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Alimentação

Água – essencial para a gravidez

A água é essencial durante a gravidez para formar o tecido fetal e o líquido amniótico, que é usado para a proteção e o desenvolvimento do feto.

A água representa cerca de 65% do nosso peso corporal total e é distribuída por todos os tecidos e células do corpo, incluindo ossos e músculos. Na verdade, quase 85% do sangue e 75% do cérebro e dos músculos são água. Não é à toa que a falta de água pode causar sérios problemas de saúde, como certas infecções do trato urinário, ou causar certos desconfortos, como fadiga ou cãibras. Por isso é absolutamente necessário repor a água perdida pelo corpo, pois é um componente essencial ao nosso bem-estar.

Aqui estão algumas das funções da água que a tornam tão essencial:

  • regula a temperatura do corpo;
  • serve para transportar nutrientes;
  • ajuda a remover resíduos do corpo através dos rins, pele, pulmões e intestinos;
  • ajuda a prevenir a constipação;
  • serve como lubrificante para nossas articulações.

Quais são as nossas necessidades de água?

Como o corpo humano perde até 2 a 3 litros de água por dia, seja pela transpiração, respiração ou eliminação, parece óbvio que é necessário repor constantemente as reservas para manter o bom funcionamento do o corpo. Resumindo, qualquer pessoa com um nível de atividade normal deve beber em média 2 litros (ou 8 copos) de água (ou outros líquidos) por dia. O 3º litro será compensado com comida. Na verdade, frutas e vegetais contêm 70 a 95% de água, a carne contém 40 a 70% de água e os pães até 35%.

Nosso corpo é 60% composto por água . A água desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do bebê e no bom andamento da sua gravidez. Os benefícios são inúmeros, tanto para a futura mamãe quanto para o bebê. Qual água escolher? Quando beber? Por que beber? Tantas perguntas! Hoje, convidamos você a encontrar algumas respostas!

Água: um elemento essencial para a futura mamãe

Normalmente, o corpo precisa de 1,5 litros de água por dia. Durante a gravidez,  as necessidades de água aumentam cerca de 1L extra por dia, ou 2,5L! Isso ocorre porque seu corpo passa por mudanças essenciais e a água representa até 90% do peso corporal do feto durante seu crescimento.

Os benefícios da água:

  • Aumenta a circulação arterial
  • Participar do bom funcionamento dos rins
  • Compensar as perdas devido à respiração e suor
  • Evite constipação, infecções do trato urinário e cólicas
  • Regular a temperatura corporal

Conselho de BabySoon: beba regularmente ao longo do dia e em pequenas quantidades, mesmo se não tiver sede. Obviamente, lembre-se de beber ainda mais água durante o verão e nos períodos de calor para evitar a desidratação!

Pense no bebê

O papel da água é vital! A água carrega nutrientes, vitaminas e minerais essenciais para o crescimento do feto .

Os benefícios para o bebê:

  • Volume de plasma aumentado
  • Constituição do líquido amniótico e sua renovação
  • Criação da placenta que permite a troca de nutrientes, oxigênio e resíduos entre o corpo da mãe e do bebê

Escolha sua água 

“A gestante carrega de 7 a 10 litros de água a mais. As necessidades hídricas da gestante aumentam para um bom trânsito materno.

Os rins de uma mulher grávida são mais usados ​​durante a gravidez. Eles filtram uma média de 240 litros de água por dia contra 180 litros por dia normalmente. Portanto, recomenda-se uma água fracamente mineralizada! A água do Mont Roucous é perfeitamente adequada para as necessidades das mulheres grávidas porque é água com baixo teor de minerais! ” explica Christelle de Mont Roucous

Água com gás é proibida durante a gravidez? Água com gás não deve ser evitada, mas recomendamos água pura para evitar o inchaço devido às bolhas da água com gás! A água carbonatada costuma ser mais rica em sódio, portanto, evite-a se sofrer de retenção de líquidos ou hipertensão.

Escolha sua garrafa de água de acordo com quaisquer deficiências em sua dieta: cálcio, ferro, magnésio, etc.

Para variar os prazeres, sopas, chás de ervas, sucos de frutas e sopas também fornecem água! Sem falar nas frutas e vegetais que contêm entre 80% e 90% de água.

O conselho do Mont Roucous: evite águas com sabor, que são muito doces!

E a água da torneira, para ser banida? 

Não, é bastante potável ! Os padrões sanitários são controlados para garantir um teor de poluentes muito baixo.

Porém, dependendo da região, a água pode conter um teor de nitrato superior à dose máxima recomendada (principalmente em áreas de lavouras agrícolas). 

Durante a gravidez

A hidratação durante a gravidez está principalmente relacionada ao consumo de água da mãe e está diretamente relacionada ao seu volume de líquido amniótico (normalmente entre 0,8 e 1 litro a termo). A hidratação inadequada pode causar hipoplasia pulmonar, possivelmente fatal, assim como diminuição da movimentação do feto que leva à deformidade da face e membros.

Considere as atividades

É importante notar que a nossa necessidade de água varia de acordo com a nossa atividade física, a temperatura ambiente (no calor aumenta …), o grau de umidade, a superfície corporal e o nosso estado de saúde. Por exemplo, se você tiver diarréia, se tiver febre por várias horas, se seu diabetes estiver desequilibrado, o corpo perde mais água. A composição química dos alimentos também influencia a necessidade de água. Por exemplo, um alimento salgado requer um suprimento adicional de água do corpo para diluir o sódio (ou sal) e eliminar o excesso.

Beba antes de ficar com sede!

Sentir sede não é necessariamente o melhor barômetro de nossas necessidades de água. Na verdade, indica que a pessoa já está desidratada ou em vias de desidratar. Por outro lado, quando a urina é clara e bem diluída, não há necessidade de temer a desidratação. Por outro lado, uma pequena quantidade de urina muito concentrada é indicativo de uma certa subidratação, ou seja, você não bebeu o suficiente. Daí a importância de nos disciplinarmos para beber, mesmo quando não estamos com sede.

O que beber

Água, na forma líquida, pode significar: água da torneira, água mineral ou água mineral … Você também pode considerar os seguintes alimentos como líquidos: sucos de frutas e vegetais, sopas, caldos, caldos, leite , bebidas à base de cereais, chás de ervas e refrigerantes com cafeína.

Os chás de ervas devem ser consumidos com cautela durante a gravidez e a lactação . Consumidos em infusão fraca e com moderação (2-3 xícaras por dia), os seguintes chás de ervas são considerados inofensivos: casca de frutas cítricas, gengibre, erva-cidreira, casca de laranja e roseira brava.

As bebidas que contêm cafeína ou álcool são bastante desidratantes devido ao seu efeito diurético cientificamente reconhecido. Para neutralizar esse efeito, para cada consumo de bebida alcoólica ou cafeinada, beba um copo de água.

Lembre-se de que a água ainda é a melhor escolha para prevenir a desidratação, diminuir o apetite e ajudar a diminuir o consumo de café, álcool ou refrigerantes.

Quando e como beber

  • beba devagar, frequentemente e em pequenas quantidades de cada vez;
  • beba de manhã ao acordar e à noite antes de ir para a cama;
  • beber especialmente entre as refeições;
  • beber moderadamente com as refeições, pois a água pode causar sensação de inchaço e digestão lenta;
  • após consumir alimentos ricos em fibras, beba um copo d’água;
  • beber antes, durante e depois da atividade física;
  • beba mais em caso de vento, calor, frio, febre, diarreia …

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