Desenho de mulher grávida
Alimentação

Eritritol na gravidez é seguro ?

Se você usa eritritol como adoçante durante a gravidez, deve saber alguns fatos sobre o substituto do açúcar. Descubra o que você precisa saber sobre o eritritol nesta dica de saúde.

O eritritol ou eritritol e o xilitol são álcoois de açúcar. Esses aditivos são considerados seguros para pessoas saudáveis ​​no contexto de uma dieta normal e variada. Os álcoois de açúcar, como o eritritol, contêm menos calorias do que o açúcar, causam aumentos mínimos nos níveis de açúcar no sangue e não causam cáries. No entanto, ao consumir grandes quantidades, podem ocorrer diarreia e dores abdominais. Você pode consumir com segurança em quantidades que são habituais no consumo, mesmo durante a gravidez.

A ribose e a galactose são açúcares simples que ocorrem naturalmente nos alimentos, mas também no nosso organismo, onde assumem funções importantes. A xilose também é um açúcar simples muito difundido na natureza e desempenha um papel importante no tecido de suporte lignificado de muitas plantas. Você também pode consumir com segurança esses tipos de açúcar durante a gravidez. No entanto, eles dificilmente estão disponíveis nas lojas ou são muito caros e, portanto, não são uma alternativa séria ao açúcar.

Em geral, você deve usar adoçantes, sejam eles açúcar, adoçantes ou substitutos do açúcar, o mínimo possível. O consumo moderado de açúcar é recomendado como parte de uma dieta balanceada e variada. A Sociedade Alemã de Nutrição (DGE) recomenda consumir no máximo 10% da quantidade de energia por dia na forma de açúcar adicionado (não o açúcar natural do leite ou fruta). Para uma mulher adulta que necessita em média cerca de 2.000 calorias por dia, isso corresponde a 50 gramas de açúcar por dia. A pirâmide alimentar de ajuda recomenda cerca de um punhado de doces por dia.

Eritritol na gravidez – vantagens sobre outros substitutos do açúcar

Se você deseja renunciar ao açúcar, mas não ao doce, existem  vários substitutos do açúcar disponíveis, além dos adoçantes naturais, como a estévia . O eritritol é um deles.

  • Entre os substitutos do açúcar, o eritritol se sai melhor de várias maneiras. 
  • Ao contrário do xilitol ou do sorbitol, quase não contém calorias. Como resultado, consumir eritritol tem pouco efeito sobre o açúcar no sangue ou os níveis de insulina.
  • Como um substituto do açúcar na gravidez, a substância pontua com sua melhor tolerância. Quase todos os substitutos do açúcar levam à diarréia em doses mais altas. Este é menos o caso com o eritritol.
  • A maioria dos substitutos do açúcar também causa gases. Também aqui o eritritol é uma exceção. De qualquer forma, muitas mulheres grávidas sofrem de maior acúmulo de ar nos intestinos. O eritritol raramente aumenta essa flatulência.

Substitutos do açúcar não investigados adequadamente

Ao contrário de muitos alimentos e medicamentos, os substitutos do açúcar ainda não foram estudados adequadamente no que diz respeito aos seus efeitos durante a gravidez.

  • Não há evidências de que o eritritol tenha efeitos nocivos  na mãe ou no filho.
  • No entanto, também não existem estudos ou pesquisas sobre a segurança do eritritol durante a gravidez.
  • Se você quiser estar seguro, deve evitar substitutos do açúcar durante a gravidez. 
  • É melhor usar mel durante a gravidez . De qualquer forma, o mel é o adoçante mais natural.

O eritritol pode causar problemas digestivos

Aprovamos o substituto do açúcar como aditivo alimentar , mas se contiver mais de dez por cento, deve ser rotulado com um aviso . Porque cerca de 90% do eritritol é absorvido pelo intestino delgado e novamente excretado pelos rins. Mas os dez por cento restantes causam efeitos colaterais típicos dos álcoois de açúcar, como flatulência , dor abdominal e diarréia – um efeito com o qual até mesmo os amigos “apaixonados” dos chicletes sem açúcar devem estar familiarizados. Além disso, a quantidade total pode rapidamente chegar a um nível questionável se vários produtos contendo eritritol forem consumidos.

“Tenho visto muitas substâncias irem e virem depois de terem efeitos negativos no corpo”, diz Roger Eisen , especialista em medicina interna e geral . Tal como acontece com muitas novas substâncias, um efeito (colateral) de longo prazo em nosso corpo do eritritol só pode ser assumido.

ALTERNATIVAS DE AÇÚCAR

Açúcar em excesso faz mal, todos nós sabemos disso. É a causa da cárie dentária , é culpada pelo excesso de peso, faz com que os níveis de açúcar no sangue e de insulina disparem e, portanto, é co-responsável pelo diabetes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda consumir apenas 5% das calorias diárias na forma de açúcar. Isso é cerca de 25 g de açúcar puro por dia, o que corresponde a cerca de uma colher de sopa cheia por dia. Em média, porém, consumimos mais de 30 quilos de açúcar por ano … isso é cerca de 100 gramas por dia, quatro vezes a quantidade recomendada. Mas os doces têm um sabor tão bom … as alternativas ao açúcar ajudam você a seguir a recomendação?

Adoçantes

Os adoçantes geralmente são suspeitos de serem os culpados pela população e ainda estão presentes em muitos produtos. As substâncias aprovadas são verificadas muito antes de serem aprovadas como aditivos e receberem um número E. De acordo com o conhecimento atual, os adoçantes são seguros em certas quantidades para a população em geral, mas também para mulheres grávidas e lactantes.

No entanto, os adoçantes são vistos de forma crítica e o aspartame em particular tem uma imagem muito negativa. No entanto, estudos da autoridade alimentar da UE EFSA (Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos) demonstraram que nem o adoçante em si nem os seus produtos de degradação são perigosos em quantidades domésticas normais. Apenas um determinado grupo de consumidores, pessoas com doença metabólica hereditária PKU ( fenilcetonúria ), deve evitar o aspartame.

O que fala contra o uso de adoçantes em crianças é que elas se acostumam com a doçura extrema e, assim, treinam o desejo por doces. Além disso, as crianças podem exceder o valor de ingestão diária aceitável, que é baseado no peso corporal, mais rapidamente.

Os adoçantes permitidos como aditivos alimentares incluem acessulfame K (E 950), aspartame (E 951), ciclamato (E 952), sacarina (E 954), sucralose (E 955), taumatina (E 957), neoesperidina DC (E 959 ), Neotame (E 951), sal de aspartame-acessulfame (E 962) e vantagensame (E 969).

Stevia(Glicosídeo de esteviol, E960), é um adoçante natural. Stevia rebaudiana é uma planta sul-americana com ingredientes de sabor doce, os glicosídeos de esteviol. Em contraste com a própria planta, os glicosídeos de esteviol isolados foram aprovados como aditivos alimentares (adoçantes) desde 2011. Os glicosídeos de esteviol, que chamamos de naturais, têm relativamente pouco a ver com a imagem do produto natural, pois eles têm que ser extraídos da planta por meio de processos químicos complexos (mas o açúcar também é obtido por processos químicos). No entanto, como os outros adoçantes, a estévia é livre de calorias, não causa cáries e é muitas vezes mais doce que o açúcar. Para que possa ser utilizado na panificação similar ao açúcar e tenha o mesmo volume, O pó de estévia é frequentemente adicionado a outros açúcares ou açúcar normal. Só porque a estévia é encontrada em algum lugar, o produto não é isento de açúcar, muito menos de calorias. Por outro lado, a questão da sobredosagem com estévia ainda não foi totalmente esclarecida, por isso é aconselhável não adoçar apenas com estévia.

Substitutos do açúcar

Os substitutos do açúcar incluem o xilitol (também chamado de açúcar de bétula, E 967). O xilitol é feito de milho ou bétula e, portanto, não é um substituto sintético, mas de origem natural. Como quase todos os substitutos do açúcar, o xilitol pode ter um efeito laxante em grandes quantidades. A tolerância individual varia, no entanto. O xilitol é usado principalmente em gomas de mascar para cuidados dentários porque tem efeito antibacteriano. O uso do xilitol é semelhante ao do açúcar normal e tem a mesma doçura, mas um teor calórico 40% menor.

A doçura e o conteúdo calórico de outros substitutos do açúcar ( sorbitol (E 420), manitol (E 421), isomalte (E 953), xarope de poliglicitol (E 964), maltitol (E965), lactitol (E 966) são ligeiramente inferiores aos do açúcar de mesa .

O eritritol (E 968) difere dos outros substitutos do açúcar porque quase não contém calorias e tem impacto nos níveis de açúcar no sangue e de insulina. Além disso, o eritritol é melhor tolerado, uma vez que efeitos colaterais como flatulência e diarreia são significativamente menos comuns. Uma boa alternativa para pessoas sensíveis.

O sorbitol não é adequado para pessoas com intolerância e má absorção à frutose.

Substituto natural do açúcar

Qual é a primeira coisa que você pensa? Querida ? Xarope de bordo , Yacónsirup , xarope de tâmara , néctar de agave ou outros xaropes? Estes têm um pouco mais micronutrientes (vitaminas e minerais) do que o açúcar normal e um número semelhante de calorias. Devido ao maior conteúdo de frutose, no entanto, eles geralmente podem ser usados ​​com um pouco mais de moderação, já que a frutose é um pouco mais adoçante. Isso pode causar sintomas em pessoas com intolerância à frutose.

O açúcar de flor de coco e o açúcar de palma , menos processados ​​em comparação com o açúcar convencional, têm um sabor um pouco menos doce e ligeiramente parecido com o de caramelo. Outra nova tendência é o pó de banana vermelha . Este tipo de substituto do açúcar é dificilmente processado e contém pequenas quantidades de proteínas, fibras e ß-carotenos ( precursores da vitamina A ).

Todos os tipos listados aqui contêm aproximadamente as mesmas ou um pouco menos calorias do que o açúcar, pois alguns deles contêm água. A diferença é em média cerca de 3 kcal por 10 g (ou seja, sobre a quantidade que cabe em uma colher de sopa), não exatamente muito quando você considera que ingere cerca de 2.000 kcal diariamente. Uma vantagem das alternativas ao açúcar é seu índice glicêmico ligeiramente mais baixo, o que significa que eles não entram no sangue tão rapidamente e não fazem o açúcar no sangue subir tão rapidamente quanto o açúcar normal.

A fruta fornece não apenas doçura, mas também um sabor característico próprio, maiores proporções de micronutrientes e substâncias vegetais secundárias, bem como fibras . Nas frutas, o açúcar é ligado à polpa e, portanto, chega ao sangue menos rapidamente do que o açúcar livre, como em doces ou limonadas. Isso significa que o aumento do açúcar no sangue e da insulina é menor. Frutas secas (por exemplo, tâmaras) são doces e também ajudam na digestão, razão pela qual são frequentemente usadas na constipação são usados. Especialmente durante a gravidez, quando os hormônios retardam a digestão e ocorre constipação, as frutas (secas) são uma boa alternativa ao açúcar, que pode até promover o bem-estar. Aqui, também, teste a tolerância individual, algumas pessoas reagem a pequenas quantidades com flatulência .

O açúcar mascavo é melhor?

Não, não é verdade. Freqüentemente, o açúcar mascavo é simplesmente açúcar branco colorido. Já o açúcar de cana integral, que não deve ser confundido com o açúcar mascavo, tem sua cor marrom devido ao melaço que contém, que não é retirado no refino, mas tem um índice glicêmico semelhante ao do açúcar normal. O açúcar de cana integral também tem gosto de caramelo e contém traços de micronutrientes.

Conclusão

Não importa qual açúcar ou qual alternativa de açúcar – muito disso nunca é bom. As alternativas de açúcar são um pouco mais ricas em micronutrientes, mas aqui também estão disponíveis apenas em vestígios que dificilmente podem contribuir para atender às necessidades diárias. Os micronutrientes podem ser melhor cobertos por outras fontes (grãos inteiros, frutas e vegetais, …). Os adoçantes também não são a alternativa de ouro, eles não danificam os dentes, não têm calorias, não têm efeito sobre o açúcar no sangue (e, portanto, também são adequados para diabetes gestacional) e também são considerados seguros no consumo normal por mulheres grávidas e crianças – mas não ajudam a longo prazo, para se livrar da preferência por doces. Como acontece com todas as coisas na vida, o seguinte se aplica para não exceder as quantidades que são inofensivas para a saúde: desfrute com moderação.

A melhor solução: o mínimo possível de açúcar, incluindo alternativas de açúcar, e o melhor para substituir doces por frutas. O objetivo deve ser diminuir lentamente o seu “limite de doçura” pessoal e geralmente adoçar menos em vez de usar adoçantes sem calorias. Isso significa que você deve se acostumar gradualmente com produtos menos doces. 

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