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Alimentação

Magnésio e ácido fólico – As mulheres grávidas precisam deles mesmos?

Como mulher grávida, devo realmente tomar suplementos nutricionais como ácido fólico, iodo ou magnésio? 

Devo ou não devo? Existem muitas opiniões diferentes sobre o assunto dos suplementos dietéticos. Alguns dizem que é tudo sobre lucro. Outros preferem suplementos dietéticos como magnésio, zinco e similares – especialmente durante a gravidez. Mas seu corpo realmente precisa de tudo isso?

Por que usar suplementos dietéticos?

Não apenas os atletas usam regularmente suplementos nutricionais. Em outras palavras, aquelas preparações que otimizam nosso condicionamento físico, nosso desempenho, sim, todo o nosso corpo e, supostamente, nos levam ao desempenho máximo. Hoje em dia, muitas pessoas obtêm muitas vitaminas, biotina e zinco para os cabelos e sílica para os tecidos. É quase lógico que, como mulher grávida, você pense que precisa de tudo isso . Afinal, agora você é responsável por dois! Então, vamos continuar com os nutrientes adicionais. Em qualquer caso, é exatamente assim que nos é transmitido nas farmácias, lojas de produtos naturais e similares: Estes e aqueles preparados são essenciais para todas as grávidas – e também para as mulheres que desejam engravidar!

O fato é: os suplementos nutricionais são geralmente desnecessários para todas as mulheres saudáveis, e não para as grávidas . Vivemos em uma sociedade em que todos temos a oportunidade de fazer uma alimentação muito balanceada. Isso normalmente cobre todas as vitaminas e minerais de que nosso corpo necessita. Mesmo aqueles que percebem sintomas de deficiência, como olhos secos, cantos da boca rasgados ou unhas rachadas: isso pode ser controlado com dieta.

O caso é um pouco diferente na gravidez . Comer por dois então não é necessário e só lhe dá muitos quilos e muita frustração, possivelmente até diabetes. Mas pense junto por dois: absolutamente sim!

Suplementos: esses suplementos alimentares às vezes são essenciais

A ciência realmente não concorda com suplementos nutricionais para mulheres grávidas. No entanto, existem algumas indicações que tornam aconselhável a ingestão de suplementos alimentares adicionais.

Como pura medida de precaução, você certamente não precisa tomar magnésio durante a gravidez . No entanto, é frequentemente prescrito para cãibras na panturrilha, parto prematuro ou pré-eclâmpsia (envenenamento pela gravidez). Embora o efeito positivo não tenha sido totalmente comprovado, seu bebê e você certamente não sofrerão danos permanentes.

O ácido fólico , por outro lado, é quase indispensável para mulheres grávidas. Estudos demonstraram que, se o feto não tiver suprimento suficiente de ácido fólico, pode se formar um chamado defeito do tubo neural, que no embrião pode levar a um desenvolvimento anormal perigoso no cérebro ou na coluna. Durante a gravidez, sua necessidade de ácido fólico aumenta em cerca de 50%. Os médicos até recomendam que você comece a tomar ácido fólico adicional semanas antes da gravidez . Além de uma dieta rica em folato, pelo menos 400 µg de ácido fólico / folato são recomendados diariamente.

O risco de deficiência de ferro aumenta em vegetarianos ou veganos, mas outras mulheres grávidas também devem garantir que seus corpos recebam a quantidade necessária de ferro . A carne ainda é considerada a melhor fonte de ferro. Grãos integrais, legumes e espinafre também ajudam. Se você comer tudo isso em combinação com alimentos que contenham vitamina C, o corpo pode absorver bem o nutriente.

Infelizmente, mesmo com o oligoelemento iodo, não é suficiente se você ingeri-lo durante a gravidez apenas através dos alimentos. Se você está grávida, sua necessidade aumenta em cerca de 20%. Se houver deficiência de iodo, o risco de aborto ou malformações aumenta em seu filho. Recomenda-se que mulheres grávidas consumam até 100 microgramas de iodo por dia.

A fim de dar ao seu pequeno pardal um bom começo de vida, você, como mãe, não deve, obviamente, sentir nenhum sintoma de deficiência. Porque seu bebê já é moldado por você no estômago no que se refere à saúde dele.

Um momento especial – especialmente para vegetarianos

Os vegetarianos prestam muita atenção à sua dieta de qualquer maneira. Se você não come nenhum produto de origem animal, pelo menos nenhuma carne, deve prestar atenção especial aos nutrientes que consome durante a gravidez. Você pode encontrá-los principalmente em produtos de cereais (grãos inteiros), legumes, vegetais, frutas, laticínios, ovos, nozes, sementes e óleos vegetais. Preste atenção especial ao seu depósito de ferro : O ferro está se tornando cada vez mais difícil de armazenar e armazenar no corpo por meio de uma dieta puramente vegetal. A melhor maneira de descobrir como injetar os níveis corretos de ferro no corpo é consultar um médico .

Enquanto um estilo de vida vegetariano ainda pode ser facilmente conciliado com a gravidez, as coisas parecem diferentes com uma dieta vegana. Viver como vegano pode representar um risco real para o seu feto : se houver falta de oferta, pode ter efeitos perigosos no desenvolvimento do sistema nervoso da criança.

Em última análise, porém, aplica  se o seguinte : Sempre converse com seu ginecologista antes de tomar qualquer coisa . Então você pode ter certeza de que está fazendo tudo certo.

Magnésio na gravidez

Todo mundo precisa de magnésio. No entanto, a gravidez aumenta a necessidade do mineral vital, mesmo que apenas ligeiramente. No entanto, as mulheres grávidas geralmente obtêm magnésio suficiente por meio de uma dieta balanceada. No caso de problemas durante a gravidez, como cãibras nas pernas, parto prematuro ou pré-eclâmpsia (“envenenamento da gravidez”), entretanto, a administração de suplementos de magnésio faz sentido. Leia tudo o que você precisa saber sobre magnésio e gravidez aqui!

Por que precisamos de magnésio?

O magnésio é um mineral essencial que devemos ingerir regularmente através dos alimentos. Ele assume inúmeras tarefas no corpo humano. Por exemplo, o magnésio influencia um grande número de enzimas metabolicamente ativas e está envolvido na transmissão de estímulos das células nervosas para as células musculares. O magnésio também estabiliza os ossos e contribui para o funcionamento das células musculares cardíacas e vasculares.

A falta de magnésio, portanto, leva, por exemplo, a cãibras musculares (como cãibras noturnas na panturrilha) e convulsões relacionadas aos nervos. Perda de energia, tonturas e alternância de constipação e diarreia podem ser outros sinais de concentração insuficiente de magnésio no corpo. Também palpitações ou arritmia , às vezes devido à falta de magnésio.

Gravidez: necessidade de magnésio

A gravidez aumenta ligeiramente a necessidade de magnésio. As mulheres grávidas devem consumir cerca de 310 miligramas de magnésio por dia. Para mulheres não grávidas entre 25 e 51 anos de idade, a quantidade diária recomendada é de 300 miligramas.

Essa diferença de dez miligramas pode ser coberta pela dieta. Como regra, os suplementos de magnésio podem ser dispensados.

Quais alimentos contêm magnésio?

Uma alimentação equilibrada e variada fornece-nos a quantidade de magnésio de que necessitamos todos os dias. Alimentos particularmente ricos em magnésio são:

  • Frutas (como bananas, framboesas )
  • Legumes (todos os vegetais verdes, bem como cenouras, batatas)
  • Produtos de grãos inteiros (como pão, aveia, muesli)
  • Leite e laticínios, como queijo e iogurte
  • Legumes (como feijão, ervilha, lentilha)
  • Nozes e sementes de girassol
  • Produtos de soja
  • carne

No verão, o corpo perde minerais importantes como magnésio e cálcio através do suor . Com bebidas, você pode não só preencher as reservas de água necessárias, mas também repor os minerais perdidos. Água da torneira e mineral fazem um bom trabalho aqui. A quantidade de magnésio contida está nos rótulos das garrafas de água mineral.

Gravidez com complicações  

Às vezes, é aconselhável tomar magnésio adicional durante a gravidez por motivos médicos. O médico assistente prescreverá suplementos de magnésio no caso de certas complicações ou deficiência comprovada na gestante. Essas complicações podem ser:

  • Cãibras na panturrilha
  • parto prematuro
  • pré-eclâmpsia

Cãibras nas pernas: se as mulheres grávidas costumam sofrer de cãibras nas pernas (noturnas), pode haver deficiência de magnésio . Os suplementos dietéticos ou medicamentos sujeitos a receita com magnésio aliviam os sintomas.

O parto prematuro é diferente do parto normal. Eles ocorrem por um longo período de tempo e em intervalos curtos. Se a data de vencimento calculada ainda estiver muito longe, as mulheres grávidas devem consultar um médico rapidamente! Caso contrário, a criança pode nascer prematuramente. Suplementos de magnésio e bastante descanso e relaxamento são freqüentemente prescritos para trabalho de parto prematuro.

pré-eclâmpsia (” eclâmpsia “) é caracterizada, entre outras coisas, por hipertensão , retenção de líquidos (edema) e proteinúria (aumento da excreção de proteínas na urina) de. A pré-eclâmpsia severa ameaça o nascimento prematuro , o desenvolvimento de deficiência ou a morte do feto. As doenças e ataques neurológicos podem ocorrer na própria mulher grávida. Esta complicação da pré-eclâmpsia com risco de vida é chamada de eclâmpsia. Para prevenir convulsões, as mulheres afetadas recebem infusões de magnésio.

Gravidez: Magnésio como precaução?

Alguns especialistas recomendam que todas as mulheres tomem magnésio durante a gravidez. Isso deve, por exemplo, prevenir distúrbios de crescimento na infância ou pré-eclâmpsia e aumentar o peso ao nascer. Estudos científicos negam que o magnésio tenha esse bom efeito.  Uma dieta saudável e variada cobre a necessidade diária de magnésio. A gravidez também geralmente não requer suplementos adicionais de magnésio. Se você ainda deseja tomar magnésio durante a gravidez, você deve discutir isso com seu médico primeiro.

Ácido fólico durante a gravidez

Existe o risco de graves distúrbios de desenvolvimento no embrião se o ácido fólico da vitamina for deficiente. A gravidez é, portanto, uma fase em que as mulheres devem definitivamente tomar um suplemento de ácido fólico (é ainda melhor começar a tomá-lo antes da concepção). Porque mesmo uma alimentação mista equilibrada nem sempre cobre a necessidade dessa vitamina. Leia mais sobre ácido fólico na gravidez aqui – sua importância, dosagem recomendada, tempo ideal de ingestão e possíveis riscos de deficiência de ácido fólico.

O que é ácido fólico?

Alimentos de origem animal e vegetal contêm um grupo de vitaminas B solúveis em água chamadas folatos. Após serem ingeridos através dos alimentos, eles são convertidos em uma forma molecular ativa (tetrahidrofolato) no corpo. Nessa forma, eles regulam muitos processos celulares importantes, como a divisão celular e o crescimento celular.

O ácido fólico é uma forma de folato produzida sinteticamente. Também é convertido no tetrahidrofolato ativo no corpo. Ao contrário dos folatos, o ácido fólico pode ser melhor utilizado pelo corpo. Para fazer jus a essa diferença no cálculo da ingestão diária necessária, foi introduzido o denominado equivalente folato.

O seguinte se aplica:

  • 1 micrograma de folato equivalente corresponde a 1 micrograma de folato dietético ou 0,5 micrograma de ácido fólico.

Adultos: quanto ácido fólico por dia?

A dose diária recomendada para homens e mulheres (fora da gravidez e amamentação) é de 300 microgramas de ácido fólico. A gravidez aumenta a necessidade, portanto, 550 microgramas por dia são recomendados durante este período. Mulheres que amamentam precisam de cerca de 450 microgramas por dia.

Comer de forma saudável muitas vezes não é suficiente

Muitos alimentos contêm folatos suficientes. Alguns vegetais (especialmente verdes), como variedades de repolho, folhas de espinafre ou saladas, bem como tomates e batatas, são ricos em folatos. No entanto, as vitaminas são solúveis em água e sensíveis ao calor, razão pela qual uma grande parte se desintegra quando cozida. Uma preparação suave ajuda a reduzir a perda. Frutas como laranjas, bem como produtos de grãos inteiros, legumes, nozes, brotos, brotos de trigo e soja, bem como produtos lácteos, também pertencem aos alimentos ricos em folato. A gema de ovo e o fígado também contêm folatos. No entanto, as mulheres grávidas não devem comer fígado porque o alto teor de vitamina A pode ter um efeito teratogênico.

Portanto, embora muitos alimentos contenham ácido fólico, mesmo as pessoas preocupadas com a nutrição nem sempre conseguem atender às suas necessidades por meio da alimentação. Para prevenir a deficiência, é portanto aconselhável tomar suplementos dietéticos com ácido fólico, especialmente durante a gravidez.

Gravidez: consequências da deficiência de ácido fólico

Em geral, a deficiência crônica de ácido fólico tem um efeito negativo na formação de células (por exemplo, nas células do sangue), divisão celular e processos de crescimento. No entanto, esses processos são de fundamental importância, especialmente durante a gravidez. As possíveis consequências de um fornecimento insuficiente são, portanto, graves:

Se houver pouco ácido fólico, a futura mãe pode desenvolver anemia . No embrião, se houver um fornecimento insuficiente de ácido fólico, o risco dos chamados defeitos do tubo neural aumenta: normalmente, o tubo neural – o estágio preliminar do cérebro e da medula espinhal – se desenvolve em torno do 17º dia após a fertilização e fecha no final da quarta semana de gravidez. A deficiência de ácido fólico durante a gravidez pode interromper total ou parcialmente o fechamento. Dependendo da gravidade, quaisquer malformações que ocorram podem até colocar em risco a sobrevivência do embrião. Os defeitos do tubo neural mais comuns são espinha bífida (costas abertas) e anencefalia (malformação do cérebro).

Tomar suplementos de ácido fólico durante a gravidez pode reduzir o risco de defeitos do tubo neural na criança em cerca de 70 por cento.

Até que ponto a deficiência de ácido fólico também aumenta o risco de defeitos cardíacos na infância, distúrbios do trato urinário, fenda labial e palatina , baixo peso ao nascer ou parto prematuro ainda está sendo discutido cientificamente.

Deficiência de ácido fólico: prevenção

Para evitar a deficiência de ácido fólico durante a gravidez e reduzir o risco de malformações, as seguintes recomendações se aplicam na Alemanha. Eles são comparáveis ​​às recomendações de muitas sociedades profissionais internacionais e da Organização Mundial da Saúde (OMS):

  • Dieta rica em ácido fólico
  • A ingestão diária de 400 microgramas de ácido fólico (a necessidade restante – 550 microgramas são recomendados – deve ser coberta por alimentos)
  • Início de uso: pelo menos quatro semanas antes da concepção. Para mulheres que desejam ter filhos, recomendamos tomar ácido fólico imediatamente após interromper a contracepção.
  • Fim do uso: oito a doze semanas após a concepção; no entanto, também pode ser tomado durante a gravidez.

Deficiência de ácido fólico: tratamento

Se o médico determinar uma deficiência de ácido fólico durante a gravidez com base nos valores sanguíneos, ele prescreve uma dose diária entre dois e cinco miligramas de ácido fólico. Isso mostra um efeito muito rápido: os valores sanguíneos melhoram apenas três a quatro dias após você começar a tomar ácido fólico.

Gravidez: desenvolvimento saudável por meio do ácido fólico

A gravidez e o desenvolvimento saudável da criança dependem de um suprimento adequado de todos os nutrientes importantes. Esses nutrientes também incluem vitaminas, como ácido fólico. Certifique-se de fazer uma dieta variada e tomar os suplementos nutricionais recomendados pelo seu médico. 

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