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Vitaminas

Ácido Fólico – O Guia Definitivo Para Grávidas

Como todos sabem, o ácido fólico, ou vitamina B9, é essencial para gestantes e fetos por prevenir o aparecimento de malformações do mesmo. Além das mulheres grávidas, qualquer pessoa se beneficiará com a suplementação de ácido fólico. Isso fornece energia, reduz o risco de anemia e tem ação protetora contra doenças cardíacas.

O que exatamente é ácido fólico?

Em 1931, a hematologista Lucy Wills descobriu que era possível tratar a anemia em mulheres grávidas consumindo levedura de cerveja, rica em vitamina B9. Mais tarde, os primeiros suplementos artificiais de vitamina B9 (extrato de espinafre) foram sintetizados como ácido fólico.

A vitamina B9 é uma molécula vital para o organismo humano. Regula a produção de material genético (DNA) e também de novas células. Os termos folato e ácido fólico referem-se à palavra latina folium que significa “folha”, lembrando assim a origem do nutriente.

Lembre-se de que as vitaminas B são solúveis em água. Conseqüentemente, eles são dissolvidos na água dos alimentos. O consumo excessivo dessas substâncias pode ser facilmente eliminado pela urina. Assim, os casos de envenenamento por consumo excessivo de ácido fólico são extremamente raros.

Quais são as diferenças entre folato e ácido fólico?

A vitamina B9 existe em sua forma natural (folato) ou na forma sintetizada (ácido fólico). Existem algumas diferenças entre as estruturas dessas duas moléculas. Assim, o ácido fólico é metabolizado, absorvido e usado de uma maneira ligeiramente diferente do que seu equivalente natural.

Parte do folato da dieta é convertido diretamente na forma ativa da vitamina B9 no processo de digestão. Em contraste, a ativação do ácido fólico é mais lenta e requer a participação do fígado. Por causa disso, a vitamina B9 artificial pode se acumular no sangue antes de ser metabolizada.

Brócolis, abacate, mamão, amendoim, salmão … esses são apenas alguns exemplos de alimentos ricos em B9. É portanto muito fácil obter uma boa ingestão desta vitamina, graças à sua alimentação.
(Fonte: Ekatepnha Mapkenoba: 77993448 / 123rf.com)

De acordo com pesquisas recentes, existe uma relação entre os altos níveis de ácido fólico sintetizado e o aparecimento de certas doenças. Por causa disso, muitas pessoas preferem obter vitamina B9 por meio de sua dieta. Na tabela abaixo você pode encontrar as principais diferenças entre folato e ácido fólico:

FolatoÁcido fólico
OrigemNatural (encontrado na comida)Artificiais (suplementos e alimentos fortificados)
MetabolismoIntestinal e hepáticaHepático
Hipervitaminose (excesso de vitaminas)Não há risco de vitaminoseO excesso pode se acumular no sangue e levar ao envenenamento.
ToxicidadeNenhuma toxicidade foi relatada (mesmo em grandes quantidades)Pode mascarar os sintomas de deficiência de vitamina B12. Doses altas não metabolizadas podem ser tóxicas.
Biodisponibilidade
(capacidade de absorção pelo corpo)
Variável (cerca de 50%)Muito alto, perto de 100% para suplementos e cerca de 85% para alimentos fortificados.
RecomendaçõesConsumo diário recomendadoSuplementação recomendada durante a gravidez e lactação

Qual é o papel do folato?

A vitamina B9 atua junto com a vitamina B12. Eles desempenham um papel fundamental na síntese de DNA e divisão celular, promovendo a produção de novas células sanguíneas e renovação de tecidos. Este processo é particularmente importante para o crescimento e desenvolvimento da criança.

Além disso, estudos mostram que o folato ajuda a reduzir os níveis de homocisteína no sangue. A homocisteína é um aminoácido que, em grandes quantidades, tem sido associado a distúrbios cardiovasculares. O folato converte o excesso de homocisteína em metionina, um aminoácido sem riscos à saúde.

Qual é a ingestão diária recomendada de ácido fólico?

Obter folato suficiente é importante para garantir níveis ideais dessa vitamina. Na tabela abaixo, você encontrará a dose diária recomendada de vitamina B9 de acordo com a idade, sexo e outras situações específicas como gravidez:

Grupo de pessoasDose (microgramas / dia)
Bebês de 0 a 6 meses65
Bebês de 7 a 12 meses80
Crianças de 1 a 3 anos150
Crianças de 4 a 8 anos200
Crianças de 9 a 13 anos300
Homens com mais de 14 anos400
Mulheres com mais de 14 anos400
Mulheres grávidas ou em gravidez600-800
Mulheres lactantes500

Para garantir o desenvolvimento ideal do feto, é indicado aumentar a dose de folato em mulheres grávidas. Essa dose diária recomendada pode ser obtida por meio de uma dieta rica em alimentos que contenham folato. No entanto, geralmente é aconselhável complementar sua dieta com suplementos ou alimentos fortificados com ácido fólico.

Quais são as causas da deficiência de folato?

A deficiência de vitamina B9 pode ter várias causas: uma ingestão diária insuficiente de folato devido a uma dieta pobre, problemas de má absorção (doença de Crohn, doença celíaca), uma necessidade de folato maior do que o normal (gravidez e lactação)) ou em caso de perda desta vitamina (causada por certos medicamentos).

Alguns especialistas associam a perda de folato ao uso excessivo de cabines ultravioleta para curtimento. Estudos mostraram que a luz ultravioleta se degrada e torna a vitamina B9 inativa. Portanto, é aconselhável reduzir o uso dele, especialmente quando você sofre de deficiência de folato.

Um estudo de 2014 conduzido pela University of Queensland, na Austrália, mostrou que mulheres expostas aos raios ultravioleta do sol após tomar ácido fólico viram uma redução na eficácia do suplemento.

Quais são os sintomas da deficiência de folato?

A deficiência crônica de ácido fólico é muito rara na França, especialmente quando você leva em consideração que muitos alimentos processados ​​(como cereais, bolos ou doces) são fortificados com ácido fólico. No entanto, essa deficiência pode ocorrer em algumas pessoas e levar a sintomas, como:

  • Defeitos de Fechamento do Tubo Neural no Feto:  A deficiência de ácido fólico foi associada a um aumento nas malformações fetais, como espinha bífida (malformação da medula espinhal) ou anencefalia (ausência da abóbada craniana).
  • Mudanças na pele e no cabelo:  A deficiência de ácido fólico pode causar secura ou descamação da pele. É possível que ocorram mudanças na cor do cabelo, geralmente cabelos grisalhos prematuros.
  • Anemia: A  anemia é caracterizada pela diminuição dos glóbulos vermelhos, o que tem um impacto negativo no transporte de oxigênio e nutrientes. Essa anemia é do tipo megaloblástica (aumento do tamanho dos glóbulos vermelhos) e pode ser confundida com a causada por deficiência de vitamina B12.
  • Consequências neurológicas e psiquiátricas:  Se a anemia não for tratada, pode, a longo prazo, levar a consequências mais graves, como problemas de memória, insônia, sonolência, diminuição da sensibilidade e equilíbrio, depressão e, em casos graves, demência.

A anemia e os transtornos neuropsiquiátricos se instalam gradualmente e às vezes podem passar despercebidos em adultos. Uma pessoa sã tem uma reserva de folato no corpo, então se ela passar por um período de deficiência, por doença ou por uma alimentação inadequada, os efeitos só aparecerão depois de aproximadamente quatro meses.

Outra forma de deficiência de B9 ocorre após o uso de certos medicamentos, como o metotrexato (um agente antitumoral), que resulta na perda de folato. Podem aparecer sintomas como dermatite, diarreia ou úlceras na boca e na língua. Este tipo de tratamento deve ser acompanhado de um suplemento para evitar o aparecimento dessas reações.

Quais alimentos são ricos em folato?

Muitos alimentos vegetais, como legumes e verduras com folhas verdes, são ricos em B9. Essa vitamina também pode ser encontrada em produtos de origem animal, como fígado de bezerro ou peixes oleosos.

Abaixo, fornecemos uma tabela incluindo as principais fontes de folato:

ComidaDose de folato (mcg) por porção% da dose diária recomendada
Lentilhas35890
Grão de bico28271
Espinafre26365
Espargos26265
Fígado de vitela21252
Acelga17744
Mamão11529
Advogado11028
Amendoim8822
Brócolis8421
laranja4010
Salmão144

No entanto, lembre-se de que o cozimento remove parte do folato desses alimentos, reduzindo sua ingestão nutricional. Para obter o máximo da sua dieta e aumentar a ingestão de vitamina B9, opte por frutas e vegetais crus. O cozimento no vapor também reduz a perda de folato.

Essas dicas podem não ser benéficas para todos, no entanto. Se estiver grávida, é aconselhável cozinhar bem a comida para evitar possíveis infecções que podem prejudicar o feto. Nesse caso, é aconselhável incluir um suplemento de ácido fólico em sua dieta.

Para quem é indicado suplementar com ácido fólico?

Para algumas pessoas, a ingestão de folato da dieta não é suficiente para garantir um nível ideal de vitamina B9. Nesse caso, tomar um suplemento de ácido fólico evitará a deficiência e suas consequências.
Aqui estão as pessoas que podem se beneficiar da suplementação de ácido fólico:

  • Mulheres grávidas ou amamentando:  durante a gravidez, as necessidades nutricionais de vitamina B9 são maiores. A introdução de um suplemento de ácido fólico em sua dieta complementará a ingestão, a fim de obter um nível ideal de folato que promoverá o desenvolvimento do feto.
  • Pessoas com mais de 65 anos:  em pessoas mais velhas, a deficiência de folato pode apresentar sintomas como problemas de memória e visão. A suplementação ajudará a reduzir os riscos dessas condições.
  • Recém-nascidos (especialmente bebês prematuros):  Se os níveis de vitamina B9 da mãe forem insuficientes, a necessidade do recém-nascido de ácido fólico será maior, a fim de evitar problemas de crescimento e desenvolvimento.
  • Má absorção intestinal:  certas condições, como doença de Crohn, doença celíaca ou colite ulcerosa, causam dificuldade na absorção de nutrientes, incluindo vitamina B9. A suplementação, portanto, ajudará a prevenir a deficiência de folato.
  • Pessoas que consomem álcool em grandes quantidades:  Embora beber (em quantidades moderadas) de cerveja tenha sido associado a níveis melhorados de folato, acredita-se que o consumo excessivo de álcool forte (como whisky ou gim) tenha o efeito. efeito reverso sobre essas taxas. É então indicado tomar um suplemento de ácido fólico e, claro, limitar o consumo de álcool.
  • Certos tratamentos medicamentosos:  Certos medicamentos (medicamentos antitumorais, antiepilépticos, antimaláricos, medicamentos anti-reumáticos, contraceptivos, diuréticos e certos antibióticos) atuam contra as reservas de folato em nosso corpo. Acompanhar seu tratamento com um suplemento de ácido fólico é recomendado para evitar deficiências.
  • Deficiência metabólica:   Este é um defeito genético caracterizado por uma baixa capacidade de absorver, ativar ou armazenar folato, o que pode levar a deficiências graves nesta molécula. A suplementação com ácido fólico (ou formas ativas de vitamina B9) é, nesses casos, quase essencial para o bom funcionamento do organismo.
  • Pessoas com doenças cardiovasculares:  um nível ideal de B9 ajuda a reduzir a homocisteína no sangue, reduzindo o risco de eventos cardíacos indesejados. Os suplementos de ácido fólico ajudarão a garantir esses níveis.
  • Pessoas com Vitiligo ou Psoríase:  Numerosos estudos clínicos demonstraram que a suplementação com ácido fólico ajuda a aliviar os sintomas dessas doenças de pele.

Existem outras hipóteses sobre os benefícios do ácido fólico para a saúde. Por exemplo, esta vitamina é recomendada para pessoas que procuram fortalecer e melhorar o crescimento do cabelo. No entanto, não há evidências científicas suficientes para comprovar esses benefícios.

O papel do ácido fólico no tratamento da depressão também está sendo investigado. A suplementação de ácido fólico mostrou melhorias em 20% dos pacientes após o tratamento com B9 e antidepressivos. No entanto, os estudos precisam ser continuados a fim de comprovar esse efeito promissor nos transtornos depressivos.

O folato é encontrado em muitos alimentos, especialmente aqueles à base de plantas.
(Fonte: ratmaner: 105448070 / 123rf.com)

Qual é o papel do ácido fólico durante a gravidez?

Anomalias de fechamento do tubo neural, espinha bífida e anencefalia afetam mais de uma em cada 1000 gravidezes na França a cada ano. Embora a causa exata dessas malformações ainda não seja conhecida, vários estudos mostraram que elas ocorrem com mais freqüência quando a mãe tinha um nível de folato abaixo do normal.

Com isso, a suplementação de ácido fólico recomendada para mulheres durante a gestação resultou na redução da ocorrência desse tipo de defeito do tubo neural em um percentual entre 50% e 70%. Esses números foram confirmados por estudos clínicos reconhecidos, como o estudo clínico do Conselho de Pesquisa Médica do Reino Unido.

Os médicos aconselham as mulheres que planejam engravidar a tomar um suplemento de 0,4 mg (400 mcg) por dia. É indicado iniciar um mês antes da concepção e continuar a suplementação até a 12ª semana de gravidez. No entanto, algumas mulheres podem precisar de doses mais altas (se estiverem tomando antiepilépticos, por exemplo).

Que tipos de suplementos de ácido fólico existem?

Se você leu nosso artigo até agora, já sabe que o ácido fólico é a forma sintetizada da vitamina B9 e o mais popular entre os suplementos disponíveis no mercado. No entanto, nem todos podem metabolizar essa forma de vitamina, o que pode resultar no acúmulo de ácido fólico no sangue. Esse acúmulo aumenta o risco de doenças graves, como distúrbios cardiovasculares ou até mesmo câncer.

Para obter a ingestão de folato, essas pessoas devem optar por suplementos de ácido levofólico (5-MTHF). Esta molécula é a forma ativa da vitamina B9. Ele fornece todos os benefícios do folato e não precisa ser metabolizado.

Na tabela a seguir, oferecemos uma comparação desses dois tipos de suplementos:

Suplementos de ácido fólicoSuplementos 5-MTHF
Estrutura molecularArtificialSemelhante à forma natural
BiodisponibilidadeMuito alto (100-85%). A alta acidez gástrica pode diminuir a absorção.Muito alto (100-85%). Não depende do pH gástrico
MetabolismoMetabolizado pelo fígadoNão é necessário
ToxicidadeEle pode ocultar os sintomas de deficiência de vitamina B12. Quantidades elevadas não metabolizadas podem ser tóxicas.Não esconde os sintomas de deficiência de vitamina B12. Não se acumula no sangue, não apresenta risco de toxicidade.
Efeitos colateraisMuito incomum (reações de hipersensibilidade)Os seguintes efeitos colaterais foram relatados: irritabilidade, insônia, dor muscular, dor nas articulações, acne, irritação da pele, ansiedade, palpitações, dor de cabeça, enxaqueca.
segurançaConsiderado seguro, respeitando a dose recomendadaNo estudo
PreçoAcessível (6 a 15 €)Mais alto pode ir de 20 a 40 €

Os suplementos de ácido fólico são uma opção muito acessível e considerada segura para a maioria das pessoas. No entanto, as pessoas que têm dificuldade em metabolizar essa forma de B9 podem manter seus níveis de folato recorrendo ao ácido levomefólico. Se algum efeito indesejado aparecer após o consumo deste, interrompa a suplementação e consulte um médico.

Quanto custam os suplementos de ácido fólico?

O preço dos suplementos de ácido fólico é muito acessível variando entre 6 e 15 €. Além disso, quando prescritos pelo médico, esses suplementos são reembolsados. No entanto, existem alguns fatores que influenciam o preço final: o prestígio da marca, as dosagens altíssimas ou a adição de outros compostos.

Os suplementos de ácido levomefólico, por outro lado, são muito mais difíceis de encontrar. O preço do suplemento de venda livre é relativamente alto, cerca de US $ 20 a US $ 40.Mathilde TouvierPesquisador do INSERM, em epidemiologia nutricional“A vitamina B9, ou ácido fólico, (é) útil quando você deseja engravidar, porque ajuda a prevenir deformidades no início da gravidez.”

Como tomar suplementos de ácido fólico?

Tomar esses suplementos é muito fácil. Basta ingerir o comprimido com a dose diária recomendada, geralmente entre 250 e 400 µg, uma vez ao dia, se possível antes do pequeno almoço. No entanto, em algumas pessoas pode causar mal-estar estomacal, caso em que é indicado tomar às refeições.

A suplementação com ácido fólico ou 5-MTHF não deve exceder quatro meses. No entanto, alguns especialistas recomendam tomar pequenas quantidades de B9, para mulheres em idade fértil, para garantir a saúde do futuro feto, em caso de gravidez acidental.

O vitiligo é uma doença da epiderme caracterizada pela despigmentação da pele. A suplementação com ácido fólico pode ajudar a aliviar os sintomas.

Quais são os efeitos colaterais causados ​​pelo ácido fólico?

A suplementação de ácido fólico é geralmente considerada segura para sua saúde. No entanto, efeitos colaterais menores, como náusea ou dor de estômago, foram relatados após a ingestão dos suplementos em alguns indivíduos. É indicado, nestes casos, tomá-lo às refeições ou imediatamente antes de dormir.

Além disso, alguns ensaios clínicos mostraram um aumento na incidência de câncer e distúrbios cardiovasculares em alguns indivíduos que tomaram altas concentrações de ácido fólico por longos períodos (mais de 1000 µg). Portanto, é aconselhável nunca exceder a dose máxima recomendada de 1 mg / dia.

Finalmente, efeitos colaterais também foram relatados com a ingestão de 5-MTHF. Isso inclui irritabilidade, insônia, dores no corpo, irritação da pele, ansiedade e dores de cabeça. Esses efeitos colaterais não afetam a todos e não há nenhum indicador se uma pessoa está ou não em risco para esses sintomas.

Normalmente, a náusea de tomar um suplemento de ácido fólico não dura mais do que algumas semanas.

Quais são as contra-indicações para tomar ácido fólico?

Os suplementos de ácido fólico são contra-indicados em pessoas com hipersensibilidade a esta molécula. Este suplemento também não é recomendado para pessoas que têm dificuldade em metabolizar o folato (alterações no gene MTHFR). Como mencionado acima, essas pessoas devem optar pelo ácido levomefólico.

Outra contra-indicação que não deve ser negligenciada diz respeito às deficiências existentes de vitamina B12. Nesse caso, a suplementação com ácido fólico pode ocultar os sintomas dessa deficiência, o que aumentará o risco de complicações em longo prazo.

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