Gravida sorridente
Alimentação

Quanta água você deve beber durante a gravidez?

Lembra das vezes em que você teve um dia muito cansativo e estava morrendo de vontade de matar a sede? Bem, a gravidez é um daqueles períodos em que você não só precisa ter muito cuidado com sua dieta diária, mas também se certificar de que está devidamente hidratada.

Por que a água é importante durante a gravidez?

A água é uma necessidade para uma vida saudável. É necessário consumir oito copos de água regularmente para se manter em forma e saudável.

  • Durante a gravidez, sua dieta regular muda, assim como a ingestão de água diária. Então, quanta água beber por dia durante a gravidez?
  • A resposta é simples; são 10 a 12 copos por dia. É assim porque, agora você está abrigando dois corpos em um e, portanto, o aumento da ingestão de água.

Quanto devo beber?

Você precisa beber de seis a oito copos médios (200ml) de líquido por dia. Todas as bebidas contam, incluindo bebidas quentes como chá e café. As bebidas saudáveis ​​que você pode comer incluem:

  • água
  • chás de frutas
  • suco de frutas frescas (fique com um copo por dia, que também conta como um dos seus cinco por dia)
  • leite desnatado ou semidesnatado

Quais são os sinais de desidratação?

Se você tiver algum desses sintomas, pode estar desidratado:

  • sentindo sede
  • urina de cor escura
  • não chorar com muita frequência (menos de três vezes ao dia)
  • boca e olhos secos
  • tontura ou tontura
  • dor de cabeça

Se você estiver preocupado com a ingestão de líquidos ou apresentar sinais de desidratação que não desaparecem quando você bebe mais, consulte o seu médico ou parteira.

E se eu tiver enjoos matinais?

Se você está passando muito mal , isso pode significar que você corre um risco maior de desidratação, pois pode estar perdendo mais líquidos do que ingerindo. Continue bebendo líquidos – pouco e muitas vezes pode ser mais fácil do que beber muito de uma vez . Tente manter um copo ou garrafa de água por perto e tome pequenos goles regulares em vez de grandes goles.

Beba muita água ao fazer exercícios

Ser ativo é muito importante durante a gravidez, mas certifique-se de beber o suficiente durante o exercício para evitar ficar desidratado. Descubra mais sobre como permanecer ativo com segurança durante a gravidez . 

MAS POR QUE A ÁGUA É TÃO IMPORTANTE?

A água é necessária para eliminar as toxinas, ajudar na digestão e garantir que nossos corpos absorvam os nutrientes essenciais dos alimentos que comemos. Também ajuda a restaurar e revitalizar nossos corpos.

Durante a gravidez, essas funções essenciais são ainda mais importantes, pois nos esforçamos para lidar com as mudanças do nosso corpo e manter um ambiente saudável para o nosso bebê. A água também é um componente chave do leite materno, por isso é essencial para uma boa lactação.

O peso corporal de um adulto é composto por 50-70% de água e, sem recargas regulares, o tempo de sobrevivência do nosso corpo é limitado a uma questão de horas ou dias.

ABSORVENDO NUTRIENTES ESSENCIAIS

A água é o principal componente do nosso sangue, transportando nutrientes essenciais para as células e eliminando resíduos nocivos. Ele também ajuda nosso corpo a absorver nutrientes essenciais dos alimentos e acelera a taxa de absorção de glicose, aumentando assim nossos níveis de energia.

O adulto médio perde cerca de dois litros de líquido por dia – ainda mais no calor, durante os exercícios ou quando carrega peso extra durante a gravidez. É vital que esses fluidos sejam reabastecidos regularmente.

COMO A ÁGUA AFETA A GRAVIDEZ

Quando o corpo não recebe líquidos suficientes, fica desidratado, o que, mesmo em casos leves, pode levar a problemas de saúde como prisão de ventre, dores de cabeça, ansiedade, fadiga e pele opaca. Na gravidez, a desidratação severa pode causar aborto espontâneo e parto prematuro .

A água potável hidrata nossos tecidos e melhora nossa tez. Algumas mulheres grávidas acham que beber água em intervalos regulares pode realmente aliviar os sintomas de enjôo matinal , azia e indigestão.

Beber muita água também dilui a urina, reduzindo o risco de infecções urinárias, que podem ser comuns na gravidez.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda uma ingestão diária de 1,5 a dois litros de água (oito 250 ml ou 8 onças).

Quando você está grávida, esse valor deve aumentar em mais dois a quatro copos (até três litros) por dia se o tempo estiver quente ou você estiver fazendo exercícios.

Os 5 principais benefícios da água durante a gravidez:

Se você é uma daquelas mamães que não gosta de beber muita água, aqui estão algumas boas razões para você reconsiderar esse estilo de vida.

1. Entrega das mercadorias:

O crescimento saudável do seu anjinho depende dos nutrientes e minerais que você consome regularmente.

  • Esses alimentos simplificados essenciais não podem viajar sozinhos para alimentar seu bebê!
  • Assim, você precisa de um meio para o transporte. Portanto, a água, o salva-vidas, é importante!

2. Ajuda a retirar o lixo:

Quando você está grávida, você não apenas come para duas pessoas, mas também excreta para duas, portanto, é importante que você se certifique de que está excretando bem.

  • A gravidez é o momento em que você terá que correr muito para o banheiro (sim, muito!) Por isso é fundamental que você excrete bem também.

3. A água ajuda você a ficar à vontade:

A menos que você esteja morando em um quarto com temperatura subártica, notará que o calor do seu corpo aumentou após a gravidez.

  • A água potável ajuda a manter a temperatura do corpo sob controle.
  • Hidratar-se ao nível ideal todos os dias, ajuda a manter uma temperatura corporal mais fresca.

4. Melhora a sua pele:

Sempre que você teve um problema de pele, sempre foi aconselhado a beber mais água.

  • Para ser honesto, eles estavam certos de certa forma. A água ajuda a manter a pele bem hidratada e fresca.
  • Se você beber bastante água durante a gravidez, sua pele ficará macia e flexível e ficará muito próxima da pele do bebê.

5. Previne o inchaço:

Às vezes, a gravidez causa edema ou inchaço em certas partes do corpo.

  • Beber bastante água pode realmente ajudar na prevenção da ocorrência de inchaço.
  • Ele também ajuda você a ter uma barriga ou corpo inchado!

Água potável certa:

Quando você está grávida, é aconselhável beber água limpa e filtrada. Se você não tem acesso a água filtrada, opte por água engarrafada ou fervida.

  • Isso garantirá que nenhum germe ou bactéria prejudicial, vírus ou contaminante entrem em seu corpo. Além disso, isso reduz o risco de sofrer de doenças transmitidas pela água.
  • Quando você sair de casa, leve sua própria garrafa de água filtrada para ficar do lado mais seguro. E, quando você estiver comendo fora, peça água potável engarrafada e de marca.

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