Gravida na médica
Alimentação

Falta de apetite durante a gravidez

A maioria das mulheres grávidas devora seu prato e tem apetite de ogro! Outros têm um apetite de pássaro. É sério quando isso acontece?

Por várias razões, o apetite das mulheres grávidas pode diminuir ao longo do caminho. Essa diminuição do apetite pode ocorrer durante o primeiro trimestre, junto com as náuseas, mas para algumas, o apetite não retornará até o parto. Este é um assunto que preocupa as gestantes que não querem perder nada neste momento em que a sua saúde é tão importante. Portanto, aqui está o que pode causar essa situação infeliz e como corrigi-la.

As causas e consequências

Quando as mulheres grávidas não querem mais comer, vários fatores podem estar envolvidos. Destes, os mais prováveis ​​são náuseas, refluxo gástrico, alterações hormonais e falta de espaço.

Não importa o que cause o apetite daquele pássaro, as consequências são sempre as mesmas. As mulheres grávidas sentem-se mais fracas, até com tonturas, e correm o risco de apresentar deficiências de ferro, cálcio, iodo e vitaminas essenciais para uma gravidez saudável.

Claro, várias vitaminas e minerais podem ser recuperados em multivitaminas na gravidez. Em particular, eles fornecem todo o ácido fólico necessário para o desenvolvimento do tubo neural do seu bebê. Mas, para seu conforto e saúde, é ainda melhor controlar esses sintomas que o impedem de comer.

Náusea

As náuseas e vômitos infames da gravidez que ocorrem no início da gravidez geralmente desaparecem após o primeiro trimestre. Quando eles não vão embora e o deixam dolorido, seu médico pode prescrever Diclectina para dar algum alívio e fazer você sentir vontade de comer.

Até então, existem algumas coisas que você pode fazer para aliviar sua náusea  :

  • Sinta o cheiro de limões recém-cortados e adicione as fatias à água.
  • Coma assim que sentir fome e guarde os biscoitos ao lado da cama para evitar enjoos matinais causados ​​pelo jejum.
  • Evite misturar líquidos e sólidos.
  • Evite cheiros fortes.
  • Use gengibre e refrigerante de gengibre. É conhecido por acalmar o estômago.

Refluxo gástrico e azia

Se você acha que seu estômago está muito ácido e que tem muito refluxo gástrico , provavelmente não está com muito apetite. Você pode tomar alguns antiácidos durante a gravidez, mas nem sempre proporcionam um alívio completo. O seu farmacêutico irá aconselhá-la sobre o produto mais adequado para a gravidez.

Você também pode melhorar sua condição seguindo as seguintes dicas:

  • Evite alimentos fritos, hortelã, chocolate e sucos cítricos.
  • Caminhe um pouco após as refeições.
  • Evite sentar-se reclinado ou deitado após as refeições.
  • Coma pequenas refeições com freqüência.
  • Evite roupas apertadas na cintura.

Por que estou sem fome?

Existem muitas razões para a sua perda de apetite. Os hormônios podem causar náuseas, especialmente no início da gravidez, mas também podem causar repulsa por certos alimentos. É difícil encontrar algo que dê vontade de comer. Então, à medida que a gravidez avança, o lugar que o bebê ocupa, e que faz com que seus órgãos sejam comprimidos, também pode reduzir a sensação de fome a quase nada. Finalmente, os problemas de refluxo também podem suprimir o apetite. Se você se sente como um OVNI, fique tranquilo, você está longe de ser a única futura mamãe que carece de energia quando se trata de jantar.

Como conseguir comer mais na gravidez?

Se você tiver problemas para comer, a boa ideia é dividir as refeições. Um prato cheio pode parecer ansioso para você. Não precisa se torturar: faça pratos pequenos! Coma pouco, mas com mais frequência, por exemplo, incluindo lanches entre as refeições. Lembre-se de beber também regularmente, especialmente sucos de frutas ou smoothies, se desejar: assim, você fornecerá vitaminas e cálcio de forma fácil e agradável.

Falta de apetite durante a gravidez? 8 dicas infalíveis

Durante a gravidez, é importante comer bem. Se você não tem apetite e nada te agrada, aqui estão oito dicas práticas para se alimentar bem.

Durante a gravidez, não se trata de comer por dois . Você só precisa fornecer ao seu corpo todos os nutrientes e vitaminas necessários para que o bebê se desenvolva adequadamente e para o seu próprio equilíbrio. A falta de apetite está frequentemente associada a problemas de gravidez ( náuseas , azia, etc.). Não faz sentido se forçar a comer se não estiver com fome, mas tenha em mente que seu corpo precisa de uma ingestão calórica mínima diária que você deve seguir. Aqui estão 8 dicas práticas para ajudá-lo a comer bem sem passar fome.

Mantenha uma boa hidratação durante a gravidez

A primeira regra para garantir o fornecimento de nutrientes ao corpo é manter-se hidratado bebendo bastante água, mas também consumindo frutas, vegetais e produtos frescos. Com a chegada do outono, as sopas e caldos de legumes são uma ótima forma de se hidratar e comer bem, mesmo sem apetite.

Para aliviar a falta de apetite e fornecer ao corpo os nutrientes de que necessita, pode dividir as refeições. Em vez de fazer três refeições completas, coma menos, mas com mais frequência. Você pode, por exemplo, comer alguns bolos secos no meio da manhã ou frutas entre as refeições. Isso permite que você se alimente com menos esforço.

Tenha uma alimentação variada durante a gravidez

Uma boa dica para fornecer ao corpo todos os nutrientes de que ele precisa é variar frutas e vegetais. Em vez de consumir grandes quantidades, preste atenção à variedade de alimentos. Por exemplo, em vez de comer sempre as mesmas ameixas, experimente os amarelos, os tintos, os verdes, porque cada um fornece nutrientes diferentes. Da mesma forma, quando você fizer uma salada, enriqueça-a com vários ingredientes. Trata-se de priorizar a qualidade sobre a quantidade.

Os benefícios dos açúcares lentos

Os açúcares lentos são essenciais na dieta da futura mamãe. Eles vêm em terceiro lugar na pirâmide alimentar e representam a “gasolina” que o motor, nosso corpo, precisa para funcionar. Daí sua importância para garantir o bom desenvolvimento do bebê no útero. Varie-os: arroz, macarrão, sêmola, soja, etc. Açúcares lentos devem estar presentes em todas as refeições principais.

Ingestão de proteínas para consumir durante a gravidez

Durante a gravidez, a proporção de proteína a ser consumida deve aumentar em cerca de 10 gramas durante o primeiro trimestre e, em seguida, em cerca de 30 gramas. A proteína, que ocupa o quarto degrau da pirâmide alimentar, deve estar presente em todas as refeições principais. Você precisa consumir cálcio (encontrado em laticínios) e ferro (encontrado em carnes, peixes e vegetais). Se você não tiver muito apetite, experimente misturar proteínas com outros ingredientes, por exemplo, adicionar presunto em cubinhos à sua salada de macarrão.

Dica contra falta de apetite: o prato único

Essa é uma ótima estratégia para comer bem quando você está sem apetite. É claro que deve conter vitaminas, proteínas e alimentos frescos. Uma ideia: uma salada de macarrão com frango em cubos, um pouco de queijo ou rodelas de salmão.

Os benefícios do azeite durante a gravidez

Uma colher de chá de azeite contém cerca de 100 calorias. Com apenas três colheres de chá por dia, por exemplo, para temperar sua salada, você tem as 300 calorias de que seu corpo precisa durante o segundo trimestre. Aconselha-se o consumo do azeite virgem extra, pelas suas múltiplas propriedades e pelo seu sabor agradável.

Dica contra falta de apetite: ervas aromáticas

As ervas contêm óleos vegetais e substâncias protetoras usadas na medicina tradicional. A salva, o manjericão, o alecrim ou a hortelã são ricos em oligoelementos e antioxidantes muito benéficos para a saúde. Use-os para repor o sal que deve ser consumido com moderação, para temperar a salada.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *