Gravida sentada
Alimentação

Gravidez – Recomendações de dieta

Uma dieta baseada nas necessidades é o pré-requisito para uma gravidez sem interrupções. O organismo da mulher grávida é projetado para garantir que o feto seja fornecido em todas as fases.

Portanto, deve-se garantir que o transporte intensivo de nutrientes para o feto não esgote os nutrientes do organismo feminino. A dieta deve, portanto, ser adaptada às necessidades nutricionais alteradas.

Demanda energética

A necessidade de energia de uma mulher grávida aumenta em média cerca de 255 kcal por dia a partir do quarto mês . Este requisito adicional é devido ao crescimento do feto e da placenta. Em comparação com o aumento da necessidade de nutrientes, a necessidade adicional de energia é baixa. Portanto, alimentos com alta densidade de nutrientes (alto teor de nutrientes e baixo teor de energia) devem ser preferidos. Frutas e vegetais frescos, leite magro e produtos lácteos e produtos de grãos inteiros são adequados para isso. As recomendações se aplicam a gestações únicas e múltiplas.

Nutrientes principais

Carboidratos

A distribuição dos principais nutrientes, carboidratos, proteínas e gorduras, corresponde às recomendações para mulheres não grávidas.

A proporção de carboidratos deve ser de 55% da ingestão total de energia, o que corresponde a cerca de 260-300 g por dia. Os carboidratos de cadeia longa, que permitem que o nível de açúcar no sangue aumente lenta e continuamente, devem ser preferidos. Produtos de grãos inteiros que também têm alto teor de fibras são particularmente adequados, o que alivia ou previne a prisão de ventre causada pela gravidez. Também é importante beber bastante líquido (pelo menos 2 litros), pois o inchaço da fibra alimentar resulta em um maior volume de fezes e, portanto, acelera a digestão.

A proporção de açúcares livres não deve exceder 10% da ingestão total de energia. “Açúcares livres” são monossacarídeos (glicose, frutose, galactose) e dissacarídeos (sacarose, lactose, maltose, trealose) que os fabricantes ou consumidores adicionam aos alimentos, bem como açúcares que ocorrem naturalmente no mel, xaropes, sucos de frutas e concentrados de suco de frutas (OMS). Com um consumo energético de 2.000 kcal, corresponde a cerca de 50 g de açúcar ou menos de 0,5 l de sumo de fruta, suco de fruta ou limonada.

Proteína

Visto que a proteína é necessária para construir a substância corporal, a necessidade de proteína aumenta durante a gravidez . Para garantir o crescimento fetal adequado, uma ingestão diária de proteína de 0,9 g de proteína por kg de peso corporal e 1,0 g de proteína por peso corporal a partir da 29ª semana de gravidez (com base no peso normal) é recomendada a partir da 13ª semana de gravidez. Para uma mulher com peso de 65 kg, isso corresponde a uma ingestão de proteína de pelo menos 59 g ou 65 g de proteína / dia.

Embora a proteína animal seja de qualidade superior à vegetal, a proteína animal deve ser usada com moderação, pois geralmente também tem um alto teor de gordura. Ao combinar proteína animal e vegetal, o valor biológico da proteína pode ser aumentado.

Gordura

A ingestão de gordura pode ser facilmente aumentada de 30 para 30-35% de gordura em energia por dia durante a gravidez. No entanto, deve-se prestar atenção especial aos alimentos com boa qualidade de gordura. A ingestão recomendada de 200 mg de ácido docosahexaenóico / dia pode ser coberta por 1-2 porções de salmão, arenque e cavala por semana. 1-2 colheres de sopa de óleos vegetais de alta qualidade, como óleo de colza, azeite de oliva, noz, linhaça ou óleo de soja e uma pequena porção de nozes, sementes ou sementes (25 g / dia) também são recomendados e fornecem ácidos graxos insaturados essenciais. Alimentos com alto teor de ácidos graxos saturados, como carne, derivados de carne, salsicha, bem como laticínios e queijo, ainda devem ser selecionados com consciência da gordura e consumidos com moderação.

Vitaminas

Ácido fólico

O ácido fólico é de particular importância na prevenção de defeitos do tubo neural (por exemplo, costas abertas, distúrbios de desenvolvimento do cérebro). A necessidade aumenta de 300 µg para 550 µg por dia durante a gravidez. Uma administração adicional oportuna de 400 µg de ácido fólico sintético por dia pode reduzir o risco desta doença em 60-75%.

Como o fechamento do tubo neural já está concluído na sexta à oitava semana, mas a gravidez geralmente só é determinada neste momento, é aconselhável garantir uma dieta rica em ácido fólico antes da concepção e tomar um suplemento de ácido fólico pelo menos 4 semanas antes da concepção Tome 400 µg de ácido fólico. Espinafre, saladas, couve , couve de Bruxelas , erva-doce, aspargos, tomates, legumes, laranjas, nozes, couve, gérmen de trigo, grãos integrais, batatas, fígado e gema de ovo são particularmente ricos em ácido fólico .

A suplementação pura não substitui a ingestão natural por alimentos.

Complexo de vitamina B

A necessidade de vitaminas do grupo B é geralmente ligeiramente aumentada. Devido ao aumento da ingestão de proteínas, a necessidade de vitamina B6 aumenta em 58%. Produtos de grãos integrais, leite, fermento de cerveja, peixes, carnes e alguns vegetais são particularmente ricos nessas vitaminas. Deve-se tomar cuidado ao preparar os alimentos com cuidado para minimizar as perdas de vitaminas.

Vitamina A

Embora a necessidade seja um pouco maior, a ingestão excessiva dessa vitamina pode causar deformidades no bebê. Portanto, o consumo excessivo de fígado e o uso de preparações vitamínicas não são aconselháveis, especialmente no primeiro trimestre da gravidez. O conteúdo de poluentes do fígado também deve ser considerado, embora seja mais pronunciado em animais mais velhos do que em animais jovens. No entanto, este alimento é um alimento de alta qualidade consumido com moderação (uma ou duas vezes por mês) adequado para a nutrição de mulheres grávidas.

Ao consumir pró-vitamina A (beta-caroteno), não há risco de sobredosagem. Isso ocorre em todos os vegetais amarelo-laranja e especialmente nas cenouras.

Ingestão recomendada

Vitaminanecessidade diária normalNecessidade diária durante a gravidez
Vitamina A (equivalente de retinol)0,8 mg1,1 mg
Vitamina D20 µg20 µg
Vitamina E (equivalente ao tocoferol)12 mg13 mg
Vitamina B 11,0 mg1,2 mg (2º trimestre)
1,3 mg (3º trimestre)
Vitamina B 21,1 mg1,3 mg (2º trimestre)
1,4 mg (3º trimestre)
Vitamina B 61,4 mg1,5 mg (1º trimestre)
1,8 mg (2º e 3º trimestres)
Vitamina B 124,0 µg4,5 µg
vitamina C95 mg105 mg (a partir do 4º mês de gravidez)
niacina12-13 mg14 mg (2º trimestre)
16 mg (3º trimestre)
Ácido fólico (equivalente de folato total)300 µg550 µg

Fonte: valores de referência DA-CH para ingestão de nutrientes, 2ª edição, 5ª edição atualizada de 2019

Minerais e oligoelementos

Cálcio

O cálcio desempenha um papel importante como componente da substância óssea. Se o corpo não tem cálcio suficiente disponível, ele recai nas reservas dos ossos. Isso promove o desenvolvimento de osteoporose .

O consumo regular de leite e produtos lácteos é essencial para atender às necessidades diárias de 1000 mg (1200 mg para mulheres menores de 19 anos). A Sociedade Alemã de Nutrição recomenda beber 250 ml de leite, iogurte, kefir ou leitelho e 50 a 60 g de queijo diariamente. Isso atinge cerca de 600 mg de cálcio e cobre cerca de 50% das necessidades diárias. Outras fontes de cálcio são água mineral com cálcio (> 150 mg Ca / l), vegetais e frutas ricos em cálcio, como brócolis, couve e rúcula, bem como avelãs e castanhas do Brasil. A quantidade recomendada deve ser tomada ao longo do dia.

Ferro

Embora a absorção de ferro seja aumentada e a menstruação esteja ausente durante a gravidez, muitas mulheres desenvolvem anemia por deficiência de ferro (anemia) no final da gravidez. Freqüentemente, porém, há apenas uma anemia relativa, que resulta do aumento significativo do volume de sangue com apenas um ligeiro aumento dos glóbulos vermelhos.

No último trimestre da gravidez, o chamado valor de hematócrito (total de todas as substâncias sólidas no sangue) cai de 38-44% para cerca de 34%. Por causa disso, a necessidade diária de ferro durante a gravidez é de 30 mg por dia. Os produtos de origem animal são particularmente ricos em ferro e também podem ser melhor absorvidos pelo corpo. A ingestão simultânea de vitamina C melhora a biodisponibilidade de alimentos vegetais, como milho , centeio , erva – doce e espinafre e legumes, bem como nozes e amêndoas.

Iodo

A Alemanha ainda é uma das áreas com deficiência de iodo. A ingestão diária de iodo na Alemanha é apenas cerca de um terço da quantidade recomendada. A deficiência de iodo causa aumento da glândula tireóide (bócio) , fadiga e outros sintomas. O uso de sal iodado traz poucas melhorias. Para atender ao aumento da necessidade (230g) em gestantes, recomenda-se o consumo regular (duas vezes por semana) de peixes do mar, como bacalhau e solha . Se isso não for possível, a substituição profilática de iodo de 100 µg / dia deve ser realizada durante todo o período da gravidez, após consulta com um médico.

Requisitos nutricionais

Mineral / oligoelementonecessidade diária normalNecessidade na gravidez
Cálcio1000 mg1000 mg
(1200 mg para mulheres <19 anos)
magnésio300 mg310 mg
ferro15 mg30 mg
Zinco 17-10 mg7-11 mg (1º trimestre)
9-13 mg (2º e 3º trimestres)
iodo200 µg230 µg

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