Gravida se alimentando corretamente
Alimentação

Especiarias durante a gravidez e o que você deve evitar

Especiarias e ervas já eram preciosas e valiosas em culturas antigas – mesmo que você nem sempre soubesse para que elas poderiam ser usadas. Hoje em dia é diferente. O mundo das ervas e especiarias foi melhor explorado e está aberto a quase todos. No entanto, sua variedade de efeitos ainda é fascinante. No entanto, existem algumas substâncias específicas que são menos compatíveis com as circunstâncias de uma gravidez. Neste artigo, você descobrirá o que são e o que geralmente deve estar atento ao usar especiarias durante a gravidez. 

Como ervas, especiarias, chá ou outras formas internas ou externas de aplicação (óleo, tintura, gotas), algumas plantas podem desencadear contrações ou cólicas e, portanto, podem ter um efeito de aborto, ou seja, possivelmente promover um aborto espontâneo ou parto prematuro . Outros podem ser teratogênicos em grandes quantidades ou ter outros efeitos negativos durante a gravidez. Algumas substâncias não são recomendadas durante a gravidez. Outros não devem ser usados ​​regularmente e apenas em pequenas quantidades.

A regra aqui é: “Só a quantidade faz o veneno”. A maioria das substâncias listadas é usada raramente e não regularmente. No entanto, se este for o seu caso, deve falar com um médico, farmacêutico ou parteira sobre o assunto. Você também pode obter conselhos de um fitoterapeuta. No entanto, também existem várias substâncias à base de plantas que são mais comumente usadas como especiarias, ervas de cozinha ou chá. Estes incluem, por exemplo, manjericão, estragão, lovage, orégano, alecrim, tomilho, manjerona ou gengibre. O gengibre deve, e. B. O chá cru ou de gengibre não é consumido regularmente e apenas em pequenas quantidades.

O uso normal das especiarias mencionadas (por exemplo, em molho ou em pizza) não deve ser prejudicial. Duas folhas de manjericão no tomate também não devem ser prejudiciais. O consumo de pesto de manjericão não é recomendado, pelo menos você não deve consumi-lo regularmente (por exemplo, todas as semanas)

A dose faz o veneno

O médico Paracelso já sabia disso no século 16 e ainda tem razão. Como resultado, quase todas as ervas e especiarias não são perigosas em pequenas quantidades – pelo contrário, muitas vezes têm um efeito positivo. Com algumas substâncias, no entanto, se a quantidade for muito grande, podem ocorrer efeitos indesejáveis. A seguir, iremos informá-lo sobre quais especiarias isso se aplica especialmente aos nove meses de gravidez . Na maioria dos casos, trata-se do desencadeamento indesejado de contrações. Os efeitos promotores da saúde não devem ser esquecidos, afinal, ervas e especiarias são extremamente poderosas e às vezes podem fazer maravilhas. 

Você deve evitar essas ervas durante a gravidez!

Como na minha primeira gravidez, agora examinei mais de perto o que você pode comer sem hesitar e onde você deve ter um pouco de cuidado.

Álcool, peixe cru, carne crua, laticínios crus são proibidos – de qualquer maneira, a cafeína (atenção: também no matcha e no chá mate) e o chá devem ser evitados, mas também existem ervas e temperos que não são consumidos em grandes quantidades devemos. Quantidades normais, como as usadas para dar sabor aos pratos, geralmente não são um problema. Durante a gravidez, simplesmente como um pouco menos das especiarias mencionadas, ou não como 10 estrelas de canela ;-).

Tenha especial cuidado com os chás, porque muitos chás de frutas também contêm ingredientes que não devem ser necessariamente bebidos por litro. Geralmente, você não deve beber mais do que 2-3 xícaras de chá de ervas ou frutas.

Em caso de dúvida, pergunte ao seu médico. A lista a seguir (que não pretende ser exaustiva) é uma compilação do que descobri sobre esse tópico a partir das fontes fornecidas abaixo. Isso não substitui uma conversa com um médico ou farmacêutico e destina-se apenas a ser um guia para você.

Essas ervas devem ser usadas em pequenas doses:

  • Anis : inofensivo em pequenas quantidades. Em doses mais altas, o anis tem um efeito estimulante sobre o útero. Bem adequado para apoiar a produção de leite.
  • Urtiga : Doses baixas adequadas como componente de chás de gravidez, quantidades maiores inadequadas – desidratantes demais.
  • Funcho : É adequado como chá ou tempero de cozinha, mas o óleo de erva-doce tem uma dosagem muito alta e, portanto, deve ser evitado por mulheres grávidas.
  • Manto de senhora : dose baixa – em misturas de chá.
  • Ginseng : melhor evitar.
  • Hibisco : estimula o fluxo sanguíneo no útero e reduz o nível de estrogênio – portanto, inadequado em grandes quantidades durante a gravidez. Aviso: o hibisco é encontrado em muitos chás de frutas.
  • Folhas de framboesa : têm efeito relaxante nos músculos e não são indicadas durante a gravidez. O chá de folhas de framboesa é recomendado nas últimas semanas de gravidez para facilitar o processo de parto.
  • Gengibre : pode causar parto – use com moderação.
  • Hipericão : dose baixa – em misturas de chá.
  • Cardamomo : pode causar parto – use com moderação.
  • Lavanda : só deve ser usada com moderação. O óleo deve ser evitado.
  • Lovage : Deve ser usado com moderação – evite.
  • Orégano:  use com moderação.
  • Maracujá : em doses mais altas, tem um efeito estimulante no útero – só deve ser usado com moderação.
  • Salsa : Somente em pequenas quantidades – grandes quantidades têm um efeito laxante, que pode ter um efeito negativo no suprimento do feto.
  • Hortelã – pimenta : seguro como um chá em pequenas quantidades – evite o óleo.
  • Alecrim : use uma pequena dose. Evite óleo.
  • Sage : Use apenas pequenas quantidades durante a gravidez – estimula o útero. Também inibe a produção de leite.
  • Yarrow : Melhor evitar.
  • Tomilho : Use pequenas quantidades – evite.
  • Canela : use pequenas quantidades.

Essas ervas devem ser evitadas totalmente:

  • Babosa
  • Alho selvagem
  • Óleo de manjericão
  • Artemísia
  • Bérberis
  • Tormentil
  • Casca de chinchona
  • Verbena : Tem um efeito estimulante no útero – deve ser totalmente evitado durante a gravidez. Mas bem adequado para apoiar o trabalho.
  • Flor pasque
  • visco
  • Árvore casta
  • Matricária
  • mirra
  • óleo de menta
  • Tansy
  • Celandine
  • Raiz de alcaçuz (também em muitos chás de frutas e em alcaçuz)
  • zimbro
  • Capim-limão

As especiarias e temperos mais comuns

Hortelã-pimenta 

A hortelã-pimenta é deliciosa, fresca e seca. Ele contém muitos óleos essenciais, substâncias amargas, taninos, mentol e flavonóides. A hortelã-pimenta é boa para mulheres grávidas com pressão arterial baixa ou má circulação. Aconselha-se cuidado no trabalho de parto prematuro , caso em que a hortelã-pimenta é geralmente um tabu. Caso contrário, você não deve beber mais do que duas a três xícaras por dia. 

Manjericão

O manjericão também é muito saudável porque tem altos níveis de vitamina C, ferro e cálcio. O estragol contido, entretanto, tem um efeito de mudança celular se for ingerido em grandes quantidades. Isso é especialmente verdadeiro para uso como óleo. Portanto, apesar de seu sabor requintado, você definitivamente não deve consumi-lo todos os dias e você deve fazer sem o pesto verde. 

Erva-cidreira

Melissa também contém óleos essenciais, taninos e flavonóides. Se você costuma ter noites agitadas, pode ajudá-lo a dormir melhor com seus efeitos relaxantes e calmantes. Mas você não deve se mimar com mais de duas a três xícaras de chá de erva-cidreira. 

Salva

A salva também pertence à categoria das ervas aromáticas com alto teor de flavonóides antibacterianos e antioxidantes, além de óleos essenciais, amargos e taninos. Sage também contém cineol e zinco. No entanto, você definitivamente não deve usá-lo para trabalho de parto prematuro. Os efeitos positivos do Sage incluem o aumento do apetite e o alívio da transpiração. 

Canela 

A canela não só tem um gosto excelente na época do Natal, como também tem um efeito positivo na sua digestão. No entanto, em altas doses, pode causar parto prematuro, especialmente se contiver cânfora. No entanto , é muito improvável que você desencadeie esse efeito com alimentos comuns . Você não pode comer tantas estrelas de canela. 

Páprica e pimenta  

Paprika, pimenta e pimenta estão entre os temperos mais populares, pois vão bem com quase todos os pratos. Felizmente, você também não precisa ficar sem essas especiarias durante a gravidez. No entanto, pode acontecer que uma ou outra vez provoquem azia, pois o estômago irrita-se facilmente durante os referidos nove meses. A probabilidade de refluxo é maior de qualquer forma, pois o estômago é constantemente empurrado para cima pelo útero. 

Gengibre 

O gengibre é uma arma maravilhosa quando se trata de aliviar resfriados, náuseas e vômitos. No entanto, as substâncias quentes que contém também estimulam o fluxo sanguíneo para o útero, o que pode levar ao parto prematuro. Portanto, deve-se ter cuidado com a dosagem. Definitivamente, você não deve beber mais do que duas a três xícaras de chá de gengibre. Ao cozinhar, costuma ser usado com moderação devido ao seu sabor intenso. Além disso, o gengibre é rico em vitamina C, vitamina B, cálcio e potássio. É melhor comê-lo com casca ou infusão, pois é aqui que se encontra a maioria dos nutrientes. No entanto, isso pressupõe que você compre um produto de alta qualidade. Em qualquer caso, você deve esfregar bem antes. 

Salsinha 

A salsa também não deve faltar em nenhuma prateleira de temperos. Se você é um daqueles amantes da salsa – esteja avisado. Começando com meia fricção por dia, pode levar a cólicas uterinas e causar parto prematuro. Na forma de um óleo concentrado, você deve dispensar completamente a deliciosa erva. Caso contrário, o consumo ocasional fornece nutrientes essenciais, como ferro e vitaminas. A salsa também estimula a digestão. 

Noz-moscada   

A noz-moscada certamente não é do agrado de todos, mas pode ter um efeito estimulante e estimulante. No entanto, podem ocorrer problemas cardiovasculares com uma overdose de quatro gramas ou mais. Portanto, recomenda-se cuidado, mas o nível de perigo acima mencionado é extremamente difícil de alcançar. Diz-se que a noz-moscada também tem um efeito de promoção do sono

Você também deve ficar de olho no cravo, cardamomo e orégano. Como acontece com a maioria das especiarias mencionadas, dificilmente é possível dar ao corpo uma dose arriscada na forma não processada. Como já mencionado, o cuidado se aplica principalmente aos óleos concentrados. Portanto, não há motivo real para entrar em pânico e deixar que as proibições e os riscos teóricos o deixem louco. Basicamente, é melhor seguir uma dieta variada e saudável . O velho ditado de que “a dose faz o veneno” se aplica basicamente a quase tudo o que você adiciona ao seu corpo. Portanto, a palavra mágica é equilíbrio. 

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