Gravida em desenho
Alimentação

Adoçantes alternativos na gravidez

Açúcar em excesso faz mal, todos nós sabemos disso. É a causa da cárie dentária, é culpada pelo excesso de peso, faz com que os níveis de açúcar no sangue e de insulina disparem e, portanto, é co-responsável pelo diabetes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda consumir apenas 5% das calorias diárias na forma de açúcar. Isso é cerca de 25 g de açúcar puro por dia, o que corresponde a cerca de uma colher de sopa cheia por dia. O alemão médio consome mais de 30 quilos de açúcar por ano … isso é cerca de 100 gramas por dia e, portanto, quatro vezes mais do que a quantidade recomendada. Mas os doces têm um sabor tão bom … as alternativas ao açúcar ajudam você a seguir a recomendação? E as mulheres grávidas devem ter um cuidado especial?

Esta postagem oferece uma visão geral das alternativas de açúcar e suas vantagens e desvantagens.
Adoçantes, adoçantes alternativos, substitutos do açúcar – o que exatamente está por trás desses termos e onde estão as diferenças, você pode descobrir no artigo ” O que é realmente … “.

Adoçantes

Os adoçantes geralmente são suspeitos de serem os culpados pela população e ainda estão presentes em muitos produtos. As substâncias aprovadas na Alemanha passam por um longo processo de aprovação e são repetidamente avaliadas por especialistas antes de serem aprovadas como aditivos e receberem um número E. Para a população em geral, mas também para mulheres grávidas e lactantes, os adoçantes são seguros em certas quantidades, de acordo com o conhecimento atual. No entanto, os adoçantes são vistos de forma crítica, especialmente o aspartametem uma imagem muito negativa. No entanto, estudos da autoridade alimentar da UE EFSA (Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos) demonstraram que nem o adoçante em si nem os seus produtos de degradação são perigosos em quantidades domésticas normais. Apenas um determinado grupo de consumidores, pessoas com doença metabólica hereditária PKU (fenilcetonúria) , deve evitar o aspartame.
Um argumento contra o uso de adoçantes em crianças é que elas se acostumam com a doçura extrema e, assim, treinam o desejo por doces. Além disso, as crianças podem exceder o valor de ingestão diária aceitável, que é baseado no peso corporal, mais rapidamente. Entre os adoçantes permitidos como aditivos alimentares na Alemanhaincluem acessulfame K (E 950), aspartame (E 951), ciclamato (E 952), sacarina (E 954), sucralose (E 955), taumatina (E 957), neoesperidina DC (E 959), neotame (E 951) ), Sal de aspartame-acessulfame (E 962) e Advantam (E 969).

Stevia (glicosídeo de esteviol, E960) é um adoçante natural. Na Stevia rebaudianaé uma planta sul-americana com ingredientes de sabor adocicado, os glicosídeos de esteviol. Em contraste com a própria planta, os glicosídeos de esteviol isolados foram aprovados como aditivos alimentares (adoçantes) desde 2011. Os glicosídeos de esteviol, que chamamos de naturais, têm relativamente pouco a ver com a imagem do produto natural, pois têm de ser extraídos da planta por processos químicos complexos (mas o açúcar também é obtido por processos químicos). No entanto, como os outros adoçantes, a estévia é livre de calorias, não causa cáries e é muitas vezes mais doce que o açúcar. Para que possa ser usado em panificação semelhante ao açúcar e tenha o mesmo volume, a estévia em pó costuma ser adicionada a outros tipos de açúcar ou açúcar normal. Só porque a estévia é encontrada em algum lugar, o produto não é isento de açúcar, muito menos de calorias. Por outro lado, a questão da sobredosagem com estévia ainda não foi totalmente esclarecida, por isso é aconselhável não adoçar apenas com estévia.

Substitutos do açúcar

Os substitutos do açúcar incluem o xilitol (também chamado de açúcar de bétula, E 967). O xilitol é feito de milho ou bétula e, portanto, não é um substituto sintético, mas de origem natural. Como quase todos os substitutos do açúcar, o xilitol pode ter um efeito laxante em grandes quantidades. A tolerância individual varia, no entanto. O xilitol é usado principalmente em gomas de mascar para cuidados dentários porque tem efeito antibacteriano. Em termos de uso, o xilitol pode ser tratado de forma semelhante ao açúcar normal e tem a mesma doçura, mas um teor calórico 40% menor .
A doçura e o conteúdo calórico de outros substitutos do açúcar(Sorbitol (E 420), manitol (E 421), isomalte (E 953), xarope de poliglicitol (E 964), maltitol (E965), lactitol (E 966), xarope de poliglicitol (E 964)) estão ligeiramente abaixo do açúcar de mesa.
O eritritol (E 968) difere dos outros substitutos do açúcar porque quase não contém calorias e tem impacto nos níveis de açúcar no sangue e de insulina. O eritritol também é melhor tolerado , pois os efeitos colaterais como flatulência e diarreia são significativamente menos comuns. Uma boa alternativa para pessoas sensíveis. O sorbitol não é adequado para pessoas com intolerância e má absorção à frutose .

Substituto natural do açúcar

Qual é a primeira coisa que você pensa? MelXarope de bordo, xarope de yacón, xarope de tâmaras, xarope de agave ou outro xarope ? Estes têm um pouco mais micronutrientes (vitaminas e minerais) do que o açúcar normal e um número semelhante de calorias . Devido ao maior conteúdo de frutose, no entanto, eles geralmente podem ser usados ​​com um pouco mais de moderação, pois a frutose é um pouco mais doce. Isso pode causar sintomas em pessoas com intolerância à fruta .
O açúcar de flor de coco e o açúcar de palma , menos processados ​​em comparação com o açúcar convencional, têm um sabor um pouco menos doce e ligeiramente parecido com o de caramelo. Uma nova tendência também éPó de banana vermelha . Este tipo de substituto do açúcar é dificilmente processado e contém pequenas quantidades de proteínas, fibras e ß-carotenos ( precursores da vitamina A ).
Todos os tipos listados aqui contêm aproximadamente as mesmas ou um pouco menos calorias do que o açúcar, pois alguns contêm água. A diferença é em média cerca de 3 kcal por 10 g (ou seja, sobre a quantidade que cabe em uma colher de sopa), não exatamente muito quando você considera que ingere cerca de 2.000 kcal diariamente. Uma vantagem das alternativas ao açúcar é seu índice glicêmico ligeiramente mais baixo , o que significa que eles não entram no sangue tão rapidamente e não fazem o açúcar no sangue subir tão rapidamente quanto o açúcar normal.

A fruta fornece não apenas doçura, mas também um sabor característico próprio, maiores proporções de micronutrientes e substâncias vegetais secundárias , bem como fibras . Nas frutas, o açúcar é ligado à polpa e, portanto, chega ao sangue menos rapidamente do que o açúcar livre, como em doces ou limonadas. Isso significa que o aumento do açúcar no sangue e da insulina é menor. Frutas secas(por exemplo, tâmaras) são doces e também promovem a digestão, por isso são frequentemente usados ​​em casos de prisão de ventre. Especialmente durante a gravidez, quando os hormônios levam a uma desaceleração da digestão e ocorre a prisão de ventre, as frutas (secas) são uma boa alternativa ao açúcar, que pode até promover o bem-estar. Aqui, também, teste a tolerância individual, algumas pessoas reagem a pequenas quantidades com flatulência.

O açúcar mascavo é melhor?

Não, não é verdade. Na verdade, o açúcar mascavo geralmente é apenas açúcar branco de cor simples. Já o açúcar de cana integral , que não deve ser confundido com o açúcar mascavo, tem sua cor marrom devido ao melaço que contém, que não é retirado no processamento (refino), mas possui índice glicêmico semelhante ao do açúcar normal . O açúcar de cana integral também tem gosto de caramelo e contém traços de micronutrientes .

Conclusão

Não importa qual açúcar ou qual alternativa de açúcar – muito disso nunca é bom. As alternativas de açúcar são um pouco mais ricas em micronutrientes , mas aqui também estão disponíveis apenas em traços que dificilmente podem contribuir para atender às suas necessidades diárias. Os micronutrientes podem ser melhor cobertos por outras fontes (grãos inteiros, frutas e vegetais, …). Os adoçantes também não são a alternativa de ouro, eles não danificam os dentes, não têm calorias, não têm efeito sobre o açúcar no sangue (e, portanto, também são adequados para diabetes gestacional) e também são considerados seguros para mulheres grávidas e crianças em quantidades normais de consumo – mas não ajudam a quebrar a guloseima a longo prazo. Como em todas as coisas na vida, para não exceder as quantidades inofensivas à saúde: desfrute com moderação.

A melhor solução: o mínimo possível de açúcar, incluindo alternativas de açúcar, e o melhor para substituir doces por frutas. O objetivo deve ser diminuir lentamente o seu “limite de doçura” pessoal e geralmente adoçar menos em vez de usar adoçantes sem calorias. Isso significa que você deve se acostumar gradualmente com produtos menos doces.

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