gravida feliz
Alimentação

Que suplementos alimentares devo tomar durante a gravidez?

Durante a gravidez , fazemos de tudo para garantir que nosso corpo se torne um verdadeiro casulo aconchegante para o bebê nascer. E para isso, às vezes precisamos impulsionar nosso corpo um pouco com suplementos alimentares.

Sim, mas atenção: tudo o que engolirmos durante a gravidez vai beneficiar (ou não) o nosso bebé! Devemos, portanto, ser cautelosos e saber identificar o que é arriscado e o que é seguro.

Portanto, oferecemos uma visão geral das regras a serem seguidas ao tomar suplementos alimentares durante a gravidez . É claro que, antes de embarcar na automedicação durante esse período de criação de vida, é imprescindível consultar o seu gineco-obstetra. 

Agora você sabe o que esperar! Portanto, vamos ao cerne da questão e consideremos as possíveis necessidades de suplementos alimentares durante a gravidez.

Suplementos e vitaminas durante a gravidez

Durante a gravidez, é importante evitar deficiências de vitaminas e minerais . Assim, o seu bebé beneficia de todos os elementos essenciais para o seu desenvolvimento ! Mas também cuidado com as overdoses : algumas vitaminas podem ser armazenadas no corpo e, em altas doses, perdem seus benefícios. Então, vamos dar uma olhada nos diferentes minerais e vitaminas e como eles são consumidos durante a gravidez.

Vitaminas solúveis em água: para ficar em forma sem overdose

Uma vitamina solúvel em água se dissolve na água do nosso corpo. O excesso, portanto, será facilmente eliminado na urina. Essas vitaminas não são armazenadas no corpo. Por isso é importante consumi-lo regularmente , em quantidades razoáveis ​​para evitar deficiências.

As vitaminas solúveis em água são as seguintes:

Vitamina solúvel em águaValor de Referência Nutricional
Vitamina B11,1 mg
Vitamina B21,4 mg
Vitamina B3 / nicotinamida16 mg
Vitamina B56 mg
Vitamina B61,4 mg
Vitamina B8 / biotina50 µg
Vitamina B9 / ácido fólico200 µg
Vitamina b122,5 µg
Vitamina C80 mg

Uma das vitaminas mais populares durante a gravidez é a vitamina B9, ou ácido fólico . Contribui para o crescimento dos tecidos maternos durante a gravidez (5) . Assim, o ácido fólico permitirá que o feto se desenvolva nas melhores condições. A deficiência de vitamina B9, embora rara, pode causar fadiga, dores de cabeça, cãibras musculares e anemia.

Vitaminas solúveis em gordura: com moderação!

Ao contrário de seus vizinhos solúveis em água, as vitaminas solúveis em gordura se dissolvem na gordura. Assim, eles serão armazenados em nosso tecido adiposo . Isso, portanto, implica que uma overdose é possível, no caso de ingestão excessiva por um longo período. É por isso que o conselho de um médico é particularmente essencial para este tipo de vitaminas, especialmente durante a gravidez. 

Vitaminas solúveis em gordura são:

Vitamina solúvel em gorduraValor de Referência Nutricional
Vitamina A800 µg
Vitamina D5 µg
Vitamina E12 mg
Vitamina K75 µg

Durante a gravidez, a vitamina D será a mais essencial e pode exigir suplementação específica. Uma dieta variada fornece entre 2 e 4 µg / dia. Além disso, 15 minutos de sol por dia tornam mais fácil atingir as doses necessárias. A suplementação pode, portanto, ser necessária se você mora em locais com pouco sol ou no meio do inverno, se trabalha à noite ou não pode tomar sol. A vitamina D é essencial porque permite a fixação adequada do cálcio . Assim, facilitará a formação dos ossos do futuro bebê, bem como o crescimento de suas células e o bom funcionamento de seu sistema imunológico (só isso!).

Minerais e oligoelementos para uma gravidez tranquila

Embora existam muitos minerais envolvidos em nosso metabolismo ao longo de nossas vidas, existem alguns que são particularmente essenciais durante a gravidez.

É o caso do cálcio, por exemplo . Essencial para a formação dos ossos do futuro bebê, permitirá que ele se desenvolva adequadamente, evitando o risco de fragilidade óssea ou mesmo hipertensão arterial. Durante a gravidez, lembre-se de comer iogurte e laticínios. 

Em caso de intolerância à lactose, ou se você simplesmente não gosta de laticínios, não hesite em recorrer a suplementos alimentares para consumir os 800 µg de cálcio recomendados pela EFSA. 
ferro também é um mineral essencial durante a gravidez. Na verdade, as necessidades de ferro são maiores em mulheres grávidas. A deficiência de ferro pode, em alguns casos, aumentar o risco de um bebê nascer prematuro . Portanto, certifique-se de consultar seu médico e monitorar seus níveis de ferro durante a gravidez!

Plantas para viver sua gravidez naturalmente

A maioria das ervas não é recomendada sem orientação médica durante a gravidez e a amamentação. Isso não se deve necessariamente ao fato de que eles podem ser perigosos, mas sim porque seus efeitos sobre o feto não foram suficientemente estudados para garantir que não representem um risco para sua saúde. Em caso de dúvida, consulte sempre o seu médico, farmacêutico ou obstetra. Em qualquer caso, é recomendável não consumir suplementos alimentares à base de plantas durante o primeiro trimestre da gravidez. 

Ainda existem plantas cujos benefícios foram estudados durante a gravidez. Então vamos ver quais são essas plantas que facilitam nossa vida enquanto estamos esperando um bebê (6) !

Folhas de framboesa: náusea, lactação e preparação para o parto

As folhas da framboesa ( Rubus idaeus ) costumam ser usadas para aliviar as náuseas da gravidez e para promover a lactação. As folhas são utilizadas como pó em suplementos alimentares, ou simplesmente em chás ou chás de ervas. 

Rica em vitaminas A, D, E e C , além de minerais, a folha de framboesa ajuda na preparação para o parto. Com efeito, facilita a dilatação do útero e da pelve, para evitar falsas contrações (6) .

Funcho: o must-have para a amamentação!

Quando Baby aponta a ponta do nariz, o trabalho não termina. Ele está apenas começando.

Para quem deseja amamentar o bebê , às vezes pode surgir uma preocupação: o leite não é fabricado em quantidade suficiente. 

Uma solução neste caso: chás de ervas com plantas galactogênicas ! Uma planta galactogênica é uma planta que promove naturalmente a produção de leite materno . É o caso da erva – doce ( Foeniculum vulgare ), usada há séculos como auxiliar da amamentação. 

Os efeitos da erva-doce parecem não parar por aí: alguns estudos destacaram os benefícios da erva-doce no alívio de cólicas em bebês e crianças pequenas. 

Como precaução, consuma apenas frutos de erva-doce e não os use por mais de 2 semanas consecutivas sem orientação médica. Lembre-se também de se limitar a menos de 2,5 g de frutas esmagadas em infusão por dia.

Groselha preta: pernas pesadas e infecções do trato urinário

Durante a gravidez, todo o nosso metabolismo sofre um golpe. Portanto, não é incomum ver certos sintomas aparecerem, sem os quais estaríamos bem!

groselha preta ( Ribes nigrum ) é muito eficaz no alívio de algumas dores. é o caso das sensações de pernas pesadas, do início de infecções do trato urinário ou mesmo de dores nas costas. Em infusão, as bagas de groselha preta ajudam a combater problemas de circulação venosa e linfática . Eles ativam a microcirculação, tendo ação antiinflamatória e diurética . 

Suplementos para evitar durante a gravidez

Sejamos claros, em primeiro lugar: sem o conselho do seu médico , não comece a consumir suplementos alimentares durante a gravidez. Mas, para alguns ingredientes, a escolha é ainda mais rápida. De fato, alguns já demonstraram seus efeitos nocivos à saúde durante a gravidez. Aqui está um resumo não exaustivo (1) (3) .

Algas não orgânicas

As algas são superalimentos ricos em proteínas e vitaminas , que podem ser benéficas para a saúde em todas as fases de nossas vidas. No entanto, seu modo de crescimento requer um grande suprimento de água, muitas vezes estagnado. O risco, então, é ter uma alta concentração de metais pesados nessas algas (mercúrio, chumbo, arsênico e cádmio). Nesse caso, pode ser tóxico para o feto.

Portanto, privilegie as algas da Agricultura Orgânica , cujo método de produção garante a ausência de metais pesados. 

Cafeína: não para mulheres grávidas ou amamentando

cafeína é uma das moléculas que entram na corrente sanguínea e podem ir diretamente da mãe para o feto . Suplementos alimentares à base de cafeína, como o próprio café, devem ser evitados durante a gravidez. Os riscos de consumir cafeína são bastante baixos durante a gravidez. No entanto, o consumo excessivo pode fazer com que a frequência cardíaca aumente ou que o bebê fique muito inquieto. Você também pode evitá-lo, então. Da mesma forma, como a cafeína também passa para o leite, evite consumi-lo enquanto o bebê estiver amamentando . Esta é uma boa oportunidade para reduzir o consumo de café e recorrer a água, chá de ervas ou mesmochá que contém metade da cafeína do café!

Fitoesteróis e suplementos para redução do colesterol

Os fitoesteróis são componentes de frutas, vegetais e nozes e sementes oleaginosas. Eles são conhecidos por reduzirem os níveis de colesterol no sangue.A estes componentes, aplica-se o princípio da precaução . Na verdade, atualmente ainda temos poucas informações sobre os efeitos dos fitoesteróis na mãe e no feto. Da mesma forma, relativamente poucos dados foram coletados sobre o mecanismo de assimilação dos fitoesteróis e sua possível passagem para o sangue e o leite. Em caso de dúvida, evite consumi-lo durante a gravidez.

Suplementos alimentares para emagrecer e queimar gordura

Se há um momento em que as dietas de emagrecimento devem ser evitadas, é durante esses 9 meses que você vai criar vida! Você está ganhando um pouco de peso? É normal e fabuloso ao mesmo tempo: você está no processo de fazer um pequeno ser humano . Portanto, aproveite e evite todas as dietas de emagrecimento, inibidor de apetite e queima de gordura . Lembre-se de que você precisa comer para 2 : escolha alimentos de qualidade, em quantidades razoáveis ​​para você e para o feto. Não o prive da riqueza da sua alimentação! Você terá muito tempo para começar sua dieta depois, se ainda tiver vontade

Em caso de aumento ou excesso de peso antes da gravidez, confie no seu médico: ele a orientará para um reequilíbrio alimentar que permitirá que você e o feto se desenvolvam normalmente, sem perigos. Controle seu peso uma ou duas vezes por mês, evite alimentos muito gordurosos ou açucarados , e você ficará bem.

Gestante: cuide de si!

Agora você sabe como impulsionar seu corpo para torná-lo o casulo ideal para o futuro pequeno ser que está criando. Com todas essas ferramentas no bolso, tudo o que você precisa fazer é aproveitar a gravidez . Cuide-se, cuide-se, descanse! E não hesite em compartilhar conosco suas dicas para uma gravidez saudável.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *