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Alimentação

Como controlar o desejo de açúcar na gravidez

Quer você goste ou não de doces, ninguém está imune à mania do açúcar. Grávida, quando os hormônios estão envolvidos, às vezes pode ser mais difícil não ceder à tentação …

Na verdade, os hormônios têm costas largas  : ainda assim, é culpa deles se, de repente, a carne nos desliga, ou se precisamos absolutamente tomar sorvete … às 11 horas do dia tarde! Quando estamos grávidas, nossa percepção dos gostos fica perturbada e, se algumas mulheres têm acessos de raiva “saudáveis”, muitas são, entretanto, assaltadas por desejos loucos e urgentes por doces de todos os tipos …

Oh! Açúcar!

No entanto, sabemos: uma alimentação saudável é extremamente importante, especialmente durante a gravidez onde todos os nutrientes contam! Claro, não há nada de errado em se dar ao luxo de vez em quando, mas recuar diante dos desejos de açúcar todas as noites não é o ideal. Na verdade, o açúcar adicionado não é apenas prejudicial para a mãe (ganho de peso, diabetes ), mas também para o feto, que então tem um risco aumentado de desenvolver problemas metabólicos (diabetes, obesidade) ou problemas cardiovasculares. idade adulta. Felizmente, é possível controlar sua fome de açúcar infame, e existem algumas coisas que podemos incorporar facilmente em nossa rotina.

Meu desejo? O que irá?

Você pode imaginar: seu primeiro aliado para competir contra o grande açúcar ruim, é a sua vontade. Fácil? Nem sempre. No entanto, é necessário! Na verdade, se você se permitir sucumbir à menor tentação, esses desejos nunca o deixarão em paz. Além disso, você notará que, se tiver uma raiva do açúcar à noite, às 10h, e se acalmar com um pequeno doce, uma nova raiva aparecerá no dia seguinte, provavelmente na mesma hora. Devemos, portanto, aprender a resistir, o que, repetimos, não significa eliminar totalmente o açúcar – que é uma fonte significativa de energia – de sua dieta. Como em tudo, o importante é o equilíbrio !

Mudar o relacionamento

O principal desafio é que nossa relação com o açúcar é sentimental. Sim: muitas vezes ligado às memórias, o açúcar oferece grande conforto aos seus consumidores. Assim, consolamos nossas tristezas com sorvete e chocolate; celebramos com bolos e doces. Devemos, portanto, rever a relação que temos com o açúcar, é essencial. Se comer é um prazer, o ato não deve ser compulsivo e deve-se evitar, tanto quanto possível, “comer suas emoções”. É mais fácil falar do que fazer, claro, mas com algumas dicas , tudo é possível!

É necessário fazer lanche específico para a gravidez? Claro que não. Então, por que este artigo? Porque durante a gravidez os lanches são essenciais. Aqui está o porquê:

Náusea

Ficar muito tempo sem comer pode causar náuseas. A gestante deve comer alguma coisa ou uma refeição a cada 2 a 3 horas para evitar ficar com o estômago vazio e piorar os sintomas de náusea

Raiva alimentar

Evite desejos por doces ou salgados. Não há nada de errado em comer alimentos mais doces e salgados de vez em quando. Por outro lado, muitas mães desejam comer bem durante a gravidez, mas são vítimas do desejo de comer batatas fritas, chocolate, jujubas ou fast food (allo poutine!) O tempo todo. Não ficar com muita fome entre as refeições é um primeiro passo eficaz para reduzir esses desejos por comida.

As necessidades de energia aumentam durante o segundo e terceiro trimestre

No início da gravidez as necessidades dificilmente aumentam, ajusta-se naturalmente ao apetite. As necessidades aumentam em 300 e 450 calorias nos últimos dois trimestres e fazer um lanche nutritivo 3 vezes ao dia ajudará a atender a essas necessidades aumentadas. O apetite também se ajustará à porção principal da refeição. 

5 lanches perfeitos durante a gravidez

1) Frutas e nozes: pode parecer uma ideia comum, mas é uma base importante por duas razões. Se a mãe tiver náuseas, frutas frescas como uvas, melões, amoras podem ajudar, pelo teor de água, a uma sensação de frescor muito agradável. Também é possível congelar os frutos: frescura garantida. 

Nós adicionamos nozes porque a fruta sozinha não vai durar muito. Mais uma vez, para a náusea, nozes mais crocantes que teriam sido torradas podem deixá-lo ainda mais dolorido. 

2) Bolachas e queijo ou pasta feita de tofu, iogurte ou leguminosas 

A escolha de biscoitos agora é enorme! Existem alguns baseados em legumes ou vegetais. Para ajudá-lo a fazer uma escolha: leia a lista de ingredientes. Se isso soa como uma receita que você poderia fazer em casa, a escolha é boa.

3) Café da Manhã: É possível que a fome entre as refeições seja tão intensa que voltar para o almoço satisfaria perfeitamente seus desejos e fome. Seja uma torrada, uma tigela de cereal, aveia ou granola, vá em frente!

4) Tortilla de milho, salsa e guacamole  Você não vai sentir como se estivesse fazendo um lanche, mas guacamole e salsa são boas escolhas. Para uma versão sem fritar, você pode fritar fatias de tortilla.

5) Legumes grelhados: grão de bico, lentilha, edamame .. há cada vez mais opções de lanches nas lojas e legumes torrados que são comidos um pouco como batatas fritas são uma boa descoberta. 

Equipado para vencer!

Como qualquer “guerra”, aquela que travamos contra nossos desejos por açúcar deve ser preparada. Bem equipado, pronto, você terá mais chances de ganhar!

  • No mercado, evite comprar esses produtos que vão te fazer crack. Por isso deixamos nas prateleiras os chocolates, biscoitos e cupcakes. Isso significa que temos que dizer adeus a eles? Não, mas se você tiver que sair para alimentar a raiva de seu Häagen-Daz , o desejo pode diminuir por conta própria. Se não? Diga a si mesmo que, pelo menos, você aproveitou para dar uma voltinha!
  • Desejo de açúcar? Não entre em pânico: também é possível saciá-la com uma fruta!
  • Devemos evitar eliminar carboidratos de nossa dieta. Há evidências de que as pessoas que seguem uma dieta sem amido são mais propensas a desejar açúcar à noite. Por quê? Simplesmente porque nosso corpo precisa de carboidratos! Sem surpresa, portanto, é melhor comer pão (grãos) ou uma pequena tigela de massa, para o jantar, do que engolir um grande pedaço de bolo antes de ir para a cama.
  • Assim como a cafeína, o açúcar vicia. Além disso, notaremos que as fúrias tendem a aparecer sempre nos mesmos horários. Se você consumir açúcar regularmente e em grandes quantidades, pode ser melhor reduzi-lo gradualmente, por exemplo, em receitas e bebidas.
  • Na mesma linha, certificamo-nos de consumir proteína suficiente para nos sentirmos mais satisfeitos.
  • Você pode silenciar o desejo por açúcar indo escovar os dentes ou mascando um chiclete de menta – sem açúcar, nem é preciso dizer!
  • Simplesmente beber um copo grande de água fria e esperar alguns minutos pode fazer com que seus desejos por açúcar desapareçam.
  • Prepare lanches saudáveis ​​à mão: salada de frutas, vegetais crus.
  • Nada funciona: tome um copo de suco. Evite refrigerantes, que contêm muito açúcar.

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