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Alimentação

4 verdades sobre a dieta baixa em carboidratos para a síndrome dos ovários policísticos

Muitas mulheres com SOP seguem uma dieta “baixa em carboidratos”. Isso significa que eles mantêm os alimentos ricos em carboidratos no mínimo. 

Mas por que na verdade?

A suposição básica por trás disso é tão simples:

menos carboidratos -> menos insulina -> menos resistência à insulina -> menos testosterona.

Mas isso é realmente verdadeiro? Aqui nós esclarecemos isso!

Antes de embarcar no trem de baixo teor de carboidratos , aqui estão os fatos mais importantes sobre como economizar carboidratos que toda mulher com SOP deve saber!

Dieta baixa em carboidratos é a tendência

“Baixo teor de carboidratos”: uma forma de nutrição na boca de qualquer pessoa. Embora quase todo mundo pareça estar passando sem carboidratos, ainda existe muita ignorância sobre “dietas com baixo teor de carboidratos” :

Alguns consideram sua mudança de dieta de batatas fritas, limonadas e gomas para uma dieta mista saudável como “baixo teor de carboidratos”, enquanto outros permitem apenas que o “baixo teor de carboidratos” passe como dietas paleo ou cetogênicas . Além disso, não há regulamentação legal segundo a qual o teor de carboidratos de um produto pode ser descrito como “baixo teor de carboidratos” ou baixo teor de carboidratos .

Acontece que todos falamos de “baixo teor de carboidratos”, mas na realidade todos falam de algo diferente!

É assim que uma dieta baixa em carboidratos realmente se parece

Cientistas determinaram recentemente quais quantidades de carboidratos certas dietas “podem” conter. Esses critérios são necessários para que possamos fazer comparações significativas entre os tipos de dieta. Conseqüentemente, as dietas com baixo teor de carboidratos com base em 2.000 kcal contêm menos de 130g de carboidratos (ver tabela). 

Portanto, o baixo teor de carboidratos inicialmente não tem nada a ver com o tipo de carboidratos (qualidade) – mas apenas com a quantidade (quantidade).

 Dietas cetogênicas ou com baixo teor de carboidratosDietas com baixo teor de carboidratosDietas moderadas de carboidratosDietas ricas em carboidratos
 Carboidratos / dia a 2.000 kcal 20-50g<130g> 130g> 225g
Participação de carboidratos na ingestão total de energia<10%<26%26-45%> 45%

Agora seguimos a definição científica e falamos sobre uma dieta “baixa em carboidratos” apenas quando o conteúdo de carboidratos da dieta está abaixo de 26%.

Mas lembre-se de que a mídia, infelizmente, ainda lança todos os tipos de dietas com diferentes teores de carboidratos em um único pote “baixo em carboidratos”. Estritamente falando, uma dieta “pobre em carboidratos” anunciada pode não ser realmente uma, mas conter quantidades moderadas de carboidratos ou quase nenhum carboidrato (dieta cetogênica). Mas faz uma grande diferença como as dietas devem ser avaliadas.

Agora que se trata das verdadeiras dietas “baixas em carboidratos”, aqui estão quatro fatos em relação à sua síndrome PCO:


Fato sobre baixo teor de carboidratos # 1:

Baixo teor de carboidratos não é a melhor forma de nutrição para SOP

Carboidratos baixos para perda de peso?

A perda de peso costuma estar no topo da lista de prioridades para mulheres com síndrome dos ovários policísticos. De acordo com a última revisão científica sobre o tema “Dietas na SOP” e as diretrizes atuais para a terapia na SOP 2018, no entanto, não houve vencedor claro com qual

Dieta para perda de peso Mulheres com SOP seriam agora as melhores em manter sua síndrome sob controle [1,2]. Isso significa que mesmo as dietas de baixo teor de carboidratos tão propagadas (<26% de teor de carboidratos) não eram geralmente superiores a outras formas de nutrição para SOP e perda de peso. 

A ciência atualmente diz que não faz diferença em termos de testosterona, globulina de ligação sexual (SHBG), regularidade do ciclo ou outros parâmetros de fertilidade com a qual você agora perde peso especificamente com a SOP [2,3]. O importante é que você faça isso e que tenha saúde e sucesso com essa dieta!

Além disso, o que importa não é apenas o número em sua escala. A sua composição corporal é muito mais importante: ao perder peso, deverá conseguir perder o máximo possível da sua massa gorda (especialmente na zona abdominal) . Existem várias abordagens saudáveis ​​que você pode adotar para conseguir isso sem ter que cortar os carboidratos do plano.

Dica de perda de peso PCOSQuantidade ou não de carboidratos: preste atenção na qualidade dos carboidratos na hora de perder peso! Os chamados carboidratos “lentos” e uma composição de refeição sensível têm demonstrado ajudar mulheres com SOP e resistência à insulina, em particular, a quebrar mais gordura! [4] 

Se já estivermos falando sobre o estado atual dos estudos, você pode se surpreender com o fato de que muitos dos estudos realizados até agora sobre dietas com baixo teor de carboidratos para a SOP não eram formalmente dietas com “baixo teor de carboidratos”. Muito, muito frequentemente (mesmo na maioria dos estudos) foram usadas dietas “moderadas em carboidratos” com proporções de carboidratos de 40%, por exemplo.

Portanto, esteja atento quando artigos, livros e similares sobre a SOP falam sobre os efeitos das dietas com baixo teor de carboidratos: Muitas pessoas pensam em “baixo teor de carboidratos” como um reflexo. Mas faz diferença se o teor de carboidratos é de 20% (carboidratos baixos) ou – o dobro – 40% (carboidratos moderados). Portanto, pode ser mais carboidratos do que você poderia imaginar! 

Low Carb para mulheres magras com PCOS?

Mas e se você não precisar perder peso?

Não é convincente que as dietas com baixo teor de carboidratos geralmente superem outras dietas em mulheres com SOP e com peso normal.

Em um estudo , uma dieta rica em carboidratos (> 55%) em mulheres com SOP que a usaram para manter seu peso teve um efeito um pouco menos favorável no índice de androgênio livre [1].

Conclusão: O meio-termo moderado para a quantidade de carboidratos parece fazer sentido até agora. Mais importante do que a quantidade em si, porém , é prestar atenção aos carboidratos corretos , de acordo com o lema: “Slow Carb” em vez de “Low Carb”!


Fato sobre baixo teor de carboidratos 2:

O conteúdo de carboidratos determina a liberação de insulina – mas não só!

Na síndrome dos ovários policísticos, a insulina é certamente um dos hormônios mais importantes que você pode influenciar diretamente por meio da dieta em todas as refeições – e, portanto, também nos sintomas da SOP. O objetivo deve ser garantir uma liberação de insulina enfraquecida de uma forma saudável

e para apoiar seu corpo para que ele possa usar os carboidratos com mais eficiência novamente .

Resistência à insulina na SOP: omitir carboidratos também não é solução!

Sim está certo! Entre os principais nutrientes, os carboidratos são os que mais estimulam a liberação de insulina. É por isso que o baixo teor de carboidratos não é de forma alguma uma solução para a resistência à insulina.

Por quê?

Um grande problema com o conceito de baixo teor de carboidratos é que ele lida apenas com a quantidade de carboidratos nos alimentos ou refeições. Mas não é apenas o número de carboidratos que determina o quanto os níveis de açúcar no sangue ou de insulina aumentam.

O que conta ainda mais é a consistência ou qualidade e também o tipo de alimento rico em hidratos de carbono e também a presença de outros nutrientes e substâncias na refeição!

Você sabia, por exemplo, que as proteínas também estimulam a liberação de insulina? 

Você sabia que a gordura de qualidade certa pode lutar contra a sua

A resistência à insulina desempenha um papel?

No entanto, quanto menos carboidratos você permitir em sua dieta, mais alto será automaticamente o teor de proteína e gordura – o que não precisa ser a favor de sua síndrome PCO.

Outro problema com as dietas de baixo teor de carboidratos é que o conteúdo de carboidratos geralmente é muito baixo para sustentar seus músculos se você também estiver seguindo um programa de exercícios (recomendado para resistência à insulina) . Isso pode até mesmo retardar seu sucesso atlético e regeneração muscular !

Uma dieta adequada para a síndrome dos ovários policísticos deve, portanto, levar em consideração não só a quantidade de carboidratos (“baixo teor de carboidratos”), mas acima de tudo a qualidade e todos os outros fatores na luta contra a resistência à insulina. “Baixo teor de carboidratos” não é uma solução patente para isso.


Low Carb Fact # 3:

Perder peso funciona mesmo sem baixo teor de carboidratos!

O argumento decisivo das dietas com baixo teor de carboidratos contra muitos outros métodos é que, inicialmente, você tem uma perda de peso um pouco maior. Mas pare! Estamos falando do começo! Numerosos estudos científicos mostraram que outros métodos também podem acompanhar dietas de baixo carboidrato a longo prazo. A evidência revela que no final você provavelmente pode perder tanto peso com uma dieta balanceada e saudável quanto com uma dieta baixa em carboidratos. A perda de peso se ajusta a longo prazo.

Perda de peso com baixo teor de carboidratos – é o que acontece:

Ainda não está convencido? Eu sei eu sei. Na primeira vez, uma aceitação melhor ainda parece tentadora. Então, eu gostaria de explicar brevemente como isso acontece.

Água corporal:

Se você faz uma dieta pobre em carboidratos, seu corpo ainda precisa de açúcar. Para compensar as situações de falta de carboidratos, o corpo tem reservas de açúcar. Portanto, se você começar com baixo teor de carboidratos, eles serão usados ​​primeiro. Como esse açúcar (e não a massa gorda) retém a água no corpo, certa quantidade de água corporal é perdida ao mesmo tempo que o estoque de açúcar . Isso também pode ser visto no

Libra – mas não é absolutamente um sucesso sustentável na perda de peso. Pois assim que você volta à sua dieta habitual ou insere um dos populares “Cheat Days” , as lojas voltam a se encher, a água retorna e o peso perdido anteriormente também .

Calorias : Alimentos básicos como pães, pãezinhos, massas, muesli e similares geralmente constituem uma parte considerável de nossa dieta. Se omitirmos isso na dieta baixa em carboidratos, naturalmente também atingiremos automaticamente um déficit calórico maior . Isso também pode explicar os melhores resultados de perda de peso no início.

Mas todos nós sabemos como é difícil permanecer com níveis tão baixos de calorias a longo prazo . A fome, em algum momento, frustrará a conta e, portanto, pode acontecer que mais proteínas e alimentos ricos em gordura sejam consumidos novamente. Ou ficar sem pão e ci. É tão difícil que você primeiro volta aos velhos padrões e o peso sobe novamente. Então isso não é sustentável para a maioria deles.


Low Carb Fact # 4:

A dieta baixa em carboidratos não é automaticamente saudável!

Existem realmente horríveis planos ou receitas de dieta baixa em carboidratos circulando na Internet, fóruns e livros que são tudo menos uma maneira saudável de perder peso ou neutralizar a resistência à insulina.

Precisa de um mau exemplo? Por exemplo, uma pizza de baixo teor de carboidratos com base de carne moída, coberta com presunto, alguns tomates e pimentões, coberta com queijo. Você com razão se pergunta o que é suposto ser vantajoso nisso (especialmente com SOP): os tomates e pimentões também podem ser integrados em um menu de SOP de uma forma mais saudável!

Não há dúvida sobre isso, existem ótimas idéias de receitas com baixo teor de carboidratos também! Mas mesmo que você valorize dietas “mais saudáveis” com baixo teor de carboidratos , sua dieta pode se tornar unilateral sem que você suspeite. Conhecimento preciso e aconselhamento são necessários para garantir que você receba cuidados completos. As deficiências nutricionais de dietas “low carb” podem ser, por exemplo:

  • Muito pouca fibra (insolúvel) : prisão de ventre e a falta de um efeito positivo no metabolismo, na regulação do açúcar no sangue e nos lipídios do sangue podem ser as consequências.
  • Muitas gorduras (saturadas) : já é difícil não obter muitas gorduras saturadas. Com baixo teor de carboidratos, você está, quer queira quer não, acima do limite recomendado. Isso é problemático porque as gorduras saturadas estão ligadas ao desenvolvimento de resistência à insulina. O excesso de gorduras “saudáveis”, como ácidos graxos poliinsaturados, também pode ser problemático. Porque então a necessidade de substâncias antioxidantes aumenta, por sua vez , a fim de interromper o processo de oxidação das gorduras.
  • Proteína demais : estresse no metabolismo renal e ósseo, maior ingestão de ácido úrico, pedras nos rins favoráveis e perda de cálcio. Além disso, a liberação de insulina é estimulada por proteínas.
  • Possível escassez de vitaminas e minerais

Dietas com muito baixo teor de carboidratos ou cetogênica em particular podem causar efeitos colaterais graves, como vômitos, aumento de lipídios no sangue, hiperacidez e deficiência de nutrientes. Sem supervisão médica, você deve ficar longe disso! 


Pensamentos finais


Pense se um plano alimentar com baixo teor de carboidratos é realmente um método que se adapta à sua vida e à sua família a longo prazo, se adequa às suas preferências e se esta dieta é

é fácil de implementar na cozinha e em trânsito e, e, e. O objetivo

Não se trata de seguir uma dieta de curto prazo para a SOP, mas sim de encontrar um caminho nutricional de longo prazo que seja saudável, possa ser adaptado de forma flexível a diferentes situações e seja tão bom quanto possível para a sua síndrome de PCO ! Esta rota não precisa ser pobre em carboidratos!

Espero poder lançar alguma luz sobre a confusão e confusão que cerca as dietas com baixo teor de carboidratos.  Estou ansioso por suas experiências: Conte-nos …

Você estava ou está fazendo uma dieta baixa em carboidratos? Que experiências positivas e negativas você teve com isso? Seus sucessos foram permanentes?

Estou muito feliz com seu comentário!

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