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Vitaminas

6 vitaminas e 7 minerais essenciais durante a gravidez

Você sabia que as vitaminas têm um impacto direto no desenvolvimento do seu bebê? Explicamos o papel de seis vitaminas essenciais durante a gravidez.

É um mito conhecido da gravidez que mulheres grávidas devem comer por dois. Mas você tem que tomar o dobro da quantidade de vitaminas e nutrientes nos nove meses que antecedem o parto? Você também pode estar se perguntando quais vitaminas são realmente importantes para o crescimento saudável de seu futuro bebê e quais nutrientes irão mantê-la em forma e saudável durante a gravidez.

Vitamina A

vitamina A ajuda seu corpo a combater infecções por meio de seus antioxidantes e anti-infecciosos. Ele também desempenha um papel importante no desenvolvimento do bebê:

  • Promover o crescimento celular;
  • Promover o crescimento ósseo;
  • Ajudando no desenvolvimento de olhos, ouvidos, membros e coração;

Auxiliar na formação de pele e mucosas;

Fortalecimento do sistema imunológico do bebê.

Para obter uma boa ingestão de vitamina A em sua dieta, é importante consumir muitas frutas e vegetais.

Alimentos ricos em vitamina A

  • Cenouras
  • Espinafre
  • Nabo e batata doce
  • Laranjas
  • Mangas
  • Damascos

Vitamina B6

vitamina B6 ajuda a metabolizar proteínas, gorduras e carboidratos que contribuem para a formação de glóbulos vermelhos e anticorpos essenciais para o desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso do bebê. Ele também desempenha um papel no desenvolvimento do sistema imunológico e também pode ter um impacto positivo sobre náuseas e vômitos durante a gravidez.

Para maximizar a ingestão de vitamina B6, é aconselhável incluir vegetais e frutas, sementes, legumes e nozes, bem como aves e fígado em sua dieta.

Alimentos ricos em vitamina B6

  • Batatas
  • Repolho
  • Tomates
  • Sementes de linhaça e girassol
  • Avelã
  • Grão de bico
  • Bananas

Vitamina B9

Mais conhecida pelo nome de ”  ácido fólico  “, a vitamina B9 desempenha um papel essencial no desenvolvimento do corpo de um bebê, especialmente de sua coluna, cérebro e crânio.

Também contribui para o desenvolvimento:

  • De suas células
  • De seu sistema nervoso
  • glóbulos vermelhos

A ingestão de ácido fólico suficiente também ajuda a reduzir significativamente as chances de desenvolver defeitos congênitos como espinha bífida e pode prevenir partos prematuros. Você encontrará vitamina B9 em vegetais e frutas, sementes e leguminosas, assim como no fígado.

Alimentos ricos em vitamina B9 (ácido fólico)

  • Feijão branco ou soja
  • Ervilhas
  • Espinafre
  • Espargos
  • Sementes de linho ou germe de trigo
  • Cereais inteiros
  • Cantalupo
  • Peras

Vitamina C

Consumir vitamina C ajuda o sistema imunológico a funcionar bem, o que é muito importante durante a gravidez! Também fortalece o sistema nervoso e ajuda o corpo a absorver melhor o ferro, essencial para a formação da hemoglobina, proteína encontrada nos glóbulos vermelhos e que transporta oxigênio para outras células. Este processo promove a cicatrização de feridas, reparo ósseo e muito mais.

Alimentos ricos em vitamina C

  • Frutas cítricas (laranjas, toranjas, etc.)
  • Mangas
  • Morangos
  • Cantalupo
  • Abacaxi
  • kiwis
  • Brócolis
  • Couve de bruxelas

Vitamina D

Durante a gravidez, a vitamina D , conhecida como vitamina do sol, promove a absorção de cálcio e fósforo, elementos essenciais para a mineralização dos ossos da mãe e do bebê por diversos motivos:

  • Garante a formação adequada dos ossos e dentes do bebê
  • Influencia positivamente o metabolismo
  • Impacto positivo na saúde do coração, músculos e nervos.

Alimentos ricos em vitamina D

  • Peixes (especialmente salmão, arenque e sardinha)
  • Leite
  • Gemas de ovo
  • Cogumelos

Vitamina E

vitamina E é conhecida por reduzir o risco de câncer e manter a pele saudável, mas durante a gravidez também contribui para o crescimento dos vasos sanguíneos do bebê, além de estabilizar a estrutura de suas células.

Alimentos ricos em vitamina E

  • Grãos integrais (especialmente germe de trigo)
  • Nozes (amendoins, amêndoas, avelãs)
  • Sementes (especialmente sementes de girassol)
  • Soja
  • Vegetais verdes (especialmente espinafre e abacate)

Cálcio

O cálcio é importante para a construção do esqueleto de uma criança. Portanto, comer uma dieta rica em cálcio é muito importante durante a gravidez. Se você não ingerir cálcio suficiente, ele será fornecido automaticamente pelos seus ossos. Os produtos lácteos podem fornecer uma grande quantidade de cálcio, enquanto a água mineral rica em cálcio também contribui para uma gravidez saudável.

Ácido fólico

Mesmo se você quiser ter filhos, o ginecologista geralmente o aconselha a tomar comprimidos de ácido fólico regularmente. Se isso estiver faltando, a divisão celular não pode ocorrer de maneira adequada, de modo que o crescimento do embrião é restringido. O ácido fólico pode ser encontrado em muitos produtos de grãos inteiros, como cenouras, laranjas e legumes.

Ferro

Você sabia que sua necessidade de ferro dobra durante a gravidez? O ferro é extremamente importante para a formação do sangue da criança! Então você definitivamente deve comer muito peixe, carne, legumes ou muita salada verde. Você também pode ajudar com suplementos de ferro, mas somente após consultar seu médico. Uma overdose de ferro também é extremamente perigosa.

Iodo

Para manter sua glândula tireóide e a glândula tireóide do bebê ocupadas na barriga, vocês dois precisam de muito iodo. Em última análise, isso ajuda a tireóide a produzir o hormônio importante para os processos metabólicos. Porém, também aqui o excesso de iodo pode ser prejudicial à saúde. Idealmente, você deve mudar sua dieta para consumir laticínios e peixes com mais frequência.

Zinco

O zinco também é importante para o metabolismo e o sistema imunológico. Você pode obter zinco bem por meio de uma dieta rica em carne. Além disso, leite, iogurte e similares também fornecem a você esse importante nutriente. Os vegetarianos e vegans devem usar suplementos substitutos para prevenir a deficiência de zinco.

Ácidos graxos ômega-3

Os conhecidos ácidos graxos ômega-3, encontrados principalmente em peixes marinhos, auxiliam na formação do cérebro do bebê. Eles também fortalecem a função visual. Os vegetarianos que evitam peixes marinhos devem se contentar com suplementos. Você pode encontrar ácidos graxos ômega-3 na cavala, no salmão ou na sardinha, por exemplo.

Magnésio

O magnésio é um nutriente que você pode ter tomado como suplemento antes da gravidez, por exemplo, para cãibras na panturrilha ou músculos doloridos. Nos nove meses de gravidez, a necessidade de magnésio aumenta ligeiramente. No entanto, muito magnésio no corpo causa cólicas estomacais e diarreia. Uma dieta balanceada que inclua nozes e grãos integrais deve fornecer magnésio suficiente para que o feto possa crescer saudável.

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