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Alimentação

Gravida pode tomar café?

Agora que você está grávida, você está se perguntando se pode tomar café ou se deveria cortar tudo isso?

Que alegria tomar um café pela manhã! Um café? Em vez de 2-3, quando sabemos que cada canadense bebe em média 99 litros de café por ano.

Você deve evitar o café durante a gravidez? Esta é outra questão que nos atormenta quando estamos grávidas. Se somos viciados em seu café da manhã, não se preocupe, podemos continuar tomando. Porém, com as náuseas do primeiro trimestre , é bem possível que esta nos faça adoecer muito rapidamente. No entanto, teremos que ter o cuidado de limitar nosso consumo de café durante esses nove meses. Por um lado, porque o café pode piorar todas as pequenas doenças frequentes da gravidez, como azia, distúrbios do sono . Em segundo lugar, porque o café é a principal fonte de cafeína , também encontrada no chá, refrigerantes à base de cola, bebidas energéticas e até no chocolate. Ouro,o consumo excessivo de cafeína pode ter repercussões no feto.

Você deve evitar o café durante a gravidez? Esta é outra questão que nos atormenta quando estamos grávidas. Se somos viciados em seu café da manhã, não se preocupe, podemos continuar tomando. Porém, com as náuseas do primeiro trimestre , é bem possível que esta nos faça adoecer muito rapidamente. No entanto, teremos que ter o cuidado de limitar nosso consumo de café durante esses nove meses. Por um lado, porque o café pode piorar todas as pequenas doenças frequentes da gravidez, como azia, distúrbios do sono . Em segundo lugar, porque o café é a principal fonte de cafeína , também encontrada no chá, refrigerantes à base de cola, bebidas energéticas e até no chocolate. Ouro,o consumo excessivo de cafeína pode ter repercussões no feto.

Café e gravidez: quais são os riscos?

De acordo com um estudo norueguês com cerca de 60.000 mulheres grávidas, cujos resultados foram publicados em 2013, a cafeína pode induzir retardo de crescimento no feto. As mães que consomem entre 200 mg e 300 mg de cafeína (ou 1 a 2 cafés) têm maior probabilidade de dar à luz um bebê com baixo peso ao nascer do que aquelas que ingerem menos de 50 mg de cafeína por dia. Outra pesquisa, publicada desta vez pela Inserm alguns meses depois, mais uma vez alerta para os perigos da cafeína em mulheres grávidas. Este estudo mostra que o consumo de café durante a gravidez afetaria o desenvolvimento do cérebro do feto .

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores reproduziram em camundongos fêmeas um consumo regular de café (equivalente a 2-3 cafés por dia em humanos), durante todo o período de gestação (19-20 dias). “ Os camundongos bebês eram muito mais sensíveis às crises epilépticas e, ao se tornarem adultos, observamos que tinham problemas significativos de memória espacial, ou seja, dificuldade de se orientar no ambiente. », Observou Christophe Bernard, autor do estudo. No entanto, os pesquisadores relativizaram essas conclusões ao relembrar a dificuldade de transpor os resultados obtidos em animais para a população humana.

Cafeína: recomendações para mulheres grávidas

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as gestantes não devem consumir mais do que 300 mg de cafeína por dia , o que corresponde a cerca de 3 xícaras de café de filtro . O estudo norueguês, no entanto, observou um risco para o bebê com 200 mg de cafeína por dia, sabendo que cacau, coca e chá também a contêm!

No entanto, não há como cair na psicose. O importante é observar a ingestão de cafeína e escolher bebidas que não contenham, como sucos de frutas, chás de ervas ou optar por bebidas descafeinadas.

Cafeína e bebidas: algumas dicas

Em média, são necessários 95-200 mg de cafeína para uma xícara de café normal.

  • Nem todos os cafés contêm a mesma quantidade de cafeína. Ao contrário da crença popular, um café muito forte contém menos cafeína do que um café mais leve.
  • Dependendo da marca, o conteúdo de cafeína dos cafés varia. Um café do McDonald’s, por exemplo, tem muito menos cafeína do que um café Nespresso.
  • Uma xícara de chá contém entre 14 e 70 mg de cafeína.
  • Uma lata de Coca-Cola anuncia 32 mg de cafeína em comparação com 80 mg de uma bebida energética.

Cafeína e não café

Você deve saber que café, chá, chocolate e cola contêm cafeína, que é o elemento em questão aqui. Portanto, você não deve apenas observar o consumo de café, mas de qualquer alimento que contenha cafeína, que causa uma série de efeitos colaterais, pois é um diurético e um tônico. Grávida ou não, todos devem limitar a ingestão de cafeína!

Efeitos da cafeína

Como diurético, o café aumenta a perda de líquidos e pode diminuir a absorção de ferro, o que pode ser prejudicial durante a gravidez. Como tônico, é claro, falamos de vigilância e concentração aumentadas, mas também de insônia, dores de cabeça e nervosismo.

A Health Canada confirma que, em um adulto médio, uma ingestão moderada de cafeína (entre 400 e 450 mg por dia) não causa efeitos adversos. No entanto, os dados mostram que as mulheres em idade fértil e as crianças podem ser mais vulneráveis ​​aos efeitos da cafeína. Esses dois grupos, portanto, têm uma vantagem em limitar seu consumo diário de acordo com as seguintes escalas:

Crianças de 4 a 6 anos45 mg / dia
Crianças de 7 a 9 anos62 mg / dia
Crianças de 10 a 12 anos85 mg / dia
Mulheres que planejam engravidar,
mulheres grávidas e mães que amamentam   
300 mg / dia

Você sabia disso…

… A ação da cafeína é sentida 30 minutos após a ingestão? É eliminado do organismo a uma taxa de 40 mg / hora em média. No entanto, durante a gravidez, o café é eliminado muito mais lentamente do corpo.

… O teor de cafeína de algumas bebidas energéticas é muito alto? Por exemplo, uma lata de Red Bull ® contém 80 mg de cafeína, quase tanto quanto café!

Conteúdo de cafeína em muitos alimentos

ProdutosPorção em mlmg de cafeína
Café moído237135
Torrado e moído, coador237118
Torrado e moído, filtro237179
Torrado e moído, descafeinado2373
Instantâneo23776 a 106
Descafeinado instantâneo2375
Mistura regular de chá23743
Verde23730
Instantâneo23715
Em folhas ou sachês23750
Descafeinado2370
Cola normal35536 a 46
Dieta Cola35539 a 50
Achocolatado2378
Mistura de chocolate quente2375
Guloseimas, chocolate ao leite28g7
Doces, chocolate doce28g19
Chocolates assados ​​sem açúcar28g25 a 58
Bolo de chocolate80g6
brownies42g10
Mousse de chocolate90g15
Pudim de chocolate145g9

Tabela: Health Canada

A cafeína foi condenada por muitos estudos

Pesquisadores dinamarqueses acompanharam mais de 18.000 gestações entre 1989 e 1996. Destas, 7.800 (43%) não bebiam café, 6.300 (34%) bebiam de uma a três xícaras por dia e 3.200 (18 %) quatro a sete xícaras e 950 (5%) oito ou mais xícaras. Ao estudar os 82 casos de natimortos, os cientistas lançaram luz sobre a influência da cafeína. O risco de morte no útero quase dobrou em quem bebe de quatro a sete xícaras de café por dia. Este risco quadruplicou naqueles que excederam 8 xícaras por dia.

No entanto, os autores apontam que os amantes do café são mais fumantes e bebedores de álcool. Mas, mesmo levando esses parâmetros em consideração, o risco associado apenas ao café ainda é significativo … duas vezes mais alto para os bebedores mais pesados. Em contraste, os pesquisadores observaram que consumir três xícaras por dia não parecia ser prejudicial. Seria ainda menos perigoso do que não beber nada!  

A cafeína aumenta a liberação de substâncias químicas que podem levar ao estreitamento dos vasos (vasoconstrição) responsáveis ​​pelo suprimento da placenta e, portanto, à falta de oxigênio para o feto (hipóxia fetal). Também pode ter um efeito direto no sistema cardiovascular do feto, resultando em taquicardias e outras arritmias. Podemos pensar que durante partos difíceis, nos quais existe o risco de má oxigenação do feto, o café tomado pela mãe pode ter consequências danosas. Portanto, é preferível evitar beber café nas 48 horas anteriores ao parto.

O estudo foi realizado comparando questionários preenchidos por 7.900 novas mães e registros de nascimento de seus bebês. Das mães, 200 consumiam café com cafeína e descafeinado, 1.500 somente café com cafeína, 500 somente café descafeinado e 5.700 não consumiam nenhum tipo de café.

O estudo descobriu que não havia diferença entre as mulheres que se abstinham de café e as que consumiam apenas descafeinado. Em contraste, aquelas que beberam café descafeinado e café com cafeína deram à luz em média 3,2 dias antes das mães nos primeiros dois grupos e tiveram bebês com peso 50 gramas a menos (1,75 onças). As mães que consumiam apenas café com cafeína deram à luz em média 0,4 dias antes e tiveram bebês 17 gramas mais leves, mas como os pesquisadores não sabiam a quantidade de café consumida, é possível que as mulheres consumam os dois tipos de café. , consumiram mais do que as mulheres que consumiam apenas café com cafeína.

Vicio em cafeína

Seja para limitar o consumo ou para parar completamente de beber café de verdade, você tem que ir aos poucos! Especialmente se você é um grande bebedor de café, não pare durante a noite, caso contrário, você experimentará efeitos de abstinência que podem ser graves, como dores de cabeça, tonturas, sonolência incomum e … irritabilidade muito grande! Corte uma xícara de cada vez até ficar satisfeito com o consumo, ou até mesmo misture o café descafeinado com o café normal ao prepará-lo. Você também pode optar pelo café instantâneo, que contém menos cafeína do que o café moído.

Soluções alternativas

Além da dose máxima recomendada de 2 xícaras de café por dia, durante a gravidez é possível consumir outros tipos de bebida que contenham pouca ou nenhuma cafeína, é claro que estão no topo da lista. água, leite e sucos puros.

Refrigerantes sem cafeína

Primeiro, saiba que agora existem versões sem cafeína de refrigerantes tradicionalmente cafeinados (Coca ® e Pepsi ® ). Por outro lado, os refrigerantes do tipo Sprite ® e 7Up ® são naturalmente livres de cafeína e são, neste aspecto, as melhores escolhas.

Café ou chá descafeinado

Ao contrário do que se possa pensar, a cafeína não está relacionada ao aroma do café, que está diretamente relacionado aos óleos liberados pelos grãos no preparo da bebida. Portanto, existem cafés descafeinados de boa qualidade e sobretudo de bom gosto. Optando por um café descafeinado de boa qualidade e, portanto, um pouco mais caro, podemos satisfazer nosso desejo matinal evitando os efeitos nocivos da cafeína.

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