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Alimentação

Sal faz mal na gravidez ?

Mulheres grávidas reagem de maneira diferente ao sal

Ao contrário da opinião amplamente difundida de que as mulheres grávidas devem reduzir significativamente o consumo de sal para reduzir a formação de edema e hipertensão , esta recomendação agora é considerada desatualizada.

O edema (retenção de água) pode ser causado pela hipertensão – favorecida pelo alto consumo de sal. No entanto, as mulheres grávidas reagem de forma diferente ao sal. Um estudo conseguiu mostrar que o consumo de sal durante a gravidez não tem um efeito negativo na formação de edema e na pressão arterial . Pelo contrário: as mulheres que ingeriram conscientemente uma dieta pobre em sal eram mais propensas a ter pressão alta do que aquelas que consumiam sal em quantidades normais.

(Koch) Sal , cloreto de sódio quimicamente correto (NaCl), consiste em íons sódio e cloreto que são necessários ao corpo para muitos processos vitais. As substâncias devem estar presentes em determinada concentração, o que é conseguido no corpo por meio de certos mecanismos e hormônios. Um dos hormônios que influenciam o teor de sódio no corpo é a aldosterona , que aumenta muito durante a gravidez.
Ele garante que a água e o sódio fiquem no corpo e não sejam excretados na urina produzida nos rins. O rimé responsável por filtrar continuamente nosso sangue e excretar substâncias que não são mais necessárias na urina. Quando a água e o sódio são retidos nos rins pela influência da aldosterona, a pressão arterial e o volume sanguíneo aumentam . Um aumento do volume de sangue é necessário durante a gravidez para fornecer ao seu bebê e aos tecidos necessários para a gravidez (por exemplo, a placenta) nutrientes suficientes que são transportados através do sangue.
hipertensão , por sua vez, é temida na gravidez, já que teme que a eclâmpsia pode causar algumas consequências terríveis tanto para a mãe quanto para o bebê.

Sal durante a gravidez – saudável e seguro

O consumo de sal durante a gravidez faz parte de uma dieta saudável para mulheres grávidas. O sódio no sal ajuda a normalizar os fluidos e os níveis de pH do corpo.

  • O sal na gravidez apoia o desenvolvimento do bebê no útero.
  • Quando você sente necessidade de sal em uma refeição, geralmente é um sinal de que seu corpo precisa de mais líquidos.
  • O iodo no sal iodado é especialmente importante para o desenvolvimento do bebê, e é recomendado que você aumente um pouco a ingestão durante a gravidez, dizem os especialistas .
  • O sal iodado difere do sal normal em sua composição química porque normaliza o nível de iodo no corpo, mostra um estudo sobre o assunto .
  • A ingestão de sal recomendada para mulheres grávidas deve ser em torno de 3,8 gramas e não mais do que 5,8 gramas por dia.

Riscos durante a gravidez e teor de sal nos alimentos

O uso excessivo de sal, como alguns outros ingredientes alimentares, pode representar riscos para o corpo da mulher grávida. A ingestão excessiva de sódio no sangue antes da gravidez pode causar hipertensão e problemas cardíacos e renais. A retenção de água no corpo pode se manifestar no inchaço da face, braços, tornozelos e pés. Alguns desses sintomas são comuns durante a gravidez.

  • O sal deve ser tomado com moderação, por isso é recomendável consultar um médico se surgirem complicações dietéticas.
  • Quando você não obtém sal suficiente em seu corpo, isso afeta seus músculos, órgãos e sistema nervoso. Também pode causar náuseas e fadiga.
  • Quando sentir necessidade de sal, o melhor é tomá- lo na forma de uma sopa de legumes .
  • O sal natural em vegetais, ovos, leite e nozes sem sal é especialmente saudável, especialmente se não for processado.
  • Grandes quantidades de sal podem ser encontradas em alimentos como pão, cereais e bebidas açucaradas.
  • Verifique se a quantidade de sal nos alimentos embalados não é superior a 1,5 gramas por 100 gramas.
  • Reduza os molhos prontos e a maionese que contenham muito sal. Você pode experimentar uma de nossas deliciosas receitas para fazê-las em casa. 

Então, como as mulheres grávidas devem adicionar sal?

É melhor salgar normalmente e não com baixo teor de sal como recomendado por muito tempo. Você também não deve comer alimentos muito salgados, pensando que é bom para a saúde. Experimentos com animais indicam que doenças renais e cardíacas na prole não podem ser descartadas se o consumo de sal for muito alto. Até agora não há estudos humanos sobre este tópico.

Se você quer fazer algo pela sua saúde, o melhor é escolher um sal com iodo , flúor e ácido fólico durante a gravidez . Desta forma, você dá uma contribuição adicional para suas necessidades aumentadas de ácido fólico e iodo durante a gravidez.

Em geral, muito sal é usado na Alemanha . A Sociedade Alemã de Nutrição (DGE) recomenda apenas seis gramas por dia – não há recomendações divergentes para mulheres grávidas e lactantes, embora um consumo ligeiramente aumentado durante a gravidez, conforme descrito acima, não pareça ter nenhum efeito negativo de aumento da pressão arterial ou promoção de edema.

Quanto sal contém?

Mesmo que você não sinta que está comendo alimentos particularmente salgados, os seis gramas recomendados são rapidamente excedidos. Porque o recomendado seis gramas incluir o sal nos alimentos processados ou na restauração out-of-home tais como cantinas, restaurantes ou contadores de fast food.

Na vida cotidiana, você pode ir além dessa recomendação rapidamente, como mostra o exemplo de cálculo a seguir. A quantidade total de sal de cozinha para esses alimentos já é superior a 11 g:

  • 1 pitada de sal no ovo do café da manhã: 0,5 g
  • 4 fatias de pão por dia: 2,4 g
  • 2 fatias de queijo: 2,8 g
  • 2 fatias de presunto: 2,0 g
  • Almoço fora de casa: 3,0 g
  • Sal em molho de salada: 0,5 g

O estudo de consumo nacional e outros estudos de grande escala mostraram que três quartos da população – mulheres, homens, crianças e adolescentes – excedem a quantidade diária recomendada de sal.

Portanto, apenas seis gramas de sal de cozinha por dia não é uma tarefa fácil no contexto do padrão alimentar atual na Alemanha, com muitos lanches rápidos, refeições fora e refeições prontas.

O teor de sal de cozinha não é indicado na maioria dos alimentos . Se você quiser calcular isso, pode usar o teor de sódio declarado vezes 2,54 para calcular a quantidade de sal de cozinha.
Cuidado, o teor de sódio geralmente é dado em mg, o que significa que você deve mover a vírgula três casas para frente e só então multiplicar o valor por 2,54 para calcular o teor de sal em gramas.

Teor de sal (em g) = teor de sódio (em g) x 2,54

Se o conteúdo de sódio de 500 mg for indicado na embalagem, ele contém 0,5 g de sódio. Para o cálculo, isso significa:
Conteúdo de sal (em g) = 0,5 gx 2,54 = 1,27 g de sal

s mulheres grávidas recebem muitas dicas sobre alimentação adequada. Um conselho persiste: as gestantes devem temperar principalmente com ervas e comer o mínimo de sal possível.Isso remonta à teoria de dois médicos holandeses que explicaram há pouco mais de 100 anos que o sal de mesa pode causar edema, hipertensão e gestose durante a gravidez.Na verdade, está provado que isso está errado. Vários estudos já mostraram que a restrição de sal durante a gravidez só tem desvantagens para mulheres grávidas saudáveis.

Mais sangue e o risco de retenção de água

Durante a gravidez, o volume de sangue materno se expande. A criança cresce e com ela suas necessidades de nutrientes e oxigênio. O corpo da mãe atende a essa necessidade aumentando o sangue como veículo para essas substâncias. O aumento do volume de sangue significa que mais fluido deve ser retido nos vasos. Como resultado, o fluxo sanguíneo renal é particularmente estimulado e a excreção de sódio e água muda.Em uma gravidez normal, o corpo materno retém mais sódio e água para aumentar o volume sanguíneo e a água corporal. 

O afinamento do sangue leva a uma melhora nas propriedades de fluxo do sangue.Muitas mulheres grávidas sofrem de edema, mas geralmente é apenas leve nos tornozelos. Os depósitos são causados ​​principalmente por hormônios – ao contrário da crença popular, uma dieta com baixo teor de sal não pode ter um efeito preventivo. No entanto, a falta de nutrientes pode levar à retenção maciça de água. Então, todo o corpo, incluindo o rosto, pode ser afetado. O ginecologista definitivamente deve cuidar bem da gestante. Porque o edema muito forte também pode reduzir o fluxo sanguíneo da placenta e levar a um suprimento insuficiente para o feto.Pode acontecer que o próprio corpo tente neutralizar isso – com o aumento da pressão arterial. Então, há o risco de gestose na gravidez.

Recomendações erradas

Mulheres grávidas com tendência a problemas de pressão arterial ou retenção de água ainda são aconselhadas a fazer certos dias de dieta. No entanto, os dias de arroz puro, batata ou fruta são tão prejudiciais para as mulheres grávidas quanto alimentos com baixo teor de sal. Ainda mais deficiências de nutrientes deterioram ainda mais as propriedades de fluxo do sangue materno – fazendo com que a pressão arterial também suba.O mesmo se aplica a chás desidratantes como o chá de urtiga. Uma gestose incipiente é agravada por medidas de drenagem. Em vez disso, o aumento da pressão arterial é reduzido por aquilo que falta ao corpo: sal e proteína.

Necessidade de sal durante a gravidez

A necessidade de sal das mulheres grávidas é diferente. Algumas mulheres têm um apetite especial por qualquer coisa salgada, outras mulheres de repente acham o gosto estranho.Em geral, o sal de mesa é usado generosamente na Alemanha. A quantidade recomendada pela Sociedade Alemã de Nutrição (DGE) é de 5 gramas de sal por dia. Isso é pelo menos uma colher de chá rasa. Na verdade, a maioria dos alemães consome cerca de dez gramas de sal por dia – o dobro da quantidade recomendada.O sal está escondido em muitos alimentos. 

Principalmente nas refeições prontas. Metade de uma pizza pronta, por exemplo, contém até 3,3 gramas de sal, 100 gramas de linguiça ou queijo podem conter até seis gramas de sal. Normalmente, você pode multiplicar o teor de sódio dado por 2,5 para calcular a quantidade total de sal.Após cerca de três a quatro horas, o sal entra na corrente sanguínea através dos intestinos e se liga à água. Muito sal remove a água do corpo e causa danos aos órgãos. No entanto, um adulto teria que consumir umas boas dez colheres de sopa de sal puro antes que os órgãos falhem – dificilmente possível. Se consumirmos muito sal, o corpo geralmente reage com sede. 

O sal é então excretado novamente. Mulheres grávidas podem fazer isso ainda mais rápido porque seus rins são particularmente produtivos.Muito sal pode ser excretado. Em contraste, renunciar ao sal pode até ser fatal! No verão, em particular, perdemos muito líquido e, portanto, sal com o suor. Se você comer menos de dois gramas, perde a sede e o corpo corre o risco de secar.No entanto, a Sociedade Alemã de Nutrição não recomenda nenhum alimento particularmente salgado para mulheres grávidas. Como parte da dieta mista normal e saudável, a recomendação geral de 5 gramas por dia também é suficiente para mulheres grávidas saudáveis. Mulheres grávidas com problemas de pressão arterial ou tendência a edema devem procurar aconselhamento especial.

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