Mãe feliz
Alimentação

Por que mulheres grávidas devem ter cuidado com vitaminas e minerais

Muitas mulheres tomam suplementos alimentares durante a gravidez. Frequentemente indiscriminadamente. Mas a quantidade de vitaminas e minerais prejudica o bebê. O que as mulheres grávidas realmente precisam.

A gravidez deve ser realmente um momento de felicidade e expectativa. Mas com o teste de gravidez positivo, começa um período preocupante para muitas mulheres, cheias de dúvidas e com medo de fazer algo errado. 

O que é bom para meu filho, o que o prejudica? Essas questões também surgem quando se trata de nutrição adequada durante a gravidez . Portanto, muitas mulheres tomam pílulas de vitaminas e comprimidos com minerais para atender às necessidades delas mesmas e do bebê. Mas muito nem sempre ajuda muito. Neste caso, pode até prejudicar o bebê e colocar uma pressão desnecessária na carteira.

Riscos de muita suplementação

A autoridade sanitária francesa Anses alertou recentemente contra o consumo excessivo de comprimidos de vitaminas. Os pesquisadores relataram cinco recém-nascidos com hipercalcemia, um nível elevado de cálcio no sangue, que tomaram comprimidos de vitamina D de suas mães.

Duas outras crianças tiveram hipotireoidismo devido ao excesso de iodo. Ambos podem ter consequências graves, alertam os pesquisadores do Anses: no caso da hipercalcemia, por exemplo, perda severa de peso ou desidratação; no caso da tireoide hipoativa, retardo mental.

Além disso, a vitamina A é um risco para mulheres grávidas. Os altos níveis de retinol podem causar deformidades no feto no início da gravidez. As mulheres que desejam ter filhos não devem, portanto, comer fígado rico em vitamina A ou tomar medicamentos que contenham a vitamina.

A Sociedade Suíça de Nutrição (SGE) critica a tendência de suplementos nutricionais: “Todos os especialistas concordam que frutas e vegetais são os melhores”, diz o Dr. Ulrich Moser , presidente do SGE. “Suplemento alimentar é o que o nome diz: apenas um suplemento alimentar.”

A necessidade de vitaminas aumenta

Durante a gravidez, a necessidade de alimentos aumenta e, portanto, automaticamente de vitaminas e minerais, bem como ácidos graxos ômega-3. Com uma dieta variada com comida caseira, muita fruta e vegetais, a necessidade normalmente pode ser suprida pela comida. Sem comida de microondas, fast food e comida enlatada, a gravidez sem comprimidos de vitaminas não é um problema. 

No entanto, a preparação também é importante para um fornecimento suficiente de nutrientes. As vitaminas são voláteis e muita luz e calor as danificam. Por esse motivo, os vegetais só devem ser cozidos com delicadeza e também consumidos crus, frutas não armazenadas por muito tempo. 

Graças a uma dieta tão equilibrada, a gravidez só pode ficar sem algumas vitaminas e minerais. A Sociedade Suíça de Nutrição recomenda que as mulheres grávidas sempre discutam o uso das preparações com seu médico. 

vitamina C

A necessidade de vitamina C aumenta em dez por cento durante a gravidez. Portanto, faz sentido beber sempre o chá com algumas gotas de suco de limão. O ácido ascórbico ajuda a utilizar melhor o ferro vegetal e apóia a formação dos glóbulos vermelhos, estimulando a função da medula óssea. A falta de vitamina C, por exemplo, pode causar sangramento, como sangramento gengival.

Vitamina D

A vitamina D é importante para a formação óssea. O corpo pode produzi-lo sozinho se receber muitos raios de sol. Em contraste, raramente ocorre em alimentos. Na Suíça, uma oferta insuficiente de vitamina D é generalizada, de acordo com o SGE. Uma dose diária de 15 microgramas (600 unidades internacionais) de vitamina D na forma de gotas é, portanto, recomendada durante a gravidez.

Ácido fólico

O ácido fólico vitamina é essencial para o desenvolvimento do sistema nervoso e formação do sangue. Estudos mostram que a ingestão de ácido fólico pode reduzir o risco de defeitos congênitos, como defeitos cardíacos, em cerca de 50%. Se houver pouco ácido fólico, um defeito do tubo neural, como costas abertas, pode ocorrer na criança. 

A necessidade diária de 200 microgramas de ácido fólico já é alcançada com 200 gramas de brócolis. Durante a gravidez, a necessidade aumenta para 400 microgramas por dia. Tomar ácido fólico, com ou sem iodo conforme necessário, é portanto comum, especialmente no início da gravidez até a décima segunda semana e quando você deseja ter filhos.

Ácidos gordurosos de omega-3

Os ácidos graxos ômega-3, como EPA e ácido docosahexaenóico (DHA), desempenham um papel importante na segunda metade da gravidez. O DHA é especialmente crítico para o desenvolvimento do cérebro, nervos e olhos do feto. A Sociedade Suíça de Nutrição recomenda que as mulheres grávidas cubram suas necessidades de 200 miligramas por dia com uma ou duas refeições de peixe por semana, por exemplo, com 200 gramas de salmão com alto teor de gordura ou anchovas. O óleo de colza e as nozes também fornecem precursores desses valiosos ácidos graxos, que podem ser convertidos no corpo.

Minerais

Os minerais são de origem inorgânica e estão principalmente na forma de íons ou compostos inorgânicos. É por isso que não podem ser destruídos durante o cozimento, como as vitaminas sensíveis ao calor. Somente o cozimento excessivo pode “filtrar” os alimentos e, assim, remover os minerais. Mesmo com alguns minerais, uma deficiência pode ocorrer durante a gravidez, apesar de uma boa dieta com vegetais frescos do campo. Isso definitivamente deve ser verificado pelo médico.

ferro

Grandes quantidades de ferro são necessárias para a formação de sangue durante a gravidez. A necessidade de ferro aumenta em 100%. É por isso que muitas mulheres grávidas têm deficiência de ferro, especialmente ao final das 40 semanas. Os ginecologistas, portanto, verificam regularmente usando o nível de hemoglobina no sangue. Fadiga, falta de concentração e apatia também são indicações de deficiência.

Carne e ovos fornecem ferro. No entanto, alimentos vegetais, como grãos inteiros, legumes, nozes e alguns vegetais, como espinafre e talos de repolho, também contêm ferro. No entanto, não é tão bem absorvido pelo corpo quanto o ferro dos alimentos de origem animal.

Se alimentos ricos em vitamina C, como pimenta, couve de Bruxelas, brócolis, kiwi e frutas cítricas forem consumidos ao mesmo tempo, isso melhora a absorção de ferro. Os sucos de sabugueiro, groselha preta e framboesa também são muito ricos em ferro.

Um suplemento de ferro com comprimidos geralmente não é recomendado, mas só é prescrito pelo ginecologista se necessário, alerta o SGE. Os efeitos colaterais incluem prisão de ventre, náusea e diarréia. Além disso, as mulheres grávidas devem prestar atenção aos suplementos de ferro que estão tomando. Na comparação do ÖKO-Test ,   muitos suplementos nutricionais tiveram um desempenho ruim, mas os medicamentos se saíram melhor. Uma vez que a deficiência tenha sido compensada, os suplementos de ferro não devem mais ser tomados. Porque uma ingestão desnecessariamente alta pode prejudicar mulheres grávidas e, de acordo com o Institute for Risk Assessment, acarreta riscos como doenças cardiovasculares, câncer e diabetes.

iodo

O iodo é um mineral essencial e também importante para o feto. Durante a gravidez, é necessário um aumento da necessidade de iodo de 50 µg por dia, um total de 230 microgramas. Isso pode ser coberto por peixes e laticínios. Em geral, os aditivos de iodo em muitos alimentos e água mineral já atendem às necessidades diárias. Se procura comida sem adição de iodo, deve manter os olhos abertos. Os críticos falam mesmo de “iodização forçada”.

A deficiência de iodo pode causar danos cerebrais em bebês e, em mulheres grávidas, ganho de peso extremo, fadiga e queda de cabelo. Mas a sobredosagem também pode ser tóxica e estar associada a uma tireóide hiperativa, membranas mucosas irritadas, asma ou doenças autoimunes. Um status de iodo com o médico fornece informações e a oportunidade de reagir.

Suplementos alimentares para vegetarianos e veganos

Mulheres grávidas que não desejam abandonar sua dieta vegetariana ou vegana devem definitivamente esclarecer seu suprimento de nutrientes com seu médico. Em particular, o fornecimento de proteínas, vitamina B12, selênio, iodo, cálcio e ácidos graxos ômega-3 é difícil devido à falta de carne, ovos e laticínios.

Um equilíbrio é possível por meio de uma seleção direcionada de alimentos, como legumes, tofu, ovos e laticínios como fornecedores de proteína. O consumo de alimentos fortificados como cereais com ferro e a ingestão de suplementos alimentares com vitamina B12 e ácidos graxos ômega-3 também é possível.

Além de vegetarianos e vegans, as mulheres que estão gravemente abaixo do peso ou que engravidam rapidamente após o parto são afetadas por sintomas de deficiência durante a gravidez. Mulheres grávidas muito jovens e mulheres que sofrem de náuseas intensas durante a gravidez também pertencem ao grupo de risco. Se você é viciado em nicotina, álcool ou outras drogas, ou se está tomando medicamentos para doenças crônicas, faz sentido esclarecer sua dieta com seu médico. 

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *