Desenho de grávida
Alimentação

Como controlar a fome durante a gravidez?

Quando a gravidez é anunciada, ainda ouvimos nossas avós nos dizerem: Coma mais, minha querida, agora você tem que comer por dois! O que fazer com esse apetite gigantesco?

Sim, é normal ter mais apetite, pois as necessidades de energia aumentam com os trimestres. Mas não, nossas necessidades energéticas não dobram e devemos tentar escolher a qualidade e a quantidade adequadas de alimentos para controlar melhor os desejos alimentares que podem ocorrer durante esses 9 meses! 

Se você mantiver o mesmo nível de atividade física antes da gravidez, suas necessidades de energia normalmente aumentam em 100 kcal no primeiro trimestre, 350 kcal no segundo e um total de 450 kcal no terceiro trimestre. É possível preencher esse excedente com lanches mais substanciais ou refeições ligeiramente maiores. Por outro lado, algumas mulheres sentem saciedade precoce e uma sensação de estômago comprimido especialmente durante o último trimestre, portanto, é preferível dividir as refeições e lanches durante o dia e evitar beber antes ou durante as refeições.

Muitas mulheres têm desejos específicos por alimentos ácidos como picles, frutas cítricas e uvas verdes ou por alimentos doces ou salgados como sorvete, chocolate ou batata frita. Não se trata de eliminar alimentos menos nutritivos de sua dieta, mas sim de manter uma quantidade razoável! Por outro lado, não devem substituir outros alimentos mais saudáveis!

Por que temos desejos alimentares durante a gravidez?

Desejo de comida, uma necessidade constante de lanchar ou comer muito são sintomas de gravidez, mas podem continuar até o bebê chegar. No início da gravidez, um desejo recorrente de lanchar ocorre em sua vida diária. Uma mudança está acontecendo em você; sua figura se transforma em nenhum momento. Ficar grávida significa ver todos os seus sentidos aguçados. Você tende a pedir mais atenção, pois vive estressado, cansaço e às vezes com medo que nem entende; daí os anseios por conforto. Do lado dos hormônios da gravidez, o estrogênio também está envolvido. Isso explica a aversão ou atração pelo cheiro ou sabor de uma determinada coisa. Às vezes, você come alimentos saudáveis ​​sem se sentir satisfeito. O desejo por produtos não comestíveis pode até aparecer; uma ânsia por argila, papel … às vezes começa no primeiro trimestre, dependendo do seu estado. Tudo isso leva você a acreditar que o desejo por comida compensará tudo: conforto para o estresse e saciedade para as suas necessidades. Mas cuidado ! Para seu próprio bem e do bebê, você deve controlá-los.

Quais são os sintomas da compulsão alimentar?

A necessidade de compensar sua falta consumindo alimentos caracteriza a sensação de desejo. Isso pode refletir deficiências em seu corpo. Você pode ter baixo nível de açúcar no sangue e seu cérebro está com vontade de comer bolo ou alimentos doces. O seu desejo depende sobretudo das suas necessidades e das suas carências. Seu corpo reage a reações complexas às secreções hormonais no pâncreas ou no fígado. Esta é a razão pela qual às vezes você pode perder energia rapidamente sem fazer muito esforço. Essa situação é muito chata. Você tem uma necessidade repentina de lanchar. Mesmo sem sentir fome, essa sensação leva você a colocar algo na boca.

Desejo de comida no início da gravidez

O desejo persistente de comer a qualquer hora e sem limites começa na gestante no primeiro trimestre da gravidez. Muitas vezes são justificados pela obrigação de “comer por dois”. Isso está muito errado! Seu corpo armazena gordura rapidamente para o desenvolvimento do feto. Deste ponto em diante, é muito provável que você ganhe peso rapidamente. Seja razoável. Coma proporcionalmente e duplamente melhor.

Desejo de comida no final da gravidez

Depois de um certo intervalo, os desejos voltam no final da gravidez. O desejo irreprimível de comer a qualquer hora é normal para a futura mamãe. A compulsão por comida geralmente se deve ao estresse pós-parto (após o parto). Eles se manifestam de forma diferente nas mulheres. Às vezes, alguns não têm mais esse desejo incessante de comer. Para outras, quanto mais perto do fim a gravidez chega, mais aumentam os desejos. No entanto, mantenha suas ideias claras e acalme seus desejos, pois o excesso é perigoso.

Grávida, tenho desejos por comida à noite, isso é normal?

Grávida, acontece que algumas mulheres têm a vontade louca de se levantar à noite para ir comer. É “a síndrome do desejo noturno”. Estudos têm sido realizados a respeito desse fenômeno. Um gene defeituoso, dizem os pesquisadores, é a causa que faz com que mulheres grávidas deixem seus ninhos adormecidos por uma colher de geleia ou uma fatia de bolo. Não é surpreendente, não se preocupe! Conforme a gravidez avança, você sentirá fome e procurará algo para fazer um lanche a qualquer momento. Você e seu bebê precisam de energia. No entanto, sempre tenha cuidado com os alimentos que ingerir para uma boa saúde e para evitar o ganho de peso.

Como acalmar desejos durante a gravidez?

Sua necessidade de lanchar entre as refeições parece invencível? É provável que seu desejo ganhe espaço em sua vida diária? Preste atenção ! Ganhar muito peso não é recomendado para mulheres grávidas. O desejo por comida torna-se hábito, daí o interesse em saber como acalmá-los. Na verdade, existem dicas para evitar pular em toda a comida que você vê. Você faz as três refeições da manhã, ao meio-dia e à noite. É uma dieta bem balanceada e ideal para mulheres grávidas, mas se você sofre de náuseas ou tem tendência a ânsias, considere dividir as refeições. Portanto, você pode comer frutas como um pequeno lanche para compensar a necessidade incessante de lanchar. Certifique-se de não comer refeições muito doces ou muito gordurosas. Você também pode comer pequenos punhados de frutas secas (amêndoas, nozes …), que contêm muitos nutrientes interessantes. Para harmonizar as suas necessidades e garantir a sua saúde, tome produtos lácteos ricos em cálcio e principalmente frutas. Eles trazem as vitaminas necessárias para o crescimento do seu bebê, por exemplo: maçã, mamão, abacate. Os vegetais e os amidos também desempenham um papel muito importante na regularidade das suas refeições. Se seguir essas dicas, você evita o excesso de peso porque se alimenta sem exageros Adapte essas dicas no seu dia a dia para não engolir nada. Tome laticínios ricos em cálcio e principalmente frutas. Eles trazem as vitaminas necessárias para o crescimento do seu bebê, por exemplo: maçã, mamão, abacate. Os vegetais e os amidos também desempenham um papel muito importante na regularidade das suas refeições. Se seguir essas dicas, você evita o excesso de peso porque se alimenta sem exageros Adapte essas dicas no seu dia a dia para não engolir nada. Tome laticínios ricos em cálcio e principalmente frutas. Eles trazem as vitaminas necessárias para o crescimento do seu bebê, por exemplo: maçã, mamão, abacate. Os vegetais e os amidos também desempenham um papel muito importante na regularidade das suas refeições. Se seguir essas dicas, você evita o excesso de peso porque se alimenta sem exageros Adapte essas dicas no seu dia a dia para não engolir nada.

Açúcar e desejos de grávidas: cuidado!

Cuidado com os alimentos doces. O excesso é sempre perigoso, especialmente o excesso de açúcar. As mulheres grávidas arriscam muito neste ponto, começando pelo ganho de peso. Além disso, se você sofre de diabetes gestacional, o consumo de açúcar deve ser severamente limitado. Finalmente, o consumo de produtos doces não é benéfico para o feto, portanto, limite-o. Obviamente, você não pode saber quando administrar seus desejos por açúcar. É claro que você pode se dar um gostinho doce de vez em quando, preferindo alimentos menos processados, porque as preparações industriais doces costumam ser bombas de açúcar e aditivos alimentares! Portanto, é recomendável diferenciar entre carboidratos simples e carboidratos complexos.

O que comer em caso de desejo durante a gravidez?

Sabendo que muitos alimentos são proibidos durante esse período, é importante saber o que comer em caso de ânsias. Para evitar deficiências, é essencial consumir alimentos que contenham vitaminas, minerais e oligoelementos. Você pode encontrar as vitaminas B9 em vegetais de folhas verdes, como salada, espinafre, agrião. Também há nozes, melões, levedura de cerveja … A vitamina D é também e duplamente necessária durante a gravidez. Participa da mineralização óssea e ajuda a sintetizar o cálcio. Para isso, consuma laticínios, pois para construir seu esqueleto, o feto precisa de 30 g de cálcio durante os 9 meses de gravidez. Para o desenvolvimento intelectual do bebê, também é preferível consumir peixes gordurosos bem cozidos, ovos, sal iodado (em quantidade razoável), porque o iodo é essencial nesta fase. A vitamina A é igualmente essencial, mas você deve sempre evitar o excesso.

Alguns exemplos de alternativas aos desejos diários

AçúcarUm pedaço de chocolate amargo após a refeiçãoFrutas em todas as suas formas. Adicione ao iogurte, pudins, muffins, amoleça no microondas com um pouco de xarope de bordo e nozes.Leite com chocolate ou bebidas com sabor de soja também são boas escolhas após a atividade física.Leite, iogurtes congelados e sorvetes
SementesSementes de soja, abóbora e girassolGrão-de-bico picante grelhado ou feijão edamame com uma pitada de flor de salQueijo cottage baixo teor de gorduraBolos e bolachas de arroz; pão pita torrado com molho pesto
GorduraO desejo por gordura pode surgir da necessidade de comer alimentos mais pesados ​​ou mais fartos. Faça purê de batata, adicione pastinaga, batata doce e um pouco de manteiga, creme ou queijo, para uma textura lisa.Molhos feitos com iogurte, cream cheese (como o quark) ou sour cream podem ser estendidos para servir como molhos ou molhos.Batatas fritas caseiras assadas no forno. Batatas-doces também são excelentes.Pitas e tortilhas com hummus ou queijo.

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