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Alimentação

Controle de ganho de peso durante a gravidez?

Quanto mais você vai, mais a agulha da balança puxa para a direita (e seu moral, para baixo?) Mesmo se você estiver grávida, você pensa em fazer dieta? Aqui está o que dizem os especialistas.

Todos aqueles quilos!

Desde o início, saiba que é bastante normal ganhar peso durante a gravidez; é mesmo necessário. Você vê os números da escala aumentando dia a dia e entra em pânico: Como vou perder todo esse peso depois da gravidez? Se isso te conforta, saiba que esses quilos não são apenas gordura. Na verdade, o excesso de peso durante a gravidez a termo (volume de sangue, placenta, bebê, líquido amniótico, volume da mama, útero) é estimado em 10 ou 12 kg sozinho. Sabendo que mulheres grávidas (com estatura mediana e boa saúde) devem ganhar entre 11 e 16 quilos por gravidez, um cálculo simples deve vir a seu conforto. Na verdade, logo após o parto, você não terá exatamente o mesmo valor de antes da gravidez, mas, teoricamente, você não deveria ter tanto peso para perder. Além disso, saiba que os quilos restantes devem servir como sua reserva de energia. Eles alimentam o bebê na mesma hora, na hora da amamentação.

Problema de peso

Mas todas as mulheres são diferentes e algumas têm predisposição ao excesso de peso. Falamos então de um perfil “extraordinário” e, se necessário, seria preferível que a futura mamãe acompanhasse um pouco mais de perto as escalas. Por quê? Porque muito ganho de peso pode ter consequências infelizes na gravidez (dificuldades obstétricas na hora do parto), na saúde da mãe (hipertensão, diabetes gestacional) e, por extensão, a do feto. Então, normalmente, os médicos recomendam que mulheres com IMC (índice de massa corporal) entre 26 e 30 limitem seu ganho de peso. Por outro lado, aquelas que têm IMC menor que 19 serão convidadas a ganhar mais peso, visto que suas reservas de gordura não são suficientes durante a gravidez.

Comer por dois

Durante o primeiro trimestre da gravidez, o corpo da mulher tende a armazenar gordura e aumentar a massa muscular. Essas reservas de energia são necessárias, pois permitirão à futura mamãe superar os altos e baixos da gravidez, do parto e, posteriormente, da amamentação. Isso significa que devemos, como nossas avós costumavam repetir, comer por dois ? Não! Em média, a gestante deve consumir em média cerca de 1.600 calorias por dia. Sim, você vai precisar de mais calorias, mas deve ser suprido com mais uma fruta e iogurte, por dia, ou cerca de 200 calorias. Não por porções monstruosas em cada refeição sob o pretexto de estar grávida!

Duplique a qualidade!

Na realidade, a única coisa que precisa ser dobrada é a qualidade da comida que você engole. Na verdade, comemos por dois, com o objetivo de comer o dobro . Portanto, ao optar por refeições saudáveis ​​e balanceadas, seu ganho de peso não deve ser desproporcional ou problemático!

Os riscos de dietas restritivas

Uma dieta restritiva durante a gravidez pode ter consequências muito graves para o feto . Em primeiro lugar, existem riscos de malformações, já que o bebê precisa de lipídios para o desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso, mas também para a produção de células e de seu DNA. Além disso, quando nasce, o bebê pode ser muito pequeno. Ele também pode estar predisposto ao diabetes e ao excesso de peso, já que seu corpo terá se lembrado das privações e tenderá a compensar. Para uma questão estética, esses riscos são grandes demais!

Dieta

Você ainda tem medo das consequências? Você está preocupada em não recuperar sua silhueta com rapidez suficiente após o parto e, portanto, deseja limitar o ganho de peso imediatamente, antes que se torne muito importante? A dieta durante a gravidez é fortemente desencorajada. Você e seu bebê precisam de todos os nutrientes necessários e de toda a energia possível para completar esta grande aventura. Quem diz dieta diz restrição: uma palavra que nunca deve rimar com gravidez. Ao impedir-se de comer ou não obter alimentos suficientes, você pode estar sofrendo de deficiências, assim como seu bebê.

Gravidez: hábitos alimentares saudáveis

Você sabia que mulheres com falta de nutrientes no início da gravidez afetam negativamente sua saúde e perpetuam um ciclo de desnutrição materno-infantil? A comida assume toda a sua importância aqui.

O que nós sabemos?

  • A gravidez é um dos períodos de desenvolvimento mais significativos da vida.
  • Recomenda-se que a mãe, durante a gravidez, consuma nutrientes de qualidade suficientes para o desenvolvimento do feto. 
  • Recomenda-se também que ela consuma, durante a gravidez, alimentos ricos em folato ( vitamina do grupo B), ferro e cálcio, a fim de fornecer ao feto os elementos necessários ao seu desenvolvimento. Mulheres que carecem de nutrientes no início da gravidez prejudicam sua saúde e perpetuam um ciclo de desnutrição materno-infantil.
  • Essa carência de nutrientes essenciais na gestante durante a gestação, quando o cérebro fetal está crescendo mais rapidamente, pode afetar o desenvolvimento físico e intelectual da criança, bem como seu desempenho acadêmico em muito longo prazo.
  • A criança pode então sofrer de doenças cardíacas, pressão alta, diabetes tipo 2, sistema imunológico fraco e depressão.
  • É mais difícil para mulheres grávidas que vivem em um ambiente desfavorecido comer adequadamente.

Prestar atenção…

  • comer, desde o início da gravidez, os elementos essenciais para o desenvolvimento do feto.
  • informar todas as gestantes, desde o início da gestação, sobre os bons hábitos alimentares a serem adotados para que elas e o bebê tenham boa saúde.

Bons hábitos para uma gravidez saudável

Mesmo quando esperado, a gravidez é sinônimo de transtorno. Entre os hormônios que representam o ioiô e o corpo que se transforma, certos hábitos de vida precisam ser revistos. Nós dizemos quais são e explicamos o porquê.

Ter uma gravidez sem problemas e dar à luz um bebê lindo e saudável é o que todas as mulheres grávidas desejam. Infelizmente, isso não é absoluto. Portanto, é preferível colocar todas as probabilidades do nosso lado, adotando um estilo de vida saudável.

Um pouco mais

O ideal é que, antes mesmo de engravidar, as mulheres tomem cápsulas de ácido fólico , uma das vitaminas B essenciais para o desenvolvimento saudável do bebê. A deficiência de ácido fólico pode ter consequências dramáticas. A deficiência desta vitamina pode ser a origem de uma malformação do tubo neural que pode resultar em anomalias na coluna vertebral, cérebro ou crânio da criança.

Além do pequeno suplemento, as mulheres grávidas devem encontrar vários alimentos em seus pratos que podem aumentar sua ingestão de vitamina B12. Milho, brócolis, ervilha seca, couve de Bruxelas, lentilha, laranja e grãos inteiros são boas fontes de ácido fólico. 

Coma o dobro, não para dois

Nos primeiros meses de gravidez, o apetite oscila entre ânsias e aversões por comida. Embora seja importante comer o suficiente, é igualmente importante comer de forma mais saudável .

Grávida ou não, é aconselhável fazer 3 refeições diárias intercaladas com lanches saudáveis ​​e seguir as recomendações do Canada’s Food Guide. Frutas, vegetais, grãos, carnes ou seus substitutos e laticínios devem estar presentes em todos os cardápios diários. Atenção também deve ser dada ao ganho excessivo de peso e diabetes gestacional. 

Não misturamos álcool e gravidez

Para brindar a boa notícia, as mulheres devem optar por bebidas não alcoólicas. Na verdade, eles devem evitar consumi-lo durante a gravidez. Por quê? Porque está provado que a  toxicidade do álcool pode ter efeitos nocivos para o feto que podem ir até distúrbios de aprendizagem, defeitos cardíacos, problemas sociais, dificuldades de relacionamento, distúrbios de comportamento e características físicas particulares . Todos esses sintomas são agrupados sob o nome de Síndrome do Álcool Fetal (FAS).

As consequências do consumo de álcool variam dependendo da fase da gravidez: durante o primeiro trimestre, é mais prejudicial, pois é um momento crucial, quando os órgãos do feto se desenvolvem. Também sabemos que o consumo excessivo ocasional, espalhado por um curto período, é excessivamente ruim para o bebê.

Embora a ciência possa dizer que o consumo de álcool afeta o bebê, ela é incapaz de determinar quando e quanto da gestação se torna prejudicial. Portanto, na dúvida, é melhor se abster. As mães ainda poderão beber para a saúde do bebê … assim que o bebê nascer.

Um copo, dois copos … de água

água que é vida! Grávida ou não. Em uma dieta diária, deve-se beber quase 2 litros de água por dia. Na verdade, a quantidade de água que devemos consumir corresponde à proporção de 1 ml por caloria na necessidade energética. Durante a gravidez, é fundamental continuar (ou começar) a se hidratar bem, pois a quantidade de água ingerida influencia o volume do líquido amniótico. A água também transmite ao bebê todas as vitaminas, minerais e nutrientes essenciais para seu bom desenvolvimento.

Voce fuma, ele fuma

Os cigarros e seus efeitos nocivos são bem conhecidos. No entanto, você sabia que quando uma mãe fuma ou respira fumaça, é exatamente como um bebê fuma também?

O cigarro priva o feto de oxigênio e nutrientes, além de expô-lo a cerca de 4.000 produtos químicos. Bebês expostos ao tabaco durante o útero geralmente têm baixo peso e apresentam maior risco de complicações pré-natais. Eles também são mais vulneráveis ​​a doenças e manterão essa fragilidade mesmo na idade adulta.

Para mulheres grávidas, fumar aumenta o risco de aborto espontâneo e complicações durante o parto. Em um mundo ideal, para seu bem-estar e do bebê, eles deveriam parar de fumar. No entanto, abandonar esse mau hábito não é tão fácil quanto você gostaria. Para obter apoio, os fumantes podem discutir sua situação com seu médico.

Mover é saúde

A gravidez não é uma desculpa para parar de se mover. Natação, ginástica suave, caminhada, ioga … uma mulher grávida pode praticar a atividade de sua escolha, desde que respeite seu ritmo e tenha a aprovação de seu médico. Afinal, ser ativo é bom para sua saúde e para seu moral!

Se a mamãe está bem, está tudo bem! A gestante (ou que deseja se tornar) deve cuidar dela, pois a saúde do bebê e seu desenvolvimento dependem de uma higiene materna saudável e equilibrada.

O que fazer então?

Por outro lado, está convidado a aderir a um estilo de vida equilibrado e a uma alimentação saudável . Na verdade, se você não quer ganhar muito peso sucumbindo frequentemente às dores da fome , evite fast food e doces, mas se empanturre de vegetais e frutas! E se por motivos de saúde necessita vigiar o seu peso, é altamente recomendável que o faça sob a supervisão de um especialista, que se certificará de que o seu filho não sofre de qualquer deficiência.

Resumindo, você não deve se fixar no seu peso, nem tentar controlá-lo por razões estéticas. A comida não é inimiga, pelo contrário! Confie em si mesmo e ouça o seu corpo. Não se prive de comer, mas coma melhor, só isso!

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