Anime de mulher gravida
Alimentação

Comer de forma não saudável impede a gravidez?

Como a comida e a bebida são realmente importantes para a sua fertilidade e para o seu filho desejado

Para muitas pessoas que vivem conscientemente, é como um tapa na cara: apesar dos melhores esforços para levar um estilo de vida saudável, a tão desejada gravidez parece muito distante.

E ao redor parece que todo mundo está engravidando com facilidade. Mesmo aqueles que pouco pensam em um estilo de vida saudável.

Muitas pessoas então (com razão) se perguntam: Até que ponto vale a pena comer uma alimentação saudável quando você quer ter filhos? Parece que um estilo de vida saudável não é uma condição real para um teste de gravidez positivo.

Estilo de vida saudável se você deseja ter filhos

Sim, eles realmente existem: casais para os quais um estilo de vida saudável não desempenha realmente um papel importante.

E sim, essas pessoas também têm filhos.

Então, sim, se você quiser colocar dessa maneira: um estilo de vida saudável não é uma condição gravada na pedra, não é uma necessidade absoluta para poder engravidar.

Mas sejamos honestos: isso existe? Um requisito tão indispensável para algo que toda pessoa deve cumprir?

Melhor não. Porque raramente existem garantias absolutas. Tanto na vida privada como na medicina (reprodutiva).

Principalmente quando se trata do desejo de ter filhos, nada pode ser previsto 100%: Afinal, há mulheres mais velhas que engravidam. E os mais jovens que não vão. Casais que engravidam apesar de um mau prognóstico e casais que permanecem sem filhos sem motivo aparente.

Portanto, não se trata de garantir que engravidará, por exemplo, se for jovem ou se tiver uma alimentação saudável. Infelizmente, trata-se “apenas” de probabilidades. E, infelizmente, você não pode afetar muito o pedido das crianças.

Portanto, a verdadeira questão é:

O que posso fazer para melhorar minhas chances de engravidar?

E é aí que entra o estilo de vida. Porque aqui está em suas mãos mudar algo (em contraste com a idade e outros fatores).

Estilo de vida – quão importante é realmente

Bem! Portanto, agora seria interessante saber o quão importante é o estilo de vida como um fator na fertilidade em geral.

Existem dois fatores de estilo de vida que quase certamente têm um impacto negativo sobre a fertilidade: tabagismo e peso corporal não ideal (ou seja, sobrepeso e baixo peso). Sem surpresa, a ciência concorda com isso. As conexões foram bem pesquisadas e as evidências são boas [1].

Peso corporal (sobrepeso ou baixo peso)

Por exemplo, o Nurses Health Study (para citar apenas um grande estudo de base populacional) calculou o risco relativo de infertilidade em mulheres em relação ao IMC:

Se o IMC da mulher estivesse entre 24-25,9, a probabilidade de infertilidade aumentava em 30%. Com um IMC de 26-27,9 o risco aumentou em 70%, com um IMC de 28-29,9 o risco foi quase 2,5 vezes maior e de um IMC> 30 o risco quase triplicou (2,7 vezes tão alto) [cit. após 1].

Outro estudo mostrou que demora mais para engravidar com IMC acima de 25 (em mulheres) [2].

Fumaça

Além dos muitos efeitos nocivos do fumo, ele também pode aumentar o tempo que leva para engravidar [2] .

Muitos estudos mostraram que a probabilidade aumentada de infertilidade em mulheres que fumam é de 60% [1].

Visão geral dos fatores nutricionais que influenciam a fertilidade

Agora, é claro, a dieta tem um papel decisivo para atingir ou manter o peso ideal. Porém, não é só a quantidade que conta (falta ou excesso de energia / calorias), mas também a qualidade.

Em primeiro lugar : a única forma de nutrição saudável para a fertilidade humana ideal não existe (ou ainda não foi encontrada (; ). No entanto, existem algumas descobertas sobre a relação entre nutrição e fertilidade.

Os tópicos relevantes são [3]:

  • Nutrientes (por exemplo, ácidos graxos) 
  • Vitaminas, minerais e oligoelementos (por exemplo, ácido fólico)
  • Grupos de alimentos (por exemplo, frutas e vegetais, consumo de café)
  • Formas de nutrição (por exemplo, dieta orientada para o Mediterrâneo)

Estaria além do escopo entrar em todos os pontos descritos aqui. Um padrão alimentar geralmente saudável é certamente recomendado – também no que diz respeito à promoção da fertilidade. Com base no Estudo de Saúde de Enfermeiros em grande escala nos EUA, Harvard Professor Dr. Chavarro reconhece quais fatores nutricionais estão associados a distúrbios de ovulação (e, portanto, infertilidade).

Algumas recomendações nutricionais (também geralmente desejáveis) derivadas deste [4]:

  • Evite as gorduras trans e limite as gorduras saturadas!
  • Em vez de carne, opte por proteína vegetal de feijão, ervilha e lentilha!
  • Diga sim às gorduras saudáveis: use óleos vegetais, coma nozes e sementes. Eles contêm ácidos graxos insaturados valiosos. As gorduras de salmão e sardinha também são recomendadas.
  • Saudável: produtos integrais ricos em fibras, frutas e vegetais: são aqui que se encontram os carboidratos que são digeridos lentamente e decompostos no corpo .

Dieta: efeitos para toda a vida

É muito importante manter uma coisa em mente: se você deseja mudar seu estilo de vida para melhor, sua medida de sucesso não deve ser apenas engravidar em si. Você não “falha” só porque ainda não está grávida. E acima de tudo, uma alimentação saudável nunca é em vão! Afinal, um estilo de vida saudável é muito mais do que apenas um teste de gravidez positivo. Porque, mesmo que o sucesso desejado não se concretize tão cedo quanto desejado, faz sentido manter a bola.

Por quê?

É do conhecimento geral que a dieta durante a gravidez molda seu filho. Mas seu estilo de vida e sua dieta anterior também podem ter um impacto sobre sua própria saúde e a de seu futuro filho [5, 6]. Em experimentos com animais, já foi reconhecido que uma mudança na dieta materna antes da gravidez pode ter efeitos duradouros na prole [7].

A gravidez em si é um momento muito crítico quando a necessidade de nutrientes (mas não de calorias) aumenta significativamente. No entanto, alguns pesquisadores criticam a suplementação de nutrientes (com exceção do ácido fólico) durante esse período. Os suplementos dietéticos nunca podem imitar uma dieta saudável. Por isso, o suprimento ideal do corpo por meio de uma nutrição excelente é de grande importância antes mesmo da gravidez – também pode ser visto como uma medida de preparação e prevenção [7].

Uma nota no final: sobre comparar com outras pessoas

Portanto, agora você está dando o seu melhor e sabe que está fazendo algo de bom para o futuro, mesmo sem um teste de gravidez positivo no momento. Eles sabem que nada é grátis. Mesmo assim, você fica frustrado quando vê sucesso em todos os lugares, mas não no seu.

Meu desejo para você: Tenha cuidado consigo mesmo: especialmente quando doenças (por exemplo, SOP) estão envolvidas que podem tornar difícil ter filhos.

Tente o melhor que puder para não comparar sua própria situação com a de outras pessoas. Nem com pessoas saudáveis ​​nem com quem também está doente. Porque mesmo entre outras pessoas que sofrem, costumamos nos orientar para aqueles que “melhoraram” (por exemplo, engravidaram rapidamente). Mas o fato é que todos são diferentes. E todos podem precisar de coisas diferentes também.

Deve ser sempre sobre você! É comparando sozinho não vai adiantar muito! É mais importante reconhecer por si mesmo o que seu corpo realmente precisa. E não o que a outra pessoa precisava ou fez para conceber com sucesso. O importante é: onde você está no seu caminho e o que você já conquistou para si mesmo?

Se você está doente ou seu parceiro, o corpo estabelece condições diferentes para você do que para uma pessoa saudável. No caso da síndrome dos ovários policísticos, por exemplo, a nutrição é ainda mais importante para a gravidez do que para uma mulher saudável. Nesse caso, você pode precisar fazer mais do que a média.

Injusto?

A vida geralmente não é justa: um olhar para o nosso mundo é o suficiente para essa compreensão. Mas vivemos em um mundo em que cada um carrega seu próprio pacote. Há algo diferente nisso para cada pessoa. Alguns carregam (aparentemente) uma mochila muito pequena e leve e alguns carregam sozinhos a bagagem de várias pessoas.

Mas como você lida com isso? A medicina e o estilo de vida nem sempre serão capazes de nos livrar completamente do fardo. Eles basicamente apenas mudam nossas probabilidades. Isso é uma pena. Mas a medicina e o estilo de vida podem nos ajudar a reduzir os fardos ou até mesmo a prevenir outros fardos.

Então a coisa é mais assim:

Dê uma olhada no seu próprio caminho! Em sua própria mochila! Aproveite ao máximo! E tenha orgulho do que você pode fazer pelo seu corpo através de um estilo de vida saudável!

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