Gravida em forma de coracao
Alimentação

Ácido fólico: a vitamina para a gravidez e o desejo de ter filhos

As coisas mais importantes que você precisa saber sobre o ácido fólico se estiver grávida ou quiser se tornar uma:

Eles descobrem …

  • para que ácido fólico é realmente bom
  • quanto deve ser adicionado
  • se os comprimidos ou alimentos são suficientes para atender às necessidades
  • quando e por quanto tempo você deve tomar ácido fólico antes e durante a gravidez

Leia todas as respostas a essas perguntas importantes aqui e faça o melhor por você e seu (futuro) filho!

O que exatamente é ácido fólico? O ácido fólico ou folato é uma vitamina essencial do grupo das vitaminas B para nós, humanos.

Para que o ácido fólico é realmente bom?

Papéis comuns do ácido fólico no corpo:

  • O ácido fólico / folato está envolvido na formação de nosso material genético (ácidos nucléicos DNA, RNA) e no metabolismo dos aminoácidos [1, 2, 3]
  • O ácido fólico / folato é essencial para a divisão celular [4]
  •  O ácido fólico / folato está envolvido na conversão de homocisteína em metionina [4]
 O ácido fólico / folato, portanto, contribui para a saúde gerale é particularmente importante para a futura mãe e seu filho.

Deveres do ácido fólico para mãe e filho:

  • Tomar comprimidos de ácido fólico (suplementação) antes da concepção (ou seja, antes do início da gravidez) reduz o risco de um defeito do tubo neural (por exemplo, “espinha bífida” ou “costas abertas”) em cerca de 70% [5].

Um defeito do tubo neural é uma deformidade / malformação congênita que surge durante o desenvolvimento do embrião (embriogênese).O tubo neural (estrutura temporária do sistema nervoso) geralmente fecha entre o 18º e 28º dia após a concepção [6]. No entanto, se houver um mau funcionamento da fusão do tubo neural devido à falta de ácido fólico, isso é chamado de defeito do tubo neural. Isso pode se manifestar como espinha bífida (costas abertas) ou anencefalia (ausência do cérebro).

  • A ingestão de ácido fólico é frequentemente atribuída à redução de outras malformações , como defeitos cardíacos e fenda labiopalatina [7]. Em um artigo de revisão atual, entretanto, evidências insuficientes podem ser encontradas para essas declarações [5].
  • O estado inadequado de folato materno também foi associado a baixo peso ao nascer ou parto prematuro [8].

Um suprimento suficiente de ácido fólico

mesmo antes do início da gravidez

é crucial para o desenvolvimento inicial da mãe e da criança.

Necessidade de ácido fólico

populaçãoEquivalente de folato em µg / dia [9]aditivo
Mulheres em idade fértil300+ 400µg de ácido fólico sintéticoo mais tardar 4 semanas antese até o primeiro terçogravidez
Mulheres grávidas550
Amamentação450

Equivalentes de ácido fólico, folato e folato – Qual é a diferença?

FolatoO folato é uma vitamina B solúvel em água que ocorre naturalmente nesta forma nos alimentos. No entanto, o folato natural não é resistente a ácidos e temperaturas e é menos facilmente absorvido pelo organismo (menor biodisponibilidade) do que o ácido fólico.
Ácido fólicoO ácido fólico é a forma sintética da vitamina B. Por outro lado, pode ser absorvido por meio de comprimidos (suplementos alimentares) ou fortificando alimentos como o sal ou o pão. O ácido fólico sintético é melhor absorvido pelo corpo do que seu representante natural, o folato.
Equivalente de folatoDevido à capacidade diferente do corpo em absorver ácido fólico e folato, o termo equivalente de folato foi desenvolvido [4]. Acredita-se que 85% do ácido fólico sintético (quando consumido com uma refeição) pode ser absorvido com sucesso, enquanto apenas 50% do folato natural parece estar biodisponível [1, 2].

Ocorrência de folato em alimentos

Uma dieta saudável pode ajudar a atender às suas necessidades de folato:

  • Fresco e crocante: frutas e vegetais são essenciais para uma dieta saudável. Saladas de folhas, espinafre, tomate e laranja são grandes fontes naturais de folato.
  • Couve, brócolis, couve de Bruxelas ou produtos de grãos inteiros e leguminosas também contêm folato.

Dicas práticas para a ingestão ideal de folato [7]:

  • Prepare as fontes de folato o mais breve e suavemente possível, pois o folato é sensível à luz, ao ar e ao calor.
  • Prepare alimentos ricos em folato de forma a economizar água tanto quanto possível. Por exemplo, dourar claro ou preparar no forno é adequado para isso. Você também pode simplesmente consumir a água de cozimento / vapor / vapor. Portanto, continue usando o caldo de legumes para sopas ou molhos.  
  •  Cozinhe e coma fresco! Manter-se aquecido e aquecido pode reduzir desnecessariamente o conteúdo de ácido fólico dos alimentos.

Apenas 13% das mulheres alemãs em idade fértil têm folato eritrocitário ideal [10] 50% das mulheres alemãs ingerem menos de 185 µg de ácido fólico / folato [10 ]

É necessária uma suplementação adicional de ácido fólico!

Uma quantidade suficiente de ácido fólico deve ser ingerida ANTES da gravidez. A ingestão de comprimidos de ácido fólico somente após a aprovação da gravidez normalmente não corre mais do risco de reduzir defeitos do tubo neural [11].

Na verdade, porém, menos de 20% das mulheres alemãs em idade reprodutiva tomam um suplemento adicional de ácido fólico [10].

Quanto ácido fólico devo tomar na forma de suplemento dietético?

Você quer ter filhos?

  • Em seguida, tome 400 µg de ácido fólico diariamente como suplemento, além de uma dieta rica em folato natural.
  • Siga essas recomendações pelo menos um mês antes da concepção e continue com elas nas primeiras 12 semanas de gravidez [11].

Quem precisa de mais ácido fólico?

Mulheres que já tiveram um filho com defeitos do tubo neural, diabéticas ou epilépticas requerem significativamente ou moderadamente mais ácido fólico [12] . Nestes casos, siga as recomendações do seu médico.

Você pode fazer isso naturalmente, sem suplementos?

  • Numerosas sociedades especializadas internacionais (OMS 2006, IOM 1998, CDC 1992 e FAO / WHO 1998/2004) recomendam tomar um suplemento de ácido fólico pelo menos 1 mês antes da concepção. A administração de ácido fólico sintético contribui com sucesso para minimizar o risco de defeitos do tubo neural e foi comprovada por vários estudos [13].
  • Tendo em vista o fornecimento inadequado da população em geral, a menor biodisponibilidade e sensibilidade do folato natural nos alimentos, o aumento da necessidade durante a gravidez, a falta de evidência de efeitos colaterais de longo alcance de um suplemento e a redução efetiva do risco de malformações graves e possivelmente evitáveis , não há razões sobrou para fazer sem um suplemento de ácido fólico.

Existem efeitos colaterais da suplementação de ácido fólico?

  • O benefício da suplementação com ácido fólico é claro e ao mesmo tempo não se sabe que tomar um suplemento dietético entre 400 µg e 1 mg de ácido fólico por dia pode prejudicar a mãe e o feto em desenvolvimento [12].
  • O nível máximo de ingestão tolerável (ULs) de ácido fólico [1] é de 1 mg para mulheres, bem como durante a gravidez e a amamentação. No entanto, quantidades maiores podem ser tomadas sob supervisão médica, se houver indicação adequada.

Riscos da ingestão excessiva de folato / ácido fólico

  • Cuidado com a deficiência de vitamina B12 : grandes quantidades de ácido fólico podem mascarar uma deficiência de vitamina B12. O ácido fólico pode então corrigir a anemia megaloblástica, que na verdade seria devido ao déficit de B12 [4]. Estes são eritrócitos grandes com núcleo anormal como um sinal de deficiência de folato ou vitamina B12 [1, 3]. O dano neurológico irreversível causado pela deficiência de B12 não é remediado pela administração de ácido fólico [4]. A ingestão a longo prazo de mais de 1 miligrama / dia pode, no entanto, mascarar uma deficiência de vitamina B 12 [7]
  • A ingestão excessiva de ácido fólico sintético por meio de suplementação não é recomendada sem motivo, pois ainda existem preocupações com o desenvolvimento de outros processos de doença [4].

Causas de uma deficiência de ácido fólico

Causas relacionadas à dieta:

  • Baixa biodisponibilidade (biodisponibilidade vegetal pior do que na carne)
  • Perdas de preparação (armazenamento, calor, luz, solubilidade em água)
  • No contexto de outras deficiências nutricionais devido à má nutrição ou alcoolismo [3]

Doenças e consumo de drogas como causa:

  • Má absorção (absorção deficiente e insuficiente de nutrientes): Pessoas com doença celíaca, doença inflamatória intestinal crônica (DII) podem ter absorção reduzida de folato. A redução da secreção de ácido gástrico (gastrite, cirurgia bariátrica, etc.) também reduz a ingestão de folato [3].
  • Colite ulcerativa: tomar sulfassalazina reduz a absorção de folato [14]
  • Epilepsia: alguns medicamentos antiepilépticos reduzem os níveis séricos de folato
  • Artrite reumatóide, psoríase, doenças autoimunes: tomando metotrexato (= antagonista do ácido fólico)

Determinar uma deficiência de ácido fólico

A concentração de folato nos eritrócitos (glóbulos vermelhos) reflete o suprimento ou ingestão de folatos em longo prazo ou melhor do que a concentração sérica de folato puro [2]. Além disso, os níveis aumentados de homocisteína podem ser possivelmente devido a uma deficiência de ácido fólico. No entanto, eles também podem estar associados a outras deficiências, como deficiência de vitamina B12 [4].

Espalhe a palavra: divulgue o conhecimento do ácido fólico!

Apenas 6 a 16% das mulheres sabiam que os suplementos de ácido fólico deveriam ser tomados ANTES da concepção, ou seja, quando desejassem ter filhos, para evitar defeitos do tubo neural [15]. Então, por favor, passe o artigo adiante, porque somente com informações oportunas podem ser tomadas ações preventivas e oportunas e, assim, defeitos podem ser evitados no final! 

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