Gravida em desenho 2
Vitaminas

Coenzima Q10 na gravidez

  • A coenzima Q10 também é conhecida como ubiquinona 10, UQ 10 ou vitamina Q.
  • É quimicamente relacionado às vitaminas E e K.
  • Ele está presente em todas as células dos seres vivos e é necessário lá para o metabolismo energético.
  • Ele pode ser encontrado em alimentos de origem animal e vegetal.
  • A coenzima Q10 é um importante eliminador de radicais livres.

Coenzima Q10 na gravidez: dosagem e efeitos colaterais

Muitas vezes me perguntam sobre a dosagem de CoQ10 porque muitas mulheres não têm certeza se é realmente bom para elas consumir centenas de miligramas de CoQ10 diariamente para melhorar a qualidade de seus ovos.

Isso também não é surpreendente, uma vez que as preparações de vitaminas que você obtém do DM , por exemplo, contêm muito pouco CoQ10.

Você provavelmente já sabe que a CoQ10 é uma parte essencial do sistema de geração de energia que alimenta todas as reações bioquímicas em seu corpo. E seus óvulos, em particular, precisam de uma grande quantidade de CoQ10 enquanto se preparam para ovular. Se ocorrer fertilização, os óvulos precisarão de ainda mais CoQ10 para permitir que o embrião cresça rapidamente.

Recomenda-se tomar maiores quantidades de CoQ10 a fim de melhorar a fertilidade e a qualidade do ovo pelos seguintes motivos :

1. Se fôssemos mais jovens, teríamos mais CoQ10 em todas as nossas células (a produção de CoQ10 do próprio corpo diminui com a idade ).

2. Se  comêssemos os animais inteiros, incluindo suas entranhas , naturalmente teríamos um valor de CoQ10 mais alto. Ao comer suplementos, estamos apenas compensando a deficiência causada por nosso estilo de vida.

Você quer ter filhos? Eu sei muito sobre vitaminas, hormônios e óvulos e posso ajudá-lo a adaptar sua dieta e preparações de vitaminas para que se adequem perfeitamente ao seu perfil hormonal pessoal ! Não perca muito tempo tentando tudo o que for possível. Prepare o seu corpo da melhor forma, individualmente e no menor tempo possível para a gravidez. 

Muitas vezes me perguntam sobre uma boa preparação ou fabricante de CoQ10. O negócio é o seguinte: acho que se deve trocar de fabricante a cada poucos meses para evitar todos os diferentes aditivos que estão nas cápsulas. Além disso, altas doses de centenas de miligramas de CoQ10 por dia não devem ser tomadas por mais de 8 meses. 

Existe algum efeito colateral pesquisado da CoQ10 e o que deve ser considerado?


Pessoas com pressão arterial baixa ou que estão tomando medicamentos para regular a pressão arterial devem ter cuidado, pois a CoQ10 pode baixar a pressão arterial .

O mesmo se aplica a pessoas com hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue) ou que estão a tomar medicamentos para regular o açúcar no sangue, porque também pode baixar o açúcar no sangue no corpo.

E como a CoQ10, como a vitamina K, promove a coagulação do sangue, é melhor para as pessoas que precisam tomar anticoagulantes consultar o médico antes de consumir CoQ10.

Assim, podemos ver que embora CoQ10 seja um suplemento dietético e também ocorra naturalmente em nosso corpo, isso não significa que seja isento de efeitos colaterais.

(Até as ervas podem ter efeitos colaterais e interagir umas com as outras).

Em teoria, doses elevadas podem pelo menos causar erupções cutâneas, náuseas, perda de apetite, dores de estômago, diarreia, azia, tonturas, insónia e dores de cabeça. (Fonte: Mayo Clinic ).

Portanto, recomendo que você procure o conselho de seu médico, especialmente se estiver tomando medicamentos e também  quiser tomar suplementos nutricionais.

Muitas pesquisas foram realizadas sobre CoQ10 nos últimos anos e surgiram resultados surpreendentes, que ampliam o escopo dos benefícios de saúde da CoQ10. Além de melhorar a qualidade do ovo e do embrião, a CoQ10 tem, por exemplo, um efeito considerável em doenças cardíacas e distúrbios neurológicos.

Após uma parada cardíaca, o uso de CoQ10 em conjunto com a terapia de hipotermia (reduzindo a temperatura corporal) ajuda a aumentar a chance de sobrevivência (em 57 por cento) e também a neutralizar danos neurológicos. Neste estudo , os pacientes receberam 250 mg de CoQ10 primeiro, seguidos de 150 mg três vezes ao dia durante cinco dias.

CoQ10 pode reduzir ou prevenir a frequência das crises de enxaqueca . Um estudo na Suíça descobriu que tomar 100 mg de CoQ10 três vezes ao dia reduziu as crises de enxaqueca em 27 por cento.

Pesquisas sobre CoQ10 e câncer descobriram que pacientes com câncer geralmente têm níveis baixos de CoQ10, mas tomar CoQ10 pode estimular o sistema imunológico . Pesquisadores dinamarqueses estudaram os efeitos da CoQ10 sozinha e em combinação com outros nutrientes como terapia adjuvante no câncer de mama. Em um caso, eles deram a três mulheres que estavam recebendo tratamento convencional contra o câncer uma dose diária adicional de 390 mg de CoQ10 e em todas elas o tumor regrediu e a metástase foi reduzida.

Os pesquisadores descobriram em estudos pré-clínicos que o curso da doença de Alzheimer pode ser retardado pelo uso de CoQ10.

Em um estudo clínico na Califórnia, a eficácia da CoQ10 foi testada com sucesso em pacientes em estágio inicial de Parkinson em um estudo duplo-cego. Os pacientes que receberam a dose mais alta de 1200 mg por dia apresentaram os melhores resultados. Eles experimentaram 44% menos declínio nas habilidades mentais e motoras. Os pacientes que receberam 300 mg ou 600 mg de CoQ10 diariamente mostraram algum abrandamento no desenvolvimento da doença em comparação com o grupo do placebo, mas nem de longe tanto quanto aqueles que receberam a dose mais elevada. A partir disso, os pesquisadores concluíram que a CoQ10 na dose diária de 1200 mg é segura e bem tolerada.

Mulheres grávidas e amamentando não devem tomar nenhuma quantidade extra de CoQ10, pois o modo de ação a esse respeito simplesmente não foi suficientemente pesquisado.

Efeito e função de Q10 nas células

A coenzima desempenha um papel muito importante na última etapa da cadeia respiratória. Q10 é, portanto, insubstituível para o fornecimento de energia do corpo . Não protege apenas os vasos sanguíneos, mas também os nervos. O Q10 também pode ajudar com várias doenças nervosas. Até a progressão do Parkinson pode ser desacelerada consideravelmente com a ajuda da coenzima. Também tem os seguintes efeitos:

  • Efeito antioxidante

O efeito antioxidante, também alardeado na indústria cosmética, baseia-se na proteção das lipoproteínas (gorduras) dos danos dos radicais livres .

Essas gorduras são, entre outras coisas, blocos de construção nas paredes celulares, razão pela qual o Q10 as preserva e evita que as células se deteriorem prematuramente .

Ele também pode usar processos químicos para converter a vitamina E “usada” de volta em uma forma utilizável e, assim, torná-la disponível novamente mais rapidamente.

A vitamina E, por sua vez, também possui propriedades antioxidantes.

  • Metabolismo e balanço energético

É um ingrediente ativo central e vital para a função metabólica das células.
Na produção química e dependente de oxigênio de energia dentro das mitocôndrias, uma quantidade suficiente é necessária para a velocidade ideal do “ciclo respiratório”.

Coenzima Q10 – eficaz contra rugas?

Muitas vezes, é encontrado nas embalagens de cosméticos e lá é alardeado como uma substância contra o envelhecimento da pele . O fato é, porém, que o corpo pode fabricá-lo sozinho e ele só funciona dentro das células. Portanto, a eficácia cosmética é controversa.

Nas mitocôndrias, as “usinas de energia” da célula , o Q10 cuida dos processos químicos para o fornecimento de energia e oxigênio . Portanto, altas concentrações também podem ser encontradas em órgãos com alta atividade metabólica, como coração, fígado, rins ou músculos.

Terapeuticamente, tomar preparações pode ter um efeito de suporte em algumas queixas e doenças.

Coenzima Q10 – usos terapêuticos

Não é absolutamente necessário tomá-lo, mas o nível no corpo pode diminuir devido a doenças, forte estresse ou medicamentos.

Mesmo com a idade, as células perdem cada vez mais a capacidade de produzir sozinhas Q10 suficiente.

No caso de ingestão por doença, é sempre aconselhável consultar o médico assistente. Via de regra, são recomendadas dosagens em torno de 60-120 mg / dia.

No caso das seguintes doenças ou queixas, uma ingestão adicional pode apoiar o tratamento básico:

  • AIDS: fortalecendo e apoiando o sistema imunológico
  • Diabetes: promove a ação da insulina
  • Doença cardíaca: aumento do débito cardíaco e diminuição da pressão arterial
  • Doenças tumorais: mitigação dos efeitos colaterais da quimioterapia, também proteção contra danos cardíacos causados ​​pela mesma
  • Doenças neurológicas: ainda em pesquisa, mas os efeitos positivos são evidentes na doença de Parkinson, esclerose múltipla ou enxaqueca.
  • Cirrose hepática e alcoolismo: suporte da função hepática
  • Fraqueza muscular: Aumenta o suprimento de oxigênio e, portanto, fortalece a função muscular em caso de fraqueza causada por doença.

A diminuição da produção também pode ocorrer quando se toma estatinas para tratar níveis elevados de colesterol. Aqui, também pode ser prescrito como parte da terapia.INFORMAÇÃO:Atletas competitivos também podem se beneficiar com o efeito. A administração de Q10 pode melhorar o suprimento de oxigênio e também serve como profilaxia contra lesões e dores musculares.×Aviso de descarte

Coenzima Q10 – fornecimento natural de alimentos

A substância vital tem uma função importante, ou seja, a de captador de radicais . Ele protege os ácidos graxos como ômega 3 dos radicais livres. A coenzima Q10 ocorre em quase todos os lugares da natureza .

Em uma idade jovem, as pessoas podem produzir elas próprias quantidades suficientes da substância. Também absorve grande parte dela por meio dos alimentos. A partir dos 40 anos, também é importante garantir que haja um abastecimento externo adequado de Q-10 . Tanto a concentração como a produção diminuem com a idade física.

Não foi observada uma deficiência absoluta até o momento, e os sintomas devido à falta de Q10 também não são conhecidos .
Aproximadamente 5-10 mg por dia são absorvidos através dos alimentos.

Para aumentar a oferta de forma natural, entretanto, podem ser utilizados alimentos com alto teor.

Alimentos Q10 – Q10 em produtos de origem animal

É freqüentemente encontrado em produtos de origem animal. A quantidade máxima no coração de um porco é de cerca de 28 miligramas por 100 gramas. No entanto, a substância é significativamente reduzida pelo processo de cozimento e torrefação. Cerca de 25% do conteúdo da substância pode ser perdido durante o cozimento.

Você também pode usar o tecido em

  • leite
  • iogurte
  • Leite azedo
  • kefir
  • creme

encontrar.

Alimentos Q10 – Q10 em vegetais, frutas e grãos

No entanto, a substância também pode ser freqüentemente encontrada em alimentos à base de plantas. Os vegetais comuns têm entre 0 e 0,5 miligramas por 100 gramas. A soja está excluída disso . Aproximadamente a mesma quantidade de Q10 ocorre em grãos . A concentração Q10 é mais alta em abacates . Isso é cerca de um miligrama.

Outros alimentos com Q10 são:

  • Nozes
  • Amêndoas
  • Óleo de colza
  • carne
  • Cavalinha
  • Sardinhas
  • Germe do trigo
  • Vagem
  • espinafre
  • Repolho
  • alho

O conteúdo dos alimentos ainda é muito baixo para um efeito terapêutico. Para absorver 100mg, por exemplo, seria necessário consumir cerca de 1,6 kg de sardinha.

O Q10, que está disponível em preparações, é produzido naturalmente por meio da fermentação de leveduras e bactérias.INFORMAÇÃO:Em certas condições de vida, a necessidade da substância pode ser aumentada, razão pela qual a produção interna muitas vezes não é mais suficiente. Portanto, você deve confiar principalmente na ingestão externa na forma de alimentos e preparações. Caso contrário, podem ocorrer sintomas, que por sua vez podem ser muito desconfortáveis.×Aviso de descarte

Desta forma, uma deficiência de coenzima Q10 pode ser evitada

Como já mencionado acima, a coenzima Q10 tem inúmeras tarefas importantes no corpo humano.

Uma dieta balanceada geralmente fornece ao corpo Q10 suficiente , especialmente porque essa coenzima também é produzida pelo próprio corpo.

No entanto, se você consumir muito pouco Q10 durante um longo período de tempo, isso pode levar a uma deficiência da coenzima . Com várias doenças, incluindo deficiência de vitamina D , no entanto, pode haver uma necessidade maior de Q10.

As causas da falta de Q10 podem ser muito diferentes. As seguintes causas podem ser responsáveis, por exemplo :

  • Distúrbio do metabolismo lipídico
  • Perturbação da função biliar
  • Desnutrição
  • dieta pobre em gorduras
  • atividades esportivas radicais
  • estresse
  • Insuficiência cardíaca

Em primeiro lugar, deve contactar o seu médico assistente. Eles estão ao seu lado com conselhos e ações e podem determinar ou descartar uma deficiência do Q10. Em alguns casos, é aconselhável o uso de suplementos dietéticos.

Sintomas de deficiência de coenzima Q10

Se pouco Q10 for constantemente fornecido ao corpo, há um suprimento insuficiente da valiosa coenzima. Os possíveis sintomas de tal deficiência podem incluir:

  • tontura
  • erupção cutânea
  • uma dor de cabeça
  • dor de estômago
  • náusea
  • Vomitar
  • Perda de apetite
  • diarréia
  • insônia

São queixas graves que também podem indicar outro sintoma de deficiência ou doença e devem ser esclarecidas por um médico .

Efeitos colaterais da coenzima Q10

O Q10 está contido em muitos alimentos, mas também pode ser tomado na forma de suplementos dietéticos. Esses recursos são oferecidos, por exemplo, na forma de cápsulas, comprimidos e ampolas. No entanto, podem ocorrer efeitos colaterais ao tomar Q10 como suplemento dietético .

A coenzima Q10 está contida em muitas preparações. Entre outras coisas, também existem as chamadas mono-preparações nas quais existe Q10 puro. A coenzima é geralmente representada aqui com 30 a 100 miligramas.ATENÇÃO!Consumir Q10 em um suplemento dietético não é recomendado para crianças e adolescentes, bem como para mulheres grávidas e lactantes .×Aviso de descarte

Efeitos colaterais Q10 – qual é o limite superior?

Infelizmente, ainda faltam estudos de longo prazo que mostrem o quão tolerável é o Q10 como suplemento dietético. No entanto, não devem ser tomados mais de 30 miligramas diariamente . Porque com uma overdose de suplementos alimentares, vários efeitos colaterais já foram determinados.

Efeitos colaterais Q10 – que efeitos colaterais são possíveis?

Vários efeitos colaterais podem ocorrer ao tomar suplementos de Q10 . Isso também inclui:

  • tontura
  • náusea
  • uma dor de cabeça
  • irritabilidade
  • Fotossensibilidade
  • fadiga
  • diarréia
  • azia
  • erupção cutânea
  • fraqueza

No entanto, uma diminuição do apetite e dor na parte superior do abdome também podem representar efeitos colaterais do Q10. Se os suplementos alimentares forem tomados à noite, também podem ocorrer distúrbios do sono. Além disso, o risco de sangramento e coágulos sanguíneos pode aumentar com suplementos dietéticos.

Perguntas frequentes sobre a coenzima Q10

O que é Q10?

É uma coenzima vital para os processos metabólicos e o fornecimento de energia dentro das células. Todos os seres vivos dependem da função de Q10.Quais alimentos contêm Q10?

O Q10 pode ser produzido no próprio corpo, mas também está contido em vários alimentos vegetais e animais. Isso inclui algumas frutas e alguns vegetais, como repolho, espinafre e brócolis. Mas a coenzima Q10 também é encontrada na carne, em vários tipos de peixes, na soja, bem como em óleos e nozes.Você pode tomar Q10 e é eficaz?

Sim. Em certos casos (doenças), uma ingestão é mesmo recomendada. A eficácia é claramente comprovada nestes casos.Como o Q10 é produzido no corpo humano?

A substância é suficientemente produzida no corpo humano a partir dos aminoácidos fenilalanina e tirosina .De quanto o corpo precisa?

Existem apenas estimativas aproximadas aqui. A ingestão diária pode, portanto, ser entre 2 e 20 miligramas. No entanto, os sintomas corretos de deficiência ainda não foram comprovados, apenas suspeitos.O Q10 pode ser tomado como suplemento dietético?

Pode ser oferecido como suplemento dietético, por exemplo, em comprimidos, ampolas ou cápsulas. Além disso, não foi comprovado que os alimentos Q10 retardam o envelhecimento. No entanto, é dito que aumenta o bem-estar e protege as consequências suspeitas de doenças relacionadas com a idade.

Alguns estudos também mostraram que a substância tem um efeito positivo nas doenças cardíacas. No entanto, a substância foi administrada em doses muito maiores para que a doença cardíaca pudesse ser bem combatida. Nesta área de atividade, a substância é classificada como medicamento e não como suplemento alimentar. No caso de uma overdose da substância, vários efeitos colaterais foram encontrados.É possível uma overdose?

Aqueles que não tomam Q10 por meio de suplementos dietéticos não precisam esperar uma overdose. Porque a substância ainda é bem tolerada mesmo em doses muito altas, de até 3.000 miligramas por dia, por exemplo.

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