Gravida comendo bolinho
Alimentação

Desejos durante a gravidez

O desejo por pepino azedo com Nutella é praticamente o estereótipo mais popular quando se trata de desejo durante a gravidez . Muitas mulheres estão familiarizadas com o desejo irreprimível e repentino de doces, fast food e cia. Neste artigo, você descobrirá como surgem os desejos, por que não deve ceder com muita frequência e o que as mulheres grávidas podem fazer a respeito.  

Durante a gravidez, os hormônios garantem que o metabolismo mude: o corpo da gestante acumula reservas e muitos nutrientes chegam ao feto para que ele possa crescer. Portanto, as mulheres grávidas costumam ter um apetite muito grande no início da gravidez. 

Assim que você não ganho muito peso, é importante não para comer “para dois”, mas para garantir que você e seu bebê obter nutrientes suficientes através de uma saudável e variada dieta . Alimentos com alto teor de gordura e / ou açúcar (doces, biscoitos, bolos, lanches ou pratos de fast food e refrigerantes açucarados) são consumidos com moderação.

No decorrer da gravidez, o apetite freqüentemente diminui novamente. Isso ocorre porque o estômago é empurrado para cima pelo útero em crescimento e pode ingerir menos comida. Essa é outra razão pela qual é bom comer refeições menores com mais frequência. 

Muitas mulheres grávidas têm mais sede do que o normal porque o corpo precisa de muitos líquidos. Beba pelo menos 1,5 litros por dia, se possível, e mais se estiver quente e extenuante. Água ou bebidas com baixas calorias, como spritzers de suco de frutas, são as melhores.

Como surgem os “desejos por comida”?

Os verdadeiros “desejos por comida” durante a gravidez são geralmente o resultado de níveis baixos de açúcar no sangue. O hormônio insulina regula o nível de açúcar no sangue e garante que o açúcar fornecedor de energia (glicose) chegue às células do corpo. Durante a gravidez, é produzida mais insulina do que o normal. Como resultado, o nível de açúcar no sangue cai mais rapidamente. Então, a mulher grávida de repente sente desejos.

Se você sentir esse “ataque de desejo”, é melhor comer algo imediatamente, por exemplo, uma maçã ou um lanche rico em fibras, como uma fatia de pão integral. Os “desejos por comida” podem ser evitados se você comer várias pequenas refeições ao longo do dia.

Por que as mulheres grávidas costumam ter desejos incomuns?

Muitas mulheres grávidas relatam um desejo maior por alimentos especiais e muitas também combinam coisas incomuns umas com as outras, por exemplo, azedo ou salgado com doce. Se você aguentar, não importa. 

Em casos raros, surgem desejos estranhos por substâncias não comestíveis, como areia, pedras, pasta de dente ou carvão. Isso pode ter consequências prejudiciais para a mãe ou para o feto. Nesse caso, converse com seu médico.

Mais uma vez são os hormônios!

Bem, quem poderia imaginar isso! Os ataques de desejo durante a gravidez podem ser rastreados até o equilíbrio hormonal alterado . O equilíbrio hormonal perturba o metabolismo, de modo que mais insulina é produzida. Isso faz com que os níveis de açúcar no sangue caiam mais rapidamente e flutuem mais. Por causa disso, as mulheres grávidas sentem desejos repentinos. No entanto, a dieta durante a gravidez também pode aumentar o desejo por comida. Quem come muito açúcar, alimentos feitos de farinha branca, mas também muitos produtos prontos e também come algumas, mas grandes refeições – garante que o nível de açúcar no sangue sobe repentinamente, mas cai novamente com a mesma rapidez. Um nível de açúcar no sangue fortemente flutuante garante que haja um aumento dos desejos. 

É por isso que você não deve ceder aos desejos de comida o tempo todo

Se as mulheres sentem desejo por comida durante a gravidez, raramente é por alimentos ricos em nutrientes, como frutas e vegetais. As mulheres grávidas geralmente têm um desejo maior por doces, produtos de farinha branca ou pratos picantes. Muitas mulheres grávidas também têm um apetite aumentado por combinações incomuns, como alimentos azedos ou salgados com algo doce. No entanto, aqueles que cedem a todos os desejos alimentares aumentam o risco de diabetes gestacional. Além disso, o metabolismo da criança também pode ser afetado negativamente. Afinal, o bebê precisa de nutrientes suficientes para se desenvolver bem. Daí uma dieta saudável incrivelmente importante, mesmo durante a gravidez. Por outro lado, raramente acontece que mulheres grávidas desenvolvam desejos estranhos por coisas não comestíveis, como areia, pasta de dente ou pedras. Uma vez que isso pode ter consequências terríveis para a futura mãe e seu bebê, você definitivamente deve falar com seu médico em tal situação.

Razões para os desejos: excesso de hormônio ou deficiência de nutrientes?

Os desejos durante a gravidez provavelmente têm “uma causa hormonal”, diz Alexandra Lesmann, parteira e ecotrofologista qualificada de Hamburgo. “Quando ocorre a gravidez, o hormônio beta-hCG é formado. Provoca o aumento da produção de estrogênios e progestágenos para manter a gravidez. Beta-hCG pode causar náuseas, mas também pode levar ao desejo de comer. Mais tarde, na segunda metade da gravidez, há aumento nas flutuações de açúcar no sangue, que por sua vez podem desencadear desejos. ”O ponto em que os desejos da gravidez ocorrem é muito individual, mas os desejos podem ocorrer apenas alguns dias após a implantação ; assim que o hormônio beta-hCG estiver circulando em seu sistema.

Alexandra Lesmann sabe: as mulheres que sofriam de desejos por comida antes da gravidez são aparentemente predestinadas a ter desejos por comida. Se um vegetariano estrito de repente se transforma em um fanático por hambúrgueres, o desejo por carne também pode ser devido a uma deficiência nutricional. “Pode ser que o corpo mostre pela ânsia que precisa dos nutrientes de certos alimentos”, explica a especialista. Isso seria extremamente inteligente, no entanto. Por exemplo, nosso corpo compensaria um status ruim de ferro por meio de seu desejo irreprimível por carne. E o bebê, por sua vez, se beneficia com isso: “O ferro é importante para o desenvolvimento físico e mental da criança”, diz Lesmann.

Desejos durante a gravidez: melhor doce do que saudável!

Cenoura, maçã ou alface – sentir vontade de comer coisas saudáveis ​​é ótimo, mas o desejo da gravidez tende a assumir diferentes formas, de acordo com Alexandra Lesmann. “As mulheres grávidas costumam ter um apetite aumentado por carboidratos como produtos de farinha branca, açúcar ou bebidas açucaradas”, diz a especialista e aconselha não festejar livremente e prestar atenção a uma alimentação saudável durante a gravidez : “Se a gestante engordar muito, por exemplo o risco de diabetes gestacional . ”Mas o que ajuda se você se sente com vontade de ursinhos de goma, chocolate, batatas fritas e etc. com tanta frequência?

Desejos da gravidez – o que fazer? 8 dicas contra desejos durante a gravidez

1) Pequenos lanches entre as refeições

A dica mais importante contra os desejos prejudiciais da gravidez: em vez de comer uma porção generosa três vezes ao dia, a nutricionista Alexandra Lesmann recomenda comer cinco pequenas refeições e, por exemplo, uma maçã ou iogurte no meio. Isso tem uma vantagem decisiva: “Uma causa comum de desejos durante a gravidez é o baixo nível de açúcar no sangue, pois o açúcar é continuamente transportado para a criança através do cordão umbilical”, diz Alexandra Lesmann. “Refeições pequenas ajudam aqui.”

2) Café da manhã saudável

De repente, o nível alto de açúcar no sangue desencadeia rapidamente dores de fome em mulheres grávidas: começar o dia com um pão de Nutella bem untado é algo maravilhoso. “Infelizmente, isso faz o nível de açúcar no sangue disparar”, explica Lesmann. “Resultado: sentimos que precisamos de algo doce de novo.” Portanto, é melhor comer um cereal no café da manhã. Por exemplo, aveia com quark com baixo teor de gordura e maçã ralada são deliciosos. “A aveia fornece muito ferro, zinco e proteínas”, diz o especialista em nutrição. “Melhor consumido em combinação com frutas, como maçã ralada, porque a vitamina C que contém melhora a absorção de ferro e zinco.”

3) carboidratos complexos

Baguete, torrada, macarrão: todos têm um sabor muito bom, mas infelizmente também têm uma grande desvantagem. “O alto índice glicêmico faz com que o açúcar no sangue suba rapidamente”, diz o especialista. “Quanto mais alto o valor de GLYX de um alimento, mais acentuado e mais o nível de açúcar no sangue aumenta após a liberação de insulina. Como resultado, o corpo anseia por novas energias. Os carboidratos complexos são melhores aqui. Seu GLYX está baixo. Como resultado, o nível de açúcar no sangue aumenta apenas lentamente. ”Portanto, as mulheres grávidas devem preferir pão integral e comer macarrão de trigo integral.

4) A alternativa das batatas fritas

Se você estiver grávida e desejando batatas fritas, pode cozinhar fatias de batata com sal marinho. É melhor comer com quark porque contém muitas proteínas e é farto.

5) O flash de chocolate

Você mataria por doces? Durante a gravidez, o desejo por chocolate se torna uma obsessão para algumas mulheres. Para não beliscar muito, é melhor usar chocolate amargo. Isso satisfaz a fome por doces mais rápido do que o chocolate ao leite, por exemplo. Dica de Alexandra Lesmann: “Deixe um pedaço de chocolate preto derreter lentamente na sua língua e saboreie-o com consciência. Na maioria das vezes, os desejos já desapareceram. “

6) Trail mix em vez de ursinhos de goma

Se você gosta de mordiscar ursinhos de goma no meio, você deve usar uma mistura de rastro: “As nozes são muito gratificantes e contêm uma grande quantidade de gordura e ácido fólico valiosos”, diz Lesmann.

7) Carne magra em vez de salsicha gordurosa

Você está de repente desejando salsichas saudáveis? A carne magra é mais saudável do que salsichas gordurosas, o que tem uma vantagem decisiva durante a gravidez: “Carnes escuras como a de boi contêm muito ferro valioso”, diz Lesmann. Sua dica: preste atenção na qualidade orgânica!

8) Nibbles de TV de baixa caloria

O novo episódio da série sem chips, amendoim & Co? As mulheres grávidas e seus entes queridos devem preferir pipoca sem açúcar. A alternativa com baixo teor de calorias satisfaz os desejos da gravidez sem acabar com a diversão de mordiscar. Ok, sem açúcar pode ser um pouco enfadonho – mas experimente alguns temperos! Uma pitada de páprica quente em pó, por exemplo, combina perfeitamente com o salgadinho de milho!

Esses alimentos ajudam a combater os desejos durante a gravidez

  • Frutas (que tal uma deliciosa salada de frutas, por exemplo?)
  • chás de frutas geladas em vez de limonada, cola & Co.
  • Trilha mix em vez de ursinhos de goma
  • carne magra em vez de salsicha
  • Frutas secas
  • produtos de grãos inteiros

Se você seguir essas dicas nutricionais, poderá acabar com seus desejos pelo que não é saudável. Se você procura alternativas boas e saudáveis ​​para a cola Nutella & Co., pode ceder aos seus desejos de gravidez com a consciência limpa.

Conclusão

A compulsão por comida é mais comum durante a gravidez, mas na maioria dos casos não é uma preocupação. É importante apenas que você não seja indulgente com seus desejos o tempo todo, pois isso não é saudável para você nem para seu bebê a longo prazo. Com nossas dicas, as ânsias certamente diminuirão e você poderá aproveitar sua gravidez ao máximo!

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