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Alimentação

Se o que é supostamente saudável não é saudável com SOP: 5 erros

Provavelmente, você já leu ou ouviu de seu ginecologista como é importante comer e beber de forma saudável com a síndrome dos ovários policísticos – independentemente de você estar grávida ou não. Então, é bom quando você, como uma mulher com SOP, quer se tornar ativa e ter uma vida saudável. Infelizmente, as mulheres com SOP às vezes fazem –  de boa fé – esforços para sua saúde que na realidade podem ser até contraproducentes. Descubra aqui quais são os 5 hábitos supostamente saudáveis ​​que você talvez deva reconsiderar com a síndrome dos ovários policísticos!

SOP: cuidado ao reduzir calorias!

Sim, você leu certo! É verdade que a redução de calorias é repetidamente recomendada para a SOP, uma vez que a redução de peso no caso da obesidade pode melhorar drasticamente a situação hormonal e metabólica. E isso também é verdade. Sem dúvida. No entanto, existem dois pontos importantes sobre o assunto “perder peso” e “restringir calorias” que você definitivamente deve considerar se quiser obter efeitos positivos:

Equívoco # 1: baixo consumo de calorias em mulheres magras com SOP

Freqüentemente, é erroneamente assumido que a síndrome dos ovários policísticos está sempre associada ao excesso de peso. Não é desse jeito. Porque mesmo 20-60% das mulheres com SOP têm peso normal. Você só é considerado acima do peso se tiver um índice de massa corporal (IMC) de 25 ou superior.

Distribuição diferente da gordura corporal na síndrome dos ovários policísticos

Embora essas mulheres magras não atendam ao critério de excesso de peso, esses tipos (mais magras) de síndrome dos ovários policísticos geralmente também têm uma composição corporal diferente, infelizmente pior, do que as mulheres com peso normal sem síndrome dos ovários policísticos. Porque mesmo as mulheres mais magras com PCO geralmente apresentam um aumento da massa gorda na região abdominal em comparação com mulheres saudáveis. E esse excesso, a chamada gordura visceral, tem um efeito negativo na saúde e na situação hormonal na PCO. Assim, mesmo as mulheres magras com SOP gostam de seguir os conselhos da Internet e dos livros para perder peso e reduzir com alegria a ingestão de calorias.

Isso pode acontecer se mulheres com peso normal com SOP não comerem o suficiente

Certamente não há estudos recomendando a perda de peso para mulheres com peso normal com SOP. Portanto, faltam dados concretos sobre os efeitos negativos e positivos.

No entanto, é bem conhecido que a fertilidade das fêmeas de mamíferos está intimamente ligada ao equilíbrio de energia ideal. Isso significa: se seu corpo tem muito pouca energia disponível (por exemplo, por meio de exercícios excessivos ou ingestão insuficiente de alimentos), efeitos negativos sobre sua fertilidade também podem ocorrer com SOP e peso normal.

Recomendado para mulheres de peso normal com SOP

  • Certifique-se de se abastecer com a energia necessária!
  • Ao mesmo tempo, pode ajudá-lo muito a adaptar seu plano alimentar no que diz respeito a qualquer resistência à insulina existente.
  • Você ainda pode prestar atenção à sua composição corporal (massa muscular, circunferência abdominal, etc.), mas tome cuidado: para manter sua fertilidade, seu conteúdo de gordura corporal não deve ficar muito baixo (você pode verificar isso usando uma análise de impedância BIA, por exemplo). Um percentual de gordura corporal acima de 22%, pelo menos acima de 17%, é geralmente recomendado para um equilíbrio de estrogênio saudável (os intervalos de referência precisos para a gordura corporal ideal também dependem da idade).

Equívoco nº 2: economizar muitas calorias ajuda muito se você está acima do peso

Você está acima do peso e sabe que a perda de peso vai te ajudar …

  • … para equilibrar seus hormônios
  • … para reduzir os sintomas da síndrome dos ovários policísticos e
  • … abrirá o caminho para o bebê dos sonhos.
  • E, mesmo se engravidar, perder peso agora também reduz o risco de complicações futuras na gravidez.

Parece bom! Então, o que você está esperando?

Se você está acima do peso, pouca energia pode ser fatal para sua fertilidade

Eu entendo que o anseio por exatamente esses objetivos pode ser tão grande e que não pode ir muito rápido com isso e com a perda de peso. Mas deixe-me dizer uma coisa: não seja tentado pelo sucesso rápido (apenas na balança, veja bem) de uma grande restrição calórica diária! Não existem dados confiáveis ​​sobre os efeitos reprodutivos de uma ingestão alimentar muito baixa (dieta de muito baixas calorias) na SOP. Mas as descobertas atuais em mulheres com sobrepeso / obesas (sem SOP) sugerem que mesmo uma dieta de curto prazo, com muito baixo teor calórico, não só pode ser mantida de forma muito pobre, mas também foi associada a um resultado “insatisfatório” de um tratamento de fertilização in vitro subsequente.

Perda de peso adequada com PCOS

A boa notícia é: por que se torturar quando mesmo uma perda moderada de peso de 5-10% é suficiente para fazer melhorias perceptíveis na SOP?

L aut numerosos estudos em SOP é esta perda de peso contínua desejável muito lenta e absolutamente promissora. E, também muito importante: se você adotar uma abordagem menos rígida e inteligente para perder peso, as necessidades nutricionais também podem ser atendidas muito melhor, o que é muito importante para uma futura gravidez desejada. E, além disso, você pode esperar ser poupado do efeito ioiô.

Equívoco # 3: Quanto mais frutas, melhor

Claro, frutas são saudáveis ​​e uma ótima fonte de vitaminas, fitoquímicos e fibras. No entanto, a fruta também contém açúcar. Esta não é uma razão para renunciar totalmente às frutas com a síndrome dos ovários policísticos ou resistência à insulina . Mas existem algumas coisas que você deve considerar ao beliscar frutas:

A frutose não é o açúcar mais saudável

A frutose contida na fruta não é mais saudável do que o nosso açúcar doméstico normal (sacarose). Mesmo que venha de frutas naturais, muita frutose geralmente pode causar alguns danos ao nosso corpo, especialmente em termos de saúde do fígado, mas também resistência à insulina.

Frutas no PCOS: a quantidade conta

1-2 punhados de frutas por dia são perfeitamente bons e também recomendados. Um punhado é aproximadamente equivalente a uma pequena maçã ou 2 ameixas. Com porções de frutas grandes e mais frequentes, frutas secas, smoothies, sucos de frutas (que, a propósito, contêm uma boa quantidade de frutose, bem como suco de romã, a propósito) – além do açúcar oculto nos alimentos e lanches ocasionais, nosso corpo rapidamente obtém muito açúcar.

Equívoco n ° 4: “Gordura é gordura” e “quanto menos gordura, melhor”

A gordura geralmente não é ruim, assim como a proteína e os carboidratos per se – mesmo na síndrome dos ovários policísticos. E ainda assim, infelizmente, a mídia tenta repetidamente culpar os nutrientes ou alimentos individuais, o que perturba muitas pessoas.

É por isso que gostaria de lhe dar alguns conselhos gerais sobre nutrição, que sempre se aplicam: A qualidade, a quantidade e a variedade são fundamentais na dieta – também na SOP!

Nem toda gordura é recomendada para SOP!

A gordura, que há muito tempo é a culpada da dieta, não é apenas gordura. Porque as diferentes qualidades de gorduras e óleos podem ter efeitos muito diferentes na síndrome PCO. Atualmente, especialmente na mídia de língua inglesa, alimentos com alta proporção de ácidos graxos saturados (óleo de coco, ghee, manteiga, banha) para a síndrome dos ovários policísticos são frequentemente propagados sem evidências suficientes. Na verdade, essas gorduras saturadas têm sido associadas a efeitos negativos na saúde cardiovascular. Por experiência própria, sei que muitas vezes não é dada atenção suficiente com a SOP: mas manter o coração e a circulação em forma é muito importante com a SOP.

Gorduras: Recomendadas pelo coração

Ácidos graxos ômega-3 e óleos prensados ​​a frio (por exemplo, azeite de oliva), bem como o consumo de nozes, sementes e grãos, mostraram efeitos positivos não apenas em geral, mas também em estudos em mulheres com SOP.

Equívoco nº 5: pular refeições

Você gosta de pular refeições para perder peso? Ou você está passando por tanto estresse que se esquece de comer regularmente? É possível que pessoas saudáveis ​​suportem esse comportamento mais facilmente do que mulheres com síndrome dos ovários policísticos, especialmente se forem afetadas pela resistência à insulina e distúrbios do metabolismo do açúcar.

Hipoglicemia relacionada à dieta em SOP

Por outro lado, o metabolismo das mulheres com SOP pode reagir de maneira diferente entre as refeições do que em pessoas saudáveis: porque o açúcar no sangue, que normalmente aumenta após as refeições, pode cair muito devido ao aumento da liberação de insulina na SOP. Isto significa que pode ocorrer hipoglicemia, por vezes muito cedo, após uma refeição. Nesse caso, é chamada de hipoglicemia reativa. A hipoglicemia reativa é caracterizada por uma queda (grave) nos níveis de açúcar no sangue (hipoglicemia) 1,5 a 5 horas após consumir alimentos sem qualquer outro motivo para hipoglicemia. Cada segunda mulher magra com SOP tem experiência com hipoglicemia reativa, embora pareça que esse fenômeno não existe em mulheres saudáveis. Infelizmente, o apetite também é cada vez mais estimulado pelo baixo nível de açúcar no sangue. Essa hipoglicemia pode estimular a ingestão excessiva de alimentos e lanches frequentes. Como resultado, perder peso também pode ser mais difícil.

Dicas para evitar desejos

Por isso, é essencial para a SOP planejar as refeições de forma que, por um lado, o aumento da liberação de insulina seja evitado e o risco de hipoglicemia seja minimizado. Por outro lado, refeições regulares e bem compostas podem reduzir os desejos intermediários, que foram desencadeados por hipoglicemia, por exemplo. Portanto, simplesmente pular refeições não parece uma estratégia sensata para perder peso com sucesso com a SOP e pode não ser completamente sem consequências, mesmo com resistência à insulina.

Conclusão

Nem tudo o que é dito ser útil ou saudável também é útil para a situação metabólica na síndrome dos ovários policísticos.Por esse motivo, preste atenção às recomendações profissionais e cientificamente sólidas ao pesquisar dietas para PCO!
 

Quais mitos você gostaria de verificar quanto à adequação ao SOP? Quais recomendações você não tem certeza sobre sua doença? Me avise nos comentários ou via e-mail!

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