteína de ligação do retinol para que possa ser transportado no sangue.

Em alimentos vegetais:

Os precursores da vitamina A encontrados em alimentos vegetais são conhecidos como carotenóides. Estes são encontrados em frutas e vegetais e são convertidos em vitamina A pelo corpo. O β-caroteno é a forma mais comum de carotenóides encontrados nos alimentos.

Dica:

A cor amarelo-laranja de muitas frutas se deve aos carotenóides que elas contêm, os precursores da vitamina A. Ao contrário de muitos outros nutrientes, eles são geralmente mais fáceis de absorver por purê ou cozimento do que por vegetais crus.

A vitamina A (retinol) é encontrada em laticínios, ovos, fígado e produtos de fígado e peixes em conserva em óleo. O precursor beta-caroteno é encontrado em frutas e vegetais verdes e amarelos, como tomates e cenouras, alface de cordeiro e espinafre, que só é convertido em vitamina A no corpo quando necessário. A necessidade diária durante a gravidez é de cerca de 1 mg ou um máximo de 5.000 UI

A deficiência de vitamina A se manifesta em problemas de visão, cegueira noturna e alterações na pele e, de acordo com descobertas mais recentes, também em um mau funcionamento dos pulmões fetais, mas é extremamente rara na gravidez.

Em contraste, uma overdose de vitamina A (mais de 10.000 UI por dia) durante a gravidez pode levar a doenças congênitas no feto. Portanto, desaconselhamos o consumo excessivo de fígado, produtos de fígado ou óleo de fígado de bacalhau durante a gravidez, pois são extremamente ricos em vitamina A. Outros produtos de origem animal (leite, ovos, etc.) não contêm grandes quantidades de vitamina A, portanto, não há risco de hipervitaminose.

Em frutas e vegetais, há apenas um estágio preliminar de vitamina A, a saber, beta-caroteno (veja acima), a partir do qual o corpo produz a vitamina A eficaz apenas quando necessário. A este respeito, a overdose de frutas e vegetais ou sucos certamente não é possível. As preparações vitamínicas recomendadas por especialistas e aprovadas especialmente para o fornecimento de vitaminas a mulheres grávidas ou não contêm vitamina A ou têm uma dosagem muito baixa, de modo que também não há risco de overdose aqui.

Funções gerais da vitamina A.

Seja durante o funcionamento normal do corpo ou durante a gravidez – a vitamina A desempenha um papel importante em muitos processos no corpo:

  • Visão : A vitamina A é responsável por converter a luz em impulsos nervosos no olho. Sem esse papel central, seria quase impossível nos ver. Mesmo com uma leve deficiência de vitamina A, nossa visão é limitada, pelo menos à noite. Então, é difícil para o olho se acostumar com a escuridão e a pessoa se sente mais cega pela luz do que com os níveis normais de vitamina A.
  • Sistema imunológico e sangue : A produção de células de defesa do próprio corpo (anticorpos) é sustentada por β-caroteno e vitamina A. O risco de desenvolver uma infecção é duas a três vezes maior assim que houver uma ligeira deficiência de vitamina A. 1 A vitamina também está envolvida na construção de células vermelhas do sangue.
  • Ossos e nervos : os ossos precisam de vitamina A para se formarem e, especialmente, para crescer ou curar ossos quebrados. A vitamina também é responsável por células nervosas saudáveis.
  • Metabolismo das proteínas : a vitamina A está envolvida na produção de proteínas e no metabolismo das gorduras no fígado. Uma dieta muito rica em proteínas pode levar à deficiência de vitamina A. Com qualquer tipo de estresse, a necessidade de proteínas e vitamina A aumenta; uma razão pela qual pacientes com doenças graves como câncer ou AIDS precisam de mais vitamina A.

A vitamina A desempenha um papel importante na gravidez e se você deseja ter filhos.


Um dos motivos é a contribuição da vitamina para a fertilidade em termos da produção dos hormônios sexuais testosterona e estrogênio . Enquanto nos homens afeta a forma e o número de células espermáticas da vitamina A, nas mulheres existe a possibilidade de que a deficiência da vitamina tenha influência na infertilidade.

Vitamina A e Retinol: uma overdose é prejudicial durante a gravidez

A gravidez é a parte da vida da mulher com maior necessidade de nutrientes. O embrião recebe importantes elementos quantitativos , como potássio ou vitaminas, exclusivamente pela mãe . Para um desenvolvimento saudável da criança, é importante observar de perto a ingestão de nutrientes pela mãe.

A vitamina A, em particular, continua a entrar em foco durante a gravidez. A razão para isso está no chamado efeito teratogênico da vitamina em caso de sobredosagem . Isso significa que o excesso de vitamina A ou do precursor do retinol pode causar malformações ou defeitos congênitos durante a gravidez. 

Especialmente no primeiro trimestre da gravidez, a ingestão deve ser observada mais de perto. Os suplementos de vitamina A, portanto, não são recomendados durante esta fase, mas a necessidade deve ser esclarecida individualmente. A nutrição adequada pode prevenir a deficiência de vitamina A, especialmente no início da gravidez. Carotenóides , que possuem precursores de vitamina A encontrados em alimentos vegetais sem efeitos teratogênicos e, portanto, adequados para mulheres grávidas.

A gravidez também é afetada pela deficiência de vitamina A

Não apenas uma overdose, mas também uma deficiência de vitamina A pode levar a problemas de saúde para o embrião e para a mãe . É possível que deformidades dos órgãos genitais, estômago e intestinos, bem como malformações dentárias ou auditivas se desenvolvam no bebê. 

Antes da gravidez, especialmente a fertilidade deve ser mencionada: nos homens, a falta de vitamina A pode reduzir o número de esperma e, portanto, a fertilidade . Nas mulheres , a probabilidade de concepção diminui devido a uma perturbação do ciclo estrogênio-hormônio como resultado da falta de vitamina A. Consequentemente, a ingestão de vitamina também é crucial quando se tenta ter filhos .

Vitamina A na gravidez

A vitamina A é necessária às grávidas, entre outras coisas, para o crescimento da criança. Por ser solúvel em gordura, o corpo pode armazená-lo. Portanto, pode estar presente em uma concentração muito alta. As mulheres grávidas devem, portanto, consumir mais beta-caroteno para obter vitamina A. 

As grávidas precisam a partir do 4º mês de gravidez por dia cerca de 300 microgramas de vitamina A mais do que as não grávidas nos primeiros dois meses, no entanto, recomenda-se cautela porque o embrião é sensível à overdose e pode causar malformações. A deficiência de vitamina A na mãe também pode ter consequências negativas para o bebê. 

A vitamina A é importante para o bom funcionamento dos olhos , uma pele bonita e um sistema imunológico forte e está envolvida na divisão celular e no crescimento dos tecidos . Apoia a formação das células da criança e o desenvolvimento e maturação dos pulmões do embrião

A vitamina ocorre como vitamina A ou retinol em alimentos de origem animal e como pró-vitamina (precursor de uma vitamina) A em alimentos vegetais. Corantes contidos em plantas, por exemplo carotenóides como o beta-caroteno,  só são convertidos em vitamina A pelo corpo quando necessário e, portanto, nunca podem ser sobredosados ​​- mulheres grávidas devem consumi-los em grande quantidade.

Como regra, a ingestão de vitamina A é garantida com uma dieta balanceada. No entanto, uma dieta estritamente vegetariana ou vegana, por exemplo, pode levar à falta de oferta do feto – mulheres grávidas afetadas devem, portanto, discutir seus hábitos alimentares com seu ginecologista.

Cuidado com uma overdose de vitamina A.

A vitamina A de origem animal e de suplementos dietéticos, por outro lado, pode ter um efeito tóxico em concentrações muito altas e levar a deformidades no embrião – as mulheres devem, portanto, tomar grandes quantidades de fígado, que contém muita vitamina A, e comprimidos de vitamina A ou suplementos alimentares com vitamina A Evite gravidez precoce até o final do sexto mês. Ocasionalmente, pequenas quantidades de salsicha de fígado são inofensivas.

Quais alimentos contêm vitamina A?

Boas fontes naturais de vitamina A incluem:

  • Fígado, especialmente fígado de porco (evite especialmente no primeiro trimestre da gravidez)
  • Produtos de fígado, como Lebewurst, patê de fígado (evite especialmente no primeiro trimestre da gravidez)
  • Óleo de fígado de bacalhau (evite especialmente no primeiro trimestre da gravidez)
  • Ovos
  • Leite, laticínios, como queijo (por exemplo, camembert)
  • manteiga
  • enguia
  • atum

As melhores fontes naturais de pró-vitamina A são:

  • Margarina
  • frutas amarelas, como damasco, caqui
  • Cenouras
  • verde escuro (por exemplo, alface de cordeiro, couve, espinafre) e vegetais amarelos, também alguns vermelhos, como pimentão e tomate

Vitamina A: a vitamina anti-stress

A partir do quarto mês de gravidez, uma porção extra de vitaminas A é necessária. Não só o aumento da necessidade da gestante é decisivo, mas também a parte indispensável para o desenvolvimento dos órgãos, metabolismo, aparelho respiratório e sistema nervoso da criança em crescimento. A quantidade suficiente de vitamina A é geralmente absorvida pelos alimentos, como ovos e laticínios. Ainda mais vitaminas A são encontradas no caroteno vegetal ou no beta-caroteno: a couve, por exemplo, tem o maior conteúdo de beta-caroteno com mais de 8 mg de β-caroteno por 100 g de todos os alimentos. Saborosas bombas de vitamina A, como cenouras cozidas no vapor e batata doce, bem como espinafre e brócolis, também garantem um arsenal suficiente desse valioso assassino do estresse.

Conclusão sobre vitamina A na gravidez

Durante a gravidez, deve-se monitorar cuidadosamente a ingestão de vitamina A para o bem-estar da criança. Principalmente nos primeiros três meses de gravidez , quando há muita coisa acontecendo no desenvolvimento do embrião e os precursores de todos os órgãos importantes já estão estabelecidos, não deve haver deficiência nem excesso de vitamina A na mãe. Muito pouco pode atrasar o crescimento do feto. Se você não tem certeza se o seu equilíbrio de vitamina A é equilibrado, peça o conselho de sua parteira ou médico.

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