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Alimentação

O que não comer durante a gravidez

As futuras mamães não devem comer por dois, mas sim alimentos variados e saudáveis ​​- a alimentação durante a gravidez não é tão complicada quanto muitos pensam. A única pergunta difícil: o que posso comer quando grávida e quais alimentos são tabu?

Durante os nove meses de gravidez, muitos alimentos são proibidos, evitados ou consumidos com moderação. Portanto, nem sempre é fácil entender e saber o que comer e o que não comer durante a gravidez. Um guia rápido dos alimentos a ter em atenção durante a gravidez!

Lacticínios:

Todos os produtos lácteos (leite, queijo ou iogurte) feitos de leite cru devem ser evitados porque são portadores de listeriose. As bactérias que causam essa doença são muito resistentes e se espalham muito rapidamente. Queijo de pasta mole (Camembert, Brie) ou queijo com crosta lavada (Münster) são, portanto, absolutamente proibidos. No entanto, tome cuidado para não causar deficiência de cálcio: queijo duro, ricota ou iogurte e leite pasteurizado ainda podem ser consumidos.

Frutos do mar:

Todos os crustáceos e moluscos crus devem ser absolutamente evitados durante toda a gravidez. Na verdade, eles podem causar envenenamento, mas também podem ser portadores da hepatite A. No entanto, são permitidos camarões, mexilhões e vieiras, desde que cozinhados e, sobretudo, muito frescos. Atenção: as ostras ficam cruas mesmo quando servidas quentes e por isso são proibidas. Os chamados peixes predadores como o espadarte, o tubarão e o atum (exceto enlatados) não devem ser consumidos mais de uma vez por semana, pois contêm muito mercúrio. Em última instância, para prevenir a listeriose, deve-se evitar o consumo de peixes crus, seja como sushi, carpaccio, surimi ou tarama.

Carne:

Para prevenir a listeriose, mas também a toxoplasmose, o consumo de carne crua deve ser evitado. A toxoplasmose pode ocorrer em muitos tipos de carne, especialmente cordeiro e carneiro. Se você já teve toxoplasmose antes, está imune. No entanto, o risco de contrair listeriose não pode ser totalmente descartado, por isso o carpaccio, a linguiça e a carne crua ou com sangue devem ser evitados.

Frutas e vegetais:

Tal como acontece com a carne crua, muitas frutas e vegetais podem transmitir toxoplasmose, se não houver imunidade. Portanto, lave bem as frutas e vegetais, especialmente as variedades que foram colhidas do solo. Os tipos de frutas que podem ser consumidos incluem pêssegos, nectarinas, ameixas, frutos do bosque (amora, morango, framboesa, mirtilo …), peras, maçãs, ….

Quanto às verduras, pode-se comer alcachofras, aspargos, beringelas, beterrabas, cenouras, cogumelos, pepinos, toda a família do feijão (vermelho, verde, branco), alface, alface de borrego, batata, alho-poró, rabanete e tomate. Em princípio, todos os vegetais crus, inclusive os embalados a vácuo, devem ser evitados. Alguns vegetais, especialmente da família do repolho (repolho, couve-flor, couve-de-bruxelas, repolho roxo …), mas também pimentões e malagueta, podem causar problemas digestivos e, portanto, devem ser consumidos com moderação.

Ovos:

Todas as sobremesas ou pratos à base de ovo cru, especialmente se forem preparados fora de casa, podem representar um risco de listeriose, mas também de salmonela, que pode originar partos prematuros. Infelizmente, você também deve dizer adeus à mousse de chocolate, ao creme inglês ou ao creme de chantilly, pois eles apresentam alto risco de listeriose. Para diminuir esse risco, prefira doces industriais ou caseiros, mas aqueles feitos com ovos bem frescos e consumidos de imediato.

Plantas aromáticas e especiarias:

Algumas especiarias devem ser evitadas porque podem causar contrações, partos prematuros ou, às vezes, abortos espontâneos. Preste atenção especial ao gengibre, limão, ginseng, hibisco, lavanda, noz-moscada, salsa, alcaçuz, alecrim, mas também ruibarbo, que é o de maior risco. A canela tem propriedades anticoagulantes, pode estimular a corrente sanguínea e causar parto prematuro.

Soja:

O consumo de alimentos ou preparações à base de soja deve ser limitado, pois contêm fitoestrógenos, que podem interferir no sistema endócrino da criança.

Doces:

Sorvetes e sorvetes podem representar um risco de listeriose, portanto, dê preferência ao sorvete industrial ao invés do artesanal. Em geral, fique atento aos doces que podem causar diabetes gestacional. O consumo de pequenas sobremesas, como biscoitos ou doces, infelizmente tem que ser limitado durante toda a gravidez.

Bebidas:

 O álcool  é recomendado para abster-se absolutamente durante a gravidez porque o álcool penetra na placenta e atinge diretamente o sangue da criança. Isso pode levar à síndrome do álcool fetal, que é extremamente perigosa para a saúde da criança.

 A cafeína é encontrada no café, mas também no chá, infusões e bebidas à base de cola. Esta substância pode ter efeitos negativos sobre a frequência cardíaca, o estresse e o sono. Se consumida em grandes quantidades, a cafeína pode causar abortos ou partos prematuros com baixo peso. Preste atenção especial aos chás e chás de ervas, que podem impedir a criança de absorver o ferro.

As bebidas energéticas devem ser absolutamente evitadas porque podem causar partos prematuros. Se houver tendência para edema ou hipertensão, a água carbonatada deve ser consumida com moderação, pois contém muitos sais. Xaropes e bebidas muito doces em geral podem causar diabetes gestacional.

Comidas gordurosas:

Alguns alimentos, como a maioria dos bolos e doces, mas também frituras, pratos com molhos e fast foods, não contêm vitaminas ou nutrientes e só promovem o ganho de peso durante a gravidez. Tente evitar esses alimentos tanto quanto possível, mesmo que seja difícil!

Praticamente não há nada tão importante na gravidez quanto uma nutrição adequada. Porque a necessidade de minerais e vitaminas aumenta drasticamente durante a gravidez. A falta de certos nutrientes pode afetar o desenvolvimento da criança. Isso é motivo suficiente para substituir batatas fritas e creme de chocolate por pão integral e iogurte grego. No entanto, muitas vezes não está claro exatamente como é uma dieta saudável durante a gravidez e quais alimentos as mulheres grávidas devem evitar.

Como deve ser a dieta durante a gravidez?

Com algumas exceções, as mesmas recomendações dietéticas aplicam-se a mulheres grávidas e não grávidas. Com legumes e frutas você pode comer fartura. Quando se trata de chocolate, biscoitos e similares, é melhor não dizer com mais frequência. E com pão ou massa, as variantes integrais são mais saudáveis ​​do que as feitas com farinha branca. 

Resumo do seu plano de nutrição:

Muitos vegetais frescos, saladas e frutas : também inclui sucos e sopas. Muito importante: lave bem as frutas, os legumes e as saladas em água corrente!

Produtos de grãos inteiros todos os dias:  por exemplo, pão, macarrão ou arroz.

Produtos lácteos diários:  Contêm cálcio, proteínas e inúmeras substâncias vitais que promovem o desenvolvimento saudável e a construção dos ossos do bebê. Três porções são distribuídas idealmente ao longo do dia, cerca de duas fatias de queijo, um copo de leite e uma caneca de iogurte ou quark.

Carne e peixe:  300 a 600 gramas de carne com baixo teor de gordura ou linguiça com baixo teor de gordura por semana, bem como duas porções de peixe fresco do mar, pelo menos uma das quais é um tipo de peixe com alto teor de gordura, como salmão ou cavala. Porque peixes gordos do mar são uma excelente fonte de proteína e fornecem iodo e valiosos ácidos graxos ômega-3.

Economize gordura e doces:  apenas duas colheres de sopa de manteiga ou creme por dia. Além disso, não coma sal e açúcar com muita frequência. Os especialistas em nutrição recomendam no máximo uma pequena porção de doces ou um lanche por dia.

Distribua a comida em cinco pequenas refeições por dia – isso ajudará a prevenir azia e náuseas durante a gravidez. Além disso, não se esqueça de beber bastante. Deve haver pelo menos um litro e meio de líquido por dia. Além da água (rica em cálcio), frutas sem açúcar e chás de ervas também são os melhores. Mas você também pode beber café durante a gravidez. Até três xícaras por dia são consideradas inofensivas.

Iodo, ferro e ácido fólico: nutrientes importantes na gravidez

Se você seguir uma dieta variada e balanceada durante a gravidez, seu bebê terá tudo de que precisa. Os micronutrientes ácido fólico, iodo e em alguns casos o ferro são uma exceção. O ácido fólico está envolvido no crescimento celular e no desenvolvimento do cérebro e da medula espinhal do feto. A deficiência de iodo pode levar a distúrbios de desenvolvimento no bebê.

Mulheres grávidas e amamentando são, portanto, conselhadas a tomar 100 a 150 microgramas de iodo e 400 microgramas de ácido fólico na forma de comprimidos – idealmente quatro semanas antes da gravidez até o final do primeiro trimestre. Os especialistas recomendam que as mulheres que começam a tomar ácido fólico pouco antes ou depois da fertilização devem usar doses mais altas. Discuta isso com seu médico. Você também só deve tomar suplementos de ferro após consultar seu médico se o nível de ferro estiver muito baixo.

Faça uma dieta vegetariana ou vegana durante a gravidez

  • Uma dieta vegetariana  também não é um problema para mulheres grávidas.Para prevenir a deficiência de ferro, coma muitos produtos de grãos inteiros, legumes, vegetais, ovos e laticínios. Em casos individuais, entretanto, você pode precisar de suplementos alimentares ou vitaminas para gravidez.
  • Uma  dieta vegana não  é recomendada durante a gravidez. Produtos lácteos e ovos são fontes importantes de nutrientes para as gestantes. Além da proteína, eles também combinam vitaminas vitais, como vitamina B12, não pode ser absorvida por meio de uma dieta exclusivamente vegetal.

Uma visão geral de algumas das pequenas coisas com as quais você deve se acostumar:

* Lave todas as frutas e vegetais,
* Coma peixe, carne e ovos rapidamente e cozinhe-os bem,
* Evite laticínios não pasteurizados,
* Cuidado com o álcool e a cafeína!

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